16 de maio de 2012

FMI admite "saída ordenada" da Grécia da zona euro

"Se os compromissos não forem cumpridos, há revisões apropriadas a fazer e isso significa tanto financiamentos suplementares e tempo suplementar como mecanismos de saída, que devem ser ordenados, nesse caso".

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, referiu hoje, em Paris, a possibilidade de uma "saída ordenada" da Grécia da zona euro, em entrevista à televisão France 24.

"Se os compromissos não forem cumpridos, há revisões apropriadas a fazer e isso significa tanto financiamentos suplementares e tempo suplementar como mecanismos de saída, que devem ser ordenados, nesse caso", afirmou.

"É uma coisa que será extraordinariamente dispendiosa e que iria apresentar grandes riscos, mas faz parte das opções para que estamos obrigados a olhar tecnicamente", acrescentou a responsável.

O dirigente socialista grego, Evangelos Venizelos, anunciou hoje que a Grécia deverá voltar às urnas para as eleições legislativas, em princípio, dentro de um mês, devido à falta de acordo entre os dirigentes dos partidos políticos para formar um governo de coligação.

"Eles fizeram reformas importantes, fizeram uma série de sacrifícios. Hoje, este desacordo político profundo é realmente muito lamentável para o povo grego", disse Christine Lagarde.

"Espero que seja encontrada uma solução de compromisso que permita avançar no que se refere a um programa que certamente estaremos abertos a examinar à margem, não nos termos fundamentais",afirmou a diretora-geral do FMI, acrescentando que "nos fundamentais, infelizmente não há 36 soluções".

"É uma coisa que cabe aos gregos, por um lado, e aos parceiros da zona euro, por outro, decidir em conjunto", reiterou. Em março, o Fundo acordou com a Grécia um novo empréstimo de 28 mil milhões de euros, depois de em maio de 2010 já ter atribuído um primeiro resgate a Atenas, de 30.000 milhões.


Nota pessoal: Havia até quem via na Comunidade Europeia, a Europa Unida, uma espécie de China a governar a duas velocidades. A profecia de Daniel 2 e os pés de barro a tornarem-se um imbróglio profético, pobre gente! Esperem, agora é a Grécia e seguir-se-ão um a um a fugir cada para o seu lado. Acredito num poder que ajudará o papado a cumprir os seus desígnios. Não acreditam? Esperem mais um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário