27 de novembro de 2013

Supremo diz que procuradora adventista tem que trabalhar ao sábado porque escolheu livremente ser magistrada

Procuradora já interpôs recurso do acórdão para o Tribunal Constitucional, que deverá decidir o desfecho deste caso.
Para os adventistas, os sábados devem ser dedicados ao descanso físico e espiritual
Primeiro foi uma secção, agora o plenário do Supremo Tribunal Administrativo (STA). Ambos recusaram dispensar uma procuradora, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de trabalhar aos sábados, dia santo para estes crentes que, segundo as regras do seu culto, devem dedicá-lo ao descanso físico e espiritual. A magistrada pretendia realizar os turnos de sábado noutros dias, mas os sete juízes rejeitam essa possibilidade, apesar de três deles não subscreverem a fundamentação do acórdão.

O principal argumento utilizado na decisão, de 12 de Novembro, é que a procuradora escolheu livremente a sua profissão, sabendo os direitos e deveres inerentes a ela e não podendo, por isso, invocar uma violação da liberdade religiosa, um direito previsto na Constituição. A procuradora já interpôs recurso do acórdão para o Tribunal Constitucional, que deverá agora decidir o desfecho deste caso.

“A circunstância da recorrente haver livremente escolhido ser magistrada do Ministério Público, abraçando as responsabilidades inerentes, é que está na base da falta da liberdade de culto, aos sábados, de que ela se queixa. Mas este efeito, que a recorrente repudia, tem por origem aquela sua escolha livre”, sustenta-se no acórdão.

Os magistrados do STA defendem ainda que “seria incompreensível que a liberdade de religião e de culto servisse para, no todo ou em parte, desvincular o crente das relações jurídicas que ele aceitara estabelecer com terceiros”.

O Supremo recusa-se, assim, a invalidar a decisão do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), que recusou o pedido da magistrada para ser dispensada de trabalhar aos sábados. “E daqui resulta que é falaciosa a ideia de que o CSMP emitiu pronúncias acerca da liberdade de culto da recorrente. É óbvio que o CSMP nada tem a ver com as crenças dela nem pode interferir nisso. Para o CSMP, o problema era extremamente simples: enquanto magistrada – estatuto a que livremente acedeu e que livremente mantém –, a recorrente tem certas obrigações funcionais e deve cumpri-las”.

E remata: “O CSMP não tinha nem tem de ‘compatibilizar’ a liberdade de culto da recorrente com as obrigações funcionais que ela livremente assumiu e que sobre si recaem, já que aquele órgão é alheio às convicções religiosas dos magistrados do Ministério Público".
Comentário pessoal: E se ela fosse judia, ou muçulmana? Teria o mesmo trato? Duvido!

Sinceramente!!!

22 de novembro de 2013

Bebé começa a chorar quando está prestes a ser cremado

Um bebé chinês de sete meses tinha sido declarado morto por um hospital. Quando estava quase a ser cremado, começou a chorar.

O bebé, que nasceu com uma malformação congénita do sistema respiratório, estava gravemente doente, e os pais aceitaram desistir do tratamento médico num hospital pediátrico da província de Anhui.

Quando os funcionários da agência funerária ouviram a criança chorar, esta foi levada de imediato para o hospital.

A agência Xinhua informou que um médico foi suspenso e uma enfermeira dói despedida, tendo já sido lançada uma investigação ao incidente.

Comentário pessoal: Recentemente falou-se de uma equipa médica ter intervencionado um paciente ao olho em bom estado por engano. Ou seja, a pessoa ficou cega!
Recentemente, passou uma reportagem no canal da TVI, de arrepiar.
Um doente de gangrena numa perna entra na sala de operações e sai com a perna sã amputada.

Se estou chocado com o que se passou na China? Claro que estou! No entanto, estas notícias já são um fait divers. Ou seja, não são notícias! Os hospitais começam a espantar os doentes! E mais não digo, que tenho vontade isso tenho, mas toda a gente ia preferir morrer em casa, como no tempo do meu avô!



José Carlos Costa

20 de novembro de 2013

Perto de 4 milhões de crianças afectadas pelo supertufão Haiyan FILIPINAS

MANILA/NOVA IORQUE/COPENHAGA, 11 de Novembro de 2013 –- A UNICEF está a acelerar o envio de artigos de emergência para as áreas que, no passado dia 8, foram devastadas pelo supertufão Haiyan, nas Filipinas. Segundo as últimas estimativas, cerca de 4 milhões de crianças terão sido afectadas pela catástrofe.

Alimentos terapêuticos, kits de saúde e kits de água e higiene para apoiar cerca de 3.000 famílias nas zonas afectadas foram já mobilizados a partir dos stocks existentes no país, com distribuição prioritária na zona de Tacloban, assim que o acesso seja possível.

“Estamos a trabalhar com o máximo de urgência a fim de enviar bens vitais para as crianças, sobre as quais recaem as piores consequências desta crise,” afirmou o Representante da UNICEF nas Filipinas, Tomoo Hozumi. “Chegar às áreas mais gravemente afectadas é extremamente difícil e o acesso é muito limitado devido aos estragos causados pelo tufão nas infra-estruturas e comunicações. Mas estamos a trabalhar sem descanso para encontrar meios de fazer chegar estes bens às crianças da forma mais rápida logo que as condições nos permitam.”

O armazém da UNICEF em Copenhaga está a enviar por via aérea mais um carregamento no valor de 1.3 milhões de dólares (970.000 euros), destinado a 10.000 famílias, incluindo famílias afectadas pelo recente sismo em Bohol. Esta carga contém pastilhas para purificação de água, sabão, kits médicos, lonas e suplementos de micronutrientes.

As crianças que escaparam à passagem do tufão Haiyan continuam a precisar de assistência urgente para sobreviverem às consequências da tempestade. A saúde é especialmente preocupante devido ao impacto do tufão no abastecimento de água e sistemas de saneamento. As crianças também precisam de espaços seguros e protegidos onde possam brincar e retomar os seus estudos, enquanto os adultos trabalham na recuperação das suas casas e das suas actividades habituais.

“À medida que vamos tendo uma imagem mais nítida do impacto desta crise devastadora, não restam dúvidas de que o número de crianças afectadas é superior ao que se pensava inicialmente,” disse Tomoo Hozumi. “A UNICEF está a fazer tudo o que é possível para chegar a estas crianças o mais rapidamente possível com bens essenciais, para proteger a sua saúde, segurança e bem-estar nos dias difíceis que têm pela frente.”
Comentário pessoal: É de reconhecer o enorme trabalho da UNICEF, ADRA  entre outras Instituições que prontamente acorrem a cada situação de crise. São tantas, infelizmente, no nosso mundo!
A evidência é bem clara, este mundo está a transformar-se num caos ano para ano. Estes desastres chocam a humanidade tenha esta sensibilidade espiritual ou não. Avoluma-se entre muitos crentes e pessoas seculares do Ocidente que o mundo está a ser abandonado e que estas calamidades são o resultado da ira de Deus. podemos referir: protestantes, católicos, espíritas e humanistas seculares. Estes pensam que só há uma solução e esta deve ser de emergência ou seja apaziguar Deus através da implementação de um dia de adoração comum a toda a Humanidade.
Os Estados Unidos, sendo a nação mais influente do Planeta e tendo nos últimos anos sido flagelado por inúmeros cataclismos naturais. Não será arriscado dizer que esta nação, quer liderar e já as tentativas são evidentes; fazem notícia regular nos jornais e em noticiários de que se legisle a favor da observância do domingo. Nesse propósito estão os Estados Unidos, Holanda, França, Israel entre outros países.
A questão é: São estes cataclismos (caso das Filipinas) um Rumor do Fim? Sim, são! Portanto, nunca como hoje estivemos tão perto de ver cumprida a profecia sobre o papel que os Estados Unidos irão desempenhar no tempo do fim. Para que tal aconteça, falta apenas que se verifique mais uma condição apontada por John Andrews e predita por Ellen White: É necessário que a religião controle o governo norte-americano. Como escreveu Ellen White em O Grande Conflito: “Para os Estados Unidos formarem uma imagem da besta, o poder religioso deve dirigir o governo civil a tal ponto que a autoridade do Estado também seja usada pela Igreja para realizar os seus fins.”
Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 368.


José Carlos Costa

11 de novembro de 2013

Tufão pode ter morto 10 mil pessoas nas Filipinas. RUMORES DO FIM

O tufão atingiu as Filipinas na sexta-feira, com ventos que atingiram os 279 km/h, causando um cenário de devastação no centro do país, inundando habitações, escolas e um aeroporto.

“O número foi estimado pelo prefeito da cidade, Tecson Lim, em entrevista à agência de notícias Associated Press. Um dos tufões mais violentos já registrados em terra firme, o Haiyan destruiu casas, escolas e o aeroporto de Tacloban com fortes temporais e ventos de mais de 370km/h.” (ver)

No total, mais de quatro milhões de pessoas foram afetadas no país. Há centenas de milhares de desalojados e muitos filipinos estão a lutar para sobreviver sem comida, abrigo ou água potável.

Há diversas missões de assistência humanitária a caminho das Filipinas. Inúmeras áreas continuam inacessíveis. Países e organizações de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, as Nações Unidas e a União Europeia, estão a mobilizar ajuda de emergência, face à escala da devastação causada pelo tufão.  

O Pentágono está a enviar pessoal e equipamento militar para ajudar nos esforços de assistência pós-tufão, Teme-se que este possa ter sido o pior desastre natural das Filipinas.

O Governo de Camberra anunciou hoje, por seu turno, ajuda no valor 10 milhões de dólares australianos (sete milhões de euros), em que se inclui uma fatia de quatro milhões de dólares australianos (2,8 milhões de euros) destinada a responder ao apelo global lançado pelas Nações Unidas. 

A Comissão Europeia e o Governo britânico anunciaram também, no domingo, que vão libertar três milhões de euros e 5,9 milhões de euros, respetivamente.

O secretário-geral da ONU prometeu que as agências humanitárias da organização iriam "responder rapidamente para ajudar as pessoas em necessidade".


Leia este comentário: Tudo no mundo está em agitação. Os sinais dos tempos são cheios de sinais. Os acontecimentos por vir projetam sua sombra diante de si. O Espírito de Deus está sendo retirado da Terra, e calamidade segue-se a calamidade em terra e mar. Há tempestades, terremotos, incêndios, inundações, homicídios de toda espécie. Quem pode ler o futuro? Onde está a segurança? Não há certeza em coisa alguma humana ou terrena. Os homens se estão rapidamente enfileirando sob a bandeira de sua escolha. Aguardam desassossegadamente os movimentos de seus chefes. Há os que estão esperando, vigiando e trabalhando pela vinda de nosso Senhor. Outra classe cerra fileiras sob a chefia do primeiro e grande apóstata. Poucos crêem de alma e coração que temos um inferno a evitar e um Céu a alcançar. {DTN 450.1}
Comentário pessoal: Uma coisa é perfeitamente constatável, creia ou não nas profecias, creia ou não na Bíblia. Os sinais são mais frequentes e mais intensos. Aconteceram no passado. Sim! Não com esta dimensão.
Deus o/a abençoe e pense “o dia da Sua vinda está perto.”

José Carlos Costa

8 de novembro de 2013

Os multimilionários portugueses são mais e estão mais ricos

Um relatório do banco suíço UBS conclui que, em Portugal, há mais 85 milionários – indivíduos com fortunas superiores a 30 milhões de dólares (perto de 22,4 milhões de euros) – do que em 2012.

Segundo o Relatório de Ultra-Riqueza no Mundo 2013, este aumento significa que os 870 milionários portugueses detêm, em conjunto, 100 mil milhões de dólares (75 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 11,1% em relação a 2012.

Na Grécia, outro país intervencionado pela troika, o aumento da fortuna dos mais ricos foi de 20%, passando de 50 para 60 mil milhões de dólares, enquanto o número de multimilionários passou de 455 para 505.

Portugal é o décimo segundo país da Europa onde há mais multimilionários e está no grupo dos países onde se registou um aumento de mais de 10%. Acima de Portugal nesta tabela, com um aumento de 10,8% do número de multimilionários, está apenas a Alemanha (13%), Roménia (12%), Grécia e Sérvia (ambas com uma subida de 11,1%).

Quanto ao aumento da fortuna, Portugal é apenas ultrapassado por Hungria (12,5%), Suíça (14,5%), República Checa (16,67%), Áustria (16,7%), Grécia (20%) e Roménia (21,4%).

De 2012 para 2013, apenas Finlândia e Ucrânia verificaram uma redução no número de multimilionários, sendo que no país do Leste europeu a fortuna destes também diminuiu.

O país da Europa com mais multimilionários é a Alemanha, com 17.820, seguido por Reino Unido (10.910) e Suíça (6330). Londres é a cidade que mais multimilionários escolhem, com 6360 com residência na cidade do Tamisa, seguida por Paris (3195) e Zurique (1940).

Na Europa, o número de multimilionários aumentou 8,7% em relação a 2012, o que significa mais 58.065 indivíduos com fortunas acima dos 30 milhões de euros.

Na América Latina, o Brasil é o país que mais multimilionários alberga (4015), apesar de ter sofrido um decréscimo em relação aos 4640 de 2012. No continente africano, é a África do Sul o país com o maior número de multimilionários, enquanto Angola fica em sexta posição, com 110 multimilionários, mais 10 do que no ano anterior.

O estudo da UBS aponta ainda que 23% da riqueza total do planeta está nas mãos de 2170 multimilionários, a maioria concentrada na Europa e na América do Norte.

Comentário Pessoal: Quando se fala tanto de fome, crise, desemprego. Eis que alguns neste ambiente de choro e barriga vazia enriquecem! Será isto profético?
Versos bíblicos: "Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação.” (Lucas 6: 24)
"Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?” (Tiago 2: 6)


José Carlos Costa

3 de novembro de 2013

Uma rosa oferecida a Maria (Parte 2)

Autor: Rafael Acácio
 “A oração com Maria, especialmente o Terço, [nos] dá apoio na luta contra o maligno e seus aliados. O Terço também nos sustenta nesta batalha…” Papa Francisco em 15 de agosto de 2013, na homilia da Assunção de Maria.O presente artigo é a continuação de nosso artigo sobre os grandes benefícios concedidos por Nossa Senhora à todos aqueles que rezam o terço. Em 11 de fevereiro de 1858 Nossa Senhora realiza uma série de aparições para uma camponesa, de nome Bernadete Soubirous, na região de Lourdes, sul da França. A jovem, mais tarde canonizada, descreve a Mãe de Deus como sendo uma Dama de branco que trazia consigo um terço. De acordo com Santa Bernadete: “…vi uma Dama vestida de branco. Tinha um vestido branco, um véu branco, um cinto azul e uma rosa em cada pé, da cor da corda do seu terço. Coloquei a mão no bolso, para pegar o meu terço. Queria fazer o sinal da cruz, mas em vão. Não pude levar a mão até a testa, a mão caía. Então o medo tomou conta de mim, era mais forte que eu. Todavia, não fugi. A Dama tomou o terço que segurava entre as mãos e fez o sinal da cruz. Minha mão tremia, porém tentei uma segunda vez, e consegui. Assim que fiz o sinal da cruz, desapareceu o grande medo que sentia, e fiquei tranquila”. Só depois de fazer o sinal da cruz e passar a desfiar o rosário que Santa Bernadete se viu consolada e sem medo. Relata ainda a Santa que em outra aparição: “Coloquei-me de joelhos. Rezei o terço, tendo sempre ante meus olhos aquela bela Dama. A visão fazia escorrer o terço, mas não movia os lábios. Quando acabei o meu terço, com o dedo Ela fez-me sinal para me aproximar, mas não ousei. Fiquei sempre no mesmo lugar. Então desapareceu imprevistamente”. Notem que Santa Bernadete só é chamada para se aproximar de Nossa Senhora quando termina de rezar seu terço. Do mesmo modo acontece com nós, pois é com a prática do santo Rosário que chegamos à Santíssima Virgem. O único modo de entrar no Paraíso é por meio de Maria e, o modo mais eficiente para chegarmos a essa tão boa Mãe é através do santo Rosário. Assim, podemos dizer que se Nossa Senhora é a porta do Céu, o Rosário, para o batizado, é a chave que nos permite passar por essa santa porta. Em outra ocasião Santa Bernadete leva à Nossa Senhora o terço de uma amiga, que havia lhe pedido. Na hora de rezá-lo a Mãe de Deus lhe pergunta “Onde está o teu terço?”. Santa Bernadete imediatamente põe a mão no bolso e retira seu próprio terço. Sorrindo, a Virgem lhe diz: “Usai-o”. Nossa Senhora conhece a cada um de seus filhos e os conhece pelos seus respectivos Rosários, pois é por meio deles que Ela é coroada de flores. “Onde está o teu terço? Usai-o”. Retornando a primeira parte de nosso artigo encontramos as aparições de Fátima, onde o Rosário é constantemente lembrado pela mãe
de Deus. Em 13 de maio de 1917, data da primeira aparição, a Virgem Maria tem um interessante diálogo com Lúcia, a mais velha dos pastorinhos (com 10 anos de idade) e, a única que podia falar com a Mãe de Deus. Destaco duas partes que têm íntima relação com o tema. Disse Nossa Senhora à Lúcia: – Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia e a esta mesma hora, depois vos direi quem sou e o que quero. Depois voltarei aqui ainda uma sétima vez.– E eu também vou para o Céu?– Sim, vais!– E a Jacinta?– Também.– E o Francisco?– Também, mas tem que rezar muitos terços…  Em outro momento, já ao final da primeira aparição, disse a Mãe de Deus: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz do mundo e o fim da guerra”. Nossa Senhora, mais uma vez, deixa claro que o terço é o meio pelo qual nós alcançamos o Céu. Que Francisco está no Céu porque, obediente a Nossa Boa Mãe, rezou muitos terços. Que a simples recitação do rosário é capaz de trazer paz ao mundo, tão conturbado atualmente pela perda da fé. No mês seguinte, conforme o prometido, a Virgem aparece novamente aos pastorinhos e, novamente, em novo diálogo com Lúcia, pede que o terço seja rezado cotidianamente. – Vossemecê que me quer?– Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que rezeis o terço todos os dias e que aprendam a ler. Depois direi o que quero. Em 13 de Julho, já com uma grande multidão na Cova da Iria, a Mãe de Deus novamente surge aos pastorinhos. Destaco algumas partes dessa aparição: – Vossemecê que me quer? Perguntou Lúcia.– Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer. Nesse sentido, convém lembrar de algumas indulgências que a Igreja nos concede quando rezamos o terço em honra à Nossa Senhora do Rosário. As indulgências, a grosso modo, nos redimem da pena temporal devida aos pecados já confessados e perdoados. Assim, diz a Igreja que: Os fiéis que a qualquer tempo do ano devotamente oferecerem suas orações em honra a Nossa Senhora do Rosário, com a intenção de continuar as mesmas por nove dias consecutivos, podem lucrar: a)      Uma indulgência de 5 anos uma vez a qualquer dia da novena; b)      Uma indulgência plenária sob as condições usuais no encerramento da novena. (Pio IX, Audiência de 3 de janeiro de 1849; S. C. dos Bispos e religiosos, 28 de janeiro de 1850; S. C. ind., 26 de novembro de 1876; S. P. Ap., 29 de junho de 1932) V Raccolta 396. Os fiéis que resolverem realizar um exercício de devoção em honra a Nossa Senhora do Rosário por quinze ininterruptos sábados (ou sendo impedidos, por quantos respectivos domingos imediatamente seguintes), se devotamente recitarem no mínimo a terça parte do
Rosário ou meditarem seus mistérios em alguma outra maneira, podem lucrar: a)      Uma indulgência plenária sob as condições usuais, em qualquer destes quinze sábados ou domingos correspondentes (S.C. Ind., 21 de setembro de 1889 e 17 de setembro de 1892; S. P. Ap., 3 de agosto de 1936). Raccolta 397. Fechando esses parênteses e retornando à Cova da Iria, ainda na terceira aparição, relata a Irmã Lúcia: Aqui, fiz alguns pedidos que não recordo bem quais foram. O que me lembro é que Nossa Senhora disse que era preciso rezarem o terço para alcançarem as graças durante o ano… Mais adiante, após os pastorinhos terem tido a visão do inferno, Nossa Senhora os consola dizendo que: Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem. Nossa Senhora tem tanto zelo para com seus filhos que, sabendo da eficácia do Rosário, insiste reiteradas vezes para que o Rezemos. É notável a atenção que a Mãe de Deus, em Fátima, dispensa para o Rosário acrescentando, inclusive, uma oração, onde pedimos a Nosso Senhor que nos livre da perdição eterna. Nas duas aparições seguintes Nossa Senhora novamente lembra que o terço deve ser rezado diariamente e que somente assim a Guerra chegaria ao fim: “Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias…” e  “Continuem a rezar o terço, para alcançarem o fim da guerra…”.Em sua sexta aparição em 13 de Outubro, com milhares de pessoas de todas as partes de Portugal, diante de autoridades políticas e religiosas, Nossa Senhora aparece mais uma vez aos pastorinhos. Grandes foram os prodígios concedidos pela Mãe de Deus nessa aparição, pois, a fim de dar autenticidade às aparições, a Santíssima Virgem fez o milagre prometido, conhecido como o “milagre do Sol”. Nessa aparição, Lúcia, novamente se dirigindo à Virgem, diz: - Que é que Vossemecê me quer? – Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas. Maria, por ser a própria Senhora do Rosário, sabe que tudo que pedimos por meio do terço nos é alcançado. Por esse motivo Ela insiste que rezemos cotidianamente o Rosário, pois qual mãe não deseja ajudar um filho? Nossa Senhora quer levar todos os seus filhos ao Céu e, para isso, ensina o caminho mais seguro: a recitação cotidiana do Rosário. Também é interessante notar como Nossa Senhora pede continuamente que o terço seja rezado para que a Guerra termine. Evidente que Ela se referia à Grande Guerra que acometia o mundo à época das aparições, mas, de modo análogo, Nossa Senhora também fala para todos nós. Quando rezamos o terço obtemos paz de corpo e de alma, e vemos cessadas as tribulações que nos afastam do caminho da salvação. No final de cada terço, na oração do Salve Rainha, admitimos que o mundo onde vivemos é um vale de lágrimas, e que o único refúgio seguro é a Doce e Sempre Virgem Maria. A guerra que travamos contra as tentações do mundo só pode ser vencida com o auxílio e amparo dessa Mãe de Misericórdia, que jamais repele pessoa alguma. Sem o terço a guerra está perdida. Devemos, portanto, rezar o terço para chegarmos à Maria e alcançarmos, vitoriosos, o fim da guerra.Em dezembro de 1925, na Espanha, a Santíssima Virgem novamente apareceu à Irmã Lúcia e, como sempre, essa boa mãe veio com o intuito de nos salvar. Ela, em troca de nossa salvação, pede que durante cinco meses, ao primeiro sábado, confessemos nossos pecados, comunguemos, rezemos um Terço e meditemos por quinze minutos os mistérios do Rosário. O Rosário e seus mistérios, novamente são o caminho utilizado por Maria para nos dar a salvação.Disse a Mãe de Cristo: “Olha, minha filha, o Meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de me consolar e diz que todos aqueles que durante cinco meses, ao 1º sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”  “sou a Senhora do Rosário” Por ser um eficaz meio de salvação, o número de documentos papais que falam direta ou indiretamente do Rosário é imenso, de modo que, seria uma tarefa árdua citar todos. Mas, a fim de trazer um pouco das palavras daqueles que sentaram na cátedra de Pedro, copio dois trechos de duas diferentes encíclicas:
“Ninguém ignora quantos dissabores e amarguras causaram à Santa Igreja de Deus, a finais do século XII, os hereges albigenses que, nascidos da seita dos últimos maniqueus, encheram de seus perniciosos erros o Sul da França e outros países do mundo latino, e levando adiante o terror de suas armas, ameaçaram estender por toda a parte o seu domínio com o extermínio e a morte. Contra tão terríveis inimigos, Deus misericordioso suscitou o egrégio e santíssimo Pai e Fundador da Ordem dominicana. Este, pela integridade da sua doutrina, pelo exemplo das suas virtudes e seus trabalhos apostólicos, empreendeu com ânimo varonil a luta pela Igreja Católica, não com a violência nem com as armas, mas fiado na excelsa súplica que com o nome de santo Rosário de Maria foi o primeiro a instituir e, quer por si quer pelos seus filhos, espalhou ao longe e ao largo. Compreendeu, por divina inspiração e assistência, que em virtude dessa oração, como por meio de poderosíssima máquina bélica, venceria as hostes inimigas e confundiria a sua impiedade e audácia. Assim aconteceu, como o provam os fatos. Graças a este modo de orar recebido e posto em prática por instituição do Pai São Domingos, começou a restabelecer-se a piedade, a fé e a concórdia e foram destruídos os propósitos dos hereges, muitos extraviados regressaram ao bom caminho e o furor dos ímpios foi dominado pelas armas católicas empregadas para os reduzir“. Leão XIII, na encíclica Supremi Apostulus de 01 de setembro de 1883. Pio XII, na Encíclica Ingruentium malorum de 1951, afirma “Será vão o esforço de remediar a situação decadente da sociedade civil, se a família, princípio e base de toda a sociedade humana, não se ajustar diligentemente à lei do Evangelho. E Nós afirmamos que, para desempenho cabal deste árduo dever, é sobretudo conveniente o costume do Rosário em família. De novo, pois, e categoricamente, não hesitamos em afirmar de público que depositamos grande esperança no Rosário de Nossa Senhora como remédio dos males do nosso tempo”.  A importância do terço não é somente ressaltada no passado da Igreja, uma vez que, também o Papa Francisco, em uma de suas homilias, trata sobre o terço como uma eficiente arma na luta contras as forças do mal. São palavras do Santo Padre: “…Ela (Maria), é claro, entrou definitivamente na glória do Céu. Mas isso não significa que Ela esteja longe, que esteja separada de nós; na verdade, Maria nos acompanha, luta conosco, sustenta os cristãos no combate contra as forças do mal. A oração com Maria, especialmente o Terço – atenção: o Terço! Rezais o Terço todos os dias? Mas, não sei não… [os fiéis gritam: sim!] Sério? Bem, a oração com Maria, especialmente o Terço, também tem essa dimensão “agonística”, ou seja, de luta, uma oração que dá apoio na luta contra o maligno e seus aliados. O Terço também nos sustenta nesta batalha…”“Repercorremos alguns acontecimentos do caminho de Jesus, da nossa salvação, juntamente com Aquela que é a nossa Mãe, Maria, Aquela que com mão firme nos guia rumo ao seu Filho Jesus. Maria guia-nos sempre para Jesus”. (Papa Francisco em recitação do Santo Rosário). Devemos, portanto, adotar esse santo costume e rezar o terço diariamente para honrar e oferecer as mais belas flores à Santíssima Virgem Maria. Sejamos como a capelinha das aparições: humildes e obedientes à santíssima Virgem, que nos pede que rezemos seu Rosário. Peçamos à nossa Boa Mãe com confiança e fé, pois, como disse Nosso Senhor “Tudo quanto pedirdes na oração, crede que o haveis de conseguir” (Mc 11, 24). Juntemos com essa confiança nossa perseverança e gratidão à Sempre Virgem Maria! Coroemos Nossa Senhora! E permaneçamos fiéis ao seu Imaculado Coração até o fim de nossas vidas, para que, por recompensa, recebamos a nossa coroa na Glória eterna: “Permanece fiel até a morte e te darei a coroa da vida” (Ap 2, 10).Coloquemos em prática as palavras de São Pio X, que diz: “O Rosário é a mais bela e a mais preciosa de todas as orações à Medianeira de todas as graças: é a prece que mais toca o coração da Mãe de Deus. Rezai-o todos os dias“.Toquemos, pois, o Imaculado Coração de Maria.E peçamos que Ela toque o nosso. Rezemos nossos terços. E nos preparemos para as grandes lutas que se aproximam
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós. Rafael Acácio. MONTFORT, S. Luís Grignion de. A eficácia maravilhosa do Santo Rosário. Editora Artpress, São Paulo, 2000;GONZAGA, João Bernardino. A inquisição em seu mundo. 8ª edição, 1994.  São Paulo, Editora Saraiva.KONDOR, Luís Padre. Memórias da irmã Lúcia. 13ª edição, 2007. Fátima, Editora Postulação.

Comentário pessoal: Li este artigo com todo o respeito pela crença e pelas pessoas. Sei que a Associação Montfort, tem um único objectivo e é divulgar a crença a qual um dia também foi minha. Hoje, não é! A razão é simples ela contradiz a Bíblia como Palavra de Deus – ela contradiz o próprio Deus – eis os motivos que me levaram a assumir a Palavra de Jesus e rejeitar a palavra da Igreja Romana.
São vários os atropelos à Palavra de Deus. Vou fazer um copy do longo artigo e postar esta postagem realça dois terríveis e enganadores erros que dão certamente, grande prazer ao inimigo (Diabo) inimigo de Deus, eis o trecho:
“A importância do terço não é somente ressaltada no passado da Igreja, uma vez que, também o Papa Francisco, em uma de suas homilias, trata sobre o terço como uma eficiente arma na luta contras as forças do mal. São palavras do Santo Padre: “…Ela (Maria), é claro, entrou definitivamente na glória do Céu. Mas isso não significa que Ela esteja longe, que esteja separada de nós; na verdade, Maria nos acompanha, luta conosco, sustenta os cristãos no combate contra as forças do mal. A oração com Maria, especialmente o Terço – atenção: o Terço! Rezais o Terço todos os dias? Mas, não sei não… [os fiéis gritam: sim!] Sério? Bem, a oração com Maria, especialmente o Terço, também tem essa dimensão “agonística”, ou seja, de luta, uma oração que dá apoio na luta contra o maligno e seus aliados.”
1.      “o terço como uma eficiente arma na luta contras as forças do mal.” Como pode ser uma arma contra as forças do mal? Entendamos, o Papa Francisco, tem, penso eu, a reza/prece como a “arma”. Sem dúvida que é importante. Mas deve ser uma oração pessoal. A oração pessoal é o falar com Deus como quem fala a um amigo. É o grito da alma.
1.1  A oração/prece deve ser exclusivamente dirigida a Deus, ver Salmo 65:1-3
Texto bíblico:
A TI, ó Deus, espera o louvor em Sião, e a ti se pagará o voto.
Ó tu que ouves as orações, a ti virá toda a carne.
3  Prevalecem as iniqüidades contra mim; porém tu limpas as nossas transgressões.
1.2  Só Deus é galardoador ou o Único que pode perdoar, ver Hebreus 11:6
Texto bíblico:
6  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
1.3  Deus é generoso, ver São Mateus 7:11
Texto bíblico:
11  Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
1.4  De quem unicamente, Deus não ouve nem atende a oração?
Texto bíblico:
9  O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.
Nota: Qual é a lei mencionada no texto bíblico? É a Lei de Deus, a que se encontra integralmente em Êxodo 20. Compare a Lei tal como está na Bíblia e como se encontra no Catecismo.
É verdade que a contenção e a discórdia também extinguem o espírito de oração I São Pedro 3:1-7. Muitos ofendem o Espírito Santo e afugentam a Cristo de seu lar por se entregarem à impaciência e à cólera. Os anjos de Deus fogem dos lares em que há palavras desagradáveis, contenção e briga.
2.      “a oração com Maria,” onde está Maria? Não na Bíblia!
A Igreja Romana criou um dogma que postamos o favor de conferir a fonte:
“A Assunção da Virgem Maria , informalmente conhecido apenas por A Assunção, de acordo com as crenças da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa, das Igrejas Ortodoxas Orientais e partes do Anglicanismo, foi a assunção do corpo da Virgem Maria no Céu ao final de sua vida terrestre.
O catolicismo romano ensina como um dogma que a Virgem Maria "tendo completado o curso de sua vida terrestre, foi assumida, de corpo e alma, na glória celeste"1 . Esta doutrina foi definida dogmaticamente pelo papa Pio XII em 1 de novembro de 1950 na constituição apostólica Munificentissimus Deus dentro do exercício da infalibilidade papal2 . Ainda que as Igrejas Católica e Ortodoxa acreditem na Dormição de Maria, que é o mesmo que a Assunção3 , a morte de Maria não foi definida dogmaticamente.”
2.1 Não me vou alongar neste assunto, cito de memória alguns textos bíblicos;
Eclesiastes 9:1-6; 3:19; 12:7.
2:2 Unicamente por meio de Cristo temos vida eterna. Ele é o Único Intercessor.
Ver textos bíblicos: Atos 4:12 (fala de Jesus Cristo); I São João 5:11; São João 5:12; Col. 3:4.
2:3 Só Jesus Cristo justifica, não a Virgem Maria, não as nossas “boas obras”
Ver texto bíblico: Romanos 5:9; II Timóteo 1:10; Romanos 2:7.
2:4 Quando será a Virgem Maria e todos os fiéis transformados?
Ver textos bíblicos:
Colossenses 3:4; I Coríntios 15:51-54; I Tessalonicenses 4:13-17.
Saudações Cristãs.


José Carlos Costa