8 de março de 2013

Deco deteta medicamentos proibidos na carne de cavalo


A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (Deco) precisa que o "anti-inflamatório fenilbutazona foi detetado nas amostras de hambúrguer Auchan e nas almôndegas Polegar, que, numa primeira análise, tinham acusado presença de ADN de cavalo".
A presença destes medicamentos na carne para consumo humano é ilegal, refere a Deco.
Segundo a informação recolhida, os lotes destes produtos não se encontram, na presente data, à venda. Os resultados da análise laboratorial efetuada pela Deco vão ser divulgados ao sistema de alerta rápido da União Europeia.
 
Embora a concentração de anti-inflamatórios encontrada nas amostras seja de ordem do micrograma, e "não represente um perigo imediato", para a saúde humana, indicia, segundo os técnicos da associação, uma situação de "risco potencial".
Comentário pessoal: Pensávamos que uma das coisas em que podíamos estar descansados era a alimentação e isto graças às técnicas avançadas de avaliação. Admitia-se que em Portugal, um ou outro serviço hoteleiros não fosse tão cuidadoso, até porque, nos últimos anos a ASAE tinha descoberto carne em estado de decomposição. Agora, a Nestlé? A Suíça? A história “do prado ao prato”, já não é mais confiável.
Talvez, digo eu, Deus permita estas situações de crise económica e social para voltarmos onde deveríamos de estar há muito tempo. No campo!
“A carne nunca foi o melhor alimento; seu uso agora é, todavia, duplamente objetável, visto as doenças nos animais estarem crescendo com tanta rapidez. Os que comem alimentos cárneos mal sabem o que estão ingerindo. Frequentemente, se pudessem ver os animais ainda vivos, e saber que espécie de carne estão comendo, iriam repelir enojados. O povo come continuamente carne cheia de micróbios de tuberculose e câncer. Assim são comunicadas essas e outras doenças.” A Ciência do Bom Viver, p. 313
Pergunta: Se não deveríamos comer carne “visto as doenças nos animais estarem crescendo com tanta rapidez.” Que dizer de carne manipulada?
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário