4 de dezembro de 2013

Santa Sé: «Projeto de peregrinação» do Papa à Terra Santa no encontro entre o Francisco e Benjamin Netanyahu

Cidade do Vaticano, 02 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje em audiência o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, onde falaram sobre relações bilaterais, a situação no Médio Oriente e o “projeto de peregrinação” do Papa à Terra Santa.

O encontro entre o Papa e o primeiro ministro de Israel centrou-se nas negociações de paz entre israelitas e palestinianos, na esperança de que o possam alcançar “o mais rapidamente possível”, com uma solução “justa e duradoura respeitando os direitos” de ambos as partes, informa o comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano.

O documento refere que Francisco e Netanyahu conversaram sobre o “projeto de peregrinação” do Papa à Terra Santa, abordaram questões sobre a relação entre as autoridades estatais e as comunidades católicas e também sobre a relação entre os dois Estados, a Santa Sé e Israel, na expetativa que o “Acordo Fundamental” seja concluído brevemente.

Durante o encontro foi abordada a “complexa” situação política e social do Médio Oriente, acrescenta o comunicado.

Depois do encontro com o Papa, Benjamim Netanyahu reuniu-se com D. Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e com o subsecretário para as Relações com os Estados, o arcebispo Antoine Camilleri.

O encontro de hoje foi o segundo do primeiro ministro de Israel com um Papa, depois de ter estado com o agora Papa emérito Bento XVI, em Nazaré (Terra Santa), em maio de 2009

Nesse encontro, durante a visita de Bento XVI à Terra Santa, foram também abordados assuntos relativos à Comissão Bilateral que existe entre Israel e a Santa Sé para a “aplicação do Acordo Fundamental”, recorda o portal news.va.

Esta comissão foi criada em 1993, antes de firmadas as relações diplomáticas em junho de 1994.

CB/PR

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=98000
Comentário: As relações diplomáticas com Israel são estratégicas para a Igreja Católica. Esse é um país onde se santifica o sábado, e é evidente que a Santa Sé deseja derrubar o vínculo dos judeus com o quarto mandamento. Conseguindo isso, os Adventistas do Sétimo Dia ficam a sós no mundo, com mais algumas outras pequenas igrejas e seitas, aparentemente em desvantagem nesse aspecto. É relevante para a Igreja Católica ter Israel do seu lado em forma de aliança política que introduza o domingo naquele país, pois se Israel abandonar o sábado, seria um gigantesco poder contra os adventistas. Isso não será fácil mas é a tendência. O problema a favor do sábado são os judeus ortodoxos. Diz-se que o sábado foi dado aos judeus e o domingo aos cristãos. Na verdade o sábado foi dado à humanidade, pois foi instituído na semana da criação. Assim sendo, seria grande vitória para a causa do domingo se Israel aceita-lo, ou ao menos admiti-lo.

Ler mais: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/primeiro-ministro-de-israel-oferece-livro-de-seu-pai-ao-papa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário