21 de setembro de 2011

PASTORES MAÇONS – A MAÇONARIA NA IGREJA EVANGÉLICA E CATÓLICA

Maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria[1]) é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam.[2][3][4] de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade[5][6] e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
Portanto a maçonaria é uma sociedade fraternal.[7] que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião,[7] ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição.[7], aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si." (FONTE)
A maçonaria está a tornar-se algo cada vez mais comum dentro das igrejas evangélicas. Como podem pastores que deveriam instruir o povo no caminho de Cristo fazerem parte de uma organização totalmente anti-cristã e idólatra?
“Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demónios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demónios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demónios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?” (1Co 10.20-22).
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que consenso há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel
com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pois vós sois o santuário do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei” (2Co 6.14-17).
Relação da Maçonaria e Igreja Católica
A Maçonaria costuma causar nos crentes um misto de fascínio e rejeição. Com origens que se perdem nos séculos e um conjunto de ritos que misturam elementos ocultos, boa dose de mistério e uma espécie de panaceia religiosa que faz da figura de Deus um mero arquitecto do universo, ela é normalmente repudiada pelos evangélicos. Contudo, é impossível negar que a história maçónica caminha de mãos dadas com a do protestantismo. Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês. Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para crescer nos países de tradição protestante, como o Reino Unido e a Alemanha, e mais tarde nos Estados Unidos, com a colonização britânica. Essa relação, contudo, jamais foi escancarada. Muito pelo contrário – para a maior parte dos evangélicos, a maçonaria é vista como uma entidade esotérica, idólatra e carregada de simbologias pagãs.
Isso tem mudado nos últimos tempos. Devido a um movimento de abertura que atinge a maçonaria em todo o mundo, a instituição tornou-se mais conhecida e perde, pouco a pouco, os seu aspecto enigmático. Não-iniciados podem participar das suas reuniões e cada vez mais membros da irmandade assumem a filiação, deixando para trás antigos temores – nunca suficientemente comprovados, diga-se – que garantiam que os desertores pagavam a ousadia com a vida. A abertura traz à luz do dia uma antiga discussão: afinal, pode um crente ser maçom?
Na intenção de manter fidelidade à irmandade que abraçaram, missionários, diáconos e até pastores ligados à maçonaria normalmente optam pelo silêncio. Só que crentes maçons estão a fazer questão de dar a cara, o que tem provocado alguma confusão. A Primeira Igreja Batista de Niterói, no Brasil, uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro, vive uma crise interna por conta da presença de maçons na liderança. A congregação já estuda uma mudança nos seus estatutos, proibindo que membros da sociedade ocupem qualquer cargo eclesiástico.
Procurada pela reportagem, a Direção da congregação preferiu não comentar o assunto, alegando questões internas. Contudo, vários dos oficiais da igreja são maçons há décadas: “Sou diácono desta igreja há 28 anos e maçom há mais de trinta. Não vejo nenhuma contradição nisso”, diz o policial rodoviário aposentado Adilair Lopes da Silveira, de 58 anos, mestre da Loja Maçónica Silva Jardim, no município de mesmo nome, a 180 quilómetros da capital fluminense. Adilair afirma que há maçons nas igrejas evangélicas de todo o Brasil, dezenas deles entre os membros da sua própria congregação e dezesseis entre os 54 membros da loja que frequenta: “Por tradição, a maioria deles está ligada às igrejas Batista ou Presbiteriana. Essas são as duas denominações em que há mais a presença histórica maçónica”, disse.
Um dos poucos crentes maçons que se dispôs a ser identificad entre os 17 procurados pela reportagem, um ex-polícia acredita que a sociedade em geral, e os religiosos em particular,eis as suas palavras:. “Há preconceito por que há desconhecimento. Alguns maçons, que queriam criar uma aura de ocultismo sobre eles no passado, acabaram por criar esse mistério.” Acrescentando “Já ouvi até histórias de que lidamos com bodes ou imagens de animais. Isso não acontece”, garante. Segundo Adilair, o único mistério que existe de fato diz respeito a determinados toques de mão, palavras e sinais com os quais os maçons se identificam entre si – mas, segundo ele, tudo não passa de zelo pelas ricas tradições do movimento, que, segundo determinadas correntes maçónicas, remontam aos tempos do rei hebreu, Salomão. E, também, para relembrar tempos difíceis. “São práticas que remontam ao passado, já que nós, maçons, fomos muito perseguidos ao longo da história”.
Adilair adianta que não aceitaria uma mudança nos estatutos da igreja para banir maçons da sua liderança. Tanto, que ele e os seus colegas de diaconato que pertencem ao grupo preparam-se para, se for o caso, levar o caso à Justiça, o que poderia desencadear uma disputa que tende a expor as duas partes em demanda. Eles decidiram encaminhar uma cópia da proposta do regimento ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter. “Haverá uma enxurrada de ações na Justiça se isso for adiante, não tenho dúvidas”, afirma o diácono. A polémica em torno da adesão de evangélicos à maçonaria já provocou até racha numa das maiores denominações do país, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), no início do século passado (ver abaixo).
O pastor presbiteriano Wilson Ferreira de Souza Neto, de 43 anos, revela que já fez várias entrevistas com o intuito de ser aceite numa loja maçónica do município de Santo André, região metropolitana de São Paulo. O processo está em andamento e ele apenas aguarda reunir recursos para custear a taxa de adesão, importância que é usada na manutenção da loja e nas obras de filantropia: “Ainda não pude disponibilizar uma verba para a cerimónia de iniciação, que pode variar de R$ 1 mil a cinco mil reais e para a mensalidade. No meu caso, o que ainda impede o ingresso na maçonaria é uma questão financeira, e não ideológica” diz Wilson, que é mestre em ciências de religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e estuda o tema há mais de uma década.
“Pessoas próximas sabem que sou maçom e isso inclui vários membros de minha igreja”, continua o pastor. “Alguns já me questionaram sobre isso, mas após várias conversas nas quais eu os esclareci, tudo foi resolvido”. Na mesma linha vai outro colega de ministério que prefere não revelar o nome e que está na maçonaria há sete anos. “Tenho 26 anos de igreja, seis de pastorado e posso garantir que não há nenhuma incompatibilidade em ser maçom e professar a fé em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador”, afirma. Ele ocupa o posto de mestre em processo dos graus filosóficos e diz que foi indicado por um pastor amigo. “Só se pode entrar na maçonaria por indicação e, não raro, os pastores se indicam”. Para o pastor, boa parte da intolerância dos crentes em relação à maçonaria provém de informações equivocadas transmitidas por quem não conhece suficientemente o grupo.
O presidente do Centro Apologética Cristão de Pesquisa (CACP), pastor João Flávio Martinez, por sua vez, não deixa de fazer sérias dúvidas à presença de evangélicos entre os maçons. “O facto é que, quando falamos em maçonaria, estamos a falar de outra religião, que é totalmente diferente do cristianismo. Portanto, é um absurdo sequer admitir que as duas correntes possam andar juntas”. Lembrando que as origens do movimento estão ligadas às crenças misteriosas do passado, Martinez lembra o princípio bíblico de que não se pode seguir a dois senhores. “Estou convencido de que essa entidade contraria elementos básicos do cristianismo. Ela se faz uma religião à medida que adota ritos, símbolos e dogmas, emprestados, muitos deles, do judaísmo e do paganismo”, concorda o pastor batista Irland Pereira de Azevedo.
Aos 76 anos de idade e um dos nomes mais respeitados de denominação no país, Irland estuda o assunto há mais de três décadas e admite que vários pastores da sua geração têm ou já tiveram ligação com a maçonaria. Mas não tem dúvidas acerca de seu caráter espiritual: “Essa instituição contraria os mandamentos divinos ao denominar Deus como grande arquiteto, e não como Criador, conforme as Escrituras”. Embora considere a maçonaria uma entidade séria e com excelentes serviços prestados ao ser humano ao longo da história, ele a desqualifica do ponto de vista teológico e bíblico. “No meu ponto de vista, ela não deve merecer a lealdade de um verdadeiro cristão evangélico. Entendo que em Jesus Cristo e na sua Igreja tenho tudo o que preciso como pessoa: uma doutrina sólida, uma família solidária e razão para viver e servir. Não sou maçom porque a minha lealdade a Jesus Cristo e à sua igreja é indivisível, exclusiva e inegociável.”

5 comentários:

  1. Concordo com a matéria em número, gênero e grau e parabenizo as excelentes informações encontradas neste blog cujo autor está de parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Carta aberta.
    Bom dia caro leitor - APSJC.
    Leia os trabalhos, e por favor, ajude a difundir é grátis. Compartilhe-os de todas as formas possíveis, tanto no BRASIL como no exterior. Site 1 : WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR Site 2 : www.revelacaodabiblia.xpg.com.br
    Estamos fazendo um trabalho de divulgação de ensinos revelados da bíblia. Nos endereços eletronicos abaixo você encontrará os seguintes assuntos, QUE MUITAS VEZES SÃO POUCO ENTENDIDOS:
     A PEDRA E CRISTO? OU A PEDRA É PEDRO? – 18 páginas;
     EXISTE:PARAISO, CÉU,INFERNO,NOVA TERRA? OS SALVOS SERÃO SÓ CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL? – 42 páginas;
     POR QUE DEUS SE DEIXA ENCONTRA NA MADRUGADA, NO JEJUM, NA ORAÇÃO, NO LOUVOR, NA Leitura e consulta à BIBLIA? SÃO OUTROS CAMINHOS DE IRMOS A DEUS? - 30 páginas;
     RESSURREIÇÃO, POS-TRIBULAÇÃO OU PRÉ-TRIBULAÇÃO? - 171 PAGINAS...
     QUEM É JESUS? - QUEM DIZEIS QUE EU SOU? ARCANJO MIGUEL? O PRINCIPE DOS REIS DA PERSIA? – 69 páginas;
     O ESPIRITO SANTO o CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS E DONS ESPIRITUAIS. são para os dias atuais? – 71 PÁGINAS;
     MEDIUNIDADE CONSULTAR/FALAR COM MORTOS. Qual o castigo disso? -23 PÁGINAS
     REENCARNAÇÃO E A BIBLIA. O que a bíblia diz sobre isso? - 18 páginas
     A TIPOLOGIA MALIGNA DO PECADO O que é o pecado? QUAL O JUIZO PARA OS FOFOQUEIROS E OUTROS...? – 95 páginas;
     OSCULO SANTO E AS SAGRADAS ESCRITURA. O que é o osculo santo? – 19 páginas;
     A REVELAÇÃO - A BIBLIA ALEM DA LETRA POR ELA MESMA - AS MANEIRAS DO FALAR DE DEUS – 125 páginas;
     GRAÇA SALVADORA E OUTROS TIPOS DE GRAÇA – 29 páginas;
     SALVACAO E A BIBLIA ( EXISTE ELEIÇÃO? EXISTE acepção de pessoas para salvação?) – 112 páginas;
     PROFANAÇÃO DOS TEMPLOS CONSAGRADOS A DEUS – Qual o efeito de termos DEFUNTOS DENTRO DE UM TEMPLO CONSAGRADO A DEUS? 59 páginas;
     SEXUALIDADE LICITA E ILICITA SEGUNDO A BIBLIA. Deus aceita CASAIS HOMOAFETIVOS? Há salvação de HOMOSSEXUAIS? Deus aprova segundos, terceiros “Ns” casamentos? – 31 páginas.
    GRATO revelacaodabiblia
    Os provedores às vezes estão fora do ar. Porém os trabalhos podem ser obtidos gruitamente via o email:REVELACAODABIBLIA@GMAIL.COM

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente as pessoas não entendem nada daquilo que estão se metendo, colocando em risco a graça de DEUS em suas vidas. O principio cristão de ter DEUS como criador já derruba toda uma filosofia dessa irmandade, que na realidade ultrapassa os limites da razão. As pessoas não conseguem conhecer o verdadeiro DEUS, porque ele se oculta das pessoas que vivem afundadas nessas coisas e outras semelhantes (Jamais verão a alva).

    ResponderEliminar
  4. Ouço entre os evangélicos, dizer que a maçonaria é mal, outros, é boa. Particularmente, não sei, nem me aventuro a descobrir. Certo é que, conheço gente de dentro da maçonaria para os quais prestei serviços, tenho amizade, e são extremamente honestos, como também evangélicos extremamente honestos. Digo que o contrário pode ser também verdadeiro para ambas as linhas de pensamento. Portanto, prefiro não me dar ao luxo de querer me posicionar como juiz.
    Vai depender do viés de cada um, como enxerga o mundo, isto vai ser a determinante de sua trajetória, independentemente de conceitos tidos como errados ou certos. Em suma, é relativo.

    ResponderEliminar
  5. Meu tio é marçon pensa numa pessoa extraordinária humilde já me falaram que a maçonaria trabalham pro diabo vendem a alma por milhões é por isso que todos são ricos meu tio é podre de rico mas nunca entrei em detalhes com ele falando sobre isso e nem quero me meter eles lá eu aqui!

    ResponderEliminar