24 de fevereiro de 2013

Cardeal de Los Angeles Ouvido em Caso de Abusos Sexuais


O cardeal de Los Angeles, Roger Mahoney, foi ouvido no sábado durante mais de três horas e meia por vários advogados sobre o seu alegado envolvimento num escândalo de pedofilia na Igreja, informou o Los Angeles Times.
"Relativamente imperturbável", Mahony respondeu ao interrogatório sob juramento depois de ter sido acusado de ter ocultado abusos por parte de outros clérigos.
"Manteve-se calmo e aparentemente sereno todo o tempo", disse o advogado Anthony De Marco, que representa um homem que alega ter sido vítima de abusos sexuais por um sacerdote em 1987.
Mahony foi ouvido em várias ocasiões no passado, mas a audiência de hoje foi a primeira em que foi abordada a questão da recente publicação dos registos internos da Igreja pela Arquidiocese em que surgem os nomes de 120 sacerdotes relacionados com casos de pedofilia.
Os mesmos registos referem que Mahony terá protegido os acusados para evitar que os casos fossem divulgados.
De Marco recusou-se a detalhar as questões colocadas a Mahony e as suas respostas, citando uma ordem judicial.
O arcebispo de Los Angeles, José Gomez, destituiu Mahony de todos os cargos, a 31 de janeiro, por não ter denunciado os casos de abusos sexuais de menores cometidos por sacerdotes e pela má gestão da situação.
Em 2007, a Igreja Católica norte-americana indemnizou mais de 500 vítimas com 660 milhões de dólares (500 milhões de euros), na sequência de um acordo extrajudicial.
Roger Mahoney foi ouvido no sábado antes de partir para Itália para a escolha do novo papa.
por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
Comentário pessoal: O cardeal Roger Mahoney “foi ouvido no sábado antes de partir para Itália para a escolha do novo papa.” A palavra “misericórdia” vem do latim (miser + cor, cordis) – significa um coração que se compadece, que vibra ou se comove com a necessidade do outro… tendo isto em mente; como pode um homem como Mahoney consciente que mais de 120 sacerdotes e ele mesmo acusado de pedofilia estar sereno? 660 milhões de dólares às vítimas …talvez seja isto o que ele entende por ato de “misericórdia”.  Tudo isto é tão escuro que mesmo o vermelho com que se vestem, não retira o cinzento da situação!
Esta organização religiosa chama ao papa o substituto de Pedro e reclama que são dirigidos pelos Espírito Santo. Bom, eu considero que isto é uma blasfémia, no mínimo, estas pessoas sobre quem pousa uma mancha tão negra não deveriam estar presentes. São contas de outro rosário!
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário