29 de julho de 2012

Israel planeia recuperar o rio Jordão com águas do Mar da Galileia

Turistas cristãos se banham nas águas do rio Jordão, no sítio batismal conhecido como Qasr el-Yahud, perto da cidade Cisjordânia de Jericó, em Israel. Há algumas semanas, o governo israelense anunciou que tem planos de recuperar o rio.

O Novo Testamento descreve o rio Jordão como o lugar onde Jesus foi batizado por João Batista e também o lugar onde Jesus foi declarado Filho de Deus.

Qasr el-Yahud, o local mais provável para o batismo de Jesus por João, foi reaberto para os turistas em 2010, após ficar fechado por 44 anos. O lugar sagrado recebe turistas cristãos de vários países como alguns provenientes da Roménia, que aproveitam para fazer um mergulho nas águas ‘da Bíblia’.
Tragicamente, o rio sagrado, Jordão, se tornou em muitos lugares, um pequeno riacho, tanto poluído com estagnado. No entanto, se o plano do governo para a revitalização através da dessalinização e reciclagem de águas residuais acontecerem devera salvar o rio. O fluxo do rio hoje é somente de cinco por cento do que era antes, segundo Ben Ari, um dos líderes do projeto de reabilitação.

A política do novo renascimento de Israel tem como objetivo introduzir aproximadamente 150 milhões de metros cúbicos de água, cada ano, desde o Mar da Galileia, sendo um alimentador importante para o rio. O projeto completo pode demorar 10 anos para ser concluído, segundo o ministro de Energia e Agua Uzi Landau.



Sem comentários:

Enviar um comentário