4 de maio de 2010

VULCÃO NA ISLÂNDIA ATIVA DE NOVO

A actividade do Eyjafjallajokull voltou a aumentar fazendo regressar a nuvem de cinza vulcânica e a Irlanda já anunciou restrições no seu espaço aéreo para esta terça-feira
03-Mai-2010
Depois do bloqueio de seis dias imposto ao espaço aéreo europeu no mês de Março, devido às possíveis consequências particularmente perigosas em termos de segurança para os motores dos aviões, que poderiam ser gravemente afectados pela nuvem de cinza vulcânica gerada pela actividade do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, tudo parecia ter já voltado à normalidade, mas o vulcão continua activo e voltou esta segunda-feira a gerar uma nova nuvem de cinza, que está a encaminhar-se para sul. Amanhã pela manhã, entre as 6h00 e as 12h00, os céus da Irlanda serão vedados ao tráfego aéreo, já que se prevê concentrações de cinzas superiores aos níveis de tolerância dos motores das aeronaves.

Os meteorologistas prevêem que a nova nuvem de cinza se desloque agora para sul, devendo passar ao largo de Portugal, e nessa altura já com uma concentração menor e sem consequências para o tráfego aéreo. Contudo, bem mais perto do vulcão nas ilhas britânicas, as autoridades voltam a olhar com apreensão para a actividade do Eyjafjallajokull.


Em comunicado, a Autoridade de Aviação Irlandesa explicou já o motivo que levou as autoridades locais a fecharem o espaço aéreo do país: "A Irlanda encontra-se dentro da área que se prevê tenha uma maior concentração de cinza, que excedem os níveis de tolerância dos fabricantes de motores”.


Apesar desta situação, os voos na Europa continental deverão funcionar dentro da normalidade, não havendo indicação de que possam surgir complicações no tráfego áereo sobre o Velho Continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário