4 de agosto de 2010

FINALMENTE, UMA BOA NOTÍCIA!

Finalmente, uma boa notícia! A BP começou nesta terça-feira a operação de "morte estática" do poço Macondo, no golfo do México, na primeira das duas etapas para a interrupção definitiva do pior vazamento marítimo de petróleo da história.
A operação consiste em injetar lama pesada e, posteriormente, cimento no poço, que já havia sido provisoriamente tampado em meados de julho. Técnicos dizem que o Macondo levará de 33 a 61 horas para ser sufocado.
"A meta desses procedimentos é concretizar a estratégia de matar e isolar o poço, e vai complementar a iminente operação do poço auxiliar", informou a BP.
Quem está interessado em “matar” o vazamento? Se quer descobrir o que impulsiona a subida do petróleo no mundo em desenvolvimento, comece pelo o carro. Cerca de 90 por cento de cada barril de crude consumido destina-se a combustíveis de transporte, como gasolina e gasóleo. Olhe para onde as vendas de carros estão a disparar e provavelmente vai descobrir onde a procura de petróleo está também a disparar.
Ao longo dos próximos três anos, as economias emergentes serão responsáveis por três quartos dos novos veículos na estrada. Tal como o consumo de crude da OCDE brevemente será superior ao consumo dentro da OCDE, o mesmo irá acontecer com os proprietários de automómeis. Dentro de cinco anos, a maior parte da frota mundial de automóveis não será guiada nas auto-estradas da Alemanha ou nas estradas interestaduais da América, mas nas estradas apinhadas da Índia e da China, fervilhantes de condutores estreantes.
Percebeu agora porque se tem que “matar” o vazamento? Apesar da magnitude do vazamento, que começou após a explosão de uma plataforma petrolífera em 20 de abril, ficou plenamente clara na segunda-feira, quando cientistas do governo divulgaram cifras revisadas segundo as quais quase 5 milhões de barris (cerca de 795 milhões de litros) de petróleo jorraram no mar até que o vazamento fosse interrompido, em 15 de julho.
Assim, o acidente superou o vazamento do poço Ixtoc, na baía de Campeche (México), estimado em quase 3 milhões de barris (478 milhões de litros).
Então para onde vai a BP nos próximos tempos? Sim senhor percebeu, pois são os RUMORES DO FIM.

Sem comentários:

Enviar um comentário