23 de setembro de 2009

TEMPESTADE DE AREIA COBRE A CIDADE DE SYDNEY - AUSTRÁLIA

"O vosso país está assolado; as vossas cidades abrasadas pelo fogo; a vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença, e está devastada, como por uma pilhagem de estrangeiros." Isaías 1:7
Convido a ler o verso 3 "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende."
É espantosa esta afirmação da parte do Senhor - reconhecemos que há aqui um conteúdo histórico, é também simbólico e profético - "o boi". Os animais domésticos conhecem aquele que os alimenta diáriamente. Até os seres irracionais sabem onde encontrar o seu alimento, e por esta razão sentem um certo carinho pela pessoa que os sustenta. Mas não é assim com o povo de Deus! Descuidados, assolam a terra, exploram e poluiem a natureza e esta como um "animal" deixou de ter carinho pelo homem! O homem que deixou de ter afeição por Deus, o Senhor do céu e da terra, tornam-se culpados, insensatos. Nem sequer demonstram ter a escassa inteligencia dos animais. Os resultados aí estão;
SYDNEY - Uma grande tempestade de areia atingiu o leste da Austrália e cobriu Sydney nesta quarta-feira, afectando o transporte e forçando as pessoas a abrigarem-se, além de prejudicar o solo de regiões agrícolas.
A poeira escureceu a isolada cidade de Broken Hill na terça-feira, forçando uma mina de zinco a fechar, e percorreu 1.167 quilómetros a leste para cobrir Sydney de vermelho nesta quarta-feira (23/09/2009).
Pela tarde, a tempestade, carregando cerca de 5 milhões de toneladas de areia, se espalhou pela parte sul do país, chegando ao Estado tropical de Queensland.
Tempestades de areia não são incomuns, mas geralmente restritas ao interior. Ocasionalmente, durante grandes períodos secos, as tempestades de areia atingem áreas costeiras. A Austrália é o continente mais seco do planeta, atrás somente da Antárctida.
A Austrália enfrenta uma de suas secas mais severas e autoridades climáticas afirmam que o El Niño está lentamente ganhando força no Pacífico, o que irá piorar as condições nos Estados do leste.
O país é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas e também o maior emissor per capita de gases estufa no mundo, uma vez que depende de centrais termoeléctricas para abastecimento de electricidade.
Os cientistas estão relutantes em ligar directamente as mudanças climáticas com os eventos extremos no tempo como as tempestades e a seca, afirmando que existem flutuações de acordo com as condições atmosféricas, mas grupos ambientalistas relacionam os dois factores e pedem acção.
Voos internacionais foram desviados de Sydney, viagens de barco foram suspensas e motoristas alertados para tomar cuidado nas estradas devido à visibilidade.
Autoridades da Saúde pediram que a pessoas fiquem e casa, alertando que a tempestade deve continuar na quinta-feira. Mais de 200 pessoas solicitaram serviços de emergência com problemas respiratórios.

Sem comentários:

Enviar um comentário