27 de abril de 2009

ESPERANÇA EM TEMPO DE CRISE

“Não vos enganeis, de Deus não se zomba. Cada um colhe o que semeia. O que semeia para agradar a sua natureza pecaminosa, da mesma natureza colherá destruição; o que semeia para agradar ao Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque ao seu tempo devido colheremos se não desfalecermos” Gálatas 6:7-9

Seguramente, clicou neste blogue “TEMPO DE CRISE”, para ver de qual crise falamos já que são tantas as crises. Ou talvez à procura de uma palavra de alento no meio deste tornado de crises, desejo que esta palavra seja como uma gota de água na sua boca sedenta. Assim é a Palavra de Deus, que nos consola, nos exorta e nos inspira a seguir a jornada que Deus nos preparou.

O caminho da restauração é uma jornada dura. É necessário muito tempo, paciência, e também uma total dependência de Deus enquanto o processo se completa.

O problema é que às vezes, no meio do caminho, desanimamos. Principalmente quando as circunstâncias que nos rodeiam parecem orientar-se num rumo diferente do desejável.
Nesses momentos, pensamos que as nossas orações são em vão ou nem sequer somos ouvidos. E aí a “crise” agudiza-se e o sentido comum é de desistir da vida, da família, e sobretudo de Deus.
Se deixarmos de orar, de clamar e pedir a Deus a sua força e direcção, começamos a reagir de maneira egoísta, tornamo-nos autistas, fechamo-nos e aumentamos a crise….perdemos a esperança. Perdemos de vista o milagre e deixamo-nos controlar pelo ressentimento, o egoísmo, a raiva, etc... Todos esses sentimentos que estão ao alcance do nosso coração e que estão prontos a ocupa-lo.

Por isso creio tão oportuna esta exortação e promessa de Deus que diz: “Não se canse porque em breve colherá”.

Quantas vezes paramos de andar e declaramos: É que estou cansado/a! Não sei se aguento! E é verdade, somos humanas, somos fracos, somos vulneráveis, mas por trás dessa persistência há uma recompensa, E essa recompensa é uma colheita cheia de frutos aprazíveis de justiça. São frutos de paz, de harmonia, de restauração. E é isso o que desejamos, é isso o que buscamos.

Perseverar é uma virtude que somente se prova em tempos de tribulação. Não há como saber, se somos realmente perseverantes, a menos que estejamos a passar por um tempo de provação, onde permanecer firmes seja a única forma de sair vitoriosos dela. E claro que não é fácil perseverar! É a decisão firme de continuar a caminhar, apesar das circunstâncias adversas.

Essa decisão firme está fundamentada numa convicção. E qual será a nossa? A convicção de que Aquele que nos prometeu “eu estarei convosco todos os dias” estará mesmo connosco em cada momento da jornada e não nos abandonará. Ele dar-nos-á as forças no momento certo, naquele momento que digamos com fé “sem Ti nada posso fazer”, então a força e o ânimo vem e nos possui um alento de coragem para prosseguir.

Não desfaleça! Não se canse! Não pare antes de terminar o seu caminho! Não desanime! Cada vez que olha para as circunstâncias, volte a colocar o seu olhar no Infinito, em quem é permanente, Naquele e que por isso mesmo nos traz segurança.
As circunstâncias são passageiras... Amanhã tudo será diferente. Acredite em Deus! Ele promete paz no meio da tempestade. Ele oferece força para o tempo de angustia e já colocou à sua disposição a sabedoria que você precisa para saber o que fazer. Segure-se firmemente n´Ele e somente a n´Ele. Passe mais tempo na Sua presença e verá que achará consolo e ajuda.

“Porque vos é necessária a paciência, para que tendo feito a vontade de Deus, obtenhais a promessa. Porque ainda um pouquinho, e o que há de vir virá, e não demorará” (Hebreus 10: 36-37)

Por isso, tenha ânimo. Segure-se no Senhor e faça a Sua vontade. Deixe-se guiar por Ele e não pelas suas emoções passageiras e traiçoeiras que mudam de acordo com as circunstâncias. Firme-se na promessa que Ele lhe dá de que não demorará a cumprir o que prometeu, se permanecer a fazer a Vontade do Senhor. Ele nunca o abandonará, nem o deixará,

E tal como diz o profeta: “Mesmo que demore... espere-a, pois sem dúvida virá, não demorará” (Habacuque 2:3)

Sem comentários:

Enviar um comentário