25 de fevereiro de 2014

Papa Francisco: A divisão entre nós cristãos é um escândalo!

VATICANO, 22 Jan. 14 / 03:45 pm (ACI/EWTN Noticias).- Diante dos milhares de fiéis e peregrinos nesta manhã na Praça de São Pedro, o Papa Francisco dedicou sua catequese a refletir sobre a Semana de oração pela unidade dos cristãos: “um tempo dedicado à oração para seguir a vontade de Cristo”.

O Pontífice recordou que “sábado passado iniciou-se a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se concluirá no próximo sábado, festa da conversão de São Paulo apóstolo. Esta iniciativa espiritual, mais do que nunca preciosa, envolve as comunidades cristãs há mais de cem anos. Trata-se de um tempo dedicado à oração pela unidade de todos os batizados, segundo a vontade de Cristo”.

O Santo Padre disse logo que este ano o tema desta semana veio do Canadá e faz referência à pergunta dirigida por São Paulo aos cristãos de Corinto: “Então estaria Cristo dividido?”.

“Certamente Cristo não está dividido. Mas devemos reconhecer sinceramente e com dor que as nossas comunidades continuam a viver divisões que são um escândalo. As divisões entre nós cristãos são um escândalo. Não há outra palavra: um escândalo. Cada um de vós – escrevia o apóstolo – diz: ‘Eu sou de Paulo’, ‘Eu sou de Apolo’, ‘E eu de Cefas’, ‘E eu de Cristo’”.

“Mesmo aqueles que professavam Cristo como seu líder não são aplaudidos por Paulo, porque usavam o nome de Cristo para separar-se dos outros dentro da comunidade cristã. Mas o nome de Cristo cria comunhão e unidade, não divisão! Ele veio para fazer comunhão entre nós, não para dividir-nos. O Batismo e a Cruz são elementos centrais do discipulado cristão que temos em comum. As divisões, em vez disso, enfraquecem a credibilidade e a eficácia do nosso compromisso de evangelização e arriscam esvaziar a Cruz do seu poder”.

O Santo Padre disse que apesar do “apesar do sofrimento das divisões, que infelizmente ainda permanecem, acolhemos as palavras de Paulo como um convite a alegrar-nos sinceramente pelas graças concedidas por Deus a outros cristãos. Temos o mesmo Batismo, o mesmo Espírito Santo que nos deu a Graça: reconheçamos isso e nos alegremos”.

“É belo reconhecer a graça com a qual Deus nos abençoa e, ainda mais, encontrar nos outros cristãos algo de que necessitamos, algo que podemos receber como um dom dos nossos irmãos e irmãs. O grupo canadense que preparou os subsídios desta Semana de Oração não convidou as comunidades a pensarem naquilo que poderiam dar a seus vizinhos cristãos, mas os exortou a encontrar-se para entender aquilo que todos podem receber de tempos em tempos dos outros”.

Para concluir o Papa disse que “isso requer algo a mais. Requer muita oração, requer humildade, requer reflexão e contínua conversão. Sigamos adiante neste caminho, rezando pela unidade dos cristãos, para que este escândalo seja exterminado e não esteja mais entre nós. Obrigado!”.
Comentário pessoal: É minha profunda convicção que o papa Francisco, conhece os escritos de Ellen G. White e o pensamento da igreja Adventista. Senão leiam esta citação: “Todos têm lições a aprender na escola de Cristo, a fim de aperfeiçoar caracteres cristãos e ter unidade com Cristo. Disse Cristo a Seus discípulos: “Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos Céus.” Mateus 18:3. Ele explicou-lhes o que queria dizer com isso. Não desejava que se tornassem crianças no entendimento, e, sim, na malícia. As criancinhas não manifestam sentimentos de superioridade e aristocracia. São simples e naturais em sua aparência. Cristo queria que Seus seguidores cultivassem maneiras sem afetação, para que todo o seu porte fosse humilde e semelhante ao de Cristo. Ele tornou nosso dever viver para o bem de outros. Veio das cortes reais do Céu a este mundo, para mostrar quão grande interesse Ele tinha no homem; e o preço infinito pago pela redenção do homem demonstra que o homem é de tão grande valor que Cristo chegou a sacrificar Suas riquezas e honra nas cortes reais, para erguê-lo da degradação do pecado.” {EDD 188.4}
Só que ele esquece que a Igreja que Cristo fundou: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"  (Mateus 16 : 18). Está alicerçada no próprio Cristo e tem por limite não só o baptismo e a cruz, mas também, os princípios, tais como: A Lei de Deus, a fé única num só Salvador (Atos 4:12), nas Profecias bíblicas de Daniel e Apocalipse e as Sagradas Escrituras tem a sua origem em Deus (2ª Tim. 3:16) e a tradição tem exclusivamente origem no homem desviado das diretrizes de Deus.

José Carlos Costa

20 de fevereiro de 2014

União Europeia diz "sim" a sanções contra Kiev


Os manifestantes anti-governamentais fortificam as suas barricadas depois de mais um dia de confrontos, o mais sangrento desde o início dos protestos Ministros dos negócios estrangeiros da União Europeia chegam a acordo para punir os responsáveis pelo derramamento de sangue na Ucrânia. As sanções devem ser aplicadas nas "próximas horas".


Os manifestantes anti-governamentais fortificam as suas barricadas depois de mais um dia de confrontos, o mais sangrento desde o início dos protestos
Os manifestantes anti-governamentais fortificam as suas barricadas depois de mais um dia de confrontos, o mais sangrento desde o início dos protestos.

As medidas punitivas incidem na privação de circulação na União Europeia e o congelamento de bens de todos os que têm "as mãos manchadas de sangue", anunciou a ministra italiana dos negócios estrangeiros à saída do encontro. Emma Bonino acrescentou que a decisão produzirá efeitos "dentro das próximas horas".

A decisão foi feita em "estreita coordenação" com os ministros alemão Frank-Walter Steinmeier, polaco Radoslaw Sikorski e francês Laurent Fabius, que se encontram ainda em Kiev, por causa da grave situação que se vive na Ucrânia - estava prevista a sua presença na reunião em Bruxelas.

Desde quinta-feira que procuram encontrar uma solução com vista ao fim da sangrenta crise política, mantendo conversações com o presidente Viktor Ianukovitch e com os líderes da oposição Arseniy Yatsenyuk do Batkivshchyna ("Pátria"), Vitali Klischko, do UDAR ("Golpe") e Oleh Tiahnybok, que dirige o Svoboda ("Liberdade").

À beira da guerra civil, a Praça da Independência deu lugar a um cenário de guerra, com corpos espalhados nas ruas. Os protestos estendem-se também a outras cidades do país. A revolta anti-governamental dura desde novembro, mas na terça-feira atingia as maiores proporções de violência.

As tréguas anunciadas ontem à noite por Ianukovitch duraram apenas horas. Esta manhã, as ruas do país voltaram a ser palco de extrema violência com novos confrontos entre a polícia e manifestantes, tornado-se no dia mais sangrento.

As autoridades falam em 39 mortos - num total de 67 vítimas desde terça-feira. O balanço dos manifestantes apontam mais de uma centena de mortos e 500 feridos, só nesta quinta-feira, diz o responsável pelos serviços médicos da oposição, Oleg Moussii, citado pela "CNN".

Do lado dos EUA, um comunicado da Casa Branca voltou hoje a colocar a batata quente do lado de Ianukovitch, para que avance de imediato com a retirada do exército e permita as manifestações pacíficas.

A oposição acusa as forças de segurança de utilizarem armas de fogo e que atiram para matar. As imagens que chegam de Kiev são de manifestantes a fortificar as barricadas depois dos confrontos.

Fonte  

Comentário pessoal: Com uma economia mundial fortemente integrada e uma rede digital planetária, estamos a assistir ao nascimento da primeira civilização verdadeiramente mundial e diversa. O conhecimento e o poder económico multiplicam-se e dispersam-se de forma muito mais rápida e ampla do que no tempo das Revoluções da Imprensa e Industrial, e o equilíbrio político internacional está a sofrer uma alteração nunca vista. Quem manda? Onde está o centro do poder? Nas Assembleias dos Estados ou na Rua?
Bruxelas, Washington, Pequim ou…?
Tudo neste momento parece nebuloso e confuso. Olhe-se para a Ucrânia ou Venezuela! Para não falar nos países do Médio Oriente ou África! Na verdade, deveríamos falar em continentes e não em países. Muitos colocam hoje em dia, colocam os olhos na China como o império emergente, nos Estados Unidos ou Vaticano. De onde virá o socorro?
A verdade é que se vive rodeado por movimentos ou ideologias “fundamentalistas”, sejam de mercado, sociais, económicas e religiosas. Há neste nebulosa de fundamentalismo um conceito: “salve-se quem puder”!

A solução ou unidade não pode ter origem no homem… tudo tem ido de mal a pior. Os homens e mulheres continuarão envoltos nesta confusão da qual a Ucrânia e a Venezuela são paradigmas. Assim não deve estar o povo que tem como Líder o Senhor Jesus Cristo: “A unidade dos seguidores de Cristo com Ele deve ser a grande e inegável prova de que Deus realmente enviou o Seu Filho... para salvar pecadores. Mas uma religião relapsa... deixa o mundo confuso e desorientado.” {OA 161.3}

José Carlos Costa

17 de fevereiro de 2014

Igreja faz culto com seus fiéis nus

Uma igreja em Virginia, nos Estados Unidos, está no centro de uma grande polémica após permitir que seus fiéis compareçam nus ao culto. Além dos frequentadores, o pastor Allen Parker também fica totalmente sem roupa ao ministrar a missa.

A justificativa de Parker para o culto nu é que "todos os frequentadores de nossa igreja são apenas seres humanos. Sem riqueza pessoal ou aparência glamourosa, todas as pessoas são iguais".

Apesar de permitir e incentivar a presença de pessoas sem roupas na missa, a igreja não obriga a ausência de roupas. Por conta do frio que vem quebrando recordes nos EUA, parte dos fiéis segue indo de roupa à missa.

Assista ao vídeo abaixo e veja como é a missa com as pessoas nuas:

Comentário pessoal: O que é que vou dizer? Na minha cidade e quando eu era jovem, havia uma expressão: ´é de loucos´. Este mundo está nu, vazio e louco.
Jesus disse: "E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 5: 40)

José Carlos Costa

Pastor que usava cobras em cultos morre ao ser picado nos EUA

Jamie Coots em performance com cobra (Foto: Reprodução/ CNN)
Yahoo Brasil -  Jamie Coots em performance com cobra (Foto: Reprodução/ CNN)
O pastor americano Jamie Coots morreu na noite de sábado (15) picado por uma das cobras que utilizava durante suas pregações no estado de Kentucky, nos Estados Unidos.  Ele ficou famoso após participação no programa "Snake Salvation", do canal National Geographic.

O serviço de emergência foi acionado por pessoas que presenciaram o acidente mas, quando a ambulância chegou à igreja, o pastor já tinha ido para casa. Os socorristas foram até a residência de Coots, mas ele recusou atendimento. Eles saíram e retornaram cerca de uma hora depois e já encontraram o pastor morto.

De acordo com o jornal “The Lexington Herald-Leader”, ele já havia sido picado outras vezes, sem maiores consequências.

Nos cultos de Coots, os fiéis seguravam os animais enquanto oravam, o que é considerado um teste de fé.

Nota pessoal: A sociedade comercial mais antiga do mundo foi criada na Suécia em 1347, se bem que a sua forma legal só se vulgarizasse no século XVII, quando os Países Baixos e o Reino Unido permitiram uma proliferação de alvarás comerciais, sobretudo para a exploração do comércio de e para as suas novas colónias ultramarinas. Assim nasceu a conceito comércio. Este conceito tinha por foco a compra ou troca de produtos, coisas, mais tarde envolveu os escravos, ou seja o ser humano como produto ou coisa. Nestes últimos tempo envolve a religião, ou seja, a venda da fé. Parece que vivemos no tempo “tudo a saldo”. Lamentável!
“Prevalece o mais desenfreado excitamento, e no entanto a hora da terminação da graça apressa-se a chegar, e todos os casos estão prestes a ser decididos para a eternidade. Satanás vê que seu tempo é curto. Pôs ele todos os seus agentes a trabalhar, para que os homens sejam enganados, iludidos, ocupados e enlevados, até que termine o tempo da graça, e se feche para sempre a porta da misericórdia. Está iminente o tempo em que haverá aflição que bálsamo algum humano poderá curar.” Nos Lugares Celestiais, Meditações – 1967 E.G.White

José Carlos Costa

6 de fevereiro de 2014

Juízes Protegem mãe Homicida

Alexandra Gomes (à esquerda na foto)
com a sua advogada
Alexandra Gomes, que confessou ter matado 3 filhos à nascença, começou ontem a ser julgada à porta fechada. Ninguém pode assistir.

Comm o objetivo de preservar a intimidade e a dignidade de Alexandra Gomes, a mulher que confessou à Polícia Judiciária ter matado três filhos à nascença, o Tribunal de Figueiró dos Vinhos está a realizar o julgamento, que começou ontem, à porta fechada. O coletivo de juízes justifica ainda que a divulgação dos factos em discussão pode colidir com a "moralidade de uma sociedade democrática" e "até gerar fenómenos de imitação dos factos que compõem o despacho de Acusação".
Em resposta a um pedido da arguida, de 28 anos, o coletivo de juízes considera "evidente" que a divulgação das audiências de julgamento poderá "repercutir-se gravosamente na sua dignidade", já que a "matéria em discussão contende diretamente com a esfera da intimidade da arguida".
Este fundamento, que assenta na questão da dignidade da arguida, "merecia ser mais desenvolvido" pelo tribunal, por parecer "insuficiente e vago", disse ao CM Paulo Otero, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa. Na sua opinião, qualquer pessoa julgada por homicídio sente a dignidade em causa ao reviver o caso, mas isso por si só não justifica que as audiências sejam à porta fechada.
Alexandra Gomes está acusada de um crime de homicídio qualificado e de três de profanação de cadáver e ontem aceitou depor, explicando demoradamente as circunstâncias em que se desfez de cada um dos filhos.
Quando foi detida, em setembro de 2012, tinha sido mãe há poucos dias. O parto decorreu em casa e ela colocou o bebé num saco de plástico, que guardou num roupeiro. Sofreu uma forte hemorragia e foi hospitalizada, o que motivou a intervenção da PJ. Ao ser confrontada, confessou não só aquele homicídio, como outros dois nos últimos seis anos.
As gravidezes resultaram de relações esporádicas. Desfez-se dos bebés por não querer mais filhos. Tem uma filha de sete anos, que vive com o pai.
Fonte http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/juizes-protegem-mae-homicida

Comentário pessoal: Não tenho capacidade de escrever por não conseguir compreender. Sendo assim, deixo um texto bíblico, mais que suficiente:
2ª Tim. 3:1  SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2  Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3  Sem afeto natural (maternal realce nosso), irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4  Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5  Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

José Carlos Costa

O Massacre de Cristãos na Síria


As forças rebeldes massacraram 45 cristãos na cidade de Sadad no centro-oeste da Síria, de acordo com o arcebispo sírio ortodoxo Selwanos Boutros Alnemeh.
Rebeldes islâmicos entrara na cidade em 21 de outubro, sendo ele uma semana depois capturado pelas forças do governo.
“O que aconteceu em Sadad foi o massacre mais grave e maior de cristãos na Síria nos últimos dois anos e meio”, disse o prelado, de acordo com o serviço de notícias Fides “45 civis inocentes foram martirizados por nenhuma razão, e entre eles várias mulheres e crianças, muitos jogados em valas comuns. Outros civis foram ameaçados e aterrorizados. 30 ficaram ameaçados e aterrorizados. 30 ficaram feridos e 10 ainda estão desaparecidos.”
“Alguns foram mortos e outros foram ameaçados à bala, por estrangulamento, executados e com a destruição de suas casas”, disse o prelado e acrescentou de acordo com um relatório da OCP Mídia News, uma agência de notícias Ortodoxa.
Fonte: Voz da Missão – janeiro de 2014.

Nota pessoal: morrer como cristão, ou seja, morrer pela fé em Jesus Cristo como Único Salvador é um santo privilégio. Os cristãos primitivos aceitavam a morte com cânticos de louvor. O sangue que eles derramaram tornou-se semente de vida. Graças ao testemunho marturios o Evangelho alcançou o mundo. Estamos prontos a morrer, esse não é o problema, o que nos interroga é o sentido dessa morte. Também não é o fato de se ser mortos por fanáticos, isso já aconteceu no longo período da Inquisição.
Como podem os muçulmanos exigirem todas as liberdades no mundo ocidental (cristão) e no mundo do Médio Oriental e em certas regiões de África (muçulmanos) massacrarem brutalmente crianças, velhos, mulheres e homens inocentes?
Talvez, possamos compreender a razão de Jonas não querer ir para Ninive. Ele sabia da crueldade deste povo.

José Carlos Costa
Cristãos queimados vivos.
Não estou bem com a minha consciência, por isso vou postar notícia e foto verdadeiramente chocante, aberrante, só pode ter origem no ódio diabólico! Vejam: Um grupo de quinze rebeldes islâmicos sírios ligados à facção AKA Jabhat al-Nusra sequestrou, estuprou e matou uma adolescente cristã chamada Mariam, na cidade de Al-Qusair. A notícia está sendo veiculada pelos principais veículos de informação cristãos do mundo, e segundo o site Acontecer Cristiano, apesar de a jovem ter sido assassinada, a família dela conseguiu escapar da cidade.

A facção AKA Jabhat al-Nusra tem se tornado o principal grupo islâmico na guerra civil que divide a Síria e tenta depor o presidente Bashar Al-Assad.Quando a facção descobriu que Mariam era cristã, os representantes do grupo resolveram que ela seria esposa de todos eles. No primeiro dia, um dos rebeldes casou-se com ela, e depois de abusá-la, a rejeitou. Esse ritual se repetiu diariamente, até que todos os quinze a tivessem estuprado.

Jovem violada e morta como é documentado
Após os seguidos abusos sexuais e psicológicos, Mariam foi assassinada pelo grupo. Esse tipo de crime é incentivado pelos rebeldes islâmicos na Síria. Um dos líderes muçulmanos do país, Sheikh Yasser Al-Salafi Ajlawni se pronunciou recentemente afirmando que os rebeldes estavam autorizados a capturar e estuprar mulheres não muçulmanas.

Agressões sexuais
Esse tipo de crime tem-se tornado comum em países onde o cristianismo é minoria. Na Índia, quatro meninas com idades entre 12 e 14 anos foram capturadas e estupradas por um grupo de 20 homens.

De acordo com o site Protestante Digital, o crime aconteceu na cidade de Lawada, que fica no distrito de Pakur, no leste do estado de Jharkhand. Após as agressões sexuais, as crianças foram levadas a um hospital, onde foram examinadas e medicadas.