30 de março de 2013

Papa Francisco saúda "amizade de irmãos muçulmanos"


Na primeira Via Sacra a que presidiu, o chefe da Igreja Católica explicou que a «Cruz de Jesus é a palavra pela qual Deus respondeu ao mal do mundo».
O papa Francisco saudou, esta sexta-feira, a «amizade de tantos dos nossos irmãos muçulmanos» e exortou os cristãos a «responderem ao mal com o bem».
Na primeira Via Sacra a que presidiu, o chefe da Igreja Católica sublinhou que não queria gastar muitas, porque a palavra da Cruz era a única que valia na noite de Sexta-feira Santa.
«A Cruz de Jesus é a palavra pela qual Deus respondeu ao mal do mundo», acrescentou o Sumo Pontífice nesta celebração que foi realizada no Coliseu de Roma.
Com a guerra da Síria em pano de fundo, os textos ao longo das 14 estações da Via Sacra que simbolizam a Paixão e a Crucificação de Cristo foram lidos por dois jovens libaneses.
 
Durante esta celebração, o papa lembrou recordou ainda a viagem do seu antecessor, Bento XVI, ao Líbano, em setembro, como um momento em que foi possível verificar a força da comunhão entre todos os cristãos e os irmãos muçulmanos.
Nota pessoal: Em certo sentido as palavras do papa Francisco, não tem objectivamente nada de singular. Tendo em conta que é bem claro no Antigo Testamento, Abraão aparecer como o grande modelo de fé: sabe escutar, discernir e encontrar a própria história a presença de Deus. a sua vida aparece retratada em Génesis, do capítulo 12 ao 25. Os judeus, os cristãos e os muçulmanos sentem-se filhos de Abraão, embora as divergências entre eles seja grandes. Já o apóstolo Paulo chama a Abraão, pai de todos os crentes (Rom. 4:11,12). Com ele, começa a história da fé, daqueles que respondem ao chamamento de Deus.
Assim, dizer “os irmãos muçulmanos.” É com certeza verdade, mas as divergências entre cristãos e muçulmanos são mais que muitas para o termo. É verdade, também as há entre os cristãos e será entre estes que se desenvolverá a profecia. Tenho defendido e começam haver claros sinais de uma aliança dentre a igreja católica romana e o islamismo religioso. É bem necessária, incontestavelmente! Sobretudo, para que a profecia de Jesus de Mateus 24:14, se cumpra. Ela vai cumprir-se e seremos não só espectadores mas protagonistas. Louvado seja o Altíssimo.
Ora vem, Senhor Jesus!
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
 
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário