2 de fevereiro de 2012

UE/Crise: Igrejas cristãs estão determinadas a trabalhar em conjunto

Vencer atual conjuntura desfavorável implica «esforço humano» mas também «oração de todos os cristãos», realçam os responsáveis religiosos


Genebra, Suíça, 30 jan 2012 (Ecclesia) – As Igrejas cristãs presentes na Europa estão determinadas a trabalhar em conjunto para contrariar os problemas económicos, sociais, políticos e espirituais que assolam o continente.

Este “compromisso”, que se baseia no favorecimento de um esforço cristão verdadeiramente “ecuménico”, foi assumido durante um encontro do comité conjunto do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), em Genebra, na Suíça.
De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o presidente do CCEE, cardeal Péter Erdö, aproveitou o evento para sublinhar que “a Igreja Católica está empenhada neste caminho”, que “implica não só o esforço humano mas também uma ação espiritual que está dependente da oração de todos os cristãos”.

O responsável pelo CEC, Metropolita Emanuel de França, destacou por sua vez o contributo que os fiéis poderão dar, através da evangelização, para o desenvolvimento de “uma política sustentável para a União Europeia”, baseada na “defesa da dignidade humana e no respeito pela diversidade cultural e ambiental”.

Subordinado ao tema “Novos desafios para as Igrejas, testemunhas na Europa”, o encontro entre os dois organismos decorreu entre 26 e 28 de janeiro, mês em que se assinala o 40º aniversário do comité CCEE – CEC.
A iniciativa permitiu ainda verificar que a religião está a ter cada vez menos impacto no domínio público, fortemente influenciado por uma visão secular ou “ateísta” do mundo.

Um dos oradores presentes, Alister McGrath, professor de teologia no King’s College, em Londres, acrescentou ao debate o problema do “extremismo religioso”, que pede uma ação mais efetiva por parte das Igrejas cristãs.
Uma ação “capaz de gerar mais-valias sociais, de promover a tolerância e, acima de tudo, de encorajar uma mentalidade contrária a fanatismos”, sustentou.
Neste campo, os responsáveis pelo comité conjunto “expressaram a sua solidariedade para as comunidades cristãs que estão a passar por dificuldades, particularmente no Médio Oriente, em países como o Egito e a Síria”, e também no continente africano, para “as vítimas de violência na Nigéria”.
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa, criado em 1971, é composto pelas 33 conferências episcopais da Europa, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e o bispo de Chisinau, na Moldávia.
A Conferência das Igrejas Europeias, estabelecida em 1959, reúne 120 representantes de Igrejas Ortodoxas, Protestantes, Anglicanas e Vetero-Católicas de todos os países da Europa, para além de mais 40 organismos associados.
JCP
Fonte

Nota pessoal: Este é sem dúvida um dos acontecimentos incríveis. Quem diria que todos estes grupos – religiões cujos os pais fundadores morreram para defender uma fé que era destroçada por quem, hoje, se aliam – viriam a sentar-se! Que mais ainda, nos espera?
“A profecia do capítulo 13 do Apocalipse declara que o poder representado pela besta de chifres semelhantes aos do cordeiro fará com que a "Terra e os que nela habitam" adorem o papado, ali simbolizado pela besta "semelhante ao leopardo". ... Esta profecia se cumprirá quando aquela nação impuser a observância do domingo, que Roma alega ser um reconhecimento especial de sua supremacia. ...” fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário