25 de julho de 2013

O Papa Francisco lança um apêlo contra os "ídolos passageiros"

A Basílica da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a santa que é oficialmente reconhecida pela Santa Sé e pela república brasileira como rainha e padroeira do Brasil, leva 15 mil pessoas: nesta quarta-feira encheu-se com 3000 membros do clero e 12 mil fiéis, que passaram a noite ao relento para rezar com o Papa Francisco, que, como eles, atribui extraordinária importância à devoção mariana. Do lado de fora do santuário, ao frio e à chuva, uma multidão acompanhou em “telões” a primeira missa celebrada pelo Papa latino-americano, em português e “com pouco sotaque”, elogiou a imprensa brasileira. Pelo menos 150 mil peregrinos estiveram na cidade, avançaram as autoridades. Um forte aplauso ecoou quando o Papa recebeu das mãos do arcebispo de Aparecida uma réplica da imagem da santa, e em vários outros momentos da liturgia — tal como gritos de “Viva o Papa” e “Francisco, Francisco”, que se transformou no refrão de um dos cânticos entoados num ritmo tropical. Venho bater à porta da casa de Maria, a casa da mãe de cada brasileiro”, explicou o pontífice, para pedir o sucesso da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro — que arrancou oficialmente com a chegada da cruz peregrina e da imagem da Virgem Maria à praia de Copacabana — e também “transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um país e de um mundo mais justo, solidário e fraterno”. Francisco encontra-se hoje pela primeira vez com os cerca de 500 mil jovens que estão no Rio para participar na 28.ª edição das jornadas. No seu curto sermão, o Papa reconheceu as dificuldades e os constrangimentos que a vida contemporânea exerce sobre a juventude — que, sublinhou, é “um motor potente para a Igreja e para a sociedade”. É verdade que hoje as pessoas experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer”, enumerou. “Frequentemente, uma sensação de solidão e vazio conduz à busca dessas compensações, esses ídolos passageiros”, alertou. “Mas tenhamos uma visão positiva sobre a realidade”, recomendou.
Comentário pessoal: Não posso estar mais de acordo com o papa Francisco ao condenar “os ídolos passageiros”. Com todo o respeito o digo, mas não serão piores os ídolos que permanecem? Não serão piores os ídolos que o papa Francisco adora e arrasta multidões no caminho de adorar “ídolos”? Não conhece o papa Francisco os versos das Santas Escrituras?
"E todos os ídolos desaparecerão totalmente.” (Isaías 2 : 18)
"E deixaram a casa do SENHOR Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos. Então, por causa desta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém."  (II Crónicas 24 : 18)
"Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o SENHOR fez os céus."  (I Crónicas 16 : 26)
"E vos tenho enviado todos os meus servos, os profetas, madrugando, e insistindo, e dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho, e fazei boas as vossas ações, e não sigais a outros deuses para servi-los; e assim ficareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; porém não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim."  (Jeremias 35 : 15)
Há um som neste apelo do papa Francisco que soa a metal que retine de forma incongruente e falso. Não acham?
Isaías 40:18  A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
19  O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.
20  O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
21  Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?
22  Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
23  O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra.
Isaías 2: 8  Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos.
1ª Tes. 1: 9  Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro.
10  E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
Olha só: “Um forte aplauso ecoou quando o Papa recebeu das mãos do arcebispo de Aparecida uma réplica da imagem da santa, e em vários outros momentos da liturgia — tal como gritos de “Viva o Papa” e “Francisco, Francisco”, que se transformou no refrão de um dos cânticos entoados num ritmo tropical.”
Jesus Cristo clama: "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mateus 5: 18)
O sorriso e os gestos parecem ser uma forma de imitar Jesus “o cordeiro de Deus”, mas a Palavra de Deus não está no seu coração como estava no coração de Jesus: "Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele (Pai) que me enviou, e realizar a sua obra.” (João 4 : 34)
 
José Carlos Costa

1 comentário:

  1. sabem quanto o papa vai levar de crana para o banco
    de roma o brasil vai pagar a conta somente
    a bacatela pasmem de 120.0000milhoes de reais que daria para suprir muitos postos de saude com parceria da rede esgoto

    ResponderEliminar