9 de dezembro de 2009

Cáritas Portuguesa quer que os sinos das igrejas toquem no domingo pelo planeta











Em comunicado hoje divulgado a Cáritas Portuguesa, associando-se a outras entidades a nível internacional, apela a que às 14:00 (15:99 em Copenhaga) de domingo, os sinos toquem 350 vezes "em alusão às 350 partes de CO2 [dióxido de carbono] por milhão na atmosfera, valor considerado pelos cientistas como o limite seguro para o planeta e para os seres humanos".
Quando governantes e responsáveis de 192 países estão reunidos em Copenhaga na conferência sobre o clima, a Cáritas convida os portugueses a juntarem-se àquele gesto com os seus próprios sinos, tambores, apitos e outros instrumentos, "como toque de alarme das consciências da própria humanidade".
A organização apela aos participantes na conferência para que "se disponibilizem para assumir compromissos sérios que permitam recuperar o que for possível, proíbam todo o tipo de actos que continuem a agredir a natureza e penalizem os que desrespeitarem as decisões que vierem a ser consensualizadas".
Aos representantes de Portugal em Copenhaga, a Cáritas pede que fiquem do lado "dos que pugnam, com firme determinação, pela defesa do futuro da própria humanidade".
A conferência de Copenhaga iniciou-se na segunda-feira e prolonga-se até 18 de Dezembro tendo como objectivo obter um acordo de reduções de emissões de gases com efeito de estufa para vigorar a partir de 2013, quando termina o prazo do protocolo de Quioto.

Sem comentários:

Enviar um comentário