5 de dezembro de 2009

VATICANO ABRE A PORTA AOS DISSIDENTES ANGLICANOS

Por Francis X. Rocca © 2009 Religion News Service
Com implicações de longo alcance ecuménico, o Vaticano em 20 de Outubro anunciou planos para abrir as portas aos anglicanos. Trata-se de um paradigma que ainda não se conhecem os contornos, a Igreja Católica Romana vai aceitar o ministério de mulheres, sacerdotes casados, casamentos de homossexuais e que mais?...
Citando "muitos pedidos" de anglicanos em todo o mundo, o Vaticano disse que o Papa Bento XVI permitiria a criação de novas dioceses nacionais em que ex-anglicanos podem aderir à Igreja Católica, mantendo muitas das suas formas tradicionais de culto.
O movimento representa uma grande mudança nas relações católico-anglicano, após mais de quatro décadas de diálogo ecuménico, que visa restaurar a "plena e visível unidade" entre as duas igrejas, separadas desde o século 16.
Mas o cardeal William Levada, um ex-arcebispo de São Francisco, que agora dirige o Congregação para a doutrina e fé do Vaticano, disse que a perspectiva de unidade "parecia retroceder" nos últimos anos. Esforços de alguns anglicanos para "acomodar actuais valores culturais" pela ordenação de mulheres e "homossexuais praticantes", como padres e bispos não são "consoante a Tradição Apostólica", disse ele.
Os 77 milhões de membros da Comunhão Anglicana tem sido profundamente dividida por uma crescente aceitação da homossexualidade nas suas filiais na América do Norte - incluindo a consagração de um bispo gay em New Hampshire e da bênção de uniões do mesmo sexo em algumas dioceses. Enquanto isso, mais de 1.300 sacerdotes anglicanos ameaçaram deixar a Igreja da Inglaterra – a Igreja Matriz da comunhão no mundo inteiro – se ele começa a ordenar mulheres como bispos.
Católica e Anglicana na terça-feira os líderes insistiram que o movimento do Vaticano, não prejudicaria as relações entre as igrejas. "Estamos decididos a que o nosso compromisso mútuo e de consulta sobre estas e outras questões devem continuar a ser reforçadas", disse o Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, líder espiritual da Comunhão Anglicana, numa declaração conjunta com o Arcebispo Vincent Nichols G. de Westminster , o líder dos católicos na Inglaterra e País de Gales.
Williams tentou assegurar os anglicanos de boas intenções de Roma.
"Esta nova possibilidade não é em nenhum sentido destinado a minar as relações existentes entre as nossas duas comunhões ou para ser um ato de proselitismo ou de agressão", Williams escreveu uma carta aberta aos bispos da Igreja da Inglaterra e aos primados de outras províncias anglicanas.
Num comunicado, a Igreja Episcopal, o ramo E.U. da Comunhão Anglicana, disse que o movimento do Vaticano "reflecte o que a Igreja Católica Romana, através da sua aceitação de paróquias rito anglicano, tem vindo a fazer há alguns anos de forma informal." A declaração acrescenta que as reuniões episcopais "continuarão a explorar todas as implicações nas nossas relações ecuménicas".
As novas dioceses católicas, chamadas "ordinárias e relacionais", serão criadas pelas conferências nacionais de bispos em resposta à demanda local, seguindo as orientações do Vaticano.
Cada diocese será dirigida por um clérigo anglicano antigo, que exercerá um papel administrativo e equivalente a liderança de um bispo. Homens solteiros em tais posições também serão elegíveis para a ordenação de bispos católicos, dando-lhes o poder de ordenar novos sacerdotes.
"Não há nenhuma estrutura semelhante na história moderna da Igreja Católica", disse o monsenhor William H. Stetson, que supervisionou pessoalmente a conversão de cerca de 100 sacerdotes Episcopal desde 1980. "Este é um momento histórico."
Os clérigos anglicanos, que já são casados serão elegíveis para a ordenação como sacerdotes católicos (mas não bispos) dentro da nova estrutura. A nova disposição não permite a perpetuação de um sacerdócio casado, o que alguns anglicanos pediram uma condição da sua conversão em Roma.
Os membros da nova diocese preservarão grande parte da liturgia anglicana e as tradições devocionais desenvolvidos ao longo dos mais de 450 anos desde que a Igreja da Inglaterra se separou da de Roma.
O objectivo é "respeitar a língua e as formas de sua adoração, e seus hinos, as coisas intangíveis, de facto, que são difíceis de descrever - para capturar aqueles de uma forma que é agradável para eles, mas ainda assim completamente de acordo" com a doutrina católica, disse Arcebispo Joseph Augustine Di Noia, que detém o posto de número dois do Vaticano Congregação para o Culto Divino.
O anúncio de terça-feira veio após anos de discussões entre o Vaticano e alguns grupos conservadores anglicanos, incluindo a Comunhão Anglicana Tradicional (TAC), que afirma representar 400.000 crentes internacionalmente.
Cardeal Walter Kasper, chefe do Concílio Ecuménico do Vaticano, tem repetidamente e publicamente desencorado a conversão em massa de anglicanos à Igreja Católica. "Nós não estamos a pescar num lago Anglicano", Kasper afirmou isto numa conferência de imprensa do Vaticano na semana passada.

2 comentários:

  1. ADVERTÊNCIA AOS LOBOS QUE SE TRAVESTEM DE CORDEIROS PARA DIZIMAR O REBANHO INDEFESO ENTRE CRISTÃOS CONSCIENTES...

    (JB.1.29)- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: (MT.15.10)- Ouvi e entendei: (JR.11.19)– Eu era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam contra mim, dizendo: (MT.10.16)– Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas: (MT.7.15) – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores; (IS.9.16) -porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados: (1Rs.22.17) - Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem Pastor; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: (AP.12.11) - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (OS.4.6) - O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu esquecerei de teus filhos. (1SM.2.35) - Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente, edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará Ele diante do meu ungido para sempre. (ML.3.18)– Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve: (MC.6.15)- É profeta como um dos profetas, (AT.15.23) - escrevendo por mão deles: (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.12.16) – Com Ele está a força e a sabedoria (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (JÓ.19.25) – porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra: (IS.44.28) – Ele é meu Pastor e cumprirá tudo que me apraz: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (EZ.18.32) – porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei e vivei. (1PE.4.8) – Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros; porque o amor cobre multidão de pecados.

    ResponderEliminar
  2. ADVERTÊNCIA AOS LOBOS QUE SE TRAVESTEM DE CORDEIROS PARA DIZIMAR O REBANHO INDEFESO ENTRE CRISTÃOS CONSCIENTES...

    (JB.1.29)- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: (MT.15.10)- Ouvi e entendei: (JR.11.19)– Eu era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam contra mim, dizendo: (MT.10.16)– Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas: (MT.7.15) – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores; (IS.9.16) -porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados: (1Rs.22.17) - Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem Pastor; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: (AP.12.11) - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (OS.4.6) - O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu esquecerei de teus filhos. (1SM.2.35) - Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente, edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará Ele diante do meu ungido para sempre. (ML.3.18)– Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve: (MC.6.15)- É profeta como um dos profetas, (AT.15.23) - escrevendo por mão deles: (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.12.16) – Com Ele está a força e a sabedoria (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (JÓ.19.25) – porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra: (IS.44.28) – Ele é meu Pastor e cumprirá tudo que me apraz: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (EZ.18.32) – porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei e vivei. (1PE.4.8) – Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros; porque o amor cobre multidão de pecados.

    ResponderEliminar