9 de fevereiro de 2013

Ilhas Santa Cruz sofrem continuados abalos sísmico há oito dias

 






Um verdadeiro bombardeio sísmico está castigando severamente a região das Ilhas Santa Cruz, na Melanésia, desde o início de fevereiro. A força dos tremores é avassaladora e equivale à detonação de 870 bombas atômicas iguais a que destruiu Hiroxima em 1945.


Enxame_sisimico_ilhas_santa_cruz
Clique para ampliar


Até a tarde dessa sexta-feira, o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, USG, já contabilizava 180 tremores em uma série sísmica iniciada no dia 1 de fevereiro, quando um abalo de 6.3 magnitudes sacudiu a região às 22h16 UTC, seguido de um evento de 6.4 magnitudes dois minutos depois.

O que aconteceu em seguida pode ser comparado a um verdadeiro bombardeio, que após 21 sismos culminou com o mega terremoto de 8.0 magnitudes ocorrido no dia 6 de fevereiro. O evento provocou um tsunami que se propagou por diversas regiões do Pacífico. Até agora, nove mortes foram confirmadas na cidade de Lata, capital das ilhas Santa Cruz, pertencente às Ilhas Salomão.

O intenso tremor provocou centenas de réplicas, nove delas com intensidade superior a 6.0 magnitudes, incluindo dois abalos de 7.0 magnitudes nos dias 06/02 e 08/02.


Tectônica da Região
O evento principal ocorreu como resultado de uma ruptura 28 km abaixo das coordenadas 10.738°S e 165.138°E, na região da interface entre as placas do pacífico e australiana. Ali, a placa da austrália é subduzida abaixo da placa da placa do pacífico, movendo-se em direção leste-nordeste a uma velocidade aproximada de 94 milímetros ao ano.

O hipocentro está localizado ao lado de uma seção da complexa fronteira entre as duas placas, onde a fossa de Salomão a oeste está conectada à fossa de Vanuatu (New Hebrides) ao sul através de um pequeno seguimento de movimento transformante (deslizante). O local já foi palco de grandes terremotos e devido às suas características pode vir a apresentar novos abalos de grande magnitude.

Anel de Fogo
A região do enxame sísmico das ilhas Santa Cruz se localiza em uma região tectônica bastante instável, conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, que se estende por toda a costa oeste das Américas até chegar à Nova Zelândia, passando pelo Alasca, Japão, Filipinas e Ilhas Salomão. Além de produzir quase 80% dos terremotos do planeta, o anel também abriga 452 vulcões.

Arte: Mapa mostra a localização do enxame sísmico nas ilhas Santa Cruz, nas Ilhas Salomão. Em oito dias a região sofreu mais de 180 tremores, um deles de 8.0 magnitudes. Crédito: Apolo11.com.

Nota bíblica:
"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e
Terramotos, em vários lugares." (Mateus 24 : 7)

Sem comentários:

Enviar um comentário