24 de outubro de 2013

Vaticano Suspende o "bispo do luxo"

O Vaticano suspendeu, até nova ordem, o bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst, que causou escândalo na Alemanha ao gastar milhões na renovação da residência episcopal, num caso que indignou os fiéis e embaraça o Papa que, desde a sua eleição, se comprometeu com uma “Igreja pobre para os pobres”.

O afastamento do “bispo do luxo”, como é conhecido na Alemanha, poderá ser um primeiro passo para a demissão, pedida numa carta aberta subscrita por quatro mil leigos e padres de Limburgo (diocese no Oeste da Alemanha, que integra Frankfurt). Mas uma decisão só será tomada depois de concluído o inquérito aberto pela Conferência Episcopal.

“Foi criada uma situação em que o bispo não pode continuar a exercer os seus deveres”, adiantou o Vaticano em comunicado, dizendo que o Papa achou “oportuno autorizar o monsenhor Tebartz-van Elst a um período de licença fora da diocese”, que ficará entregue a um vigário-geral.

Há muito que o seu estilo autoritário e o apreço pelo estatuto associado ao cargo desagradavam aos fiéis, mas a tempestade estalou quando, em 2012, a Der Spiegel revelou que o bispo viajou em primeira classe numa deslocação à Índia para apoiar programas de apoio a crianças exploradas. O bispo processou a revista, assegurando em declarações ao tribunal que viajara em executiva.

No artigo era já denunciada a “multimilionária” renovação da residência episcopal, numa diocese “onde não há dinheiro suficiente para a manutenção das igrejas”. Mas o escândalo só atingiu proporções nacionais quando, neste Verão, a diocese revelou finalmente que as obras, inicialmente orçadas em dois milhões de euros, custaram 31 milhões (chega mesmo a falar-se em 40 milhões).

Além do apartamento pessoal, o complexo inclui uma capela privada, que custou mais de dois milhões de euros, jardins, um museu, sala de conferências e biblioteca. Tebartz-van Elst respondeu que as obras foram encomendadas pelo antecessor e que muito do que foi construído não se destinava ao seu uso pessoal. Mas a defesa caiu por terra quando a imprensa revelou que gastara 600 mil euros em obras de arte, 15 mil numa banheira e muitos milhares em alterações de última hora.

A Conferência Episcopal, até então solidária, abriu um inquérito, centenas de fiéis abandonaram a Igreja Católica e o Papa enviou um investigador a Limburgo. Na semana passada, depois de ter ficado a saber que será acusado de perjúrio no processo contra a Spiegel, viajou num voo de baixo custo para Roma, onde esperou uma semana até ser recebido por Francisco, o mesmo Papa que, nas últimas semanas, criticou os padres que conduzem carros de alta cilindrada e os “príncipes da Igreja” que passam mais tempo nos aeroportos do que nas suas dioceses.

“Com esta decisão, o Papa dá os primeiros passos para um novo começo na diocese de Limburgo”, reagiu Alois Glueck, porta-voz do principal grupo de leigos católicos alemães.
Comentário Pessoal: Pelo que se vê a casa já está feita. Deve ter começado no tempo de João Paulo II e continuado com Bento XVI. Todos ficaram em silêncio, silêncio no dicionário quer dizer: ninguém disse nada. Ora se os dois papas anteriores ficaram em silêncio quer dizer: coniventes. Então o papa Francisco ainda não percebeu o que está a fazer?
Vamos ver se o homem que agora faz voto de pobreza se mantém assim por muito tempo. Não faz parte da tradição da Igreja Católica Romana e para o confirmar ler o livro o Grande Conflito ou outro livro sobre a história dos papas.
Para mim, tenho que o papa Francisco quer pôr as unhas de fora. A sua finalidade deve ser outra. Será que ele quer impor-se como o Papa do fim dos tempos? Se assim é, então, está bem!

José Carlos Costa

16 de outubro de 2013

Síria: Religiosos autorizam consumo de gatos, cães e burros para combater fome

Um grupo de xeques e ulemás sírios emitiram hoje uma fatwa (decreto islâmico) mediante o qual permitem aos habitantes dos subúrbios do sul de Damasco comer gatos, cães e burros para não morrerem de fome devido à guerra civil que dura há mais de dois anos.
«Fazemos um apelo humanitário doloroso a todo o mundo sobre a situação que estamos a viver no sul de Damasco», disseram os clérigos num vídeo publicado na Internet.
Os religiosos denunciaram que os moradores dos distritos do sul, cenário diário de bombardeamentos e confrontos entre as forças do regime de Bashar al-Assad e os rebeldes, correm o risco de morrer de fome.
«A nossa fé autoriza comer gatos, cães e burros porque o povo já não tem mais alimentos», disseram.
Os clérigos advertiram que se a situação continuar assim os vivos serão obrigados até mesmo a comer a carne dos mortos.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) informou ontem que as autoridades sírias tinham permitido que 2.000 mulheres, crianças e idosos abandonassem a cidade de Muadamiya al-Sham, a sudoeste da capital, em guerra há vários meses.
Segundo algumas interpretações islâmicas, é proibido por diversos motivos o consumo de carne de cães, gatos e burros em alguns ditos do profeta Maomé e no Alcorão.
Tais interpretações consideram haram (proibido) comer esses animais por serem «impuros», ao alimentarem-se de sobras, enquanto outras argumentam que, segundo um versículo do Alcorão, não se pode consumir animais que tenham presas.

Comentário pessoal: Fazendo uma pesquisa na Internet, rápido se conclui que a Síria sempre teve problemas, no entanto, é um país com riquezas naturais, culturais e atractiva em termos turísticos. Há dois anos que se encontra mergulhada numa guerra sem tréguas. Em consequência da violência muitos sírios com as suas famílias fogem em busca de abrigo, é uma terra a “ferro e fogo.” Lamentavelmente!
Não temos que criticar o fato dos seus líderes religiosos permitirem comer estes animais acima mencionados. A razão é simples, a vida humana em primeiro! O triste é chegar a este estado. A Síria ilustra bem os sentimentos gerados pelo demónio: o desespero, o sangue, o pranto, a guerra, enfim, a morte!
Ao ler a notícia, clamei: "Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus."  (Apocalipse 22 : 20)
Sim, Ele é a única esperança e breve Ele virá pôr termo ao desespero, ao sangue derramado, ao pranto, à guerra e à morte: "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."  (Apocalipse 21 : 4)


José Carlos Costa

EM NOME DE DEUS

EM NOME DE DEUS – A cantora Daniela Mercury e a jornalista Malu Verçosa se casaram recentemente em Salvador. A cerimonia teve duetos em músicas e declarações de amor. Após a entrada das noivas, a sobrinha de Malu, Ana Maria Verçosa, cantou a música “Hallelujah”, de Leonard Cohen. O sexo é uma das maravilhas criadas por Deus. Como você sabe, ele foi inventado para a gente criar filhos e ter prazer. Só que é preciso usá-lo da maneira correta. As sucessivas gerações, infelizmente, deturparam as funções e finalidades do sexo. Na verdade, o sexo é uma coisa importantíssima. O problema está no fato de que ele deixou de ser um meio para se tornar um fim em si mesmo. Os perigos em torno do sexo residem na sua perversão, ou seja, nos desvios que milhares de pessoas procuram. Entre os problemas mais conhecidos, destaca-se o homossexualismo. O apóstolo Paulo, quando escreveu aos habitantes de Corinto, cidade muito promiscua, mencionou uma série de pecados que impediriam a entrada no reino do Céu, entre os quais o homossexualismo. “Não se enganem a si próprios. Aqueles que vivem imoralmente – que são adoradores de ídolos, adúlteros ou homossexuais – não terão parte no reino de Deus”, escreveu. Jesus Cristo afirmou que “assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do homem: Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem Se manifestar” (São Lucas 17:16-30; ver também São Mateus 24:37-39; II São Pedro 3:3-7). As cidades de Sodoma e Gomorra caracterizavam-se pela “soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade (Ezequiel 16:49), e entregaram-se completamente à prostituição (São Judas 7) e a outras práticas imorais e degradantes, ao ponto de ainda hoje a palavra “sodomia” significar “prática sexual anómala, entre indivíduos do mesmo sexo (homossexualismo) ou de sexos diferentes” (Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira, pág. 1.316). Pouco tempo antes de sua morte, Herbert G. Wells, o grande escritor e historiador inglês, escreveu as seguintes sombrias palavras: “A destruição não está ameaçando a civilização; está ocorrendo com a civilização diante dos nossos olhos. O barco da civilização não irá submergir em cinco anos, nem em cinquenta anos. Ele está submergindo agora”. Na verdade, as características bíblicas da moralidade que prevaleceriam por ocasião do fim do mundo, não irão se cumprir em nossa geração; nossa geração já as tem cumprido plenamente (Foto: Célia Santos/Divulgação).
A notícia

14 de outubro de 2013

Frente Nacional vence eleições em Brignoles e os Rumores do Fim


Candidato da extrema-direita obteve uma maioria clara.

O candidato da Frente Nacional, Laurent Lopez, venceu com 53,9% dos votos as eleições do cantão de Brignoles, uma vila de 17 mil habitantes no sudeste da França.

O homem da extrema-direita bateu a candidata da UMP (centro-direita), Catherine Delzers, que tinha o apoio da esquerda, que foi eliminada na primeira volta da semana passada.

 “O resultado é muito claro, não há nenhuma ambiguidade”, reagiu Lopez.

A votação na vila do departamento de Var foi seguida com atenção em toda a França, com muitos comentadores políticos a considerarem o resultado como uma confirmação da tendência de ascensão da Frente Nacional a nível nacional, e um prelúdio da boa prestação do partido de extrema-direita nas eleições municipais e europeias que se avizinham.

O resultado de Lopez foi anunciado pela presidente do partido, Marine Le Pen, que não hesitou em interpretar o desfecho eleitoral em Brignoles como a confirmação da “morte da frente republicana” – uma coligação de partidos em apoio da candidata da UMP para impedir a vitória da extrema-direita.

"É uma bela vitória, uma vitória dupla. Agora a prioridade é preparar a nossa chegada ao poder”, declarou Le Pen. O seu candidato revelou-se menos ambicioso: a sua próxima meta, anunciou, é conquistar a câmara local.

A eleição em Brignoles obriga a esquerda francesa a repensar a sua estratégia a cerca de cinco meses das eleições municipais. No último ano, os partidos desse espectro perderam oito eleições legislativas parciais e três eleições cantonais – no sistema administrativo francês, os cantões (agrupamentos de comunas) elegem os conselheiros regionais, que têm assento nos 100 departamentos do país e são chamados a escolher os membros do Senado.

O Partido Socialista não escondeu a sua apreensão com o que classificou como “um aviso severo” dos eleitores, e apelou à união antes da nova jornada autárquica. A porta-voz do Governo, Najat Vallaud-Belkacem, disse que os socialistas ainda vão a tempo de “inverter a situação”.

Nota pessoal: Depois das palavras do Dr. Mário Soares a chamar “delinquentes” e que deviam “ser julgados”.  Sendo ele o principal protagonista da situação em que Portugal se encontra (ver ), tudo leva a crer que a democracia está  moribunda. Qual a relação com Rumores do Fim? Toda! As profecias bíblicas apontam para uma convergência do poder religioso e político. É nas ditaduras ou grandes poderes que se reúnem as condições para impor e esmagar os que têm Deus como refúgio.
A França nestas coisas encontra-se sempre na vanguarda:  “A revolução de 1789, em larga parte inspirada pelas concepções de Jean-Jacques Rousseau, adepto da instituição da religião cívica para formar o espírito solidário do cidadão com a coletividade republicana, esmerou-se em proporcionar desfiles patrióticos em homenagem à federação e à celebração dos mártires da causa popular. Além disso, criaram-se faixas tricolores com as cores da revolução, o azul, branco e vermelho, que tornaram-se as componentes da bandeira francesa, e incontáveis hinos exaltando a coragem do povo em enfrentar os constates desafios.” (ver)
Aí estava Jean-Jacques Rousseau, o grande humanista, aí temos o papa Francisco, jesuíta com "espírito" humanista. Ainda no domingo (01/09/13), o Papa Francisco fez uma convocação inesperada. Dirigindo-se a milhares de pessoas na Praça de São Pedro, ele fez um longo e apaixonado apelo pela paz na Síria e em todo o Médio Oriente. Ao mesmo tempo criticava Barack Obama o presidente cambaleante que quer guerra na Síria e não tem dinheiro para governar o seu país. Por que não tem ele dinheiro? Não é o homem certo!
Ele não é – repito – o homem certo desde que declarou em 1912 que era a favor do “casamento” gay. “Acabo de concluir que para mim pessoalmente, é importante ir em frente e afirmar que penso que as duplas de mesmo sexo têm o direito de se casar”, Obama disse numa entrevista para Robin Roberts, jornalista da ABC News. Ele deixou de ter condições de ser o homem da aliança com o poder de Apocalipse 17.
Deus na sua Palavra revela que a perseguição ao povo representado em Apocalipse 14:12, é certa, antes porém, deve cumprir-se uma outra profecia: Mateus 24:14.
Abraço fraterno.

José Carlos Costa

12 de outubro de 2013

Malta adverte que Mediterrâneo está a tornar-se cemitério

O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, advertiu hoje que as águas do Mar Mediterrâneo perto de África estão a transformar-se num cemitério, depois de um outro barco carregado de imigrantes ter naufragado perto da ilha italiana de Lampedusa.
Joseph Muscat, disse que Malta se sente «abandonada» pelo resto da Europa e pediu à União Europeia que tome medidas para evitar movas tragédias.
Pelo menos 50 pessoas morreram no naufrágio de um barco com mais de 200 migrantes na sexta-feira.
É a segunda tragédia do tipo nos últimos dias, depois de um naufrágio perto à ilha resultar na morte de pelo menos 319 migrantes africanos, sobretudo somalis e eritreus, na semana anterior. Outros 155 foram resgatados na água.
Embarcações italianas e maltesas fizeram o resgate, com o auxílio de helicópteros.
Na sexta-feira, pelo menos 500 outros migrantes foram resgatados em operações da guarda costeira perto da ilha italiana da Sicília.
Também na sexta-feira, um acidente de barco próximo do porto egípcio de Alexandria custou a vida a pelo menos 12 migrantes.
Responsáveis de segurança egípcios disseram que 116 pessoas, na maioria palestinos e sírios, foram retirados da água.
A perda de vidas renovou o debate entre os estados-membros da UE sobre regras de migração.
Muscat disse que a acção imediata entre Malta e Itália salvou vidas, mas queixou-se de que o resto da Europa forneceu apenas «conversa fiada».
«Não sei quantas pessoas mais precisam de morrer no mar antes que algo seja feito», disse, acrescentando que «as regras precisam de mudar». «Se terão que ser mais rígidas ou mais flexíveis não é a questão, o facto é que isto está errado e precisa de ser corrigido», salientou.
«Como as coisas estão, estamos a construir um cemitério dentro do nosso Mar Mediterrâneo», acrescentou o primeiro-ministro.
Após a tragédia da semana passada perto de Lampedusa, a Comissão Europeia pediu à UE para lançar buscas em todo o Mediterrâneo e pediu que patrulhas de resgate interceptassem barcos de migrantes.
A agência de fronteiras Frontex, da União Europeia, criada em 2004, foi objecto de uma redução de orçamento de 118 milhões de euros em 2011 para 85 milhões de euros em 2013.
A Itália já tinha apelado aos estados da UE para que ajudassem o país a lidar com os milhares de imigrantes ilegais que ali chegam todos os anos.

Nota pessoal: Tragédia após tragédia a tal ponto que o Mediterrâneo se transforma em cemitério. A mobilidade de povos sempre existiu, acentuou-se depois da Segunda Grande Guerra em especial dentro da Europa, mas também nos Estados Unidos onde de março de 1967 e março de 1968 – num só ano - , 36 600 000 americanos (não contando com crianças de menos de um ano) mudaram o seu lugar de residência.
França, Suécia, Alemanha e Holanda a média de migração interna parece estar também a subir, e toda a Europa esta a ser assolada por uma vaga de migração internacional maciça, que não teve paralelo desde as perturbações causadas pela Segunda Guerra Mundial. A prosperidade económica do norte da Europa originou grande escassez de mão-de-obra e atraiu numerosos trabalhadores agrícolas desempregados dos países mediterrâneos e do Médio Oriente.
A situação a que assistimos presentemente, é diferente, chegam aos milhares, africanos, sobretudo somalis e eritreus. Gente que procura uma vida digna; pão e segurança. Arriscam a vida em pequenas e velhas embarcações, os governos europeus que lutam com crises gigantescas de carater social e económico prometem hoje e esquecem amanhã! Que fazer? Todos sabemos que abrindo as portas seria todo o Médio Oriente e África que entraria num espaço exíguo onde há fartura.
Que resposta? Creio que não é difícil de perceber que a causa deste problema é o egoísmo. Estes territórios interessaram a europeus e americanos na medida que tinham alguma coisa para explorar, não havendo, abandona-se. Sim, abandonou-se! Não se ensinou a extrair a água, não se ensinou a cultivar as terras, não se respeitaram as pessoas e menos ainda a natureza. Agora clama-se que o Mar Mediterrâneo vira cemitério. O que vira cemitério é o Mar e a Terra!
A Bíblia ao referir o fim dos tempos apresenta este texto: "E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora."  (Apocalipse 8 : 1), “fez-se silêncio no céu”. Em constraste com os espectaculares acontecimentos que acompanharam a abertura dos primeiros seis selos, temos agora, um solene silêncio com abertura do sétimo selo. Este silêncio só pode ser explicado no ciclo que segue os terríveis acontecimentos que sucedem na terra imediatamente antes da segunda vinda de Jesus Cristo (ver Apoc. 6:14-16).
Os homens, governantes ou qualquer organização têm alguns paliativos temporários. Só Cristo tem a solução definitiva para esta terra "A terra geme e pranteia, …” (Isaías 33: 9)
Jesus afirmou: "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14: 3)
Qual é a solução de Deus ao pecado?
Resposta bíblica: "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."  (Apocalipse 21 : 4)


José Carlos Costa

4 de outubro de 2013

Metade da Comida do Mundo vai parar no LIXO, diz relatório

O documento, intitulado “Global Food; Waste not, Want not” (“Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira”, em tradução livre), diz que o desperdício está ocorrendo devido a uma série de motivos, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.

Outro problema é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos. O estudo diz que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência.

O desperdício de alimentos também implica em desperdício de recursos usados para a produção deles, como água, áreas para agricultura e energia, alertou o relatório publicado pela Institution of Mechanical Engineers, uma organização que representa engenheiros mecânicos e reúne cem mil membros no Reino Unido.

OFERTAS NOS SUPERMERCADOS
A ONU prevê que até 2075 a população mundial chegue a 9,5 bilhões de pessoas, um acréscimo de 3 bilhões em relação à população atual, o que reforça a necessidade de se adotar uma estratégia para combater o desperdício de alimentos e, assim, tentar evitar o aumento da fome no mundo.

De acordo com o relatório, o equivalente a entre 30% e 50% dos alimentos produzidos no mundo por ano, ou seja, entre 1,2 bilhão e 2 bilhões de toneladas, nunca são ingeridos.

Além disso, nos Estados Unidos e na Europa, metade da comida que é comprada acaba sendo jogada fora.

Tim Fox, diretor de Energia e Meio Ambiente da Institution of Mechanical Engineers, disse que o desperdício é “assombroso”. “Isto é comida que poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial além de aqueles que atualmente passam fome.”

“As razões desta situação variam das técnicas insatisfatórias de engenharia e agricultura à infraestrutura inadequada de transporte e armazenamento, passando pela exigência feita pelos supermercados de que os produtos sejam visualmente perfeitos e pelas promoções de ‘compre um, leve outro grátis’, que incentivam os consumidores a levar para casa mais do que precisam”, disse.

ÁGUA
O relatório alertou que atualmente 550 bilhões de metros cúbicos de água estão sendo desperdiçados na produção de alimentos que vão para o lixo.

E o problema pode se agravar. Segundo a Institution of Mechanical Engineers, o consumo de água no mundo chegará a até 13 triliões de metros cúbicos por ano em 2050 devido ao crescimento da demanda para produção de alimentos.

Isso representa até 3,5 vezes o total de água consumido atualmente pela humanidade e gera o temor de mais escassez do recurso no futuro.

O alto consumo de carne tem grande influência nesse aumento de demanda, visto que a produção de carne exige mais água do que a produção de alimentos vegetais.

“À medida que água, terra e energia passam a ser mais disputados devido à demanda da humanidade, os engenheiros tem um papel crucial a desempenhar no sentido de prevenir a perda e o desperdício de alimentos, desenvolvendo formas mais eficientes de produção, transporte e armazenamento”, disse Fox.

BBC
Nota pessoal:  As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram actualmente proporções verdadeiramente chocantes.

O número de pobres não pára de crescer e já chega a 307 milhões de pessoas no mundo. Relatório da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) recentemente publicado mostra que nos últimos 30 anos o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1,00 duplicou nos países menos desenvolvidos.

Para a agência da ONU, o dado mais preocupante é a tendência de que esse número aumente até 2015, quando os países menos desenvolvidos poderão passar a ter 420 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

Em algumas regiões, principalmente na África, parte da população já tem um consumo diário de apenas 57 centavos de dólares, enquanto um cidadão suíço gasta por dia US$ 61,9. Nos anos 70 cerca de  56% da população africana vivia  com menos de US$ 1,00, hoje este valor é de 65%.A pobreza está a aumentar, em vez de diminuir.

“As ajudas dos países mais ricos aos mais pobres são uma gota de água no Oceano, cifrando-se 0,22 por cento do seu PIB. O mais grave é todavia os subsídios que atribuem às suas empresas para exportarem e barreiras comerciais que levam aos produtos oriundos dos países mais pobres. O desequilíbrio de meios sufoca completamente as economias mais pobres.” (Banco Mundial, Abril de 2003).

Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónicas ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.

“A subnutrição crónica, quando não conduz apenas à morte física, mas implica frequentemente uma mutilação grave, nomeadamente a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebés, e cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados. “ (Banco Mundial,  Junho de 2002).

Dói a alma ao falar sobre esta tragédia. Mas tem que ser feito e porque só o retorno de Jesus pode pôr fim a este flagelo.
Reflexão bíblica: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."  (I Timóteo 6 : 10)

José Carlos Costa