31 de outubro de 2010

GUERRA E FOME: ATÉ QUANDO?

Por mais que a lógica do lucro e do poder explique praticamente todas as aberrações sociais cometidas pelos seres humanos, ela continua sem lógica de um entendimento objectivo. Um relatório divulgado há pouco tempo pela ONU (Organização das Nações Unidas) ressaltou que o número de vítimas da desnutrição grave e permanente aumentou em 12 milhões em apenas um ano, passando de 842 milhões em 2005 para 854 milhões de pessoas em 2006, a este ritmo continuou até 2009. Isso representa cerca em média 2 em cada seis habitantes do planeta.
Ainda segundo fontes da ONU, em 2006 a fome matou uma criança menor de dez anos a cada cinco segundos no mundo; e a cada quatro minutos uma pessoa perdeu a vista por falta de vitamina A. O paradoxo disto está na evidência que a Terra, de acordo com cálculos de especialistas da mesma organização, tem potencial para alimentar com 2.700 calorias diárias 12 biliões de pessoas, quase o dobro da população mundial.
Enquanto a ONU divulgava um relatório com números tão chocantes, o Instituto de Pesquisa de Paz Internacional de Estocolmo (Sipri) mencionava no seu relatório anual que o mundo gastou por ano 1,2 trilião de dólares em guerras. Ou seja, masis de 3,5% nos gastos militares do planeta, em comparação com o ano anterior.
Segundo esse relatório, somente os Estados Unidos foram responsáveis por quase a metade de todo o dinheiro dedicado por governos a armas em (falamos exclusivamente do ano 2006), gastando 529 biliões de dólares (cerca de 1,2 trilião de reais) – um crescimento de 4,75% (acima da média mundial). Por outro lado, o Programa Mundial de Alimentação do Departamento do Estado Norte Americano – a maior agência assistencial do mundo – possui um orçamento anual de 3 biliões de dólares. Dinheiro que, em tese, é usado para combater a fome em várias partes do mundo.
Antes que o texto vire um emaranhado de números e cifras, justifico a citação dos dados anteriores como uma prova cabal da insensatez dos líderes do planeta. Não é preciso ser economista para afirmar que 1,2 trilião de dólares por ano não somente daria para acabar com a fome das 854 milhões de pessoas que dela são vítimas, como acabaria com todos os demais itens que compõem o estado de miséria em que vivem outros tantos milhões.
Pessoas há, que tentam justificar a indústria da guerra como uma impulsionadora de milhões de empregos diretos e indiretos em todos os Continentes. Ainda assim, este argumento deixa de ter qualquer lógica (CLICAR) plausível para quem pense no destino da raça humana. É óbvio que quaisquer indústrias voltadas para a construção das reais melhorias de vida das sociedades e do meio ambiente serão muito mais bem sucedidas e aceites pela maioria.
As guerras alimentam poucas bocas, ávidas por devorar tudo o que encontram pela frente. A fome, ao contrário, mata um “exército” de inocentes, incapazes de levantar um só dedo contra tamanho genocídio. Por mais conhecimento e tecnologias que a humanidade ostente como prova de sua civilização, o estado primitivo de seu espírito coletivo delata o real estágio evolutivo em que se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário