15 de dezembro de 2010

A DÉCADA EM QUE O MUNDO MUDOU

Uma década atrás, quatro jovens mudaram a forma como o mundo funciona. Eles fizeram isso não com leis ou armas ou dinheiro, mas com o software: eles tinham ideias radicais e perturbadoras, que se transformaram em código, que foi lançada na Internet gratuitamente. Estes quatro homens, mal tinham entrado na faculdade e lançaram as bases para o ambiente de média digital que nós actualmente vivemos. Então, para todos os efeitos, eles desapareceram.
Em 1999, um caloiro da Universidade Northeastern chamado Napster, Shawn Fanning, escreveu, peer-to-peer de partilha de arquivos, assim, pioneiro num novo paradigma para a média de consumo, sem o intermédio de um grande estúdio ou ao revendedor. Ele foi considerado um dos melhores inventores do ano 2010 e com 19 anos amealhou em pouco tempo uma fortuna. Ele faz capa na TIME.
Naquele mesmo ano, um adolescente norueguês chamado Jon Lech Johansen, trabalhando com dois outros programadores cujas identidades ainda são desconhecidas, escreveu um programa que pode descriptografar DVDs comerciais, e tornou-se internacionalmente famoso como "DVD Jon". Ele tinha 15 anos.
Em 1997, Justin Frankel, um hacker de 18 anos de idade, em Sedona, Arizona, escreveu um leitor de MP3, chamados WinAmp, que se tornou um acessório em máquinas com Windows e ajudou a integrar a revolução da música digital. Durante os primeiros 18 meses da liberação 15 milhões de pessoas baixaram o programa. Três anos depois, Frankel escreveu Gnutella, um protocolo peer-to-peer de partilha de arquivos de modo descentralizado, que, ao contrário do Napster, que não podia ser desligado. Milhões de pessoas continuam a usá-lo.
Em 2001, Bram Cohen, então com 26 anos, escreveu um protocolo peer-to-peer de partilha de arquivos chamada BitTorrent, que apresentava uma nova arquitectura elegante optimizado para manipulação de grandes arquivos. BitTorrent tornou-se o padrão para a distribuição de grandes blocos de dados através da Internet.
Na primeira metade da década de 2000, um jornalista da ÉPOCA entrevistou cada um dos programadores. Na época, parecia que eles estavam prestes a desmantelar o complexo de entretenimento de média inteira e trazer um apocalipse digital que tornaria impossível aos produtores de filmes de cobrar dinheiro, música ou TV. Artistas já não são pagos pelo seu trabalho, e as enormes multinacionais do entretenimento, Time Warner, entre eles, seriam bombardeados até ficarem na ruína. Os piratas já não vinham do mar, mas da América corporativa.
"Afinal", escreveu-se em 2003 , “… não se pode ter uma economia da informação em que todas as informações sejam livres." E se o “apocalipse” estava a chegar, Fanning, Johansen, Frankel e Cohen foram os quatro cavaleiros.
De repente, tudo se alterou. A mudança chegou à indústria do entretenimento, mas ela foi muito mais complicada e gradual do que se esperava. E a história do que aconteceu, e que os reis piratas têm feito desde então, é muito instrutivo, se você quiser entender o que está acontecer no mundo digital agora. Fanning, Johansen, Frankel e Cohen funcionam em pequenas empresas, empresas de software legal Silicon Valley. Eles estão fora do negócio pirata – outros ocupam já o lugares deles este é o mundo vertiginoso em que vivemos, tudo está próximo, tudo passa num momento, caminha-se a alta velocidade sem rumo…o que se pode dizer: “E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” Daniel 12:4

Sem comentários:

Enviar um comentário