25 de março de 2010

CONFERÊNCIA VISA FUTURO DO MOVIMENTO ECUMÉNICO EUROPEU

Oitenta participantes de vinte e três países, representando as tradições Ortodoxa, Protestantes, Anglicana e Antigas Igrejas Católicas, fizeram parte da Conferência do Futuro, juntamente com sociólogos, comunicadores e representantes das Instituições Europeias. Mulheres e homens estavam equitativamente representados, e a participação da juventude e membros de “igrejas migrantes” foi particularmente notória.
“Foi uma experiência nova e criativa para a CIE,” disse a Secretária da Assembleia, Smaranda Dochia. “Foi uma oportunidade para a CIE de hoje se colocar a si própria na mesa de discussão, estabelecendo visões para o seu futuro.
Entre os desafios mencionados durante as discussões estavam: a necessidade para um testemunho credível das igrejas na esfera pública, encontrar uma “voz profética” em tempos de mudança, abordar questões como a secularização, individualismo crescente, ressurgimento do nacionalismo e regionalismo extremista, o fosso entre ricos e pobres, desemprego, alterações climáticas, migração e novas questões éticas.
As perspectivas para o panorama ecuménico em 2029 também incluíam: um único corpo ecuménico na Europa, o reconhecimento do baptismo e partilha da Eucaristia entre todas as igrejas, apoio das igrejas maioritárias às igrejas minoritárias, e pontes sólidas com as comunidades Muçulmanas.
Como formas de enfrentar os desafios e cumprir as visões, os participantes referiram a necessidade de promover a cooperação ecuménica e diálogo inter-religioso – de assegurar ampla formação ecuménica, envolver todas as igrejas e incluir os Católicos e evangélicos nos corpos ecuménicos, usar a CIE como um fórum onde questões desafiantes e divisórias podem ser discutidas, envolver os membros-base das igrejas, trabalhar para a integração da Europa para além da União Europeia, e criar elos de solidariedade com todas as regiões do Mundo.
“À medida que a CIE se prepara para celebrar o 50.º aniversário, nós estamos determinados a construir para o futuro, para que a CIE possa continuar a ser um agente essencial no panorama ecuménico europeu,” declarou o Venerado Colin Williams, Secretário-geral da CIE. “A Conferência do Futuro pôde ajudar-nos a moldar a nossa visão para as próximas décadas.”

Sem comentários:

Enviar um comentário