29 de dezembro de 2011

Portugueses guardam fortuna em escudos correspondente a 163 milhões de euros

O euro chegou há mais de dez anos, mas está longe de despojar o escudo das mãos de muitos portugueses. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), há uma fortuna perdida sob a forma de escudo, estimada em cerca de 163 milhões de euros. Cerca de 99 por cento são moedas e estão à venda na Internet.
Banco de Portugal revela que os portugueses guardam 163 milhões de euros em moeda antiga, o que corresponde a quase 33 mil milhões de escudos.
A esmagadora maioria – 99 por cento do total – trata-se de moedas, cuja troca por euros, no BdP, deixou de ser possível desde 2002. Até esse ano, foram recolhidos cerca de 701 milhões de escudos em moeda.
Estas raridades (ou talvez não) encontram-se com facilidade e estão à venda na Internet, em sites de leilões, por exemplo. Um lote de 50 moedas de um escudo pode custar cerca de 15 euros, numa conversão que tem em conta a antiguidade.
Em notas, cuja troca está em vigor até 2022, existem nas mãos dos portugueses 183 mil euros. Estes dados surgem numa altura em que se fala diariamente de um cenário de abandono de Portugal da moeda única.
Todas as notas que foram recolhidas pelo Banco de Portugal acabaram destruídas, enquanto as moedas de escudo foram entregues à Casa da Moeda. Antes, porém, o dinheiro é sujeito a uma análise que garante a sua autenticidade.
Impressionante como o ser humano guarda o “vil metal”, aferra-se como se fosse o meio da identidade. Esquece-se do Seu Originador, assim, esquece-se da sua verdadeira identidade. É um ser que sabe que é daqui e que daqui não sairá. Sabe qual é a sua identidade? Donde veio, porque está aqui e para onde vai? Se assim é, louvado seja Deus!
AUTOR: MIGUEL MOREIRA
QUINTA-FEIRA, 29 DEZEMBRO 2011 13:37

23 de dezembro de 2011

Menina levada por tsunami aparece viva

Pais reconheceram a filha graças a um sinal na anca
e uma cicatriz na sobrancelha
Foi dada como morta no tsunami que, em 2004, devastou os países banhados pelo oceano Índico. Mas sete anos depois, a jovem indonésia Wati regressou a casa de autocarro. Tem 14 anos e os seus pais reconheceram-na através de marcas corporais.

foto AFP
23-12-2011
Pais reconheceram a filha graças a um sinal na anca e uma cicatriz na sobrancelha

Wati tinha sete anos quando a força da água a arrancou dos braços da mãe a 26 de Dezembro de 2004, dia em que um terramoto de 9,1 graus na escala de Richter causou um tsunami com o epicentro em ilha indonésia de Sumatra. Morreram 226 mil pessoas. Wati estava entre as vítimas mortais.
Tudo aconteceu na região indonésia de Aceh, a Norte de Sumatra, uma das regiões mais devastadas pela catástrofe e onde o número de mortos chegou a 164 mil pessoas.
A família fez o luto de Wati, então com sete anos. Até que, esta sexta-feira, os média indonésios noticiaram o seu reaparecimento.
Segundo os jornais locais, Wati chegou de autocarro à terra natal, Meulaboh, e foi a um café pedir ajuda. Ninguém a reconheceu. Todos pensavam que era uma mendiga. Mas quando Wati se lembrou do nome do avô Ibrahim, a população levou-a ao encontro da família. Um sinal na anca e uma cicatriz na sobrancelha permitiram aos pais reconhecer e recuperar a filha.
Fonte
Sabe que seremos reconhecidos pelo Pai por três sinais. Sabe quais são? Leia Isaías 8:20; Apoc. 14:12

21 de dezembro de 2011

Dois apresentadores tornam-se canibais em directo na televisão holandesa [vídeo]

A televisão sempre foi palco de acontecimentos impressionantes, mas por vezes igualmente bizarros. O mais recente exemplo chega da Holanda, onde dois apresentadores de um programa culinário decidiram comer um pedaço de carne um do outro, proeza teve tanto de surpreendente como de canibalesco.
VÍDEO: As imagens da confecção ao vivo da carne de ambos os apresentadores.
De seu nome Dennis Storm e Valerio Zeno, os apresentadores submeteram-se a uma operação cirúrgica para retiraram pequenos pedaços de músculo dos seus corpos.
Uma vez retirados, os pedaços de carne foram fritos durante o programa para depois serem comidos pelos apresentadores.
As imagens disponibilizadas do programa mostram ambos os homens a observarem os 'seus pedaços' a serem cozinhados ao vivo, evidenciando um aparente ar hesitante e incrédulo.
De acordo com o The Guardian, os apresentadores defenderam a legalidade do seu acto, ao lembrarem que se voluntariaram para nele participarem.



Fonte
Que comentário lhe merece este triste e infeliz episódio?

18 de dezembro de 2011

Jovem assassina diz ser vampira – e lobisomem

Vampiros existem. Ou pelo menos alguns jovens acreditam que são esses seres que se alimentam de sangue. Stephanie Pistey, uma adolescente da Flórida (EUA), é acusada de seduzir um adolescente de 16 anos, levando-o para uma área remota onde seria assassinado. A história já é trágica, mas tem um contexto ainda mais bizarro: Stephanie e quatro amigos fazem parte de uma seita de vampiros – e ela afirma que também é um lobisomem.
Em entrevista a uma emissora de TV, Stephanie disse: “Desde os 12 anos é como se em cada fibra do meu corpo fosse parte vampiro e parte lobisomem”. Ela afirma que, como parte dos rituais do seu vampiro, pelo menos em certas ocasião bebeu o sangue do seu namorado (e co-réu) William Chase.
Existerá algum motivo para não culpar Stephanie e os seus amigos pela insanidade? Parece improvável, já que nenhum deles apresenta marcas de ferimentos feitos por algum “vampiro”, e nem mataram a vítima com caninos afiados. Alegar que é um vampiro ou lobisomem não retira a culpa de ninguém por um crime.
O fato é que algumas pessoas criam uma obseção vampirina e empolgam-se mais do que o normal com as obras de Bram Stoker, Anne Rice, Stephenie Meyer e Stephen King, para citar alguns nomes. Pessoas são atraídas para a subcultura vampira pelas mesmas razões que pessoas são atraídas por qualquer subcultura: por um sentido de comunidade e de interesses em comum. Algumas pessoas usam capas, outras têm implantes dentários de vampiros presas. Nas seitas mais radicais, bebidas de sangue estão envolvidas.
Na cultura pop em que vivemos, vampiros são muito atraentes, misturando elementos de poder, romance, misticismo, erotismo e imortalidade. Considerando toda essa popularidade, não é surpreendente que muitas pessoas aleguem serem vampiros – e algumas delas também se tornem assassinas. [Life'sLittleMysteries] Há um desejo no homem de entrar em contato com poderes sobrenaturais para adquireem poder ou saber fora do alcance humano, esse foi o desejo do rei Saul: “Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar.” 1º Samuel 28:7.
Deus porém dá este aviso e conselho: “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Isaías 8:19-20

12 de dezembro de 2011

É ESTE TEMPO DE JULGAMENTOS DIVINO OU DE DESASTRES NATURAIS?

Está o dicurso de Jesus apresentado em Mateus 24: 4-14 está a cumprir-se? Ou são simplesmente sinais dos tempos? E por ordem das coisas estes versículos que falam de: “guerras e rumores de guerras” (v. 6); “fomes e terremotos” (v. 7); tribulação, martírio, traição, ódio, falsos profetas e corrupção (vv. 9-12), não têm relevancia nos nossos dias.
As condições descritas devem ser entendidas como julgamentos divinos ou como desastres “naturais”, seguindo o padrão da revelação estabelecido no Velho Testamento. Jesus disse que “...tudo isto é o princípio das dores [literalmente, “dores de parto”] (v. 8). No Velho Testamento a palavra hebraica para “dores de parto” é usada pelos profetas para simbolizar as terríveis calamidades associadas ao Dia do Senhor (Is 21.3; Is 26.17-18; Is 66.7; Jr 4.31; Mq 4.10), particularmente ao “tempo da angústia de Jacob” (Jr 30.6-7), ao qual Jesus faz referência em Mateus 24.21, quando descreve a Grande Tribulação.
Muitos judeus, nos dias do Segundo Templo, esperavam um tempo de sofrimentos imediatamente antes do fim. A seita judaica do Qumran (os essénios) atribuíam a essa angústia “dores, como de parto”.
Igualmente, o judaísmo rabínico cita as “dores de parto (em hebraico, chavalim) [relacionadas à vinda] do Messias” como uma série de convulsões globais que anteciparão a vinda do Messias. No Talmude, a lista dessas condições desastrosas (espirituais, morais, políticas, sociais e ecológicas – que caracterizam “a geração em que virá o Filho de David”, Sanhedrin 97a) em muito se assemelha à lista de Mateus 24.4-14
Tem o seguinte texto aplicação nos nossos dias?
“Se já houve um tempo em que convinha que cada pessoa que teme a Deus refletisse seriamente, este tempo é agora, quando a piedade pessoal é essencial. Deve ser feita a indagação: "O que eu sou, e qual é minha obra e missão neste tempo? De que lado estou labutando - do lado de Cristo, ou do lado do inimigo?" Que toda pessoa se humilhe agora diante de Deus, pois agora vivemos realmente no grande Dia da Expiação. Agora mesmo, os casos de muitos estão sendo examinados perante Deus, pois eles terão de dormir em suas sepulturas por um pequeno período de tempo. Vossa garantia nesse dia não é a profissão de fé, mas o estado de vossas afeições. O templo da alma está purificado de sua contaminação? Meus pecados foram confessados e arrependo-me diante de Deus, por havê-los cometido, para que possam ser apagados? Tenho muito pouco apreço por minha própria pessoa? Estou disposto a fazer todo e qualquer sacrifício pela excelência do conhecimento de Jesus Cristo? Reconheço em todo momento que não pertenço a mim mesmo, mas sou a propriedade de Cristo, e que meu serviço pertence a Deus, de quem eu sou?” Manuscrito 87, 1886.
Devemos perguntar a nós mesmos: "Para o que estamos vivendo e trabalhando? E qual será o resultado de tudo isso?" The Signs of the Times, 21 de novembro de 1892.

8 de dezembro de 2011

ALGUMAS SOCIEDADES SECRETAS (Aconselho os mais sensíveis a não ver este post).

Tudo começou por serem pequenos clubes, muito rapidamente passaram a associações e assumir um certo "secretismo". Estas sociedades tiveram nos seus primórdios um sentido de preservar segredos de carácter familiar; os clãs de parentescos aumentaram para associações de clãs, ou seja, onde entravam outros chefes de famílias sob juramento. Os casamentos inter tribais foram o próximo passo para a amplificação dos grupos, e a tribo complexa resultante foi o primeiro verdadeiro corpo político. O próximo avanço, no desenvolvimento social, foi a evolução dos cultos religiosos e dos clubes políticos. Estes, inicialmente, surgiram como sociedades secretas, e originalmente, eram integralmente religiosos; posteriormente, eles tornaram-se reguladores. A princípio, eles eram clubes de homens; mais tarde, grupos femininos apareceram. E, em breve, eles dividiram-se em duas classes: a político-social e a místico-religiosa.

Motivos para o secretismo

Havia muitas razões para que essas primeiras sociedades fossem secretas, tais como:
A finalidade de praticarem ritos religiosos minoritários.
O propósito de preservar valiosos segredos do “espírito” ou do comércio.
O desfrute de algum talismã ou magia especial.

O facto em si, de serem secretas essas sociedades, conferia a todos os seus membros o poder do mistério sobre o resto da tribo. Os iniciados eram a aristocracia social da sua época. Depois da iniciação, os meninos caçavam com os homens; enquanto antes eles colhiam plantas com as mulheres. E era a humilhação suprema, uma desgraça tribal, fracassar nas provas da puberdade e, assim, ser obrigado a permanecer fora da morada dos homens, ficando com as mulheres e as crianças, e ser considerado afeminado. Além disso, aos não iniciados não era permitido casar.

IGREJA ROMÃ CADA VEZ MAIS PAGÃ

Adão e Eva não foram os «pais» da Humanidade e o Pecado Original não existiu. Nem tão-pouco Deus exigiu a morte do seu filho para expiar a culpa do primeiro Homem. A negação de tantas «certezas» bíblicas é defendida pelo teólogo Armindo Vaz, numa tese que coloca em causa a doutrina oficial da Igreja Católica.

A memória da crucificação e morte de Jesus é hoje, Sexta-Feira Santa, ritualizada mais uma vez em todo o mundo por mais de dois mil milhões de cristãos, num cerimonial de compungida homenagem pelo sacrifício de expiação do pecado de toda a Humanidade, voluntariamente assumido pelo filho de Deus. Um pecado suportado desde o início dos tempos por culpa de Adão e de Eva, que aceitaram o convite de uma serpente para ascenderem à condição de deuses. A esta breve Idade de Ouro do primeiro casal humano sucedeu-se o castigo divino, carregado de dor, sofrimento e morte, transmitido como herança a cada um dos futuros viventes.

É nesta trágica narrativa do Génesis - primeiro livro da Bíblia, no qual se relata a criação do mundo -, que assenta a doutrina do Pecado Original. O seu arquitecto foi o controverso Santo Agostinho, um professor de retórica nascido em Tagaste (Argélia), que se notabilizara como arrebatado defensor dos ideais estóicos e maniqueístas. Mas, após uma vida dissoluta que o deixava amargurado na «lama da concupiscência», arrastando-o «para um abismo de paixões e vícios» - conforme reconheceu nas suas «Confissões», primeiro livro autobiográfico da literatura cristã -, aceitou o baptismo durante a celebração da vigília pascal, na noite de 24 de Abril de 387, com 33 anos de idade.
Mas Santo Agostinho, futuro bispo de Hipona, mal foi admitido no seio da Igreja de Roma iniciou de imediato a redacção do seu «Diálogo Sobre o Livre Arbítrio», no qual faz ressaltar as dúvidas que lhe haviam tomado a mente sobre a origem do mal. Não tardou a associar definitivamente a queda dos «primeiros pais», Adão e Eva, a uma transgressão de ordem sexual. E deste raciocínio até à vulgarização de que o pecado acompanha qualquer acasalamento humano, foi um passo. Ainda hoje, o Catecismo da Igreja Católica reconhece que «o pecado de Adão se tornou pecado de todos os seus descendentes», classificando-o como uma «inclinação para o mal, que se chama concupiscência», a mesma expressão utilizada por Agostinho.

Inri Cristo chama de "evanjegue" miserável que paga dízimo

O líder religioso Inri Cristo (foto), 63, o “emissário do Pai”, disse que “o que mais tem no Brasil é ‘evanjegue’, que é uma mistura de evangélico com jegue.
“São esses que se dizem evangélicos porque têm sobre o dorso montado o lobo na pele de ovelha, que lhes chantageia com o dízimo e lhes confisca 10% de seus miseráveis salários”, afirmou ele à Folha de S.Paulo.
Álvaro Inri Cristo Thais é o fundador da Soust (Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade), com sede na cidade que, segundo ele, é a “Nova Jerusalém”, Brasília.
Embora diga ser encarnação de Jesus, Inri criticou na entrevista o Natal, que é “uma data comercial”. “É uma coisa inventada pelos homens. É, aliás, uma data pagã.”
Inri, que tem participado de programas de humor, disse que não se importa ser retratado como figura cômica. “Podem falar o quiser”, afirmou. “Porque eu, como filho de Deus, sou inatingível.”
Via: www.guiame.com.br

"10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos." Malaquias 3:
Por mais ridículo que seja este "INRI" ele consegue ter seguidores até entre o povo de Deus. Lamentavelmente.

7 de dezembro de 2011

Crise: a vida deles era topo de gama e agora cada euro conta

Ganhavam acima da média, tinham património e hábitos dispendiosos. A crise obrigou-os a abdicar de uma vida confortável. Têm vergonha do presente, medo do futuro e saudades do passado com dinheiro.

Carlos Figueiredo construía casas e vendia-as. Depois, deixou de as conseguir vender. Agora, deve cinco milhões de euros. Tirou os filhos do colégio privado e desfez-se da vivenda onde moravam há mais de 13 anos. José António Soares geria uma multinacional em Portugal. A crise levou-lhe o emprego e as poupanças, investidas no falido BPP. Filipa Guimarães era grande repórter de televisão. Ficou sem palco. Aos 39 anos, voltou a viver da mesada dos pais. José Morgado Henriques é sócio de uma empresa que já foi ícone, mas teve de declarar insolvência. É no armazém da centenária Papelaria Fernandes que hoje tenta, euro a euro, sair de uma crise que não poupou as classes mais altas.

São histórias de um país que enfrenta um período de grande fragilidade económica. Um país onde uns são mais afectados do que outros, mas todos temem. Temem palavras como "desemprego", "cortes salariais", "impostos", "endividamento", "austeridade". Mais protegidas pelo património, mas também mais expostas pelos investimentos e dívidas elevados, as pessoas com rendimentos acima da média viram-se obrigadas a descer à terra e a abdicar de um modo de vida herdado ou conquistado. A recessão faz-se sentir nos seus bolsos, mas também deixa marcas profundas na vida familiar, nos sonhos e na forma como se olham, todos os dias, ao espelho.

ESPECIAL CRISE EUROPEIA

CRISE EUROPEIA

CRISE EUROPEIA - 2

CRISE EUROPEIA - 3

4 de dezembro de 2011

SERÁ POSSÍVEL DESCOBRIR O NÚCLEO CENTRAL DA TERRA?

Ao longo do tempo, a ciência já aprendeu muito sobre terramotos, campo magnético e outros fenómenos que têm origem nas camadas mais baixas do planeta. Mas o centro da Terra, em muitos aspectos, ainda é um mistério para os pesquisadores. Em busca de novas descobertas, uma entidade europeia criou um potente equipamento para sondar o que há muito abaixo de nós.
Os métodos mais eficientes para estudar o centro da Terra, até hoje, são simulações feitas em laboratório. É dessa maneira que os cientistas tentam recriar o modo como os metais se comportam no núcleo do planeta. Mas a Instalação Europeia de Radiação Sincrotónica (ESRF, na sigla em inglês) resolveu ir mais a fundo nesta questão.
Na última semana, foi inaugurado o ID24. Trata-se de um poderoso aparelho de raio-X que custou 245 milhões de dólares aos cofres da instituição. O objetivo do ID 24 é sondar, a partir de oscilações eletromagnéticas no núcleo da Terra, como os metais interagem sob as condições de temperatura e pressão ali encontradas.
A radiação permite que os cientistas cheguem a respostas mais precisas. Basta observar o modo com os raios-x são absorvidos por diferentes matérias para fazer um detalhado mapeamento do que há em determinada região. Cada átomo “capturado” pela radiação do ID24 permitirá uma simulação mais avançada do que as que acontecem em laboratórios na superfície.
A partir de 2.400 quilómetros abaixo da superfície terrestre (distância que o ID24 alcançará com facilidade), as condições de fusão de determinados metais já são desconhecidas pelos cientistas. Uma maior compreensão desses processos, conforme explicam os pesquisadores, aumentará nosso conhecimento sobre o magnetismo no planeta. [PopSci]
 "E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará." Daniel 12:4

3 de dezembro de 2011

ENCONTRADOS VESTÍGIOS PREOCUPANTES DE RADIO-ACTIVIDADE NA EUROPA

Vestígios do material radioativo iodo-131 foram detectados em toda a Europa durante as últimas duas semanas. A fonte desse material radiativo ainda é desconhecida. O iodo-131 é um subproduto de reações como a de fissão nuclear, que ocorrem em reatores e armas nucleares. Quando absorvido em altas doses, essa radiação emitida pode causar câncer.
A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) afirmou que os níveis de iodo-131 que foram detectados em vários locais da Europa são anormalmente elevados, mas não altos que possam representar um risco para a saúde pública.
O Ministério do Ambiente da Áustria afirmou que os pequenos níveis de iodo radioativo detectados iriam expor a população a uma dose de radiação equivalente a apenas uma fração de 40 mil da dose recebida em um vôo transatlântico.
No entanto, a AIEA continua a procura da fonte deste produto de fissão nuclear. A agência não acredita que ela seja remanescente do desastre nuclear em Fukushima, no Japão, no início deste ano.
O aumento nas taxas de iodo radioativo foi detectado pela primeira vez no final de outubro, e desde então tem sido medido em diversos lugares da Europa. O iodo-131 decai rapidamente, com uma meia-vida de apenas oito dias.
Paddy Regan, professor de física nuclear na Universidade de Surrey, disse que o iodo pode ter sido derramado de uma fábrica de radiofármacos. Outra alternativa é que o iodo pode ter sido vazado de um hospital que mantém o material estocado. [Life'sLittleMysteries]

ONU propõe a criação de um governo mundial.

1 de dezembro de 2011

1O RESULTADOS SURPREENDENTES DO AQUECIMENTO GLOBAL DO PLANETA

Provavelmente já ouviu falar sobres as consequências terríveis do aquecimento global no planeta: em breve, tudo pode acontecer, até não haver mais vida na Terra. Mas nem é preciso esperar tanto tempo: a mudança climática já está a causar estragos nalguns pontos do planeta. Confira os resultados do aquecimento global na Terra:
1 – INCÊNDIOS MAIS AMEAÇADORES
Além de estar derretendo geleiras e criando furacões mais intensos, o aquecimento global também parece estar fomentando incêndios florestais nos Estados Unidos. Em estados do oeste, ao longo das últimas décadas, mais incêndios têm ocorrido, queimando mais área por longos períodos de tempo.
Cientistas têm relacionado as chamas desenfreadas com temperaturas mais quentes e derretimento precoce de gelo. Quando a primavera chega cedo e desencadeia um derretimento, áreas florestais tornam-se mais secas e permanecem assim por mais tempo, aumentando a chance de incêndios.
2 – ANTIGAS RUÍNAS DESAPARECEM

Em todo o mundo, templos, assentamentos antigos e outros artefatos permanecem como monumentos do passado de civilizações, que até agora têm resistido ao teste do tempo.
Mas os efeitos imediatos do aquecimento global podem, finalmente, danificar locais insubstituíveis. Inundações atribuídas ao aquecimento global já danificaram um site de 600 anos, Sukhothai, que foi a capital de um reino tailandês.
3 – MONTANHAS MAIS ALTAS
Os Alpes e outras cadeias de montanhas sofreram um surto de crescimento gradual ao longo do século passado, graças ao derretimento das geleiras em cima delas. Por milhares de anos, o peso destes glaciares tem pressionado contra a superfície da Terra, fazendo com que as montanhas “diminuam”. Conforme as geleiras derretem, este peso é elevado. Como o aquecimento global aumenta o derretimento dessas geleiras, as montanhas estão “crescendo” mais rápido.
4 – SATÉLITES MAIS RÁPIDOS
As emissões de dióxido de carbono têm efeitos que vão até o espaço. O ar na camada mais externa da atmosfera é muito fino, mesmo assim, as moléculas de ar criam um “arrasto” que torna os satélites mais lentos, exigindo que engenheiros periodicamente os impulsionem de volta para suas órbitas adequadas.
Mas a quantidade de dióxido de carbono lá em cima está aumentando. E, enquanto as moléculas de dióxido de carbono na atmosfera mais baixa liberam energia na forma de calor quando colidem, assim aquecendo o ar, as moléculas esparsas na alta atmosfera colidem com menor frequência e tendem a “dispersar” sua energia, resfriando o ar em torno delas; assim, o ar “se acomoda”, e a atmosfera menos densa cria menos arrasto.
5 – SERÁ QUE OS MAIS ADAPTADOS SOBREVIRÃO?
Conforme o aquecimento global traz um início precoce da primavera, o pássaro adiantado é o que vai conseguir comida – e passar seus genes para a próxima geração. Como as plantas florescem no início do ano, os animais que esperam até seu tempo normal para migrar podem perder toda a comida. Aqueles que conseguirem redefinir seus relógios internos e partir mais cedo têm mais chances de ter filhotes que sobrevivam e, portanto, passar sua informação genética, mudando todo o perfil genético de sua população.
6 – O DESCONGELAMENTO
Não apenas o aumento da temperatura do planeta está derretendo as geleiras, como também parece descongelar a camada de solo normalmente permanentemente congelada abaixo da superfície da terra.
Este degelo faz com que o terreno encolha de forma desigual, por isso poderia levar a buracos e danos a estruturas como ferrovias, rodovias e casas. Os efeitos desestabilizadores do derretimento do permafrost em altitudes elevadas, por exemplo nas montanhas, poderia até mesmo causar avalanches e deslizamentos de terra.
Descobertas recentes revelam a possibilidade de doenças há muito adormecidas, como a varíola, reemergirem juntamente com mortos, seus corpos descongelando na tundra, a serem descobertos pelo homem moderno.
7 – OS LAGOS DESAPARECEM
125 lagos no Ártico desapareceram nas últimas décadas, apoiando a ideia de que o aquecimento global está trabalhando diabolicamente rápido nos polos da Terra. O sumiço provavelmente tem a ver com o permafrost sob os lagos descongelados.
Quando o permafrost descongela, a água nos lagos pode escoar através do solo, drenando os lagos. E quando os lagos desaparecem, os ecossistemas que eles suportam também perdem a sua casa.
8 – O ÁRTICO FLORESCE
Enquanto o gelo derrete no Ártico consequentemente causa problemas para plantas e animais em baixas latitudes, também cria uma situação totalmente ensolarada para a vida no Ártico.
As plantas do Ártico geralmente permanecem presas no gelo durante a maior parte do ano. Mas hoje em dia, quando o gelo derrete mais cedo na primavera, as plantas parecem estar ansiosas para começar a crescer. A pesquisa encontrou níveis mais altos de clorofila (sinal indicador da fotossíntese) em solos modernos do que em solos antigos, mostrando um boom biológico no Ártico, nas últimas décadas.
9 – MUDANÇA DE HABITAT
Desde o início de 1900, começamos a olhar para um solo um pouco mais alto para encontrar ratos e esquilos.
Agora, pesquisadores descobriram que muitos desses animais foram transferidos para elevações maiores, possivelmente devido a mudanças no seu habitat provocadas pelo aquecimento global.
Alterações semelhantes de habitat também estão a ameaçar espécies como os ursos polares do Ártico, conforme o gelo do mar em que habitam gradualmente derrete.
10 – AGRAVAMENTO DAS ALERGIAS
Pioram os ataques alérgicos nos últimos anos? Se sim, o aquecimento global pode ser parcialmente responsável. Ao longo das últimas décadas, mais e mais pessoas começaram a sofrer de alergias sazonais e asma. Embora as mudanças de estilo de vida e poluição em última instância deixem as pessoas mais vulneráveis aos alérgenos do ar, pesquisas mostram que os níveis mais elevados de dióxido de carbono e temperaturas mais elevadas associadas com o aquecimento global também estão desempenhando um papel em florescer plantas mais cedo e produzir mais pólen. Com mais alérgenos produzidos, a estação da alergia pode durar mais tempo. [LiveScience] http://www.livescience.com/11350-top-10-surprising-results-global-warming.html

Tribunal italiano vai decidir se Jesus existiu

ROMA (Reuters) - Esqueça o debate nos Estados Unidos sobre criacionismo versus evolução. Um tribunal italiano está com um processo para decidir sobre a existência de Jesus -- e se a Igreja Católica Romana está infringindo a lei ao ensinar que Ele existiu há 2 mil anos.
O caso colocou frente a frente dois homens na casa dos 70 anos, da mesma cidade italiana e que frequentaram o mesmo seminário durante a adolescência.
O réu, Enrico Righi, tornou-se padre e escreve no jornal da sua paróquia. O acusador, Luigi Cascioli, tornou-se ateu declarado e, após anos de burocracia legal, vai ter o seu dia no tribunal no final deste mês.
"Entrei com este processo porque quero dar o último pontapé contra a Igreja, defensora do obscurantismo e da regressão", disse Cascioli à Reuters.
Ele sustenta que Righi, e, por extensão, toda a Igreja, violaram duas leis italianas. A primeira é o "Abuso di Credulità Popolare" (Abuso da Credulidade Popular), criada para proteger o povo contra golpes e esquemas. O segundo crime, diz ele, é "Sostituzione di Persona", ou falsa identidade.
"A Igreja construiu Cristo a partir da personalidade de João de Gamala", diz Cascioli, referindo-se ao judeu do século 1 que lutou contra o exército romano.
Um tribunal em Viterbo vai ouvir Righi, que ainda não foi indiciado, numa audiência preliminar em 27 de janeiro. Na ocasião, será determinado se o caso tem mérito suficiente para continuar.
"No meu livro, Fábula de Cristo, apresento provas de que Jesus não existiu enquanto figura histórica. Agora ele deve refutar isto mostrando provas da existência de Cristo", disse Cascioli.
Em entrevista à Reuters, Righi, 76, parecia frustrado com a situação e sem entender por que Cascioli -- que, como ele, nasceu na cidade de Bagnoregio -- o escolheu na cruzada contra a Igreja.
"Somos os dois de Bagnoregio. Frequentamos o seminário juntos. Ele escolheu outro caminho e nunca mais