26 de outubro de 2012

O "MENSALÃO" UM RUMOR DO FIM

Já é certo que o empresário Marcos Valério, considerado o mentor do caso “mensalão”, vai mesmo cumprir uma pena de prisão. Na quarta-feira os juízes do Supremo Tribunal Federal brasileiro estabeleceram as penas para os crimes de que é acusado. Somadas ultrapassam os 40 anos. No Brasil as condenações acima dos oito anos são sempre cumpridas em parte na prisão.
A sessão em que foi tomada a decisão esteve longe de ser pacífica e gerou acesos debates, relata o jornal Folha de S. Paulo na edição online. Além da pena de prisão, os juízes determinaram que Marcos Valério deve também pagar uma multa no valor de 2,7 milhões de reais (mais de um milhão de euros).

Marcos Valério é considerado o mentor do caso
"mensalão" (Foto: Jamil Bittar/Reuters)

Em julgamento está o mega-esquema de corrupção e financiamento político ilegal, que consistia no financiamento de deputados para garantir apoio no Congresso às políticas do Governo de Lula. O caso “mensalão”, como ficou conhecido, veio a público em 2005, na presidência de Lula da Silva, reeleito em 2006 apesar do escândalo, que atingiu figuras muito próximas do antigo líder do Partido dos Trabalhadores (PT).
O caso está a ser julgado em Brasília e bate todos os recordes, ao ser o mais extenso de sempre nas mãos do Supremo Tribunal Federal: 90 horas divididas em mais de 15 sessões, 50 mil páginas de processo, acima de 300 volumes, 37 réus, 600 testemunhas. Ao todo, entre réus do esquema de compra de votos de parlamentares descoberto em 2005, o STF absolveu 12 e condenou 25, entre os quais o ex-ministro José Dirceu, braço direito do antigo Presidente brasileiro Lula da Silva. Agora chegou a fase de decidir as penas.


“Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: Comiam,
bebiam., casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos” (Lucas 17:26-27).
Jesus, ao falar da Sua Vinda, referiu-se aos dias do Dilúvio, cujas condições seriam semelhantes às que existiriam no tempo da Sua volta.
Bem podemos esperar idênticas condições nos que precederam a volta do Senhor. Que tais condições estão presentes é fato que qualquer pessoa pode observar.
Primeiro: Jesus chama a atenção ao fato que nos dias que precederam ao Dilúvio o povo se entregava às orgias do “comer e beber”. Esta observação não se refere a necessidade do alimento para sustentar a vida, mas antes aos desregrados e licenciosos prazeres da mesa.
Segundo: O Senhor mencionou que os antediluvianos “casavam e davam-se em casamento” Não há, certamente, nenhum mal em casar. Os comentaristas bíblicos salientam que a estrutura do original hebraico implica a ideia de “desposar mulheres e repudiá-las.” Os males da poligamia estavam, aparentemente, difundidos naqueles dias (Gén. 4:19).
Terceiro: Embora Noé, pregador da justiça, advertisse o povo da aproximação do Dilúvio, sua advertência não foi ouvida (II Pedro 2:5). Igualmente Enoque, outro profeta da época, avisou os seus contemporâneos do vindouro juízo. Pouca atenção também lhe deram à admoestação.
Quarto: Aqueles foram dias de notáveis realizações. Naquele tempo construíram-se as
Pirâmides. A Grande Pirâmide é um monumento cujos construtores, evidentemente, possuíam conhecimentos de astronomia que só em época recente foram redescobertos.
Quinto: Eram de consternar as condições morais dos dias de Noé. É assaz lamentável termos de admitir que se comparam às do nosso tempo. “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gén. 6:5). “A terra estava corrompida á vista de Deus, e cheia de violência” (Gén.6:11).
Não deixo de pensar no caso “mensalão” e em tantos outros esquemas fraudulentos, mentirosos, imorais e toda a panóplia de falta de valores, aos tempos de Noé.
Eis as condições que prevaleciam nos dias de Noé, e qualquer observador imparcial terá de admitir que exibem marcada semelhança às condições morais do mundo hoje. Jesus disse que seria assim ao tempo da Sua vinda. Devem, pois, ser olhadas como sinais seguros da próxima reaparição do Filho do Homem.
jcjc

24 de outubro de 2012

ESTAREMOS NA FRONTEIRA DO TEMPO FINAL?


A política e a religião têm sido dois temas centrais na sua vida. Com pouco sucesso no exercício da conversão religiosa, Mitt Romney dedicou-se à carreira política, depois de ter feito fortuna no mundo dos negócios.
Empreendedor e enérgico são provavelmente as características que mais nele sobressaem, mas os críticos apontam-lhe falta de carisma e demasiadas «viragens de agulha», consoante o que mais lhe convém. Na história da campanha de 2012 para a Casa Branca, Romney conta também já com um considerável historial de gaffes.
Mitt Romney nasceu numa família abastada, rodeado de política e religião, sendo o filho mais novo de George Romney, um alto executivo da indústria automóvel,  e da sua mulher Lenore. Mitt cresceu no meio de discussões sobre política e a fé mórmon, e idolatrava o pai, director executivo da American Motors Corporation antes de se tornar governador do Michigan. A ele foi buscar tanto a paixão por carros, como a postura de conservador moderado.
Romney chegou à Universidade de Stanford em 1965, quando a revolução sexual se enraízava e os protestos anti-Vietname varriam os EUA, mas, ao contrário de muitos dos seus contemporâneos,  manteve o ar tradicional e protestou contra algumas das manifestações anti-guerra.
Deixou Stanford um ano depois de ali ter chegado e foi para França como missionário mórmon, cumprindo uma das tradições da sua fé.  Mas enquanto aprendia francês e era reconhecido pelas suas capacidades de liderança,  Mitt confessou-se desanimado com o número de conversões que conseguiu fazer.
Aos 21 anos, Mitt casou com Ann Davies, filha de um imigrante irlandês, com quem teve 5 filhos e tem já 16 netos. Os dois tinham-se conhecido no liceu e mantiveram-se em contacto enquanto Mitt esteve em França.  Sob a influência de George Romney,  Ann converteu-se ao mormonismo.
Há quem critique a Romney a «falta de respeito» que mostrou no último debate em que, de dedo em riste e apontado na direcção de Obama, quebrou as regras de não se dirigir directamente ao adversário. «Foi feio. Quando Romney erradamente pensou que tinha apanhado o presidente em falso sobre a Líbia, a máscara do ex-governador caiu e ele apresentou o comportamento de um  director de escola zangado», escreveu o professor de filosofia Gordon Marino no Huffington Post.
Depois do debate, o analista da MSNBC analyst Chris Hayes disse o mesmo: «Ele atirou com as regras ao ar e manifestou-se como um impetuoso, um indivíduo que pode tonar-se feio quando as coisas não correm como quer».
A verdade é que Romney tem-se reinventado durante a campanha, chegando mesmo a mudar repentinamente de opinião, como aconteceu no primeiro debate com Obama, quando subitamente deixou de defender a sua própria política fiscal.
Nota pessoal: Esta mudança de opinião não se trata de uma questão de personalidade, antes, trata-se de uma estratégia mormonista, alcançar os objectivos não olhando os meios.

Estaremos Face a Face com Uma América de Alianças?
“As obras de uma pessoa, sob a misericórdia amorosa do Pai,
determinam o seu juízo final, se ela herdará a
glória celestial, terrestre ou telestial.” -
John Widtsoe, Evidences and Reconciliations, 1943, página 277.
Poucas pessoas sabem que os Mórmons crêem em quatro destinos para os seres humanos, no que se refere à doutrina da Salvação [eles chamam de exaltação, herdar a glória] e da perdição. Três desses destinos são bons e um terrível. Tudo começa na pré-existência, ou seja, os mórmons crêem que antes de nascermos aqui na terra vivíamos em espírito num outro local. Daí, nascemos aqui para tentar a salvação. Para onde iremos depois da morte e o que determinará a nossa salvação, segundo os mórmons? Um de seus líderes escreveu o seguinte sobre os três locais de salvação:

Em primeiro lugar, observamos uma heresia absurda: A salvação pelas obras. De acordo com as Escrituras Sagradas, a Bíblia, somos salvos pela graça de Deus por meio da fé, não por meio das obras. (Efésios 2:8, 9) Em segundo lugar, dizem haver três destinos de salvação, os quais a Bíblia não ensina. Observe, conforme a doutrina Mórmon, uma explicação do que são os Reinos Celestial, Telestial e Terrestre:


1. Reino Celestial - O grau mais alto de glória, onde reside os mórmons fiéis, que por purificaram-se de todos os seus pecados por obedecer aos mandamentos do Senhor, e cujos casamentos foram selados para sempre. Este reino divide-se em três partes:
a. Nível alto - para os que recebem a exaltação e se tornam deuses;
b. Nível médio - ainda nada foi revelado sobre esse nível;
c. Nível baixo - destinado aos mórmons cujos casamentos não foram selados para sempre.
Por isso, afirmam: "Na glória celestial, há três céus e níveis." - Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, páginas 166, 167. Salt Lake City, UT: Bookcraft, 1966.
2. O Reino Terrestre - O segundo grau de glória, destinado "aos não-mórmons que foram moralmente limpos" [Smith, Answers to Gospel Questions, 2:209], ou aos mómons mornos na fé.
 
3. O Reino Telestial - O mais baixo dos reinos, destinado às pessoas carnais, que sofreram um tempo no inferno, mas que por terem ouvido a mensagem do evangelho lá, acabarão sendo elevados ao reino telestial, com uma certa medida de glória. Aqui, ninguém selou o seu casamento para sempre.
Em parte alguma a Bíblia ensina esses três destinos, sendo que o primeiro deles, o Reino Celestial, sendo dividido em três partes. Os mórmons, no entanto, procuram manipular a Bíblia para provar essas três subdivisões, usando 2 Coríntios 12:2-4, onde o Apóstolo Paulo narra a sua experiência no "terceiro céu". Assim, raciocinam: "Se há o terceiro, há o primeiro e o segundo, ou seja, três níveis". Mas Paulo fala de terceiro céu, porque a Bíblia menciona "o céu atmosférico (Deuteronómio 11:11), os céus estelares (Génesis 1:14) e o céu mais elevado - O Reino de Deus para onde os crentes vão quando Cristo voltar pela segunda vez (1ª Cor. 15:51-54; 1ª Tes. 4:13-16).
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demónios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento, exigem abstinência de alimentos, que Deus criou para serem recebidos com ações de graças.... (1 Tim. 4:1-3).
O apóstolo Paulo, nesta declaração, torna bem claro que o Espírito Santo dá ênfase ao fato de que nos “últimos tempos”, ou seja, no fim da dispensação da graça, o povo se desviaria da simplicidade da fé para dar ouvidos a espíritos enganadores. Os acontecimentos têm provado, fora de qualquer dúvida, a verdade desta profecia.
No século passado, surgiram cultos, uns após outros, cada qual pretendendo ser a verdadeira igreja, e vilipendiando os demais.
Surgia também a teoria da evolução — o homem a descender do irracional — em flagrante contradição à revelação bíblica que mostra ter sido o homem criado à imagem de Deus, e cada criatura segundo a própria espécie.
Nasceu o mormonismo com sua doutrina de poligamia. Uma hierarquia mantém-lhe a continuidade pela cerimónia da imposição de mãos.
Que dizer do Espiritismo com sua satânica doutrina de reencarnações? Contrariando e contradizendo frontalmente a Palavra de Deus, nega a divindade de Cristo e a obra expiatória do Salvador. Invoca os mortos para deles receber mensagens, que variam do banal ao crassamente mistificador. Em suas várias modalidades e práticas tem levado milhares a terríveis perturbações mentais.
Cabe aqui mencionar as “Testemunhas de Jeová” - grupo sectário ao extremo, o qual ensina que Jesus foi um ser criado, nega a existência do inferno em seu sentido literal e condena a todos os outros seguidores de Cristo. O Pastor Russell, seu fundador, predisse a vinda de Jesus para o ano de 1914, predição essa que, como se sabe, falhou totalmente.
Temos, ainda, a Ciência Cristã, que não é nem ciência, nem cristã. Sua fundadora, Sra.
Mary Baker, três vezes casada, estabeleceu uma religião firmada num sistema de negações.
Declarou não existir tal cousa chamada enfermidade, pecado, doença ou morte. Era tudo produto da imaginação.
Eis aí algumas das falsas religiões cujas origens podem ser traçadas a espíritos enganadores, ou doutrinas de demónios.
Tudo isso, diz Paulo, aconteceria nos “últimos tempos” e quando essas cousas ocorrerem devemos saber que não está distante o fim da presente era.
Nota: Com isso não estamos a dizer que Mitt Romney ganhará as eleições. Cumpre-nos no entanto, salientar essa possibilidade. O nosso interesse é exclusivamente bíblico, uma coisa sabemos, a união dos Estados Unidos com o papado, é inquestionavelmente profética com Mitt Romney ou com qualquer outro acontecerá.
Sendo a igreja romana tão contrária aos principios bíblicos, ainda que os "recomende". A ênfasee é o espiritismo (o estado dos mortos). Tería em Mitt Romney um facil aliado? Sem dúvida! DECRETO DOMINICAL? SEM PROBLEMA.
jcjc

22 de outubro de 2012

VIOLÊNCIA JUVENIL OU JUVENTUDE SEM LEI


A exposição das pessoas ao risco constante de ataques a sua integridade física e moral gera expectativas nas mesmas e, fornece-lhes padrões de respostas. Episódios truculentos e situações limites passam a ser imaginados e repetidos, como uma maneira de preparar o psiquismo para a ideia de que só a força resolve conflitos, tornando a violência um item obrigatório na visão do mundo que nos é transmitida. Cria-se a convicção tácita de que o crime e a brutalidade são inevitáveis, e que a pessoa deve estar preparada para eles e para reagir em conformidade. Esta familiarização com a violência, torna-a nosso quotidiano, um acontecimento corriqueiro, cuja proliferação indiscriminada mostra que as leis perderam o poder normativo e os meios legais de coerção, a força que deveriam ter e, nesta lacuna, vicejam, indivíduos e grupos que passam a arbitrar o que é justo ou injusto, segundo visões privadas, dissociadas de princípios éticos validos para todos. O crime é, assim, relativizado em seu valor de infração e os criminosos, ao invés de se sentirem marginais, agem com tranquilidade, não se julgando fora da lei ou da moral, pois se conduzem de acordo com o que estipulam ser o preceito correto. Disseminam-se "sistemas morais" particularizados, que "legalizam" os atos praticados dentro da óptica moral e ética própria, podendo nelas uma atitude criminosa ser justificada e legitima.


Sabemos que não existe "moral relativa", do ponto de vista de quem a professa, Crença ética é aquela que exige do sujeito uma posição quanto ao certo e ao errado e, no momento em que há dúvida sobre o certo e o errado de certa ação, se está alterando os sistemas de crença. Ou seja, o justo e o injusto, o violento e o não violento, o humano e o desumano dispensam fundamentos racionais para determinar o modo como agimos e avaliamos nossas ações. Daí a dificuldade que enfrentamos quando tentamos convencer indivíduos adeptos da violência de que o recurso aos meios legítimos da justiça ainda é o melhor meio que temos de eliminar conflitos.
“Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis.., desobedientes aos
pais... ingratos...” (II Tim. 3:1-2).
Há mil e novecentos anos o apóstolo Paulo, olhando através dos séculos pela presciência do Espírito, previu entre outros consternadores acontecimentos do final dos tempos, a revolta da juventude contra a autoridade constituída. Vemos hoje essa predição cumprir-se de forma alarmante. Desde o término da II Grande Guerra vem-se desenvolvendo entre a mocidade uma assustadora atitude refractária à lei. Os jornais noticiam diariamente crimes praticados por jovens de ambos os sexos como só os cometiam calejados criminosos. Bandos desses delinquentes infestam as nossas cidades. Cometem assaltos, roubos, homicídios e crimes outros de violência. Em muitos casos as próprias autoridades policiais se vêm impossibilitadas de reprimir a crescente ameaça do banditismo juvenil.
Qual a causa de tudo isso? Muitas e muitas vezes está no próprio lar. Pais obstinados levam os filhos a participarem de seu espírito de rebelião. Mães há que não se pejam do vício de fumar. Permite-se aos filhos assistirem a sessões de cinema do mais baixo nível. Em muitos casos os pais brigam constantemente, e mui frequentemente acabam por se separar. Os filhos dessas uniões crescem amargurados, e a cousa alguma ligam importância.
Mesmo em lares cristãos surgem sérias dificuldades. Os filhos de pais piedosos vêem a irrestrita liberdade que os pais mundanos concedem aos seus e não podem compreender a razão por que semelhantes privilégios não lhes são também permitidos. A televisão trouxe para dentro dos lares degradantes espetáculos teatrais. Sim, viver à margem da lei é o espírito da presente época e esse espírito tem contagiado em grande escala a mocidade dos nossos tempos. É mais outro sinal de que estamos vivendo o fim dos últimos dias, conforme o apóstolo Paulo nos advertiu.
jcjc

20 de outubro de 2012

CHAMADA ATENÇÃO. NÃO LER...FALA DE RUÍNA DA EUROPA

Introdução pessoal: Os engenheiros e designers de Detroit têm muitas respostas a dar. Eles não são os únicos. Estou a falar do mundo ocidental e a corrida ao ter; ter carros potentes, casas a crédito, ter crédito sem crédito, ter tudo e não ter nada. Ainda me recordo quando estudante na Faculdade de Teologia Adventista em França de vir a Portugal. Recordo especialmente um ano, não me recordo o ano, o meu carro tinha sido comprado em Portugal, gastei tudo quanto tinha, mas era o único estudante português com carro comprado em Portugal lá na faculdade!!! Aquele natal decidimos, eu e um colega meu com carro comprado na Suíça, virmos passar este período com as nossas famílias, recordo que ele dava-me avanços e depois ficava uma hora à espera que eu chegasse. Eu ficava ruído de inveja, porque o meu carro só o  acompanhava nas descidas e mesmo aí com alguma dificuldade. O tempo passou e comprei carros melhores, casa e mais não sei quantas coisas…agora quero vender algumas, como por exemplo o apartamento e na minha rua todos querem fazer o mesmo. O pior é que em todo o país ninguém compra e todos querem vender, está tudo ao invés.

Agora, em Portugal, Espanha, Grécia e França, só para mencionar alguns são aos milhares as pessoas, leia-se milhões que passam mais tempo nas manifestações que no trabalho. Sabem porquê? Porque não tem trabalho e estão carregados de dívidas e para cúmulo. Ninguém os ouve. Nem ministros a quem chamam “ladrões”, nem presidente de governo. Nem eu…para escândalo, leio esta notícia postada por um colega meu chamado Gilberto Theis, brasileiro. Este vive lá no país do sol e poem-se em bicos dos pés a postar uma declaração do presidente Fronçois Hollande. Alguém ouve!?
Pr. José Carlos Costa
 
Notícia:
O presidente francês, François Hollande, declarou nesta sexta-feira que seu dever é dizer a verdade e que a crise atual tem uma gravidade excepcional.
"Meu dever é dizer a verdade aos franceses. Estamos diante de uma crise de uma gravidade excepcional, uma crise longa que dura mais de quatro anos e nenhuma potência económica, nem as emergentes, está a salvo", disse Hollande em um discurso em Chalons-en-Champagne.
"O crescimento desacelera em todas as partes e os preços das matérias-primas, dos cereais, por razões tanto climáticas como especulativas, mas também o petróleo, aumentam".
O mandatário disse que a superação das dificuldades financeiras é "um papel de todos, desde as administrações e os atores sociais até as empresas e os trabalhadores". "Minha missão é traçar o caminho que permita a França se levantar".
Hollande também aprovou uma medida para as regiões francesas, permitindo que os governos locais tomem recursos de fundos europeus de forma direta e disse que já está pronto um projeto de lei que permitirá ao Estado ceder terrenos para a construção de moradias [...]
Fonte: (Folha)
Vou deixar de propósito a nota do Pr. Gilberto, só para me rir…

Nota Gilberto Theiss: "Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra” (Ap 11:18).
A ira das nações poderá ser uma consequência das dificuldades construídas pelo colapso financeiro, uma vez que tudo neste mundo é movido pelo dinheiro. Se as ameaças à estabilidade financeira, alimentícia, energia, combustível ou qualquer outra necessidade se avolumarem, é bem provável que o sistema que unifica todos em propósitos comuns globais esteja em processo de naufrágio. Se isto ocorrer, cada nação viverá por si e consequentemente, a luta pelos recursos, será intensa nos fazendo mergulhar de volta aos tempos antigos onde nação devorava nação. Bom, parecerá um tanto que fantasioso se nos esquecermos de como o mundo era regido – pela lei do mais forte. Não nos esqueçamos do que ocorreu em 2008, que, por causa da crise dos alimentos, muitos países deixaram de exportar determinados alimentos, aumentando com isto, a fome nos países mais pobres. Em outras palavras, se uma crise sobrevier ao mundo ao ponto de ameaçar a segurança das nações, não espere o solidaria-ismo, pois, não haverá... Rumores de guerra poderá ser, além de guerra em si, uma guerra ideológica baseada em questões de política nacional, protecionismos e puramente capitalista. Quem viver verá...

19 de outubro de 2012

Condição rara deixa homem ‘com o cérebro para o lado de fora’

Rapaz tem hipertrofia no couro cabeludo causando dobras esponjosas na cabeça


 

Reprodução/The SunHipertrofia pode se desenvolver junto com a esquizofrenia e convulsões
Um rapaz de 21 anos, cuja identidade é desconhecida, sofre de uma condição rara que faz com que ‘o seu cérebro fique para o lado de fora’.
Segundo o site do tablóide The Sun, ele sofre de cútis verticis gyrata desde os 19 anos, uma hipertrofia do couro cabeludo que desenvolve dobras esponjosas semelhantes ao formato do cérebro.
A causa da doença — que é mais comum em homens — é desconhecida, embora, às vezes, ela se desenvolva juntamente com esquizofrenia e convulsões.
As cirurgias mais difíceis que a medicina enfrentou.
Aspirina pode moderar deterioração do cérebro em mulheres idosas, diz estudo
Pesquisa mostra que cérebro é capaz de aprender durante sono
Karen Schons, médica que está tratando o paciente, explica que não se trata de uma doença e a condição do rapaz é benigna e puramente estética.
Para tratar existem métodos cirúrgicos que podem corrigir as deformações, mas podem deixar o couro cabeludo estreito.

Do R7

 Nota: conheci um caso com as mesmas caraterísticas, no entanto, "menos" grave. Impressionante!

TERROR NO LÍBANO/SUICÍDIO MUNDIAL

Autoridades suspeitam de carro-bomba; pelo menos 78 pessoas estão feridas
Do R7, com agências internacionais
Pelo menos oito pessoas morreram e outras 78 ficaram feridas em um atentado em Beirute, capital do Líbano, nesta sexta-feira (19). Segundo relatos, um carro-bomba explodiu em uma rua no centro da cidade, em uma área de maioria cristã.
A Agência Nacional de Notícias, do Líbano, confirmou que o atentado foi provocado por um carro-bomba, matando, até o momento, oito pessoas. As causas ainda não foram esclarecidas.
Com a explosão, varandas foram arrancadas pela força da explosão, janelas foram estilhaçadas e carros foram esmagados pela queda dos destroços.
"Ouvimos uma forte explosão. A terra tremeu sob os nossos pés", afirmou Roland, de 19 anos, em meio a uma multidão de membros do exército, funcionários dos serviços de resgate e curiosos no local.
Moradores da vizinhança entraram em pânico, à procura de familiares, enquanto outros ajudavam a carregar os feridos para as ambulâncias. A polícia interditou o bairro.
O Líbano passa atualmente por um momento de tensão sectária por causa da guerra civil que se desenrola na vizinha Síria — país que vive há 17 meses um conflito que coloca, de um lado, tropas leais ao presidente da religião alauíta, e, de outro, rebeldes islâmicos de origem sunita.
O Líbano conta ainda com uma grande comunidade cristã. E foi justamente em uma zona cristã onde ocorreu o atentado de hoje.
O último atentado em Beirute aconteceu em 2008, quando três pessoas foram mortas em uma explosão que atingiu um carro da embaixada americana.

Suicídio Mundial
No contexto de Daniel 12:1,  é dito que haverá “tempos de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação.” Jesus sublinha esse terrível desenrolar de condições declarando que se Deus consentisse ao homem continuar nesse curso, o epílogo seria o suicídio do mundo. Diz Mateus 24:22: “E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.”
Esta profecia parecia totalmente impossível de se cumprir. Pavorosas como têm sido as guerras da história, todavia, nenhum conflito, por mais devastador que tenha sido não lograria sequer aproximar-se da possibilidade de exterminar a população da terra. Nem mesmo a II Guerra Mundial provocou uma redução material da população do mundo. Como se poderia então cumprir a declaração de Jesus? Os ímpios escarneciam dessas palavras do Mestre e eran referudas como erradas,  não sendo pois a Bíblia livro inspirado. Mas, ao chegar ao fim a II Guerra Mundial, certo acontecimento ocorreu que fez empalidecer de horror a face dos homens. Foi a descoberta e o emprego da energia atómica. Hiroxima e Nagasaqui derreteram-se no calor ardente do terrível holocausto produzido pela bomba atómica.
Em 1953 a Rússia fazia explodir a chamada bomba “H”. Crê-se que a bomba de hidrogénio seja mil vezes mais poderosa que a velha bomba “A”, podendo destruir tudo num raio de 16 quilómetros. Tem capacidade e potencial para, num momento, arrasar as maiores cidades do mundo.
Reduzido é o número daqueles que ainda duvida da possibilidade do suicídio em massa da população do mundo. A menos que Cristo retorne, parece plausível a destruição da raça humana por si mesma (experiências recentes em vários países o demontram claramente. Jesus disse que, excepto por intervenção divina, isso iria acontecer. Tal suprema tragédia, contudo, não será permitida por causa dos escolhidos de Deus. “Por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”. Assim, pois, a invenção das bombas atómicas e de hidrogénio, com seu medonho potencial de destruição em massa, certamente prenuncia a próxima volta do Senhor Jesus Cristo.
Tome a sua decisão, nem dê espaço à dúvida, corra a lançar-se nos braços do Salvador Jesus!? Ele é o refúgio seguro. Não espere mais, conselho amigo.
Pr. José Carlos Costa
 

18 de outubro de 2012

A Evangelização Do Mundo – O último Sinal


Dito e repetido de há muito, que Jesus viria a qualquer momento e escasso era o tempo que nos restava para algo mais senão aguardar o noivo. Meses e anos, todavia, decorreram e Jesus ainda não voltou. O tempo continua na sua marcha. O horror atómico paira sobre o mundo, pronto para destruir a humanidade. Por que Jesus não volta?

Nenhum cristão deve formular tal pergunta, pois a resposta é conhecida. Mais um sinal ainda resta por cumprir. Disse Jesus: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim” (Mat. 24:14).

Cumpre-nos encarar os fatos. Há ainda uma obra a realizar. Menos da metade do mundo tem sido evangelizado! Milhares de tribos não foram ainda alcançadas. Um bilião de almas desconhece ainda a existência de um Salvador. Deve a igreja mobilizar-se já e sem demora para uma ação ousada e que apresse a volta de Jesus.

Se você deseja aceitar a Jesus Cristo em sua vida, você encontrará ajuda nesta oração:

Querido Pai Celestial,

Agradeço-Te o Teu amor por mim.

Peço-Te que o Teu Filho Jesus Cristo venha à minha vida.

Eu sei que tenho pecado e tenho cometido atos que Te são desagradáveis.

Peço-Te agora que me perdoes os meus pecados e que limpes a minha vida.

Ajuda-me a seguir-Te e a guardar os Teus ensinos.

Protege-me contra Satanás e o mal.

Ensina-me a identificar-me contigo em todos os meus pensamentos e ações.

Ajuda-me a amar o meu próximo assim como Tu me amaste.

Pai, mostra-me, passo a passo, o plano que tens para a minha vida.

Dou-Te o que sou e a minha vida.

Eu Te adoro e Te louvo, meu Criador e Senhor.

Eu Te darei graças continuamente por haveres sacrificado o Teu Filho na cruz para que eu possa herdar a vida eterna contigo.

Ajuda-me a trazer outros para Cristo.

Eu espero a próxima vinda de Cristo, quando Ele me levará para o céu.

Vem cedo, Senhor Jesus. Amém.

15 de outubro de 2012

OS PLANOS SECRETOS DO IRÃO. ISTO VAI DAR PARA O TORTO!

O corpo de elite iraniano da Guarda Revolucionária elaborou planos para afundar um petroleiro no Golfo e criar assim uma catástrofe ecológica, afirma a revista alemã Der Spiegel. A revista, que cita fontes dos serviços de inteligência ocidentais, destaca que o plano ultra-secreto, cujo nome de código é "Água Suja", pretende impedir a passagem de navios pelo Golfo, rico em combustíveis, e obrigar os países ocidentais a iniciar uma gigantesca operação de limpeza.


A Spiegel afirma que a Guarda Revolucionária está convencida de que isto levaria os países ocidentais a suspender as sanções impostas ao Irão pelo controverso programa nuclear, que este ano começaram a provocar um forte impacto na economia iraniana. O plano, elaborado pelo comandante da Guarda, o general Mohamad Ali Jafari, e pelo almirante Ali Fadavi, chefe da força marítima da organização, também pretende "punir" os Estados árabes do Golfo pelo apoio ao Ocidente e a Israel, segundo a revista.
Uma operação de limpeza só poderia acontecer com a ajuda técnica do Irão, o que exigiria a suspensão temporária das sanções, de acordo com a publicação. Jafari e Fadavi entregaram o plano ao líder supremo do Irão, o aiatolá Ali Khamenei, que terá a palavra final sobre a aplicação ou não do mesmo, destacou a revista.
Nota pessoal: A noção de que o Irão, o quarto maior exportador mundial de petróleo, deveria ser castigado por escassez interna de combustível, poderá parecer incongruente, mas a carência de combustíveis não é nada de novo para os iranianos. Há anos que eles sacrificaram as suas refinarias em troca de poderem produzir urânio e realizar experiências atómicas. Ora os americanos e os europeus, têm sucessivamente virado as costas ao Irão em primazia de Israel, esquecem-se que no compromisso de não refinar crude o Irão importaria produtos refinados, como a gasolina. O crescimento da procura de cerca de cinco por cento. Todos os anos o Governo iraniano gasta dezenas de milhares de milhões de dólares a subsidiar o petróleo, à custa de enormes perdas operacionais para a companhia iraniana nacional de petróleo detida pelo Estado. Quem reconhece este esforço? Unicamente Hugo Chávez e mais alguns amigos. Então não se admirem de vir coisa “suja” do Irão. Rumores e mais rumores…não tenho tempo, nem quero ser profeta da desgraça, mas preparem-se porque isto vai acabar mal!
José Carlos Costa

12 de outubro de 2012

Mais de 70% dos estupros/pedófilia no Rio acontecem em casa; 53% das mulheres têm menos de 14 anos, diz ISP


O Dossiê Mulher, divulgado pelo ISP (Instituto de Segurança Pública), nesta terça-feira (14), analisou os números de violência contra a mulher em 2011 e constatou que os principais crimes contra o sexo feminino – estupro, ameaças, homicídios e lesão corporal – aumentaram de 2010 para 2011. Grande parte dos delitos praticados ainda ocorre em ambiente familiar: 70,9% dos estupros, 58,1% de lesões corporais e 62,5% das ameaças. Outro dado mostra que, do total de vítimas estupradas, 53,6% eram meninas de até 14 anos de idade.
Em 50,2% dos casos de estupro, as vítimas conheciam os agressores (companheiros, ex-companheiros, pais, padrastos, parentes e conhecidos); 30,5% tinham relação de parentesco com a vítima (pais, padrastos, parentes); e 10,1% eram companheiros ou ex-companheiros.
Ao analisar este tipo de crime por área, verificou-se que a maior incidência de vítimas ocorreu em Nova Iguaçu, na baixada, com 435 vítimas. Entretanto, a maior taxa de vitimização em relação à população feminina foi verificada em Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Queimados e Japeri – 8,58 em cada 10 mil mulheres.
A analista criminal do ISP, major Claudia Moraes, lembrou que a lei Maria da Penha, que completa sete anos de existência neste mês de agosto de 2012, mudou a forma das pessoas de encarar o abuso contra o sexo feminino.
— Não houve diminuição dos crimes contra a mulher com a lei Maria da Penha. Houve até um aumento das notificações. Isso não quer dizer que houve aumento dos crimes, mas elas estão mais seguras e com mais coragem para denunciar esses crimes.
Ainda de acordo com o dossiê, as maiores incidências dos abusos contra as mulheres ocorreram na Baixada Fluminense e na zona oeste da capital.
Homicídios dolosos e tentativa de homicídio
Do total de homicídio doloso, 7,1% eram mulheres. Esse delito apresentou um aumento de 1,3% no total em relação a 2010, com média mensal de 25 mulheres vítimas. Das 303 mulheres assassinadas, 34,3% tinham entre 18 e 34 anos e 19,1% conheciam os agressores.
Em relação à tentativa de homicídio, foi constatado que 16% das vítimas eram mulheres, 51,6% delas conheciam os acusados, sendo que 37,8% das vítimas eram os ex-companheiros ou companheiros.
Ameaças e lesão corporal
As ameaças contra mulheres registraram o número de 54.253, um aumento de 8,6% em relação ao ano de 2010. São, aproximadamente, 147 vítimas por dia.
Somente na área dos municípios de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, que apresentou o maior número de vítimas em 2011, foram registradas 4.193 ameaças contra mulheres. Quase metade das vítimas de ameaça (49,4%) tinha o companheiro ou ex-companheiro como o provável autor desse delito. Sofreram ameaças por parte de pais ou parentes 10,7% das mulheres, e 12,5% delas foram vítimas de pessoa conhecida ou próxima.
O delito lesão corporal dolosa apresentou um aumento de 7,2% no total de mulheres vítimas em comparação com 2010. No ano de 2011, mais 3.644 mulheres sofreram lesão corporal. Do total de vítimas do sexo feminino, mais da metade (54,9%) tinha entre 18 e 34 anos. Do total de vítimas, 51,8% eram companheiras ou ex-companheiras dos acusados.
Reflexão pessoal: esta notícia refere uma das mais lindas cidade do Mundo, no entanto, a pedofilia/incesto e todo o tipo de abuso sexual não se limitam a esta cidade ou país. Hoje em dia é mal em todos os países e transversal a todas as camadas sociais. É indiscutivelmente um rumor do fim:
“1  SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2  Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3  Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4  Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5  Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6  Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7  Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” 2ª Tim. 3:1-7
pr. José Carlos Costa

11 de outubro de 2012

DEZ MILHÕES DE RAPARIGAS CASAM-SE ANTES DOS 18 ANOS

Cristina Sambado, RTP 11 Out, 2012, 16:50 / atualizado em 11 Out, 2012, 17:40

Os casamentos na infância têm maior incidência no sul da Ásia
Narendra Shrestha/EPA
Cerca de dez milhões de raparigas em todo o mundo casam-se antes dos 18 anos, muitas vezes com apenas oito anos de idade, três ou quatro vezes mais novas que os maridos impostos, numa clara violação dos Direitos das Crianças. Os dados da ONU foram revelados no dia em que se assinala, pela primeira vez, o Dia Internacional da Rapariga.
Com o lema “A minha vida, os meus direitos: pôr fim ao casamento infantil”, o Fundo das Nações Unidas Para a Criança (UNICEF) pretende chamar a atenção para a violação de um dos direitos humanos fundamentais e que afeta em todos os aspetos a vida das raparigas.
“O casamento precoce nega às raparigas a sua infância, interrompe a sua educação, limita as suas oportunidades, aumenta o risco de violência e abuso e pressupõe riscos que colocam em causa a vida das raparigas e põe em risco a sua saúde”, lê-se num comunicado publicado no site da agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Dados da UNICEF revelam que a nível mundial “cerca de 23 milhões de jovens hoje com 20 a 24 anos foram obrigadas a casar-se antes de cumprirem 15 anos e 400 milhões de mulheres com idades entre os 20 e os 49 anos quando ainda eram menores (menos de 18 anos)”.
Nos países em desenvolvimento, 90 por cento das mães adolescentes, entre os 15 e os 19 anos, estão casadas e as complicações com a gravidez são a principal causa de morte nas jovens desta faixa etária.
As raparigas com baixos níveis de escolaridade são as que têm probabilidade de se casar mais cedo. Por outro lado, as jovens que receberam uma educação superior têm seis vezes menos possibilidade de contrair matrimónio durante a infância.
Maior incidência no sul da Ásia
 Apesar de nenhuma região escapar ilesa a esta seleção, a situação tem maior incidência no sul da Ásia (46 por cento) seguida da África subsariana (37 por cento), América Latina e Caribe (29 por cento) Médio Oriente e Norte de África (17 por cento) e União Europeia e Comunidade de Estados Independentes (11 por cento).
 
Dos 193 países que formam as Nações Unidas, apenas 113 proíbe os casamentos antes da maioridade.
A UNICEF rejeita “argumentos de tradição, religião, cultura ou economia” e realça que “todas as formas de escravatura deviam ser criminalizadas”
TAGS: Dia Internacional, ONU, UNICEF, adolescência, casamento, infância, Rapariga,
Nota Pessoal: louvo todas as instituições que lutam de forma tão tenaz contra esta violência. Lamento que sejam muitos europeus, velhos e ricos os principais abusadores.

Emissoras cristãs prontas para receber o Messias em Israel


Se o Messias descer do Monte das Oliveiras, conforme profetizado na Bíblia, as duas maiores emissoras cristãs da América estarão bem posicionadas para transmitir ao vivo, graças a recentes aquisições de estúdios adjacentes a Jerusalém, em uma colina com vista para a Cidade Velha.
Com sede no Texas, a Daystar Television Network já transmite via webcam 24 horas por dia ao vivo a partir do seu terraço. Para não ficar atrás, a Trinity Broadcasting Network (TBN), sediada em Costa Mesa [Califórnia], no mês passado comprou o prédio ao lado.
O duelo dos estúdios é parte de uma investida agressiva das emissoras evangélicas americanas que querem ganhar uma posição mais firme na Cidade Santa. Sua presença não só proporciona usufruir direitos junto aos telespectadores e colaboradores americanos, mas também - e mais polémica - serve de plataforma para difundir o evangelho de Jesus Cristo para os judeus em Israel.
Além de seu novo edifício de vários andares, a TBN está em negociação com a operadora de TV por satélite YES, de Israel, para garantir um local em tempo integral para o seu canal de TV evangélico Shalom.
A Daystar já transmite sua programação em inglês para Israel com canais tanto pela YES como pela operadora de TV à cabo HOT Systems, alegando ser a primeira emissora cristã a transmitir a mensagem do evangelho à televisão israelense que funciona 24 horas por dia.
"A principal coisa que queremos fazer é ajudar a patrocinar o que chamamos de judeus messiânicos, ou judeus que receberam Jesus Cristo como o Messias", disse o co-fundador da TBN, Paul Crouch, que recentemente encerrou uma turnê em Israel com 1.800 colaboradores da TBN, a maioria da América.
"Nós queremos fazer alguns programas em hebraico para chegar aos judeus e seduzi-los a ler a Palavra de Deus e tornarem-se o que chamamos de judeus completos".
Tal proselitismo enfurece grupos de judeus ortodoxos que dizem tratar-se de uma ameaça ao caráter de uma nação que foi criada como um lar para os refugiados judeus do Holocausto. O proselitismo cristão é legal em Israel, embora o governo tem, por vezes, restringido e desencorajado a prática; os membros da fé judaica não procuram converter pessoas de outras religiões.
[...]
NOTA: Essa histeria evangélica em relação a Israel ocorre principalmente por causa da interpretação profética equivocada da maioria das igrejas evangélicas norte-americanas. Usando um literalismo hermenêutico, ignoram que Cristo aplicou as profecias de Israel a Si mesmo e a Sua Igreja - o novo Israel. Além de literalistas, também são futuristas desprezando a interpretação historicista - um legado da Reforma.

8 de outubro de 2012

CENTRAIS NUCLEARES EUROPEIAS UMA AMEAÇA

Quase todas as centrais nucleares europeias precisam de melhorias
Os testes à segurança de 145 reactores nucleares na União Europeia concluíram que quase todas as unidades precisam de melhorias, para evitar o pior em caso de sismos e inundações, segundo um relatório da Comissão Europeia divulgado nesta quinta-feira.
Bruxelas avisa que, apesar de “não se justificar o encerramento de quaisquer centrais nucleares”, nem todos os padrões de segurança promovidos pela Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) estão a ser aplicados em todos os Estados-membros.
As actuais normas de cálculo de riscos não são aplicadas em 54 reactores, no respeitante ao risco de sismos, e em 62, no que toca ao risco de inundações. “O cálculo do risco deve basear-se numa perspectiva a 10 mil anos, em vez dos períodos muito mais curtos que por vezes se utilizam”, segundo um comunicado da Comissão Europeia.
Além disso, 121 reactores devem instalar instrumentos in situ de alerta para a possibilidade de ocorrência de sismos. Trinta e dois reactores não estão equipados com sistemas confinados de ventilação com filtro para permitir a despressurização segura do reactor em caso de acidente.
Em 81 reactores da União Europeia, os equipamentos a utilizar em caso de acidentes graves não estão armazenados em locais protegidos, mesmo em caso de destruição generalizada, dos quais possam ser rapidamente extraídos. Outra situação a ser melhorada, desta vez em 24 reactores, é a disponibilização de uma sala de controlo de emergência, no caso de a sala de controlo principal se tornar inabitável devido a um acidente.
Em conferência de imprensa, o comissário europeu da Energia, Günther Oettinger, estimou nesta quinta-feira que as melhorias a realizar implicarão investimentos de, pelo menos, dez mil milhões de euros mas podem chegar aos 25 mil milhões de euros. “A situação é, em geral, satisfatória, mas não podemos ser complacentes”, disse o comissário. “Está em causa a segurança dos nossos cidadãos”, acrescentou.
Os testes de resistência tinham como objectivo avaliar a segurança e a robustez das centrais nucleares em caso de fenómenos naturais, nomeadamente inundações e sismos, e participaram 17 países (os 14 países da União Europeia com centrais nucleares em funcionamento, e a Lituânia, a Ucrânia e a Suíça).
Agora, as autoridades reguladoras nacionais deverão elaborar planos de acção nacionais com calendários de implementação, que serão divulgados no final de 2012. A Comissão prevê apresentar um relatório sobre a implementação dessas recomendações em Junho de 2014.
Além destas recomendações, Bruxelas anunciou que prevê apresentar uma revisão da actual Directiva Segurança Nuclear no início de 2013. “As alterações propostas centrar-se-ão nas exigências em matéria de segurança, no papel e nas competências das autoridades reguladoras no domínio nuclear, na transparência e na monitorização”.
Reflexão pessoal: Antes do acidente na central japonesa, em Março de 2011, calculava-se que a indústria nuclear representava cerca de 30% do consumo energético no Japão. Este país asiático tem 54 reatores nucleares, mas apenas dois estão em funcionamento depois das medidas de segurança adotadas após o desastre de Fukushima. Na Coreia do Sul na Korea Hydro and Nuclear Power (KHNP). O perigo é tão grande como o foi em Fukushima e em outros lugares do mundo onde cidades e populações foram literalmente.
Durante anos passei ao lado de grandes centrais nucleares tanto em França como em Espanha, é visível da estrada a água verde onde estão localizadas essas centrais, a água é verde escura, há uma sombra de morte, aliás, nessas águas não há vida. E são essas águas de rios que as populações consomem.
Agora, a notícia está aí escarrapachada, as centrais nucleares da Europa precisam de reparos ou seja que os reatores nucleares sejam completamente suterrados com betão e ali fiquem a dormir.
No passado, o paradoxo da eficiência foi utilizado como um argumento, tanto contra a eficiência energética como contra a conservação. Não é certamente essa a minha intenção.
Mas uma pergunta deve ser colocada: Como vamos enfrentar o maior desafio energético do nosso tempo, a necessidade de eficiência energética nunca foi tão grande? Ao mesmo tempo temos a ameaça de morte sobre toda a humanidade! Que fazer? Não sei. Eu acho que esse caminho nunca deveria ter sido percorrido. Não vejo as pessoas na sociedade Ocidental ser mais felizes que as que vivem no meio de África, com todo o respeito, o digo.
Verdade, verdade, é que isto tudo me faz lembrar a tolice dos homens ao longo da história e em especial a história bíblica, com os casos do Dilúvio e Babel.
Reparem e reflictam nestes textos bíblicos:
"Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo."  (Isaías 1 : 6)
"E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras."  (Apocalipse 16 : 11)
Pois é sempre a mesma coisa, o culpado é Deus. isto dizem os incrédulos. Os crentes, olham isto como sinais ou rumores do fim. E dizem: “Ora vem, Senhor Jesus.”
José Carlos Costa

2 de outubro de 2012

Mordomo do Papa diz ter sido maltratado na prisão do Vaticano

Paolo Gabriele junto ao Papa Bento XVI
na Praça de São Pedro, a 23 de Maio
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

O mordomo do Papa, que está a ser julgado por ter passado a um jornalista documentos do Vaticano, queixou-se em tribunal de ter sido maltratado nos primeiros 20 dias de detenção.

Paolo Gabriele disse ter estado numa sala tão “estreita que nem podia abrir os braços”, e onde as luzes estavam acesas “24 horas por dia” — algo tão perturbador que danificou a visão, de uma forma que não especificou.

Da acusação de roubo agravado, Gabriele declarou-se inocente. Apenas se sente culpado por ter “traído a confiança do Papa”, que sentia que “o amava como um filho”, afirmou nesta terça-feira, na primeira vez que falou no tribunal do Vaticano onde se iniciou no sábado o julgamento.

O homem que tinha nas suas funções vestir o Papa e viajar à sua frente no papamóvel foi detido, a 23 de Maio, como suspeito de ser a fonte das incómodas fugas de informação que assolavam o Vaticano já há alguns meses. O livro Sua Santità, do jornalista Gianluigi Nuzzi, que revelava intrigas e violentas animosidades, em particular em torno do número 2 do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, era particularmente incómodo — terá sido a ele que Gabriele passou os documentos que desviou.

Agora o antigo mordomo do Papa recordou os primeiros dias da sua detenção como tempos de “pressão psicológica”, em que não lhe deram sequer uma almofada. “A luz estava acesa 24 horas por dia e não havia interruptor”, disse em tribunal. O comandante da polícia do Vaticano, Domenico Giani, estava presente na sala, e ficou corado ao ouvir estas palavras, relata o jornal britânico The Guardian. O juiz-presidente do tribunal, Giuseppe Dalla Torre, ordenou a abertura de um inquérito sobre as condições de detenção do mordomo do Papa.

A polícia vaticana emitiu entretanto um comunicado garantindo que a cela onde Paolo Gabriele esteve corresponde às “normas de detenção previstas noutros países”. Mas confirmou implicitamente, diz a AFP, que a sala tinha alguns problemas, pois o mordomo “foi transferido para uma nova cela uma vintena de dias após ter sido detido, após estarem terminados os trabalhos de reestruturação” na nova cela.

A polícia confirma também que a luz estava sempre acesa, “para evitar que o detido se ferisse ou por exigências de segurança”. Mas, garante, foi-lhe fornecido uma fita para tapar os olhos, para que pudesse dormir sem ser perturbado.

Gabriele falou sobre os documentos que a polícia encontrou em sua casa (é casado e tem três filhos) e nos seus aposentos na residência do Papa em Castel-Gandolfo, em 82 caixas: cartas e outros documentos fotocopiados. “A recolha foi iniciada em 2010 e continuada em 2011”, disse, respondendo a perguntas da sua advogada, Cristiana Arru.

Calmo, de fato e gravata cinzentos, explicou tratarem-se de “cartas fotocopiadas” duas vezes: uma para enviar para fora do Vaticano, outra para guardar.

“Não pedi dinheiro nem outros benefícios para mim nem para outros”, garantiu. Fê-lo por quê? “Por um estado de ânimo e um desconcerto com uma situação que se tornou insuportável, por estar tão difundida no Vaticano”, afirmou.

“Inevitavelmente, as minhas funções levavam-me a ver muitas situações dos dois lados, do ponto de vista do que pensa o povo e do que pensa o poder”, disse. “O que me escandalizou verdadeiramente foi que muitas vezes me encontrava à mesa do Santo Padre ao pequeno-almoço e ele fazia-me perguntas sobre coisas das quais devia estar informado. Foi assim que me convenci de que era fácil manipular uma pessoa, mesmo que ela tenha um poder enorme”, tentou explicar-se.
02.10.2012 - 20:47 Por Clara Barata
Cardeal Tarcísio Bertone e o sacerdócio x celibato.

Reflexão pessoal: Paolo Gabriele era um mordomo fiel do Papa Bento XVI, caiu em desgraça. Porquê? Esta é uma boa questão. Paolo ama o Papa como se este fosse o seu pai, ele reconhece que é um homem sábio e bom. Mas está rodeado por cardeais que não aconselham, disputam o poder, matam (ver João Paulo I) e não renegam nenhum método para alcançar os seus objectivos. A ideia de Paolo Gabriele de ter um Papa soberano, forte e infalível tornou-se em desilusão profunda. O papa tem uma ideia de “capital social” está no centro de muito do novo pensamento sobre religião. A religião parece proporcionar laços sociais num mundo em que tanta coisa conspira para causar alienação e indisciplina. Hoje existem muito poucos locais onde os adultos podem encontrar-se e aceitar como verdadeiro uma relação de confiança. O local de trabalho é competitivo (foi isto que Ratzinger fez a João Paulo II). Ele não pode confiar nos vizinhos (cardeais), estes são, muitas vezes, estranhos. O tipo de bares locais onde “toda a gente sabe o nosso nome” é uma raridade nos subúrbios e nos bairros-dormitórios (isto é o que acontece com Bento XVI, ele se quer saber que existe tem que perguntar ao seu mordomo no café da manhã). Ele não tem um lugar seguro. Como poderia Paolo Gabriele estar seguro? Qual fotocópias qual quê! Este papa, é papá e nada mais. Um virá que será o PAPA ou se quiserem o PAPÃO. Voltaremos a este assunto, não se esqueçam. Espero que não seja Tarcísio Bertone. Quem sabe?!
Pr. José Carlos Costa

Sinal luciferano " O cornuto "