27 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA

Gripe suína: novos vírus e temor de uma pandemia humana

A gripe suína, que infectou centenas de pessoas nos Estados Unidos e no México, onde deixou 57 mortos, segundo a OMS, é uma doença respiratória que afecta os porcos, mas é transmissível ao ser humano, e suscitar temores de uma pandemia.
A gripe suína, que infectou centenas de pessoas nos Estados Unidos e no México, onde deixou 57 mortos, segundo a OMS, é uma doença respiratória que afecta os porcos, mas é transmissível ao ser humano, e suscitar temores de uma pandemia.
A gripe suína, um vírus gripal do tipo A, pode se expandir de maneira muito rápida.
Como entre os humanos, os vírus da gripe mudam continuamente no porco. Agora, os porcos têm, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus influenza suínos, humanos e aviários.
Os porcos tornam-se deste modo "recipientes de misturas" ou "crisóis" que favorecem o surgimento de novos vírus gripais, por meio de recombinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas.
Esse tipo de vírus híbrido pode provocar o surgimento de um novo vírus da gripe, que seja tão virulento como a gripe das aves, e tão transmissível como a gripe humana.
Esse vírus, que o sistema imunológico humano desconhece, poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.
Diferentes subtipos de vírus suínos surgiram ao longo dos anos: H1N1 (isolados recentemente), H1N2, H3N2 e H3N1.
Segundo o Ministério mexicano da Saúde, laboratórios do Canadá e Norte-americanos confirmaram que a epidemia humana se devia a "um novo vírus influenza".
A gripe do porco é transmitida de maneira ocasional para o ser humano, em geral para pessoas que estiveram em contacto com esses animais, mas existem casos de transmissões entre humanos.
Nos Estados Unidos, foram registadas duas mortes em 1976 e em 1988.
Os Centros de Controlo de Doenças Americanos (CDC) informaram em 17 de Abril a respeito de dois casos de crianças infectadas, uma de 9 e outra de 10 anos, que não tinham tido contacto com porcos.
A origem desses casos são vírus parecidos, com uma combinação genética única até então, e que nunca foi descrita entre os vírus suínos e humanos nos Estados Unidos nem noutro lugar, segundo o Centro de Controlo de Doenças europeu. Os Estados Unidos registaram um total de cinco casos (na Califórnia e no Texas).
A vacina contra a gripe estacionária humana não protege contra a gripe suína.
Vem a propósito o conselho de Deus: Levíticos 11:
2 Dizei aos filhos de Israel: Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra:
3 Dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer.
4 Os seguintes, contudo, não comereis, dentre os que ruminam e dentre os que têm a unha fendida: o camelo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo;
5 O querogrilo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo;
6 A lebre, porque rumina mas não tem a unha fendida, essa vos será imunda;
7 E o porco, porque tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, mas não rumina, esse vos será imundo.
8 Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; esses vos serão imundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário