17 de janeiro de 2010

ADRA RESPONDE ÀS VÍTIMAS DO TERRAMOTO NO HAITI

Na sequência do devastador terramoto de 7.0 graus na escala de Richter, que ocorreu na passada terça-feira, dia 12, a Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA) deu imediatamente início a uma resposta de emergência aos sobreviventes. Mais de 3 milhões de pessoas foram directamente afectadas por este terramoto, e segundo o senador haitiano, Youri Latortue, o número de mortes pode elevar-se aos 500 mil.

“Muitos, muitos morreram. O nosso país está devastado. O Haiti precisa agora de tudo (alimentos, medicamentos, pessoal médico, água potável…) ”, disse Ketteline Israel, assistente administrativa da ADRA no Haiti.
Frank Teeuwen, chefe do departamento de Gestão de Emergências da ADRA Internacional, afirma que "as acessibilidades têm sido difíceis devido à magnitude da situação. As estradas e as infra-estruturas internas foram seriamente comprometidas. No entanto, estamos a responder o mais rapidamente possível para evitar uma catástrofe humanitária ainda maior no rescaldo desta tragédia ".
A ADRA Internacional e a ADRA da Região Inter-americana começaram por disponibilizar 75 mil dólares para atender às necessidades imediatas dos sobreviventes. De acordo com uma primeira avaliação, as necessidades urgentes incluem material de purificação de água, alimentos, material de abrigo temporário, kits de higiene e assistência médica.
A ADRA Portugal apoia esta acção humanitária, enviando a sua primeira ajuda no valor de 10 mil dólares (cerca de 6.900€), dispondo de uma conta aberta* com o objectivo de recolher donativos para a resposta de emergência, que as equipas da ADRA, no terreno, têm entre mãos.
Em parceria com a Global Medic, uma organização canadiana, a ADRA está a fornecer produtos essenciais de emergência, incluindo 4,2 milhões de comprimidos de purificação de água, 278.640 pacotes de tratamento de água, 55.200 unidades de sal de hidratação oral, 20 unidades de purificação de água, um testador de água portátil e um hospital de campanha insuflável. O auxílio é no valor de 142 mil dólares.
Nos próximos dias, a ADRA pretende fornecer, através destes métodos de tratamento, acesso a água potável para um número estimado de 90.000 pessoas por dia. Os pacotes de purificação de água e os comprimidos terão uma capacidade combinada para produzir 7 milhões de litros de água potável. Além disso, o hospital de campo insuflável poderá atender mil pacientes por dia, e 4.500 pessoas poderão ser tratadas com os sais de hidratação oral.
A ADRA é uma organização não-governamental presente em 125 países. Implementa projectos de desenvolvimento comunitário sustentável e socorro em desastres. A ADRA assume o princípio humanitário fundamental de independência, apoiando os seus beneficiários independentemente da associação política ou religiosa, idade, sexo, raça ou etnia.
Em Portugal, a ADRA é uma ONGD registada no IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento), é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD e é considerada instituição de utilidade pública.
* A ADRA Portugal abriu a conta com o NIB 0046 0017 00600031123 74 para recolher donativos especificamente para a resposta às vítimas do terramoto, no Haiti.
Para informações adicionais consulte o sítio: www.adra.org.pt
Fonte: ADRA Internacional

Sem comentários:

Enviar um comentário