15 de novembro de 2009

O TEMPO ESTÁ A ESGOTAR-SE

Hoje às 13:15
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o seu homólogo russo Dmitri Medvédev reiteraram, este domingo, o compromisso para obter um acordo de desarmamento nuclear antes do final deste ano.
Os dois líderes, reunidos em Singapura após o encerramento da cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), exprimiram o seu descontentamento pelos fracos progressos nas negociações para persuadir Teerão a pôr termo às ambições nucleares.
Barack Obama advertiu que «o tempo está a esgotar-se» para que Teerão aceite a proposta internacional e que «infelizmente, pelo menos até agora, o Irão foi incapaz de decidir pelo sim».
Por seu turno, Medvédev indicou que «no caso de fracasso das propostas internacionais, há outras opções na mesa para mover o processo noutra direcção», em implícita alusão à eventualidade de sanções mais gravosas contra o Irão.
«O nosso objectivo é claro: um programa nuclear transparente e não algo que cause preocupação ao resto da comunidade internacional», referiu o presidente russo.
As potências internacionais propuseram ao Irão processar o urânio de que esse país necessita para uma exploração nuclear com fins médicos, mas Teerão, que inicialmente se mostrara disposto a aceitar a proposta, tem-se escusado a uma resposta definitiva e pede mais negociações.
No relativo às negociações para o novo tratado de desarmamento nuclear, que substituirá o actual START, que expira em 05 de Dezembro, Obama e Medvédev reiteraram o compromisso de assiná-lo dentro das datas previstas.
O presidente russo, no entanto, assinalou que há questões «técnicas» por resolver.
Na sua reunião de Moscovo em Julho passado, Obama e Medvédev decidiram que o novo tratado, que estará em vigor durante dez anos, reduziria o número de ogivas nucleares de cada país a um número entre 1500 e 1675 durante os primeiros sete anos, enquanto que os seus vectores ou projécteis para lançamento seriam reduzidos a um máximo entre 500 e 1000.
O tratado START, assinado em 1991 e que expira em Dezembro, estabelece o máximo de ogivas nucleares autorizadas em 2200 e os vectores em 1600.
Entre os assuntos que continuam em suspenso e por resolver está o processo de verificação de todo esse processo, de acordo com fontes norte-americanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário