5 de janeiro de 2013

Alterações Climáticas, Portugal

Seca, incêndios e vagas de calor serão o retrato de Portugal em 2100 (com FOTOS)

Seca, incêndios e vagas de calor serão o retrato de Portugal em 2100 (com FOTOS)

Não acredita nas alterações climáticas? Então veja estes mapas desenvolvidos pela European Environment Agency (EEA) para o futuro do clima na Europa até 2100 [ver abaixo]. Estes 16 mapas sugerem o pior cenário climático para a Europa, tendo em conta as alterações climáticas e um futuro onde nada é feito para as mitigar.
Os mapas são devastadores para os países do sul da Europa: seca, incêndios, vagas de calor, aumento drástico do nível médio do mar e falta de água. “Está a pensar numas férias mediterrâneas? Então é melhor fazê-las agora. Se quiser visitar Espanha ou Itália marque já o seu voo”, resume o Grist.
Um dos mapas descreve o índex climático para turismo – um cálculo que mostra como o clima vai influenciar as actividades exteriores. Aqui, Portugal, Espanha e Itália são fortemente atingidos, tornando-se em locais onde, no Verão, é praticamente impossível estar fora de casa.
Mas há mais dados preocupantes – muito mais preocupantes. Toda a Península Ibérica será afectada por subidas de temperatura, inundações, fogos florestais, redução da qualidade do solo e diminuição dos caudais dos rios, aumento do nível médio do ar, perda de biodiversidade e redução do número de peixes.
O relatório pega nos dados que afirmam que os cinco Verões mais quentes da Europa – nos últimos 500 anos – surgiram entre 2002 e 2011 para prever que esta tendência não irá parar.
Em Portugal, e até 2050, as temperaturas deverão subir 1,5ºC. Na Extremadura espanhola, porém, a subida será de 2ºC. Se tivermos em conta o período de 2071 a 2100, poderemos chegar a um aumento de 3,5ºC em Portugal e até 4ºC em partes do centro de Espanha.
O futuro será também marcado por uma menor precipitação, tornando-a mesmo inexistente no Verão. Esta tendência, aliás, notar-se-á em toda a Europa, com excepção de alguns países do Norte. Haverá ainda uma menor queda de neve em todas as regiões.
Como já dissemos, o nível médio do mar irá subir – sobretudo no Norte português – e os terrenos agrícolas serão menos férteis. Os fogos florestais alastrarão.
Leia algumas das principais conclusões do estudo:
Região Mediterrânea
Aumentos de temperatura maiores que a média europeia
Diminuição anual da precipitação
Diminuição anual do caudal dos rios
Aumento do risco da perda de biodiversidade
Aumento do risco de desertificação
Aumento da procura de água para a agricultura
Diminuição das culturas agrícolas
Aumento do risco dos fogos florestais
Aumento da mortalidade devido a vagas de calor
Zonas costeiras
Aumento do nível do mar
Aumento da temperatura do mar
Aumento da oxidação do oceano
Expansão para Norte das espécies de peixes e plâncton
Mudanças nas comunidades de fitoplânctons
Aumento do risco para os stocks de peixe
Europa central e de leste
Aumento das temperaturas extremas
Diminuição da precipitação no Verão
Aumento da temperatura da água
Aumento do risco de fogos florestais
Diminuição no valor económico da floresta
Europa do Norte Ocidental
Aumento da precipitação no Inverno
Aumento dos caudais dos rios
Movimento das espécies para Norte
Diminuição da necessidade de energia para aquecimento
Aumento do risco de inundações em rios e zonas costeiras
Árctico
Aumento da temperatura muito maior que a média global
Diminuição da cobertura do gelo no mar Árctico
Diminuição do gelo na Gronelândia
Diminuição das áreas que estão sempre congeladas
Aumento do risco da perda de biodiversidade
Aumento da exploração de recursos de petróleo e gás
Europa do Norte
Aumento da temperatura muito maior que a média global
Diminuição da neve e cobertura de gelo nos rios e mares
Aumento do caudal dos rios
Movimento das espécies para norte
Aumento da produtividade das culturas agrícolas
Diminuição da procura de energia para aquecimento
Aumento do potencial da energia hídrica
Aumento do risco de tempestades no Inverno
Aumento do turismo no Verão
Regiões montanhosas
Aumento da temperatura muito maior que a média global
Aumento da extensão de glaciares
Diminuição das áreas completamente geladas
Grande risco de extinção de espécies na região dos Alpes
Aumento do risco da erosão do solo
Diminuição no turismo de ski

6 comentários:

  1. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderEliminar
  2. NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO

    "Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede
    também em mim."
    (JOÃO, 14:1.)


    O coração humano vive inquieto e aflito, precisamente porque carece de fé, a virtude que gera e mantém a serenidade de espírito, a segurança inabalável, qualquer que seja a conjuntura em que nos encontremos.
    Por isso, o médico do corpo e da alma preceitua o remédio que cura todas as tribulações: "Crede em Deus, crede também em mim".
    Crer em Deus é crer na vida, no testemunho positivo, concreto e real do Universo, desse Universo do qual fazemos parte integrante; é crer na infinita criação, nos mundos e nos sóis de todas as grandezas cujo número é incontável; é crer, em suma, nas realidades externas e internas, isto é, na vida que nos cerca e na vida que palpita em nosso eu, onde fala a inteligência, onde se manifesta a vontade, onde vibra o sentimento.
    Crer em Jesus é crer no Enviado de Deus, naquele através de cujo verbo nos é dado conhecer a verdade e em cujos exemplos podemos perceber e sentir o reflexo do maior e do mais excelente dos atributos divinos — o amor; crer em Jesus é crer na imortalidade comprovada na sua ressurreição e na ressurreição de todos os que tombam ao golpe inexorável da morte; crer em Jesus é crer na máxima sublimidade da vida, expressa em sua consagração em prol do bem e da felicidade de outrem.
    A fé, portanto, que o Mestre inculca a seus discípulos é aquela que se funda na aprovação de fatos incontestáveis, visíveis e palpáveis, que afetam os sentidos e a razão, as restritas possibilidades do homem e as imensas possibilidades do espírito. Essa fé nos conduz ao caminho da verdadeira Vida em sua expansão infinita e em sua eterna manifestação.
    Nessa infinita expansão da sua eterna manifestação, a Vida revela o seu objetivo, que consiste em conduzir a criatura ao Criador, mediante a lei incoercível da evolução.
    Semelhante fé, em realidade, redime o pecador, elevando, enobrecendo e santificando as almas.
    Não se turbe, pois, o nosso coração. Conquistemos paz e serenidade, firmeza e perseverança, crendo em Deus e no seu Cristo, através das provas animadas e veementes que a Vida mesma nos proporciona.

    (Na Seara do Mestre. Vinícius)

    FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER - 22/05/2016

    ResponderEliminar
  3. SITUAÇÃO AUAL E O FUTURO DO BRASIL

    oi companheiros, diante desse cenário politico tão perturbador eu fico muito preocupada com o futuro desse país. queria saber o que vocês pensam sobre como um pequeno grupo de pessoas mau intencionadas pode prejudicar um país de milhões e como que a espiritualidade pode permitir isso tudo. me consolem por favor porque estou mesmo desanimada com medo do futuro. um abraço a todos.
    Oi, Sabrina, prazer em te receber no Fórum.

    Parabéns por abordar o assunto sem citar nomes e instituições;

    Sabe, toda crise tem seu lado bom, mesmo que meio amarguinho. Enquanto a gente fica sabendo dos escândalos de mentira, traição e roubo, também pode se perguntar:

    – E eu? Até que ponto sou verdadeiro, fiel e incapaz de roubar?

    Muita coisa que parece sem importância pode ser roubo e traição. Quantas vezes a gente não roubou confiança dos outros? E a boa-fé?

    – Ah!, aquilo foi só uma mentirinha boba.

    Pode ser, mas mentira é uma forma de traição e roubo.

    ________________________________________
    Potencialmente, o Brasil é um dos países mais ricos do planeta. Rico, ingênuo e generoso.

    Desde séculos, a terra brasileira foi espoliada e despojada de riquezas minerais, vegetais, animais e riquezas do coração. Sim, quantas vezes comunidades nativas ou brasileiras tiveram sua esperança levada embora?

    Na Europa, as guerras e misérias contínuas tiraram a alegria e a confiança dos povos. Somente as novas gerações conseguiram se livrar um pouco do pessimismo de seus pais e avós.

    Já o Brasil sempre foi por caminhos mais leves. A humanidade brasileira não se abate, mesmo nas crises inevitáveis.
    Pra não te deixar sem algo esperançoso, eis alguma coisa boa já prevista pro Brasil.

    Dom Bosco: Foi um expoente da Igreja no Século 19. Tinha sonhos proféticos. Uma vez, preocupado em construir uma sede na América do Sul, ele dormiu e sonhou. Era a noite de 30 de agosto de 1883. Sonhou que viajava num trem pela lombada da Cordilheira dos Andes, desde o Norte ao Sul. Olha o que ele escreveu:

    "Eu enxergava nas vísceras das montanhas e nas profundezas da planície. Tinha, sob os olhos, as riquezas incomparáveis dessas regiões, as quais, um dia, serão descobertas. Eu via numerosos minérios de metais preciosos, jazidas inesgotáveis de carvão de pedra, de depósitos de petróleo tão abundantes, como jamais se acharam noutros lugares.

    Mas não era tudo. Entre os graus 15 e 20, existia um seio de terra bastante largo e longo, que partia de um ponto onde se formava um lago. E então uma voz me disse, repetidamente: – Quando vierem escavar os minerais ocultos no meio destes montes, surgirá aqui a Terra da Promissão, fluente de leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”

    Nos anos 50, o Presidente Kubitschek parecia fã da famosa previsão de Dom Bosco. Tanto que fez construir um lago bem no meio do tal "seio de terra largo e longo" (Planalto Central Brasileiro). Seria o lago do Paranoá, em Brasília. Engraçado é que Brasília fica bem no começo da tal faixa de D. Bosco, entre as latitudes 15º e 20º Sul.

    Emmanuel e Humberto de Campos (Chico Xavier): Também deixaram previsões muito boas sobre o Brasil.

    Ramatis (Hercílio Maes): Avisou que o Brasil conquistaria seu equilíbrio econômico e financeiro, já previsto pelo Alto. Que também seria tipo um líder moral da humanidade, em parte graças à simpatia que seu povo tem pelo Espiritismo.

    Ramatis (América Paolielo): Escreveu o livro Brasil, terra de promissão. Prevê a atuação decisiva do povo brasileiro nos momentos difíceis de transformação do planeta.

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/off-topic/o-futuro-do-brasil-52211/#ixzz4IqoyXtcW


    ResponderEliminar
  4. SITUAÇÃO AUAL E O FUTURO DO BRASIL

    oi companheiros, diante desse cenário politico tão perturbador eu fico muito preocupada com o futuro desse país. queria saber o que vocês pensam sobre como um pequeno grupo de pessoas mau intencionadas pode prejudicar um país de milhões e como que a espiritualidade pode permitir isso tudo. me consolem por favor porque estou mesmo desanimada com medo do futuro. um abraço a todos.
    Oi, Sabrina, prazer em te receber no Fórum.

    Parabéns por abordar o assunto sem citar nomes e instituições;

    Sabe, toda crise tem seu lado bom, mesmo que meio amarguinho. Enquanto a gente fica sabendo dos escândalos de mentira, traição e roubo, também pode se perguntar:

    – E eu? Até que ponto sou verdadeiro, fiel e incapaz de roubar?

    Muita coisa que parece sem importância pode ser roubo e traição. Quantas vezes a gente não roubou confiança dos outros? E a boa-fé?

    – Ah!, aquilo foi só uma mentirinha boba.

    Pode ser, mas mentira é uma forma de traição e roubo.

    ________________________________________
    Potencialmente, o Brasil é um dos países mais ricos do planeta. Rico, ingênuo e generoso.

    Desde séculos, a terra brasileira foi espoliada e despojada de riquezas minerais, vegetais, animais e riquezas do coração. Sim, quantas vezes comunidades nativas ou brasileiras tiveram sua esperança levada embora?

    Na Europa, as guerras e misérias contínuas tiraram a alegria e a confiança dos povos. Somente as novas gerações conseguiram se livrar um pouco do pessimismo de seus pais e avós.

    Já o Brasil sempre foi por caminhos mais leves. A humanidade brasileira não se abate, mesmo nas crises inevitáveis.
    Pra não te deixar sem algo esperançoso, eis alguma coisa boa já prevista pro Brasil.

    Dom Bosco: Foi um expoente da Igreja no Século 19. Tinha sonhos proféticos. Uma vez, preocupado em construir uma sede na América do Sul, ele dormiu e sonhou. Era a noite de 30 de agosto de 1883. Sonhou que viajava num trem pela lombada da Cordilheira dos Andes, desde o Norte ao Sul. Olha o que ele escreveu:

    "Eu enxergava nas vísceras das montanhas e nas profundezas da planície. Tinha, sob os olhos, as riquezas incomparáveis dessas regiões, as quais, um dia, serão descobertas. Eu via numerosos minérios de metais preciosos, jazidas inesgotáveis de carvão de pedra, de depósitos de petróleo tão abundantes, como jamais se acharam noutros lugares.

    Mas não era tudo. Entre os graus 15 e 20, existia um seio de terra bastante largo e longo, que partia de um ponto onde se formava um lago. E então uma voz me disse, repetidamente: – Quando vierem escavar os minerais ocultos no meio destes montes, surgirá aqui a Terra da Promissão, fluente de leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”

    Nos anos 50, o Presidente Kubitschek parecia fã da famosa previsão de Dom Bosco. Tanto que fez construir um lago bem no meio do tal "seio de terra largo e longo" (Planalto Central Brasileiro). Seria o lago do Paranoá, em Brasília. Engraçado é que Brasília fica bem no começo da tal faixa de D. Bosco, entre as latitudes 15º e 20º Sul.

    Emmanuel e Humberto de Campos (Chico Xavier): Também deixaram previsões muito boas sobre o Brasil.

    Ramatis (Hercílio Maes): Avisou que o Brasil conquistaria seu equilíbrio econômico e financeiro, já previsto pelo Alto. Que também seria tipo um líder moral da humanidade, em parte graças à simpatia que seu povo tem pelo Espiritismo.

    Ramatis (América Paolielo): Escreveu o livro Brasil, terra de promissão. Prevê a atuação decisiva do povo brasileiro nos momentos difíceis de transformação do planeta.

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/off-topic/o-futuro-do-brasil-52211/#ixzz4IqoyXtcW


    ResponderEliminar
  5. IMPERATIVO DA PACIÊNCIA

    Provável que raros amigos pensem nisto: paciência por imunização contra o suicídio.
    Nas áreas da atividade humana, bastas vezes, surgem para a criatura determinados topos de provação para cuja travessia, nem sempre bastará o conhecimento superior. É necessário que a alma se apoie no bastão invisível da paciência, a fim de não resvalar em sofrimentos maiores.
    Eis porque nos permitimos endereçar reiterados apelos aos irmãos domiciliados no Plano Físico a fim de que se dediquem ao cultivo da compreensão.
    Se te encontras sob o impacto de conflitos domésticos, ante aqueles que se façam campo de vibrações negativas, usa a tolerância, quanto possível, em auxílio à segurança da equipe familiar a que te vinculas.
    Nas decepções, sejam quais forem, reflete no valor da ponderação em teu próprio benefício.
    Diante de golpes que te sejam desfechados, esquece injúrias e agravos e pensa nas oportunidades do trabalho que se te farão apoio defensivo contra o desespero.
    Sob acusações que reconhece imerecidas, olvida o mal e não alimentes o fogo da discórdia.
    Quando te falte atividade profissional, continua agindo, tanto quanto puderes, nas tarefas de auxílio espontâneo aos outros, aprendendo que atividade nobre atrai atividades nobres e, com isso, para breve, te reconhecerás em novos posicionamentos de serviço, segundo as tuas necessidades.
    Se o desânimo te ameaça por esse ou aquele motivo, recorda a importância de teu concurso fraterno, em apoio de alguém, e não te dês ao luxo de paradas improdutivas.
    Em qualquer obstáculo a transpor no caminho, conserva a paciência por escora e guia e, de pensamento confiante na Divina Providência, seguirás adiante, afastando para longe a tentação da fuga e reconhecendo, em tempo estreito, que há sempre um futuro melhor para cada um de nós e que, em todas as tribulações da existência, vale a pena esperar pelo socorro de Deus.
    XAVIER, Francisco Cândido. Atenção. Pelo Espírito Emmanuel. IDE.
    FORMATAÇÃO E PESQUSA: MILTER 23.10.2016-ADDE

    AH! SE EU SOUBESSE...

    SUICÍDIO, UM ATO TENEBROSO
    A se eu soubesse…
    Que cada manhã fosse tão importante.
    Se eu soubesse que cada dia é uma dádiva.
    Se eu soubesse…
    Se eu soubesse que viver era tão importante.
    Que meu egoísmo, minha rebeldia era tudo inútil.
    Se eu soubesse que acordar toda manhã era tão magnífico.
    Que trabalhar era tão prazeroso…
    Porque reclamei tanto? Por quê?
    Por rebeldia findei meus dias.
    Por rebeldia hoje sofro.
    Por incredulidade descobri que por maiores que fossem meus problemas, nada, nada valeria esse sofrimento…
    Se eu soubesse que morrer era tão doloroso, nunca faria o ato tenebroso que cometi.
    Hoje acredito no erro que cometi, hoje, depois que acordei para os meus problemas, orei a Deus e nessa oração a luz se fez presente.
    Hoje peço perdão a Deus e a minha família e que um dia possa reparar o grande equivoco que cometi.
    Danilo.
    Psicografia recebida em 2016.
    Médium: Luciano C.

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/comunicabilidade-dos-espiritos-(mediunidade)/ha-se-eu-soubesse/#ixzz4NLYGRpz9







    ResponderEliminar
  6. IMPERATIVO DA PACIÊNCIA

    Provável que raros amigos pensem nisto: paciência por imunização contra o suicídio.
    Nas áreas da atividade humana, bastas vezes, surgem para a criatura determinados topos de provação para cuja travessia, nem sempre bastará o conhecimento superior. É necessário que a alma se apoie no bastão invisível da paciência, a fim de não resvalar em sofrimentos maiores.
    Eis porque nos permitimos endereçar reiterados apelos aos irmãos domiciliados no Plano Físico a fim de que se dediquem ao cultivo da compreensão.
    Se te encontras sob o impacto de conflitos domésticos, ante aqueles que se façam campo de vibrações negativas, usa a tolerância, quanto possível, em auxílio à segurança da equipe familiar a que te vinculas.
    Nas decepções, sejam quais forem, reflete no valor da ponderação em teu próprio benefício.
    Diante de golpes que te sejam desfechados, esquece injúrias e agravos e pensa nas oportunidades do trabalho que se te farão apoio defensivo contra o desespero.
    Sob acusações que reconhece imerecidas, olvida o mal e não alimentes o fogo da discórdia.
    Quando te falte atividade profissional, continua agindo, tanto quanto puderes, nas tarefas de auxílio espontâneo aos outros, aprendendo que atividade nobre atrai atividades nobres e, com isso, para breve, te reconhecerás em novos posicionamentos de serviço, segundo as tuas necessidades.
    Se o desânimo te ameaça por esse ou aquele motivo, recorda a importância de teu concurso fraterno, em apoio de alguém, e não te dês ao luxo de paradas improdutivas.
    Em qualquer obstáculo a transpor no caminho, conserva a paciência por escora e guia e, de pensamento confiante na Divina Providência, seguirás adiante, afastando para longe a tentação da fuga e reconhecendo, em tempo estreito, que há sempre um futuro melhor para cada um de nós e que, em todas as tribulações da existência, vale a pena esperar pelo socorro de Deus.
    XAVIER, Francisco Cândido. Atenção. Pelo Espírito Emmanuel. IDE.
    FORMATAÇÃO E PESQUSA: MILTER 23.10.2016-ADDE

    AH! SE EU SOUBESSE...

    SUICÍDIO, UM ATO TENEBROSO
    A se eu soubesse…
    Que cada manhã fosse tão importante.
    Se eu soubesse que cada dia é uma dádiva.
    Se eu soubesse…
    Se eu soubesse que viver era tão importante.
    Que meu egoísmo, minha rebeldia era tudo inútil.
    Se eu soubesse que acordar toda manhã era tão magnífico.
    Que trabalhar era tão prazeroso…
    Porque reclamei tanto? Por quê?
    Por rebeldia findei meus dias.
    Por rebeldia hoje sofro.
    Por incredulidade descobri que por maiores que fossem meus problemas, nada, nada valeria esse sofrimento…
    Se eu soubesse que morrer era tão doloroso, nunca faria o ato tenebroso que cometi.
    Hoje acredito no erro que cometi, hoje, depois que acordei para os meus problemas, orei a Deus e nessa oração a luz se fez presente.
    Hoje peço perdão a Deus e a minha família e que um dia possa reparar o grande equivoco que cometi.
    Danilo.
    Psicografia recebida em 2016.
    Médium: Luciano C.

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/comunicabilidade-dos-espiritos-(mediunidade)/ha-se-eu-soubesse/#ixzz4NLYGRpz9







    ResponderEliminar