12 de agosto de 2009

H1N1, REDES CRIMINOSAS, TRÁFICO DE DROGAS: UNEM OS "TRÊS AMIGOS"

O final da cimeira dos “Três Amigos” (Estados Unidos, Canadá e México), como é conhecido o encontro dos líderes da América do Norte, foi marcado pelas habituais declarações de boa vontade e renovadas promessas de colaboração. “Cada país da América do Norte enfrenta desafios que são relevantes para todos os países da América do Norte, da recuperação económica à competitividade, segurança, H1N1, redes criminosas transnacionais, alterações climáticas e iniciativa de energias limpas e renováveis”, reconhecia o comunicado final do encontro.
Todos os Presidentes sublinharam a sua vontade em cooperar nos temas mais sensíveis de imigração e segurança das fronteiras — que permanecerão abertas mesmo se, conforme as estimativas, o início do Outono trouxer uma nova vaga de contaminação da gripe A, prometeram.
De resto, os três concordaram em guardar posteriores decisões de matérias económicas para depois da cimeira do G20, no próximo mês em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Nenhuma nova iniciativa foi anunciada, mas todos reclamaram acordos e progressos na agenda comum.
10 de Agosto de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário