18 de setembro de 2010

QUAL A RAZÃO DA AL-QAEDA SUBSISTIR?

Mais dez militares mauritanos morreram nos combates com membros da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI) travados na sexta-feira no norte de Mali, informou neste sábado uma fonte da segurança argelina na região.
Eu confesso a minha ignorância; antes do ataque às Torres Gémeas em 2000, nunca tinha ouvido falar na Al-Qaeda. Desde então, a um ritmo cadenciado pela violência, a oferta de recompensas para quem denunciar Bin Laden, ataques às montanhas do Afeganistão com super-bombas que entram nas entranhas da terra, tudo se tem feito para dar caça a este homem invisível. Será um personagem forjado? Ou a forma airosa de manter fábricas de guerra a funcionarem? Confesso, não sei!
Soldados da Mauritânia lutaram contra militantes do braço da Al-Qaeda no norte da África, grupo suspeito de ter sequestrado cinco trabalhadores franceses e dois africanos no Mali, informaram, por sua vez, fontes da segurança da Mauritânia e do Mali à AFP.
"Os confrontos começaram na fronteira entre Mali e Mauritânia, mas se deslocaram para o território de Hassissidi, no Mali, em torno de 100 quilómetros ao norte de Timuktu", informou uma fonte de segurança do Mali.
"Nós estamos actualmente no território do Mali e empreendemos total combate", acrescentou uma f
onte de segurança da Mauritânia.
Na madrugada de quinta-feira, homens armados sequestraram um funcionário do grupo nuclear francês Areva e sua mulher, ambos franceses, e cinco outros, incluindo um togolês e um de Madagáscar, que trabalhava numa mina de urânio em Niger.
No último dia 22 de Julho, uma operação militar de França e Mauritânia foi lançada contra uma base da Al-Qaeda do Magreb Islâmico (AQMI), no norte do Mali, e sete homens do grupo islamita foram mortos nos combates.

Sem comentários:

Enviar um comentário