30 de setembro de 2012

Televisão transmite suicídio de fugitivo em direto


 Um homem que fugia da polícia suicidou-se. O momento foi transmitido em direto pela cadeia norte-americana de televisão Fox New. O "pivôt" que estava no ar já pediu desculpas.

A polícia de Phoenix, no Arizona, EUA, já identificou o homem que disparou sobre os polícias e depois de suicidou. A fuga e o momento em que Jodon F. Romero encostou a arma à própria cabeça e disparou foram transmitidos em direto pela Fox News.

Jodon F. Romero, de 33 anos, tinha cadastro e era procurado por violações de liberdade condicional. Estava a ser perseguido pela polícia por ter roubado um carro, sob ameaça de uma arma de fogo. O canal de televisão Fox News transmitiu a perseguição em direto e não conseguiu cortar o sinal antes do homem se suicidar, com um tiro na cabeça.

"Fizemos asneira e lamentamos muito", disse Shepard Smith, o "pivôt" da Fox que estava com a emissão na altura do suicídio em direto. Smith disse que era suposto o sinal estar a ser transmitido com 10 segundos de atraso, para evitar alguma situação anómala.

"Tomámos todas as precauções para evitar qualquer incidente ao vivo, ao emitir as imagens do helicóptero com cinco segundos de atraso", disse Michael Clemente, vice-presidente executivo editorial da Fox. "Infelizmente, este erro foi o resultado de um severo erro humano e pedimos desculpa aos espetadores que o presenciaram", acrescentou.

Nota pessoal:
Que pode levar uma pessoa com cadastro e depois de ter roubado um carro a suicidar-se? O medo, a consciência que sendo perseguido por carros da polícia e helicópteros não escaparia? Não sei. O que é evidente para toda a gente é que  a Fox News estava lá para filmar a perseguição e que deve ter ganho uma pipa de dinheiro. Faz pensar no ladrão que roubou no supermercado umas sandes para se alimentar e esteve anos preso. Em contrapartida Henry Paulson contava ganhar: durante o fim-de-semana, nos bancos de Wall Street 70 mil milhões, e isto, sob um plano que consistia em colocar em quarentena os maus créditos do Lehman num “banco mau” financiado por outros bancos e comprado pelo Barclays e o Bank of America. Lia-se no Financial Times: “É tempo de as autoridades se retirarem (…). O que fizera até à data deve ser suficiente.” Quando o plano de Henry Paulson resultou e ele encaixou os 70 mil milhões, o governo e as autoridades ficaram zangados mas “retiraram-se”. Mas da perseguição a Jodon F. Romero, de 33 anos, não se retiraram. Porquê? Se calhar por se chamar Romero. Por se chamar Romero conhecendo o que lhe iria acontecer preferiu dar um tiro na cabeça. Assim são os tempos do fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário