4 de novembro de 2010

SE ALGUÉM TEM OUVIDOS, OUÇA.

3 Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta,
4 e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?
5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses.
6 E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu.
7 Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação.
8 E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
9 Se alguém tem ouvidos, ouça.
Apocalipse:13

A primeira manifestação contra a visita do papa Bento XVI a Espanha concentrou hoje, de acordo com a polícia, mais de 3000 pessoas na Praça Sant Jaume, em Barcelona, 5000 segundo a organização.
A plataforma Jo no t'espero (eu não te espero, em catalão) agrupa mais de 60 entidades laicas que estão contra a visita do papa e denunciam o tratamento que o Estado espanhol dá ao pontífice.

O presidente dos Ateus de Catalunha, Albert Riba, disse que "foram superadas as expetativas" para o protesto e acrescentou que "se não há mais gente é porque existe uma certa apatia entre a população, uma grande desmoralização devido à crise e ainda receio da Igreja em certos setores da população".

Simona Levi, natural de Barcelona, trazia nas costas uma bandeira com um sinal de trânsito a indicar perigo com a mitra papal no interior. Em declarações à Lusa, referiu que é injusto "gastar-se muito dinheiro público em crenças religiosas que são temas pessoais".

"Não se tem que utilizar dinheiro público, o nosso dinheiro, num Estado laico, para pagar a visita a um senhor que representa um tema privado dos crentes da sua religião", afirmou.

A associação Ateus e Republicanos distribuía na praça bolachas de chocolate como se fossem hóstias e bananas com uma oração que começava com "Marx te salve, brinquedo".

Em declarações à Lusa, Milagros Viera, presidente da associação comentou que têm muitos motivos para dizer ao papa que não o esperam. "Pedimos um Estado laico, porque este Estado confessional não nos convém, dá todo o poder à Igreja", sublinhou.

Muito incomodado com a visita papal estava José Viayo, natural de Barcelona, que disse à Lusa que não espera nem "este papa nem nenhum outro papa".

"Estamos fartos da intervenção da Igreja nos assuntos públicos e estamos fartos de ter um acordo pelo qual o Estado espanhol paga à Santa Sé um dinheiro nosso", criticou.

Outras manifestações vão acontecer em Barcelona nos próximos dias devido à visita do papa. Os coletivos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) realizarão uma flashmob no domingo de manhã, em frente à catedral de Barcelona, durante o qual darão beijos em "defesa dos direitos sexuais e afetivos".

Também uma associação feminista levará a cabo uma manifestação no domingo, na praça da Universitat.

O sindicato da Confederação Geral do Trabalho de Barcelona convocou uma greve de autocarros e organizou um protesto para sábado, às 15 horas, em frente à catedral da cidade.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Sem comentários:

Enviar um comentário