14 de março de 2010

VATICANO ADMITE TRÊS MIL ACUSAÇÕES DE PEDOFILIA

Cerca de três mil acusações de pedofilia contra padres foram analisadas pelo Vaticano desde 2001 – admitiu ontem a Santa Sé. Números divulgados depois de o próprio Papa Bento XVI ter sido envolvido no escândalo de pedofilia na Igreja Católica na Alemanha, ao ser referido por um jornal como tendo acolhido um padre com antecedentes de pedofilia na arquidiocese de Munique, nos anos oitenta.

"De 2001 a 2010 houve três mil acusações contra padres ou outros religiosos por crimes cometidos nos últimos 50 anos", declarou monsenhor Charles Scicluna, do Tribunal da Congregação para a Doutrina da Fé. "Cerca de 60% dos casos referem-se a efebofilia [atracção física por adolescentes do mesmo sexo], 30% a relações heterossexuais e os restantes a verdadeira pedofilia."

Perante a dimensão das acusações, que chegam até ao próprio Sumo Pontífice, o Vaticano fala em "tentativa falhada" para envolver o Papa, uma vez que Joseph Ratzinger (hoje Bento XVI) nunca autorizou, como foi noticiado pela imprensa alemã, que um sacerdote pedófilo exercesse funções na sua arquidiocese.

Responsáveis helvéticos divulgaram ontem que 60 pessoas afirmam ter sofrido abusos sexuais de padres na Suíça.

Sem comentários:

Enviar um comentário