19 de julho de 2010

HAVERÁ FIM PARA OS ATENTADOS ISLAMISTAS?

Mais um atentado em Bagadad, isto não surpreende ninguém e praticamente já não é notícia e se noticia é, deve-se ao facto de estar ligado a Al-Qaeda ou a Bin—Ladem, este quando era jovem via a americanização da sua família como sinal de decadência cultural e reagiu, aderindo à forma mais austera do islão. Quando era aluno da Universidade Jedda`s King Abdulaziz, na década de 1970, adriu à Irmandade Muçulmana. Leu os antiamericanos Milestones e In the Shade of the Koran de Qutb e até assistiu conferências do irmão mais novo de Qutb, Muhammad. Osama queixava-se, cada vez mais energicamente, do “projecto de alienação americana”destinado a alienar da sua religião os seus irmãos sauditas. Tornou-se também cada vez mais obcecado com a ligação entre a americanização e a decadência do islão disse: “Se cada muçulmano perguntar a si próprio porque é que a nossa nação atingiu este estado de humilhação e derrota, a resposta é óbvia é porque perseguiu loucamente as comodidades da vida e deitou para trás das costas o Livro de Alá, embora seja este o único que possui a sua cura…” O resultado aí está “Pelo menos 48 pessoas morreram ontem e 40 ficaram feridas, vítimas de um atentado suicida contra uma base do Exército iraquiano perto de Bagdad, onde membros de uma milícia que tem lutado contra a Al-Qaeda iam receber o seu salário.
O ataque aconteceu na cidade de Radwaniya, antigo bastião de combatentes ligados à rede terrorista Al-Qaeda, a 25 quilómetros da capital. "Estavam mais de 85 pessoas nas filas de espera, no portão principal da base militar para receber os seus salários quando uma pessoa se aproximou", contou Tayseer Mehsen, um sobrevivente do ataque, com 20 anos, à Reuters, no hospital Mahmudiya. "Um dos soldados tentou detê-lo, mas ele fez-se explodir."
O ódio pelo Ocidente e o zelo pela religião, que é encarada, simultaneamente, como uma fonte de significado e uma vítima de uma ameaça existencial, são sentimentos comuns em círculos radicais do islão.
Porque matam os islamistas a seus próprios irmãos? Estes são considerados traidores, amigos do Ocidente. Como resolver este problema? Eu sei, mas deixo ao estimado leitor a reflexão da resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário