30 de maio de 2011

IGREJA PRESBITERIANA E LUTERANA ACEITAM PASTORES HOMOSSEXUAIS

Duas denominações presbiterianas acabam de decidir no plenário de suas Assembleias Gerais que homossexuais praticantes podem ser pastores nas igrejas delas.
E ontem, foi a vez da Igreja Presbiteriana da Escócia. Veja a notícia aqui:

Estas resoluções foram tomadas depois de muitos anos de conflitos internos e discussões teológicas. E em ambas as igrejas, o voto passou com uma maioria apertada. Os pastores, presbíteros, diáconos e membros destas denominações que discordam da decisão, e que por muito tempo lutaram para que ela não fosse aprovada, enfrentam agora o dilema de saber qual é a coisa correta a fazer. Com certeza, muitos sairão para outras denominações ou para formar novas igrejas; outros, ainda, permanecerão na esperança de que um dia as coisas mudem.

A pergunta que não quer calar é como igrejas de origem reformada, que um dia aceitaram as confissões de

27 de maio de 2011

ELLEN GOULD WHITE - A PROFETISA QUE NÃO FALHOU

por Leandro Quadros
________________________________________
Esse material é uma refutação ao artigo “Ellen Gould White – a Profetisa que Falhou”, da autoria de Natanael Rinaldi (colaboração para o artigo de Rinaldi: João Flávio Martinez. Disponível no site www.cacp.org.br/adventismo). Ele foi lido por um membro da igreja Adventista que me pediu esclarecimentos a respeito deste assunto.
Recebi com carinho a sua carta na qual demonstra preocupação com as acusações feitas à irmã White.
Será uma satisfação ajudar a refutar as observações descontextualizadas de Natanael Rinaldi, com quem já mantive contato várias vezes. Infelizmente, o coração dele está endurecido de tal forma que não consegue perceber que ele faz uso de um procedimento desonesto ao interpretar os textos da escritora: tira-os de seu contexto histórico e literário.
A seguir farei uma análise dos comentários do pastor Rinaldi divulgados no site do Centro Apologético “Cristão” de Pesquisas (CACP):
Deixando de lado a afirmação de que Arnaldo B. Christianini, autor de “Subtilezas do Erro” estava “em êxtase” quando escreveu que Ellen White tinha o dom profético (não sei como Rinaldi deduziu tamanho “êxtase” na comunicação escrita sem ao menos haver um ponto de exclamação…), percebe-se a total desinformação do Sr. Rinaldi quanto à doutrina Adventista a respeito dos escritos de Ellen White e da relação deles com a Bíblia. Alguns motivos:
1) O grau de qualidade ou de inspiração dos escritos dela não podem ser diferentes da Bíblia porque o mesmo Espírito Santo é o autor de ambos. Não existem “graus de inspiração”. Uma pessoa não pode ser parcialmente inspirada pelo Espírito. O profeta é usado por Deus ou pelo diabo (nesse caso, falso profeta).
2) Mesmo acreditando que a qualidade da inspiração de Ellen White seja a mesma da Bíblia, nunca afirmamos que os escritos dela são mais importantes que a Palavra de Deus. Uma coisa é ter a mesma origem (Espírito Santo); outra, ter a mesma função e aplicação. Resumindo: cremos que tanto os autores bíblicos quanto os que não têm livros na Bíblia (1 Crónicas 29:29) como o a Sra. White tiveram o mesmo grau de inspiração, mas que a função dos escritos deles jamais foi “complementar” as Escrituras ou servir de norma suprema de doutrina. Bastava Rinaldi ler nossa “Crença Fundamental no. 1” no livro Nisto Cremos (Casa Publicadora Brasileira) e comprovar:
“As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. As Escrituras são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão de caráter,

25 de maio de 2011

ECOmenismo… Aquecimento global e a volta do REI

Podemos cada vez mais ver que nosso Senhor Jesus Cristo está as portas de sua vinda, o mundo está com a moral decaida, o homem destroi seu proprio habitat entre outras coisas, porém vem a “”SOLUÇÃO”" proposta pela igreja católica, a criação de um dia de descanso para a terra e já sabemos que dia é esse (domingo)… Séra que é uma pequena conhecidencia?

23 de maio de 2011

Intervenção do FMI em Portugal "não é o fim do mundo"

Já há muito tempo se falava da crise económica e financeira de Portugal, que me recorde este é um assunto recorrente. Porém, no dia 19/10/2010, tornou-se claro que este “país à beira mar plantado” ia ser visitado pela chamada “troika” ou “triunvirato” (FMI, BCE e CE), quando o ex-economista chefe do FMI desdramatizou a eventualidade de vir a ser necessária uma intervenção em Portugal.
"No caso de Portugal não conseguir assegurar a sustentabilidade orçamental e estiver em problemas, o FMI estará lá. Penso que é claro que o Governo preferia evitar essa intervenção, mas não é o fim do mundo se acontecer", disse hoje aos jornalistas o professor da Universidade de Harvard. Dizia o nosso amigo “não é o fim do mundo…”. Ele deveria estar a pensar no que se passou em Cleveland em que o mercado imobiliário ficou tão deprimido, as casas hipotecadas, empresas com hipotecas subprime de crédito fácil, atingiram os mercados financeiros mundiais, como uma espécie de bomba de hidrogénio super-tóxica. De repente, o mundo inteiro ficou à procura de ajuda. Pobre Portugal!
Este país pequeno em superfície, grande em história, entregue aos “patriotas” começou a gastar acima do que podia e caiu num abismo que o senhor do FMI afirmou: “não é o fim do mundo…” pois não, é um rumor do fim, porque mais ou menos nestas condições estão todos os países mesmo os chamados poderosos. Não há dúvida de que a crise financeira que surgiu na sequência do incumprimento das hipotecas subprime abalou Wall Street até aos ossos. Sabem porquê? Não, não querem, mas eu digo. Quem governa os países, os bancos, os grandes financeiros são pessoas como o sr. Dominique Strauss-Kahn. Obteve o seu doutorado em economia pela Universidade de Paris. Também se formou em direito, em administração de empresas, ciência política e estatística. Como académico, os seus campos de investigação incluem comportamento doméstico de poupança, as finanças públicas e da política social.
Em 28 de Setembro de 2007, foi escolhido para dirigir o Fundo Monetário Internacional (FMI), assumiu as suas funções em 1º de Novembro. Em 14 de Maio de 2011, em Nova York, foi envolvido num caso de agressão sexual. Colocado em detenção provisória, pediu demissão em 18 de Maio, antes de ser julgado culpado. Até então, DSK era considerado como virtual candidato do Partido Socialista à Presidência da França, nas eleições de 2012.
Pessoas admiráveis em conhecimento, mas que sabem elas do temor do Senhor? Quem é o Senhor para elas? “O temor do Senhor, é o princípio da sabedoria.” Por estas razões, mas não só, a Palavra de Deus é evidência suficiente para as minhas convicções e nelas reside toda a minha esperança: Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.” Tito 2:13

20 de maio de 2011

O FIM DO MUNDO. QUANDO?

O mundo acaba no sábado, 21 de Maio. Quem o diz é um grupo conservador norte-americano, o ‘Family Radio’. Howard Camping, presidente do grupo, cita passagens da Bíblia que justificam a data.
Segundo a sua interpretação, o fim do mundo aconteceria 7 mil dias depois do grande dilúvio, que ocorreu no «17º dia do segundo mês».
De acordo com o calendário judaico, o próximo sábado corresponde à profecia. Howard garante que o fim do mundo começa com um terramoto, «o mais terrível que o mundo já experienciou».
Mas esta não é a primeira vez que o ‘Family Radio’ faz uma previsão, sendo que também apontaram o ano de 1994 como o ano final. A falha diz Howard, foi «um erro de cálculo».
QUE DIZ A BÍBLIA? Mat. 24:36

15 de maio de 2011

NÃO ACREDITO QUE O PRESIDENTE DO FMI...

O presidente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, foi detido no sábado no aeroporto de Nova Iorque e vai ser acusado de "agressão sexual, sequestro e tentativa de violação" de uma empregada de um hotel. VEJA AS FOTOS
“1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” 2ª Tim. 3:1-4
O líder do FMI, apontado como o eventual candidato à presidência francesa com maior possibilidade de vencer Nicolas Sarkosy, foi detido por agentes da Autoridade Portuária de Nova Iorque no aeroporto John F. Kennedy e entregue à polícia de quando se encontrava no compartimento da primeira classe de um avião da Air France, que se preparava para deslocar para Paris.
Strauss-Kahn, de 62 anos, foi depois levado para a Unidade de Vítimas Especiais de Manhattan onde foi interrogado, segundo o porta-voz da polícia de Nova Iorque, Paul Brown.
A polícia agiu depois de recebido informações do departamento de polícia de Nova Iorque, que estava a investigar "um ataque brutal a uma mulher", funcionária do Sofitel em Nova Iorque, segundo o New York Times.
Já em 2008, Strauss-Kahn viu-se envolvido noutro escândalo sexual, acusado de manter uma relação de cariz sexual com uma das suas subordinadas, Piroska Nagy, responsável pelo departamento do FMI para África.
Custa-me a acreditar nesta história, acho-a demasiado sórdida para um homem com 62 anos, habituado a respeitar e a ser respeitado, enfim, não acredito. A menos que se esteja a cumprir o texto bíblico acima citado!

13 de maio de 2011

CRISTÃOS E SINDICATOS EUROPEUS UNEM-SE PARA DEFENDER O DESCANSO DOMINICAL

"Em 20 de junho será lançado em Bruxelas a Aliança Européia para o domingo. Pela primeira vez, sindicatos e igrejas da Europa estão na mesma linha". É o que garante a Comissão dos Bispos da União Europeia (COMECE), que adverte que as razões da aliança são tanto religiosas como sócio-políticas.
A proteção do domingo, cujo desaparecimento, na prática, como um dia festivo "poria em cheque um benefício social milenar" conduz à denúncia de uma nova escravidão: Enquanto muitos podem usar este dia para desfrutar de sua família e amigos, cada vez são mais aqueles que têm que trabalhar em grandes centros comerciais e de entretenimento.
Além da Igreja Católica, várias instituições evangélicas aderiram à iniciativa. E da Espanha aderiu a Irmandade Obreira de Ação Católica (em espanhol, HOAC).

NOTA: Desde o ano passado o movimento pela guarda do domingo tem se intensificado na União Europeia, pretendendo mesmo até buscar assinaturas para levar ao Parlamento Europeu. Como pode ser visto, a Santa Sé nunca desistiu de suas pretensões de governar todas as nações e todas as consciências individuais, alcançando novamente a supremacia mundial. Sua grande marca é o domingo, e é por aí que todos deverão se curvar. Vale lembrar que isso representa um erro duplo: o verdadeiro dia de guarda na bíblia é o sábado (sétimo dia), e nenhum dia de guarda deveria ser imposto por lei civil, uma vez que isso fere o princípio de separação entre Igreja e Estado.
Fonte: Minuto Profético

11 de maio de 2011

A GRANDE PREOCUPAÇÃO DE BENTO XVI: O DOMINGO

O Vaticano prepara com detalhe o 7º Encontro Mundial da Famílias, este terá lugar em Milão, de 30 de Maio a 3 de Junho de 2012, será sob o tema “Família: o trabalho e a festa”. O cardela Ennio Antonelli é o preseidente do Conselho Pontifício para a Família e está particularmente empenhado por duas razões fundamentais; 1) A idade de Bento XVI; 2) “o trabalho e a festa” relaciona-se com o impulso que a igreja pretende dar para o compromisso com a observancia do domingo.
Bento XVI, escreveu uma carta a Ennio no sentido de o instar a “promover uma reflexão e um compromisso dirigidos a conciliar as exigências e os momentos do trabalho com os da família, e a recuperar o verdadeiro sentido da festa, especialmente da dominical, páscoa semanal, dia do Senhor e dia do homem, dia da família, da comunidade e da solidariedade”. Acresenta Bento XVI:
“Nos nossos dias, infelizmente, a organização do trabalho, pensada e realizada em função da concorrência do mercado e do lucro máximo, e a concepção da festa como oportunidade de evasão e de consumo, contribuem para separar a família e a comunidade, e a difundir um estilo de vida individualista”, lamenta. O Papa explica que “o trabalho e a festa estão intimamente ligados à vida das famílias: condicionam as decisões, influenciam as relações entre os cônjuges e entre os pais e filhos, e incidem na relação da família com a sociedade e com a Igreja”.
Citando o livro do Génesis, recorda que “família, trabalho e dia festivo são dons e bênçãos de Deus para ajudar-nos a viver uma existência plenamente humana”. Segundo o Pontífice, “o desenvolvimento autêntico da pessoa inclui tanto a dimensão individual, familiar e comunitária, como as atividades e as relações funcionais, assim como a abertura à esperança e ao Bem sem limites”.
Bento XVI destaca que o próximo EMF “constitui uma ocasião privilegiada para reapresentar o trabalho e a festa a partir da perspectiva de uma família unida e aberta à vida, bem integrada na sociedade e na Igreja, atenta à qualidade das relações, além da economia do próprio núcleo familiar”.
O EMF… marca em um percurso eclesial e civil da cidade de Milão que prevê a celebração, em 2013, de um grande evento de caráter ecuménico e inter-religioso para promover a liberdade religiosa, ao se celebrar os 1.700 anos do édito emitido por essa cidade pelo imperador Constantino (ano 313).
NOTA Minuto Profético: Embora concorde com a argumentação do pontífice de que o excesso de trabalho e a busca desmedida do lucro, bem como a não observância do descanso semanal contribuem para desestruturar a família e a sociedade, discordo totalmente quanto ao dia recomendado para o descanso. O único dia de descanso prescrito por Deus para a humanidade é o sábado do sétimo dia: ”Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre.” (Êx 31:16 e 17). A escolha de Milão para esse evento faz ligação direta com o Imperador Constantino, o mesmo a decretar a primeira lei dominical da história. Coincidência ou realmente está para acontecer o que o apocalipse (13:15-17) revelou há muito tempo? Várias pessoas estão combatendo a Nova Ordem Mundial, porém, quase ninguém ainda percebeu a clara ligação do culto luciferiano com a guarda do domingo (dia do sol, símbolo de Lúcifer no ocultismo/paganismo) como sinal da Nova Ordem Mundial…

9 de maio de 2011

RAZÕES PORQUE BENTO XVI NÃO SERÁ O ÚLTIMO PAPA.

Um dos pontos que causou maior divisão nos debates do Vaticano II foi o da Colegialidade. Com razão de sobra a minoria dos Bispos, fiéis à doutrina de sempre, se opôs à tese da Colegialidade tal como foi exposta na Lumen gentium: o supremo poder na Igreja teria sido dado por Cristo ao Colégio Apostólico e não somente a Pedro.

Esse gravíssimo erro contra a Fé fora exposto por Justinus Febronius (Johann Nikolaus von Hontheim) em livro dedicado a Clemente XIII. Seus erros foram condenados especialmente por Pio VI, no Breve “SUPER SOLITATE PETRÆ”, de 28 de Novembro de 1786.

A Colegialidade foi aprovada no Vaticano II, porque a minoria fiel se deixou embair por uma Nota Prévia, posta incrivelmente no final do documento, NOTA à qual jamais se deu importância e nem jamais se levou em conta.

Pudera! Uma NOTA PRÉVIA acrescentada no final de um documento…

O resultado é que a Colegialidade foi posta em prática na Igreja, nivelando os Bispos ao Papa; nas dioceses, nivelando o Bispo aos Padres; e enfim, nas paróquias, nivelando Padres e leigos. Desse modo, o Vaticano II atendeu à exigência da Maçonaria – dos Homens de Boa Vontade — de democratizar a Igreja.

Hoje, a Colegialidade é o meio a que recorrem os Bispos para não obedecerem ao que ordena o Papa Bento XVI.

João Paulo II mandou colocar confessionários nas igrejas. Praticamente ninguém o obedeceu.

Bento XVI mandou trocar, na Consagração do vinho, o “por todos” pela tradução correta — “por muitos”, exatamente como Jesus disse na fórmula da consagração do vinho. Ninguém atendeu à ordem de Bento XVI.

5 de maio de 2011

A TRISTE HISTÓRIA DE BIN LADEN OU O TEATRO AMERICANO

Dizem que não há nada mais velho do que o jornal de ontem. Imagine só, então, uma notícia com dez anos... É isso mesmo, Bin Laden morreu há quase dez anos e só agora resolveram divulgar. Em abril de 2002, Alex Jones entrevistou o Dr. Steve Pieczenik, ligado ao alto escalão do governo americano, o qual já sabia através de fontes do próprio governo que Bin Laden sofria de doença renal, e que mesmo ligado a duas máquinas de diálise, não resistira e "morrera há meses".
Em agosto de 2002, o próprio Alex Jones descobriu por uma alta fonte do governo americano que Bin Laden já estava morto, e o seu corpo fora congelado. E que o governo americano tinha decidido divulgar a notícia antes das próximas eleições presidenciais.
A confirmação também foi dada pela ex-secretária Madeleine Albright, em entrevista à Fox News, em Dezembro de 2003, onde afirmou ser provável o governo Bush já ter capturado Bin Laden, e também divulgar esta notícia antes das eleições presidenciais de 2004.
Porque, razão, a divulgação só aconteceu agora, com direito a uma encenação típica de Hollywood? Primeiro, porque as sondagens do presidente Obama estavam em queda rápida - havia até um movimento a questionar a sua reeleição como presidente devido à sua não confirmação de cidadão americano nativo (nascido em território americano e filhos de pais nascidos em território americano). Segundo, talvez a razão mais assustadora, porque havia necessidade de buscar um pretexto para continuar o programa de invasões aos países do Médio Oriente que possuem riquezas naturais tais como o petróleo etc... É bom lembrar que na mira dos EUA ainda estão a Síria e o Irão...
Caso aconteça um outro "11 de Setembro" nos próximos meses, independente de ser uma operação falsa bandeira ou não, a culpa será colocada, sem dúvida, nos "terroristas" que "certamente" estarão escondidos na Síria ou no Irão...
Da mesma forma, como nada neste mundo acontece por acaso, é surpreendente saber que o jornal britânico The Telegraph, publicou na seção de cultura no seu site (maio de 2009) uma história fictícia chamada BlackJack envolvendo supostos ataques terroristas simultâneos em cidades da Europa, EUA, Canadá e México. Como resposta a estes ataques, diversas liberdades civis eram restringidas nestes países e o pânico tomava conta do mundo. Embora a história publicada não tenha tido um aparente desfecho, um detalhe chama a atenção: para maior controlo da população é implantado um cartão de identificação biométrica. A curiosidade está no número do cartão usado como exemplo na história:
Caso essa numeração seja um código hexadecimal, que mensagem ela estaria a esconder? Por que o jornal esconderia essa mensagem aqui? Se quiser saber o resultado é só copiar a sequência numérica do cartão (74686973206973206e6f742073696d706c7920656e7465727461696e6d656e74) e converter o código aqui.
Nada é o que parece ser neste mundo. E quem não tem estrutura espiritual e emocional para suportar tal conclusão, ou lidar com a realidade dos fins dos tempos deveria urgentemente buscar tal estrutura. Uma sugestão: experimente confiar na Palavra de Deus. "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra" (Sl 34:7).
Se essa história "fictícia" publicada pelo The Telegraph vai ter alguma ligação com o efeito Bin Laden eu não sei. Só o tempo dirá. Uma coisa, porém, eu sei. Em algum momento, no futuro breve, o assunto deixará de ser apenas paz e segurança para se tornar uma crise sem precedentes, onde o modelo de Igreja-Estado proposto pelo Vaticano será copiado ao redor do mundo, a começar pelos EUA, e um sinal será imposto a todos: a guarda obrigatória do domingo (para suposta salvação do mundo) e a Supremacia de Roma será, então, a ruína do mundo... Quem viver verá...

2 de maio de 2011

BIN LADEN: O HOMEM QUE TROUXE MAIS MEDO AO MUNDO

Líder da Al-Qaeda é apontado como o responsável pelos atentados de 11 de Setembro, que acordaram o Mundo para o terrorismo

Herói mujaidine anti-russo e rosto do terrorismo contra alvos dos Estados Unidos, Osama bin Laden é considerado o principal responsável pelos atentados de 11 de Setembro de 2001.

O líder da Al-Qaeda, morto, esta segunda-feira, numa operação militar norte-americana no Paquistão, nasceu em Riade, na Arábia Saudita, em 1957. Foi o 17.º filho dos 50 de Mohamed Bin Laden, um magnata da construção próximo da família real saudita.

A mãe, síria, e o pai mantiveram uma educação islâmica estrita o que, segundo vários especialistas, acabou por condicionar o futuro de Osama.

Pai de cerca de 20 filhos de cinco mulheres, Bin Laden casou-se com a primeira, uma prima, aos 17 anos e usou parte da fortuna para apoiar o combate contra a invasão soviética do Afeganistão, na década de 1980, mantendo-se ao lado do mentor, Abdullah Azzam.

No final da guerra e depois de ter sido recebido na Arábia Saudita como um herói mujaidine, Bin Laden forma a Al-Qaeda.

Quando o Iraque invadiu o Kuwait em 1990, a Arábia Saudita virou-se para os Estados Unidos e Bin Laden abandonou o país onde nasceu. Seguiu para o Sudão onde se reuniram muitos dos seus apoiantes.

O nome surge pouco depois relacionado com um grupo da «jihad» islâmica do Egito, liderado por Ayman al-Zawahiri. Quando o grupo tentou assassinar Hosni Mubarak em 1995, foi expulso do Sudão.

Bin Laden regressou ao Afeganistão onde, protegido pelo regime talibã, começa a instalar os primeiros acampamentos de treino para as ações globais da Al-Qaeda. Na lista dos mais procurados do FBI, Bin Laden é ainda conhecido como «o príncipe», «o emir», Abu Abdallah, Mujahid Shaykh, Hajj, e até «o diretor».

O seu nome é relacionado com alguns dos principais ataques terroristas contra os Estados Unidos, incluindo os das embaixadas em Dar es Salaam (Tanzânia) e em Nairobi (Quénia) em 1998 e o ataque contra o USS Cole, em 2000.

Bin Laden é considerado o autor moral dos atentados contra as Torres Gémeas em Nova Iorque, em 2001, passando então a ser o principal alvo da «guerra contra o terror», iniciada pelo anterior Presidente norte-americano George W. Bush.

Várias vezes, no passado, se chegou a falar da morte de Bin Laden mas, apesar da oferta de uma recompensa de 25 milhões de dólares, nunca foi apanhado.

1 de maio de 2011

A NOSSA ESTRELA ENLOUQUECEU?

Filmes-catástrofe e profecias de calendários maias à parte, parece que a humanidade devia mesmo tomar algumas precauções em 2012: segundo um relatório da NASA, existe a probabilidade de a Terra ser atingida nesse ano (ou 2013, o mais tardar) pela mais intensa tempestade solar dos últimos 50 anos. Os autores do estudo advertem que a zona afectada poderá ficar sem rede elétrica e água corrente, e que poderá demorar entre quatro e dez anos a recuperar. As projecções massivas de plasma a partir do Sol já causaram problemas noutras ocasiões. Para nos situarmos no pior dos cenários, teremos de recuar até aos dias 1 e 2 de Setembro de 1859, quando as auroras polares, provocadas pelas partículas de vento solar, alcançaram o México e as Caraíbas. Esse acontecimento é conhecido como “fulguração de Carrington”, devido ao astrónomo britânico que o detectou, e destruiu a rede de telégrafo. Se ocorresse actualmente, seria o caos.
A verdade é que a cada segundo que passa, uma sucessão de potentes reacções nucleares no coração do Sol transforma um pouco mais de 667 milhões de toneladas de hidrogénio em um pouco menos de 663 milhões de toneladas de hélio. O processo liberta 4,5 milhões de toneladas de energia na forma de luz (isto é, calor), o que permite, por exemplo, que a vida prospere na Terra. Graças é decomposição do espectro luminoso nas suas mais ínfimas partes, os astrónomos conseguem determinar a composição da nossa estrela, a qual inclui, além dos já referidos hidrogénio (72 por cento da massa) o hélio (26%), outros 65 elementos mais pesados: o grosso destes dois por cento restantes é formado por oxigénio, carbono, néon, azoto, magnésio, ferro e silício. Conhecer com exactidão estes pormenores químicos é fundamental, pois só assim podemos saber como funcionam outros astros e mesmo o nosso próprio planeta.
Os astrofísicos estudam igualmente a quantidade de raios cósmicos, assim como a densidade dos elementos, a fim de desvendar as interacções entre as velozes partículas e o meio interstelar.
“De qualquer modo, o mais importante é compreender a nossa própria estrela”, escreve o especialista Jim Kaler na revista Astronomy. “A velocidade do som no seu interior depende da composição química; e foi através disso que detectámos discrepâncias com os antigos modelos.”
Observada de perto, a superfície solar é como uma caldeira a ferver, em constante estado de convecção, termo físico que define a propagação do calor por um fluído através do movimento das partículas. Richard Fisher, da Divisão de Heliofisica da NASA, vaticina “O Sol está a despertar de uma sesta profunda e, durante os próximos anos, deveremos observar níveis muito mais elevados de actividade”, diz ainda “Além disso, a nossa sociedade tecnológica desenvolveu uma sensibilidade sem precedentes às tempestades solares. Qualquer uma poderia inutilizar as redes de electricidade, a navegação por GPS, os transportes aéreos, os serviços, os serviços financeiros ou as comunicações de emergência por rádio.”
Philip Scherrer cientista-principal do SDO (Solar Dynamics Observatory) disse: “Em Outubro de 2010, assistimos a uma erupção solar colossal”, e acrescenta. “A explosão atingiu mais de 350 mil quilómetros de altura e projectou uma vaga de gases e matéria; felizmente, foi na direcção oposta à Terra. Nesse mês, o SDO observou um buraco negro no pólo norte do Sol. Depois, com o auxílio dos satélites gémeos STEREO, conseguimos confirmar a presença de outro grande vácuo na extremidade meridional. Os chamados ´buracos polares da corona´são lugares por onde emerge o campo magnético e se estende por toda a heliosfera, até chegar à Terra. Se não fosse a protecção natural proporcionada pela atmosfera terrestre, o flagelo das partículas radioactivas teria esturricado o planeta. “Temos confiança de que o SDO continuará a enviar-nos informações valiosas”, acrescenta Scherrer.
É minha sincera convicção que esta situação está explicitamente na Bíblia:
“E haverá sinais no Sol e na Lua e nas estrelas; e na Terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo.” Lucas 21:25,26.
Serei eu dogmático ou exagerado?
Serei eu um fanático bíblico?
Ou estaremos nós a assistir em catadupa a rumores após rumores do fim?