11 de agosto de 2014

Ébola: A crise mais longa

Mais de mil mortos, dois mil infetados, vários tratamentos experimentais e uma vacina em testes clínicos. A crise exige uma resposta global porque o tempo está a esgotar-se.
A declaração de emergência feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca o Ébola no topo das prioridades de saúde a nível global. Ao mesmo tempo Marie-Paule Kieny, número dois da OMS, disse ser “realista” esperar por uma vacina preventiva contra o Ébola em 2015. De seguida o chefe da Imunização da mesma entidade declarou à rádio francesa RFI que “sendo esta uma emergência, temos de aplicar procedimentos de emergência, de modo a atingir o objetivo em 2015″. Em causa está um tratamento experimental nas mãos da Glaxo SmithKline, iniciado em 2013 e que tem mostrado resultados muito promissores na construção de uma barreira contra o vírus (UM VÍRUS QUE SE ALIMENTA DA MISÉRIA)  — mas cujos testes em humanos só serão iniciados no final deste ano, pelo que poderão ainda surgir atrasos que comprometam o plano da OMS.
Comentário pessoal: É tempo de percebermos que dispomos dos meios humanos, financeiros e tecnológicos para fazer face a esta e a outras (incontáveis) crises que nos afectam? Eu gostava de pensar que sim! Mas a gravidade das ameaças que pesam sobre a humanidade é tal, dificilmente, a encontramos nos recursos humanos por mais avançados que sejam!
Hoje em dia, quando se fala de mortos, fala-se em milhares ou centenas de milhares como é o caso na guerra que tem assolado os países árabes nos últimos anos. Qual a esperança? Bom, os Estados Unidos respondem com armas. O Papa Francisco diz que não se pode “matar em nome do amor ou da religião”. Estamos mais de acordo com esta posição do que a que é proposta por Barack Obama, sabendo que armas criam e provocam ódio e morte. Mas, e esta é uma palavra terrível…o “mas” a Igreja Católica, não o fez no passado, matar em nome do amor e da religião?
Se estas duas autoridades não sugerem soluções, de facto não podem e nem têm autoridade para tal. Temos só uma solução; olhar para a palavra profética e esta aponta que estes acontecimentos actuais são sinais do fim. O fim, também não é uma palavra linda de se ler “fim”. Mas a Bíblia coloca num outro contexto e esse é o fim das últimas coisas e o começo de novas coisas…e essas são a única esperança;
"Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.” (Mateus 23 :36)
"Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” (Lucas 21: 28)

"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21: 4)


José Carlos Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário