29 de novembro de 2014

O Segundo Advento, a Inspiração e o Francisco I


Hannibal Silver partilhou a foto de
 Apocalipse Revelado Online.
“Todo ponto de vista é a vista de um ponto”. A vista do meu ponto se encontra no pensamento inspirado de Pedro que escreveu:
O Senhor não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 2. Pedro 3:9.
A dor divina pela morte de um dos seus filhos é ilustrada pela angustia de Davi ao receber a noticia da morte do seu filho rebelde:
“Meu amado filho Absalão! Meu filho! Meu filho Absalão! Quem dera ter morrido em teu lugar! Ah, Absalão, meu querido filho, meu filho!” 2. Samuel 18:33

Demora e Magnanimidade
A aparente ‘demora’ no advento de Cristo encontra-se no anseio divino pela salvação de todos os seus filhos.  Os pontos altos da Inspiração em relação ao Advento são:
1. Preparo
2. Arrependimento
3. Participação. Esta apressa o Dia do Senhor.

O Arrependimento é Essencial
Movido por esta motivação Pedro exorta os seus leitores: “Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis. Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda.” 2. Pedro 3:9-14

Restauração Sem Aniquilação
Nesta Quarta Feira, Francisco I dirigindo-se aos fiéis em Roma reconheceu que a deformidade do pecado será restaurada por um Deus a quem encontraremos no ultimo dia face a face. Segundo
Francisco, “os católicos estão convencidos de que o fim dos tempos não vai trazer a "aniquilação do cosmos e de tudo o que nos rodeia." 
O plano de Deus, disse ele, é renovar tudo em Cristo e "trazer tudo para a sua plenitude de ser, verdade e beleza."

Um Cenário Apocalíptico 
Pedro em sua segunda carta apresenta um cenário diferente:
O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.

Preparação e Santificação
Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.
Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. 2. Pedro 3:9-14

Francisco & a Igreja no Mundo
Citando A Constituição Pastoral do Concílio Vaticano II sobre a Igreja no Mundo Moderno, ele disse: “Deus está preparando uma nova morada e uma nova terra onde a justiça habitará, e cujo bem-aventurança irá atender e superar todos os desejos de paz que surgem no coração humano.”
"Este é o lugar para onde a igreja está caminhando", disse ele. "Mais do que um lugar, é um estado de alma em que nossas aspirações mais profundas serão cumpridas com abundância. (...) É lindo pensar sobre isso, não é, pensar sobre o céu. Todos nós estaremos lá, todos nós. É bonito e nos dá força."

Pedro & Francisco I
Comparando as mensagens de Pedro e Francisco; duas perspectivas emergem em minha mente. O primeiro apresenta uma piedade mais profunda e um arrependimento genuíno a Cristo em resposta a antecipação dos ‘últimos dias’. O segundo parece propor segurança e confiança na comunhão da igreja.
A comunhão da Igreja não pode ser quebrado com a morte e só vai ser mais forte no final do tempo, ele disse. "É uma profunda comunhão entre a Igreja no céu e que ainda caminha sobre a terra. Aqueles que já estão vivendo na presença de Deus, de fato, podem suportar, interceder e orar por nós." Francisco indica a celebração da Eucaristia (Missa) e a intercessão pelas almas no Purgatório como obrigações do cristão católico.

Aplicação & Implicações:
A mensagem de Francisco I encontra-se em harmonia com os seguintes princípios:
1.Roma acredita na salvação em Cristo mediante os sacramentos da igreja.
2. A tradição da igreja triunfa sobre a inspiração (Escrituras).
3. A vinda de Cristo nas nuvens dos céus é eclipsada pelo estabelecimento progressivo do Reino de Deus através da igreja.
4. A doutrina do Purgatório e a oração pelos mortos é apoiada pelo 2 Macabeus 12: 42-46 (Livro Apócrifo)
5. As palavras de Francisco I se harmonizam com os ensinamentos de padres amigos que creem no estabelecimento progressivo do Reino de Deus através da recepção dos ensinamentos da igreja no mundo. 

Conclusão:
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3: 16.17
A Inspiração (as Escrituras) aponta para o santuário celestial (Salmos 91) de onde Deus dirige os destinos do mundo (Daniel 2); e os mecanismos interiores da redenção  (Romanos 1-3). Em Hebreus somos convidados a comunhão profunda com o nosso Sumo Sacerdote. Cristo no Pequeno Apocalipse alerta a sua igreja sobre os últimos dias em Mateus 24, 25; Marcos 13 e Lucas 21.
Hannibal Silver


Sem comentários:

Enviar um comentário