20 de março de 2013

O Cristianismo em Extinção no Médio Oriente

Um novo estudo evidencia que o cristianismo corre o risco de desaparecer nas terras bíblicas do Médio Oriente. Segundo o diário britânico "London Daily Telegraph", que menciona o estudo, 10% dos cristãos no mundo - cerca de 200 milhões - "sofrem desvantagens sociais, perseguições ou opressão activa por causa das suas crenças."

Com mais de 2,3 biliões de cristãos em todo o mundo, o estudo demonstra que é exactamente nos lugares onde o cristianismo teve a sua origem - o Médio Oriente - que os cristãos estão a sofrer as maiores perseguições.
"O ritmo dessas investidas anti-cristãs está agora a intensificar-se com o despertar do islamismo militante em países como o Egipto, o Iraque, e agora com a guerra civil na Síria," - afirma o artigo sob o título "Christianophobia".
Publicado por um conceituado editor e pensador britânico independente, Civitas, o relatório afirma que os políticos e os meios de comunicação ocidentais ignoram geralmente a perseguição generalizada aos cristãos no Médio Oriente e em outras partes do mundo "por terem medo de serem acusados de racismo."

PASTOR YOUCEF NOVAMENTE PRESO
No próprio dia de Natal, o Irão prendeu pela segunda vez o pastor iraniano Youcef Nadarkhani, de 35 anos, que tinha estado anteriormente preso durante 3 anos pelo "crime" da prática do cristianismo e por ter rejeitado que fosse dada uma formação islâmica aos seus filhos, ainda crianças. Segundo a Fox News, o seu advogado foi também preso.

PERSEGUIÇÃO NO MUNDO ISLÂMICO
O estudo indica que mais do que qualquer outro grupo religioso, o cristianismo é o mais propenso a ser perseguido ou a sofrer descriminações, estando particularmente em risco "nas sociedades dominadas pelo islão."
"A opressão é ampliada através do anti-americanismo e pela falsa crença de que o cristianismo é um credo ocidental, apesar de ter originado no Médio Oriente e e ter feito parte do sistema de crenças dessa região ao longo de 2 mil anos," - refere o estudo escrito pelo jornalista Rupert Shortt, que é também o editor de assuntos religiosos no suplemento "Times Literary."
O autor refere que entre metade a três quartas partes do número de cristãos deixaram o Médio Oriente ou foram mortos no último século. No início do século 20, os cristãos compunham cerca de 20% da população de todo o Médio Oriente, enquanto que hoje o número não passa dos 5%.

ISRAEL É A EXCEPÇÃO
Uma região onde a população cristã floresce é Israel. Segundo o Centro de Estatísticas de Israel (CBS), existem 158.000 cristãos a viver em Israel, representando 2% da população. Cerca de 80% dos cristãos em Israel são árabes, residindo maioritariamente nas regiões a norte do país, sendo os restantes imigrantes oriundos da ex-União Soviética.
Cerca de 3,5 milhões de cristãos visitaram Israel durante o ano de 2012, um aumento de 4% em comparação ao ano anterior.

1 comentário:

  1. Todavia lembramos que servimos um Deus que não está necessariamente com as maiorias, mas com as minorias normalmente discriminadas.

    ResponderEliminar