28 de abril de 2009

´O MUNDO ESTÁ EM CHAMAS´

Mantega culpa ricos pela crise: 'O mundo está em chamas'
Publicada em 26/04/2009 às 23h54mGilberto Scofield Jr., correspondente
WASHINGTON - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, usou a figura de um incêndio como metáfora para a crise em seu, literalmente, incendiário discurso neste domingo, na reunião do comitê de desenvolvimento do FMI/Banco Mundial (Bird).
Leia também: Brasil está entre maiores da economia mundial, diz FMI
- O mundo está em chamas - disse Mantega, abrindo seu discurso, que culpou a insensibilidade e ganância dos ricos, além da globalização, pela crise atual, a miséria no mundo e mesmo o aquecimento global, considerados por ele "incêndios que já queimavam antes do agravamento da crise, em setembro de 2008".
A declaração do ministro reforça a mudança de tom do governo em relação à crise internacional. Em outubro, o presidente Lula dizia que a crise chegaria como "marolinha" ao Brasil, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, falava em "gripezinha". Em meados deste mês, Lula já dizia "tempestade".
Mantega pediu mudanças no Bird da mesma maneira com que pediu mudanças no FMI um dia antes. Elogiou o papel do G-20, em que o Brasil tem destaque, e afirmou que não há saída para a crise fora de uma ação multilateral no âmbito de organismos como o FMI e o banco. E não poupou a globalização:
- O desenvolvimento, o clima e até a crise financeira parecem ter piorado pelo caminho da globalização trilhado pelo mundo. Globalização foi alimentada pela desigual distribuição de riqueza, pelo crescimento econômico rápido e concentrado e por padrões de consumo que degradam o uso dos recursos naturais que temos. A globalização nos aproximou, mas ao mesmo tempo nos separou como nunca. Este modelo de globalização precisa de ajustes.

Sem comentários:

Enviar um comentário