Os aeroportos situados no norte da Europa estão inactivos devido ao encerramento do espaço aéreo europeu.
O tráfego aéreo no norte da Europa encontra-se encerrado afectando directamente aeroportos em Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e todos os países escandinavos, podendo vir a afectar também alguns aeroportos alemães que, para já, continuam a operar. Esta situação, que resulta da presença de uma enorme nuvem de cinzas vulcânicas espalhada sobre o norte do continente europeu, numa área de 16 quilómetros, devido à erupção de um vulcão na Islândia, poderá manter-se durante os próximos dias, aumentando ainda mais a confusão que reina já nos diversos aeroportos internacionais onde os passageiros se amontoam à medida que vão sendo cancelados os voos para os destinos agora interditos. Só até à meia-noite desta quinta-feira deverão ter sido cancelados 5000 voos no continente europeu.
Inicialmente coram apenas os aeroportos britânicos a encerrar, o que obrigou ao cancelamento dos voos de e para o Reino Unido, mas esta situação agravou-se a partir do momento em que a nuvem de cinzas vulcânicas aumentou as suas dimensões obrigando ao encerramento do tráfego aéreo num maior número de países europeus. De acordo com um porta-voz da Eurocontrol, a agência europeia intergovernamental de segurança aérea, "a necessidade de manter a segurança no espaço aéreo europeu determinou o encerramento do espaço aéreo em vários países, numa situação que só sofrerá alterações caso sejam repostas as condições de segurança".
Esta situação alargou-se já ao início da tarde aos principais aeroportos franceses, tendo a autoridade de Aviação Civil de França informado que o principal aeroporto de Paris e mais de 20 outros no país estão encerrados. Foram igualmente cancelados todos os voos na Noruega, Suécia Dinamarca e Finlândia, por causa da possibilidade das cinzas poderem provocar danos nos motores das aeronaves. Por seu turno, o porta-voz da British Airways, John Lampl, confirmou que vários voos com partida dos EUA com destino a Heathrow, o maior aeroporto da Europa em volume de tráfego, foram obrigados a regressar aos aeroportos de origem a partir do momento em que foi determinado o encerramento do espaço aéreo britânico.
As cinzas atiradas para a atmosfera em resultado de erupções vulcânicas podem ter graves consequências para os aviões que se virem obrigados a atravessar as respectivas áreas de influência. Isso mesmo foi verificado há alguns anos quando um Boeing 747, na Indonésia, perdeu os seus quatro motores quando atravessou uma nuvem de cinzas provocada por um vulcão em actividade naquele país asiático. Segundo os técnicos da aviação civil, as partículas rochosas e mesmo pedaços de vidro que se encontram nestas nuvens podem provocar graves avarias nos motores, mas também nos depósitos de combustível, o que pode mesmo resultar na possível queda dos aviões, pelo que a única medida adequada para esta situação é o encerramento do tráfego aéreo.
Esta é a segunda erupção vulcânica na Islândia em menos de um mês, registada na área gélida do glaciar de Eyjafjallajokull, no sul daquele país, uma erupção que levou já as autoridades islandesas a evacuar entre 700 e 800 pessoas que foram retiradas das suas casas numa região pouco povoada a 125 quilómetros a leste de Reykjavik. Estas evacuações resultam não tanto da erupção vulcânica, mas sim das cheias provocadas pelo degelo resultante do calor vulcânico.
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