13 de fevereiro de 2013

Feministas despem-se em Notre Dame para festejar a saída do Papa

Oito feministas do movimento Femen entraram na Catedral de Notre Dame, em Paris, França, e despiram-se para festejar a saída de Bento XVI.
 
As jovens entraram discretamente, ao lado dos habituais turistas, envergando longos casacos escuros que despiram no interior do local de culto católico.
 
Junto a três dos nove novos sinos, provisoriamente no chão de uma das naves da catedral, as raparigas despiram-se e mostraram os seus corpos onde escreveram mensagens como "Não ao Papa", "Não à homofobia", "Crise de fé", "Adeusinho, Bento!".
As feministas chocaram os visitantes. "Este é um local sagrado, vocês não devem despir-se aqui", disse uma turista francesa. Poucos minutos depois, as manifestantes foram obrigadas a sair do edifício pelos responsáveis do local de culto, o que não as impediu de continuar a gritar e a cantar "Confiamos nos homossexuais" – em inglês "in gay we trust" uma variante da frase "in God we trust", ou seja, "em Deus confiamos" – e "Sai, homofóbico".
O movimento Femen é conhecido por, desde 2010, se manifestar de peito descoberto da Rússia à Ucrânia, passando por Londres e pelo Vaticano, quando, por exemplo, o Papa reza o Angelus, ao domingo, ao meio-dia. Em Setembro, instalaram em Paris o "primeiro centro de treino" para o "novo feminismo".
Fonte Público
 
 
Comentário pessoal: A manifestação destas jovens é na minha opinião uma expressão não contra o papa ou contra Deus, mas antes, um reconhecimento de descontextualização.  Elas são conscientes que entraram numa onda em que o importante é aparecer, mais do que ser. Hoje, a grande doutrina da sociedade é, além de só parecer, viver em função do material ou carnal que vai alimentar o parecer, as coisas expressam uma categoria social, o que se tem e a marca que se tem.
Faltam horizontes e projectos. É só andar, andar, andar… deitou-se ao lixo a verdade, a convicção, a fé e a honestidade. Hoje, vive-se como na selva, guiando-se pelo sol, reagindo por instinto, pelo impulso do momento, para se defender dos animais ferozes. Pobres jovens que "in gay we trust". Será que elas podem ouvir as palavras de Jesus?
Mateus 11:
28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
 
José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário