29 de janeiro de 2014

Papa Francisco faz capa na ´Rolling Stone`Por Redação

«Os tempos estão a mudar.» Assim está intitulado o artigo que fez capa da revista musical ´Rolling Stone`, tendo o Papa Francisco como protagonista.

O trabalho é assinado por Mark Binelli, editor assistente da edição americana da revista, enviado ao Vaticano, que reflete sobre a «gentil revolução» levada a cabo pelo sumo pontífice, que «tirou o papado do palácio para levá-lo para as ruas».

O Papa Francisco já tinha estado em destaque nas revistas Time e Vanity Fair, que o consideraram a personalidade do ano de 2013. Foi ainda homenageado pela revista gay The Advocate, pela «mudança de retórica» em relação à homossexualidade.

Recorde-se que Francisco sucedeu a Bento XVI em março do ano passado, depois de este ter renunciado ao cargo numa decisão inédita.

Reflexão pessoal: A história fornece demasiados exemplos de optimismo infundado quanto ao declínio da guerra durante épocas passadas em que uma nova apreciação das vantagens da paz parecia estar a surgir. O livro que mais vendeu em todo o mundo em 1910 foi A Grande Ilusão, de Norman Angell, que sustentava que a maior integração económica que acompanhou a Segunda Revolução Industrial tornara a guerra obsoleta. Menos de quatro anos depois, na véspera da Primeira Guerra Mundial, Andrew Carnegie, o Bill Gates da altura, escreveu numa saudação de Novo Ano aos amigos: “Enviamos esta Saudação de Ano Novo, a 1 de Janeiro de 1914, firmes na fé de que a Paz Internacional prevalecerá em breve, com várias das grande potências concordando em resolver os seus conflitos através da arbitragem segundo o Direito Internacional, e a pena revelando-se assim mais forte do que a espada”. Citei de memória.

Não sei donde veio o pensamento, mas todos estamos igualmente a viver um tempo de ilusão, melhor uma “gentil revolução”.
José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário