11 de julho de 2010

O FANTÁSTICO MUNDO!

A sonda europeia Rosetta tirou mais de 400 fotos do asteróide Lutetia neste sábado, revelando um "novo mundo", informou a Agência Espacial Europeia (ESA), qualificando o resultado de "dia histórico".
Rosetta passou hoje, por volta das 16H00 GMT (12H00 de Brasília), a 3.200 km do asteróide Lutetia, um objecto maciço de mais de 100 km de diâmetro, situado entre as órbitas de Marte e de Júpiter.
São "imagens fantásticas", que revelam crateras e numerosos detalhes, disse Holger Sierks, do Instituto Max Planck, responsável pela câmara Osiris (Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System) que equipa a sonda.
O "novo mundo" descoberto por Rosetta "ocupará os cientistas durante anos", acrescentou Sierks do Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt (Alemanha), precisando que a sonda fez "mais de 400 imagens".
Gerhard Schwehm, responsável pela missão Rosetta, disse que hoje foi "um dia histórico".
Os cientistas acreditam que o asteróide poderá dar informações importantes sobre o passado do nosso sistema solar.
Rosetta, lançada em 2004 na encalço de um cometa com o qual deverá se encontrar em 2014, já havia feito uma primeira incursão em 2008 no principal cinturão de asteróides, que reúne milhares de rochas de formas e tamanhos diferentes.
O asteróide Lutetia foi descoberto em 1852 em Paris e foi batizado com o nome latino da capital francesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário