28 de março de 2011

UM DOS SINAIS DO FIM

O aumento do risco de morte tem sido causado principalmente por doenças cardiovasculares, acidentes na estrada e câncer, nos últimos anos surgiu uma outra causa a competir com as três mencionadas; a tristeza.
Um estudo, o maior até ao momento, feito no Japão, dirigido pelo Dr. Toshimasa Sone e colegas da Universidade de Tohoku, em Sendai, conluiaram que a falta de “ikigai” ou “alegria e um certo sentido de auto-estima”, altera com risco grave o prazer de viver e leva à morte sem causas concretas.
Os investigadores observaram 43.391 homens e mulheres entre 40 e 79 anos de idade, vivendo na região de Ohsaki , estas pessoas foram acompanhados durante sete anos, durante os quais 3.048 morreram. A todos foi feita a pergunta: “Você tem ikigai na sua vida?”. 59% disse que sim, 36,4% disse que não tinham certeza e 4,6% disse que não.
Aqueles que não tinham ikigai (alegria) tinham menos probabilidades de casar ou encontrar emprego, também tinham menos educação formal, a saúde ia-se degradando, e ficavam mais facilmente stressados e queixavam-se com dores no corpo. Evidenciavam também, pouco interesse pelo exercício físico.
Mas mesmo quando os pesquisadores utilizaram técnicas estatísticas para que estes fatores não influenciassem o resultado, as pessoas sem ikigai ainda tinham mais risco de morrer no período de acompanhamento do que pessoas que tinham ikigai. A relação era independente do histórico das doenças e uso de álcool.
Em geral, as pessoas sem sentido de ikigai tinham 50% mais possibilidades de morrer de qualquer causa durante o período de acompanhamento do que aqueles que sentiam que a vida valia a pena ser vivida. Eles tinham 50% maior risco de morrer de doenças cardiovasculares, derrames mais comuns e tinham 90% mais chance de morrer de causas “externas”.
Das 186 mortes entre os participantes do estudo, quase metade foi por suicídio. [Reuters]

Sem comentários:

Enviar um comentário