21 de fevereiro de 2013

D. Carlos Azevedo «era homossexual e não fugia disso»

Padre Carreira das Neves diz que «o problema é se há ou não assédio»

O padre Joaquim Carreira das Neves afirmou ter conhecimento da apontada homossexualidade de o bispo D. Carlos Azevedo, mas salientou que «o problema» é se houve ou não assédio sexual».

«Soube através de um amigo» que o ex-bispo auxiliar de Lisboa «era homossexual e não fugia disso», disse o padre Carreira das Neves à TVI. «Ele mesmo se manifestava (¿) a sua identidade a nível de natureza humana», acrescentou.

Carreira das Neves destacou, no entanto, que «ser homossexual não é pecado» e que nenhum homossexual é pecador». «O problema é se há ou não assédio», concretizou o padre.

D. Januário Torgal Ferreira, bispo das Forças Armadas, confirmou a existência de «comentários dessa ordem» sobre D. Carlos Azevedo tendo ouvido que «havia da parte dele um comportamento homossexual».
VER VÍDEO NAS NOTÍCIAS DA TVI - CLICAR
 
Nota pessoal: Ontem referimos este assunto com tristeza e na expectativa que não passasse de difamação. Hoje são bispos e teólogos (Carreira das Neves) que veem confirmar esta suspeita.
É intrigante, que o padre Carreira das Neves afirme "ser homessexual não é pecado". Ora ele é teólogo, professor e pessoa de referência em termos de saber e de exegése bíblica, o que significa que é uma pessoa conhecedora das Sagradas Escrituras. Temos que o admitir, talvez ele se tenha esquecido - preocupado que está - de alguns textos bíblicos, tais:
Génesis 19:4-19ss. (Sodoma e Gomora)
"Ficarão de fora os (dos céus)
cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22 : 15)
"Para os devassos, para os
sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina," (I Timóteo 1 : 10)
"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os
sodomitas," (I Coríntios 6 : 9)
 
Lendo estes textos percebemos claramente o idial de Deus para o homem em Jesus "Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito." (Mat. 5:48). Trata-se de um chamado à santidade que é feita não só aos padres ou pastores no sentido evangélico, mas a todos os crentes. A partir da nossa vocação específica própria (leigo, consagrado e sacerdote/pastor) e pondo a render os "talentos" que o Senhor nos concedeu, o ideal cristão universal, a santidade, consiste numa identificação progressiva com Jesus Cristo, em resposta ao impulso interior do Espírito Santo. E continua o padre Carreira das Neves: "Ele mesmo se manifestava (¿) a sua identidade a nível de natureza humana".
Bom, com todo o respeito pelo ser humano, temos de reconhecer este mundo está mal e o pior mal é o de índole moral. Lamentável, não é de admirar que o pobre Bento XVI, resigne!
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário