30 de março de 2011

COMO HOLLYWOOD VÊ “O FIM DO MUNDO”

Dizem que a vida reflete a arte, portanto, como é que Hollywood diz que o mundo acabará?
1. Rochas gigantes: Rochas do espaço criam ondas enormes e causam um pânico mundial (2012; Armagedon; Deep Impact).
2. Epidemias virais: Experiências científicas mal-sucedidas acabam com a humanidade (28 Dias Depois; Eu Sou a Lenda).
3. Monstros do inferno: O demónio ou os seus servos levanta-se do inferno e habitam na humanidade (O Fim dos Dias; The Omen; A Noite dos Mortos-Vivos).
4. Loucos com poder nuclear: Bombas nucleares nas mãos de loucos que querem dominar o mundo (Dr. Strangelove).
5. Gases de estuda: SUV´s despejam dióxido de carbono, que prende a radiação do Sol e aquece a atmosfera, o resultado variando do degelo da calota glaciar à congelação global (The Day After Tomorrouw; Waterworld).
6. Invasões extraterrestres: Invasores extraterrestres atacam a Terra, dizimando o planeta (The Hitchhker´s Guide to the Galaxy, O Dia da Independência; O Dia em que a Terra Parou).
7. Rebelião tecnológica: Computadores construídos pelo homem e robôts voltam-se contra os seus construtores (I, Robot; The Matrix; 9; a série Terminator).
Desde que Hollywood use a Bíblia para os seus guiões, haverá sempre alguns elementos que se assemelharão à realidade futura. Contudo, a Bíblia torna claro que nado do que se diz acima trará a destruição final do mundo. Portanto, esteja descansado.
“O mesmo Senhor descerá do Céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1ª Tessalonicenses 4:16,17).
Ed Dickerson, Sinais dos Tempos (Revista)

28 de março de 2011

UM DOS SINAIS DO FIM

O aumento do risco de morte tem sido causado principalmente por doenças cardiovasculares, acidentes na estrada e câncer, nos últimos anos surgiu uma outra causa a competir com as três mencionadas; a tristeza.
Um estudo, o maior até ao momento, feito no Japão, dirigido pelo Dr. Toshimasa Sone e colegas da Universidade de Tohoku, em Sendai, conluiaram que a falta de “ikigai” ou “alegria e um certo sentido de auto-estima”, altera com risco grave o prazer de viver e leva à morte sem causas concretas.
Os investigadores observaram 43.391 homens e mulheres entre 40 e 79 anos de idade, vivendo na região de Ohsaki , estas pessoas foram acompanhados durante sete anos, durante os quais 3.048 morreram. A todos foi feita a pergunta: “Você tem ikigai na sua vida?”. 59% disse que sim, 36,4% disse que não tinham certeza e 4,6% disse que não.
Aqueles que não tinham ikigai (alegria) tinham menos probabilidades de casar ou encontrar emprego, também tinham menos educação formal, a saúde ia-se degradando, e ficavam mais facilmente stressados e queixavam-se com dores no corpo. Evidenciavam também, pouco interesse pelo exercício físico.
Mas mesmo quando os pesquisadores utilizaram técnicas estatísticas para que estes fatores não influenciassem o resultado, as pessoas sem ikigai ainda tinham mais risco de morrer no período de acompanhamento do que pessoas que tinham ikigai. A relação era independente do histórico das doenças e uso de álcool.
Em geral, as pessoas sem sentido de ikigai tinham 50% mais possibilidades de morrer de qualquer causa durante o período de acompanhamento do que aqueles que sentiam que a vida valia a pena ser vivida. Eles tinham 50% maior risco de morrer de doenças cardiovasculares, derrames mais comuns e tinham 90% mais chance de morrer de causas “externas”.
Das 186 mortes entre os participantes do estudo, quase metade foi por suicídio. [Reuters]

26 de março de 2011

Cerca de 250.000 manifestaram-se contra energia nuclear

Cerca de 250.000 pessoas, segundo os organizadores, manifestaram-se hoje nas quatro maiores cidades alemãs contra a energia nuclear, na sequência da catástrofe na central japonesa de Fukushima.
As manifestações com o "slogan" "Fukushima alerta: desligar a tomada em todas as centrais nucleares" poderão ter sido os maiores protestos anti-nucleares da história da Alemanha.
Só em Berlim, mais de 100.000 manifestantes, segundo o porta-voz da polícia Jens Berger, pediram aos líderes alemães para acabarem com a energia nuclear.
"Não podemos mais correr o risco de uma catástrofe nuclear", disse o grupo de defesa do ambiente alemão BUND.
Os manifestantes gritaram "Fukushima, Chernobyl: Demais é demais" e "Desliguem-nos", exortando o governo a encerrar os 17 reatores existentes na Alemanha. Também fizeram um minuto de silêncio em memória das vítimas do sismo e tsunami no Japão a 11 de março.
Em Hamburgo manifestaram-se cerca de 40.000 e em Munique a manifestação contra a energia nuclear juntou mais de 30.000, informou a polícia.
por Lusa Hoje

TEMPO DO FIM

OS SINAIS DO FIM

SINAIS DO FIM

25 de março de 2011

JAPÃO: 26. 000 MORTOS

JAPÃO O RETRATO FIEL DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS:
1- MORTE.
2- CIDADES DESTRUÍDAS.
3- TERRAMOTOS.
4- MARMOTOS.
5- AVAREZA (CENTRAIS NUCLEARES).
6- PESTES (CONTAMINAÇÃO).
7- POLUIÇÃO;ar, terra e mar.
8- DESESPERO.
LAMENTAVELMENTE, TODA UMA OBRA CUJOS ARQUITECTOS SÃO OS HOMENS!
A- ONDE ESTÁ A CIÊNCIA?
B- ONDE ESTÁ AS SOLUÇÕES?
C- ONDE ESTÁ A ESPERANÇA?
"Onde Deus concede uma liberdade, Ele espera que haja uma correspondente opção." Gurnall

21 de março de 2011

A BATALHA DO TERROR

UM MUNDO ESTÁ A TORNAR-SE UM ATOLEIRO E AGORA!!!

Todos temos ainda na memória a confusão e a imposição que foi feita sobre as jovens muçulmanas para não usarem a burca nas escolas francesas. A burca na Europa é uma falsa questão. É recente: tem apenas dez anos. Mas o Islão tem séculos e para além de ser uma questão de carácter religioso é o também cultural! Será que uma mulher que coloca a ´burca´ reage contra a burca ou contra o Ocidente ou simplesmente, porque faz parte dos seus costumes e tradições?

Começo a questionar-me sobre a forma e o conteúdo sobre a postura do Ocidente contra o mundo islâmico, incluo o que se está a passar na Líbia. Porque razão de um momento para o outro toda a gente ´deste lado está contra´? A resposta generalizada: “É o Kadhafi.” Mas que sabemos nós “ocidentais” destes assuntos para entrar por aí fora com toda a “artelharia de guerra” e começar aos tiros e a matar culpados e inocentes? Quem nos deu esse direito?

Um dia perguntaram a Henry Kissinger, secretário de Estado da administração Nixon, o que tinha ele a dizer sobre o conflito Irão-Iraque. A resposta foi inteligente: “É uma pena que não possam perder os dois.”

De facto: quando as alternativas oscilam entre o péssimo e o péssimo, venha o …e escolha. Ou, em alternativa, deixemos que as partes se resolvam mutuamente, sem que o Ocidente faça o papel de idiota útil, apoiando uma delas. Fatalmente, o Ocidente decidiu ser o idiota útil na guerra civil (e lá voltamos à França) da Líbia, sem perguntar primeiro que tipo de gente está a apoiar. Serão democratas liberais que desejam fazer da Líbia uma sociedade decente? Ou serão, na maioria, fundamentalistas que pretendem transformar o país numa “teocracia islâmica”? Não se aprendeu nem com a guerra do Iraque, nem com nenhuma outra guerra nesta região. Estou em crer que a Líbia bem como todos os países árabes se vão tornar num atoleiro cada vez mais perigoso. Não sei responder nem a Bíblia me dá indicações claras como será o futuro nesta região a não ser; guerra, conflitos, ódio e raiva aumentarão de intensidade. Não se pode resolver estes problemas com guerras, não se pode impor os sistemas ocidentais em todo e qualquer lugar; Nem no Médio Oriente, nem em África, nem na Ásia e ainda bem, porque o nosso sistema também não é bom: está cheio de atrocidades e embustes!

Como crente cristão a minha prece é: “Senhor Tu sabes e nós não, Senhor segundo a Tua promessa faz que todos os homens sejam imbuídos do espírito da paz e o Teu evangelho de todos seja conhecido, cada um na liberdade da sua consciência tome a decisão pela vida, mas sem constrangimentos.” Amem!

ABRE OS OLHOS. ESTÁ AQUI TUDO EXPLICADO...ESTÁS À ESPERA DE QUÊ?



LÊ Tiago 5:1-4 e depois lê o verso 8. Estou com receio que não leias este texto, vou escrever: "Sede vós pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima."

19 de março de 2011

UM MUNDO; UMA SÓ FORMA DE PENSAR!!!

“É nosso privilégio, como filhos de Deus, reter firme a profissão de nossa fé, sem vacilar. Por vezes o empolgante poder da tentação parece provar ao máximo nossa força de vontade, e parece que exercer fé é de todo contrário a todas as evidências dos sentidos ou da emoção. Nossa vontade, porém, precisa conservar-se ao lado de Deus. Precisamos crer que em Jesus Cristo há perpétua resistência e eficiência. ... Hora a hora precisamos manter triunfantemente nossa posição em Deus, fortes em Sua força.” Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 687

A fusão das empresas de comunicação nas últimas décadas gerou uma pequena oligarquia dos conglomerados de mídia. A TV mostra o que seguimos, a música que ouvimos, os filmes que assistimos e lemos os jornais que são produzidos por cinco empresas. Os proprietários desses conglomerados têm laços estreitos com a elite do mundo e, em muitos aspectos, eles são a elite. Por possuir todos os canais de escoamento, tendo potencial para atingir as massas, esses conglomerados têm o poder de criar na mente das pessoas uma visão do mundo única e coesa, gerando uma padronização "do pensamento humano".
Mesmo os movimentos ou estilos que são considerados marginais são, na verdade, extensões do pensamento mainstream. Nos meios de comunicação de massa surgem rebeldes que acabam por eles próprios serem subornados e “vendem-se” ao sistema. Tornam-se parte da teia; estes são artistas, criações e ideias que se não enquadram no pensamento dominante, se por alguma razão, são muito bons, são aproveitadas estas ideias que eles produzem e as que não interessam ficam em stand by até serem excluídas. De outro modo, são esquecidos pelos conglomerados, o que os torna praticamente inexistentes na sociedade.

Em 1928, Edward Bernays já tinha visto o potencial imenso de filmes para padronizar o pensamento:
O cinema americano é a maior transportadora inconsciente de propaganda no mundo de hoje. É um grande distribuidor de ideias e opiniões. O filme pode padronizar as ideias e os hábitos de uma nação. Porque as imagens são feitas para atender às demandas do mercado, que os reflectem, enfatizam até exagerar as amplas tendências populares, ao invés de estimular novas ideias e opiniões. O filme aproveita apenas as ideias e fatos que estão em voga. Como o jornal pretende com a notícia, o filme/cinema pretende o mesmo objectivo ao nível do entretenimento.
- Edward Bernays, Propaganda

Esses fatos foram classificados como perigosos para a liberdade humana na década de 1930 pelos pensadores da escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Eles identificaram três principais problemas relacionados com a indústria cultural. A indústria pode:
1. Reduzir os seres humanos ao estado de massa, impedindo o desenvolvimento dos indivíduos emancipados, que são capazes de tomar decisões racionais;
2. Substituir a unidade legítima para a autonomia e auto-conhecimento pela preguiça segura de conformismo e passividade;
3. Validar a ideia de que os homens realmente procuram fugir do mundo absurdo e cruel em que vivem e perderem-se num estado hipnótico de auto-satisfação.

A noção de escapismo é ainda mais relevante hoje, com o advento dos jogos de vídeo online, filmes 3D e home theaters. As massas, constantemente estão à procura de entretenimento, vai recorrer a produtos de alto orçamento que só podem ser produzidos pelas maiores corporações de mídia do mundo. Estes produtos contêm mensagens cuidadosamente calculadas e símbolos que não são nada mais e nada menos do que propaganda divertida. O público foi treinado para AMAR esta propaganda na medida em que ele gasta o seu dinheiro suado para mergulhar nesta ilusão. As propagandas (usada em políticas, culturais e comerciais) não é senão uma forma de comunicação coerciva ou autoritária encontrada nas ditaduras, tornaram-se em sinónimo de diversão e prazer.

No que diz respeito à propaganda, os defensores iniciais da alfabetização universal e a liberdade de imprensa prevista apenas duas possibilidades: a propaganda pode ser verdade, ou ele pode ser falsa. Eles não prevêem o que de fato aconteceu, sobretudo na nossa democracia ocidental capitalista, o desenvolvimento de uma vasta indústria de comunicação de massa, em causa a principal, nem com o verdadeiro nem falso, mas com o irreal, a mais ou menos totalmente irrelevante. Por outras palavras, eles conseguiram levar em conta o homem do apetite com infinita distrações.
- Aldous Huxley, prefácio de Um Admirável Mundo Novo

A única peça de mídia muitas vezes não tem um efeito duradouro sobre a psique humana. Os meios de comunicação social, no entanto, pela sua natureza “omnipresente”, criam um ambiente de vida que evolui diariamente. Este método define a norma que exclui o indesejável.

Foi o surgimento da mídia de massa que possibilitou o uso de técnicas de propaganda em escala social. A orquestração da imprensa, rádio e televisão para criar um processo contínuo, duradouro, torna o ambiente de total influência da propaganda praticamente despercebido, precisamente, porque cria um ambiente constante. A mídia fornece a ligação essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica.
- Jacques Ellul

Uma das razões da mídia de massa ter tanto êxito na influência da sociedade é devida à extensa pesquisa em ciências cognitivas e da natureza humana que tem sido aplicado a ele.
“Quando se permite a Satanás moldar a vontade, ele a empregará para realizar seus fins. ... Suscitará as más tendências, despertando paixões e ambições profanas. Diz: "Todo este poder, estas honras e riquezas e prazeres pecaminosos, eu te darei"; as suas condições, porém, são que seja entregue a integridade, embotada a consciência. Assim degrada ele as faculdades humanas, levando-as ao cativeiro do pecado.” Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 151.

18 de março de 2011

SINAIS DO FIM EM CATADUPA

Quando são mencionados os sinais da volta de Jesus, algumas pessoas respondem mais ou menos assim: “Terremotos, fome e violência sempre existiram.” É verdade, muitas dessas mazelas sempre existiram, desde que Adão e Eva foram expulsos do paraíso após desobedecerem a Deus. Ao que tudo indica, terremotos são efeitos secundários do dilúvio, que causou a fragmentação da crosta terrestre em grandes placas mais ou menos instáveis. O que muitos não estão se dando conta é da intensidade e ocorrência simultânea de todos os sinais numa mesma época. É como as dores do parto que vão se tornando mais intensas e sentidas a intervalos cada vez menores à medida que vai chegando o momento de dar à luz. Jesus breve voltará para dar fim à história de pecado e para enxugar dos olhos toda a lágrima (Ap 21:4).

A Revista do Ancião (CPB) de abril-junho de 2011 traz um esboço de sermão interessante preparado por Frank Breaden, da Austrália. O título é “Dez Grandes Sinais da Volta de Jesus”. Confira a lista:

1. O sinal dos “escarnecedores” (2Pe 3:3, 4). Pedro anunciou que as condições prevalecentes nos “últimos dias” seriam de descrença a respeito dos sinais da vinda de Cristo. Sem dúvida, isso é verdade hoje. Cada escarnecedor moderno é um sinal que fala e se move. O cristão pode dizer ao escarnecedor: “Amigo, Pedro fez uma predição a seu respeito. Você é um dos últimos sinais que estou vendo!”

2. O sinal da “guerra” (Mt 24:6, 7). O século 20 testemunhou as duas maiores guerras da história (1914-1918; 1939-1945). No total, mais de 70 milhões de pessoas morreram, ficaram feridas ou desapareceram). O século 20 foi o mais sangrento já registrado. [E as guerras continuam...]

3. O sinal da “fome” (Mt 24:7). Os últimos cem anos testemunharam quatro das maiores fomes de toda a história (Rússia 1921, 1933; China 1928-1930; Bangladesh 1943-1944. Estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas morreram). [Leia mais aqui.]

4. O sinal da “pestilência” (Mt 24:7). O século passado testemunhou também uma das maiores pestilências de toda a sua história (“Gripe Espanhola” de 1918. Estima-se 21 milhões de vítimas). [Isso sem contar o iminente risco da superbactéria.]

5. O sinal dos “terramotos” (Mt 24:7). O último século ainda testemunhou dois dos maiores terramotos da história (China, 1920, 180 mil mortos; Japão, 1923. Total de feridos 1,5 milhão, dos quais 200 mil morreram). O terramoto no Japão foi descrito na ocasião como a “maior catástrofe desde o dilúvio”. [Faltou mencionar os terríveis terramotos do Haiti, no ano passado, e o quarto maior terramoto da história, ocorrido neste mês, no Japão, com intensidade máxima de 9 graus na escala Richter.]

6. O sinal dos “tempos difíceis” (2Tm 3:1-3). A despeito dos equipamentos mais engenhosos e caros para combater o crime, a violência, assassinato, roubo e estupro, estes estão aumentando em proporções alarmantes. Os governos podem restringir, mas não eliminar esses problemas.

7. O sinal do “temor” (Lc 21:25-26). Desde o advento da bomba nuclear, nosso sonho de paz e segurança se transformou em terrível pesadelo, quando o grande conhecimento que os seres humanos adquiriram deveria lhes garantir segurança. [O terrorismo crescente também gera medo.]


8. Sinal dos “Dias de Noé”(Mt 24:37-39). Nos dias de Noé, o avanço e grande conhecimento da civilização foram ofuscados pela violência desenfreada e pela escandalosa imoralidade. O mesmo ocorre hoje. [Mundo torto.]

9. O sinal do “evangelho” (Mt 24:14). Durante os últimos anos, por meio da página impressa, da internet, rádio e televisão, a pregação do evangelho em escala mundial se tornou uma possibilidade real. Um único homem pode atingir uma audiência de dezenas e mesmo centenas de milhões de pessoas! A Bíblia está traduzida em mais de 1.300 línguas e é distribuída a uma média de 100 milhões de cópias por ano.

10. O sinal “estas coisas” (Lc 21:28-32). Quando confrontadas com a impressiva relação de sinais, algumas pessoas argumentam: “Mas crimes, guerras, terramotos e pestilências sempre ocorreram. Não há nada de anormal nisso; portanto, como tratá-las como sinais? Além do mais, pessoas sinceras no passado esperaram a volta do Senhor em seus dias e foram desapontadas. Elas interpretaram mal os sinais. Não poderíamos estar cometendo o mesmo equívoco?” Aqueles que levantam essa objeção deixam de considerar uma diferença muitíssimo significativa entre a nossa geração e as gerações passadas: hoje, pela primeira vez, desde que Jesus ascendeu ao Céu, todos os principais sinais preditos para o tempo do fim estão sincronizados! Um ou mais desses sinais podem ter ocorrido nas gerações passadas, mas nunca todos eles ocorreram simultaneamente, como vemos hoje!

Conclusão
1. Jesus nunca nos pediu que crêssemos na proximidade de Sua vinda com base apenas em um sinal. Um floco de neve não provoca uma avalanche. Mas quando todos os sinais rapidamente se multiplicam, dando assim seu testemunho acumulado, se transformam em uma avalanche de irresistível poder. Portanto, inequivocamente esses sinais da vinda de Cristo não deixam margem para que pessoas inteligentes deixem de reconhecê-los. São tão claros como se Deus estivesse falando por intermédio dos trovões ou se estivesse escrevendo em letras gigantescas no céu!
2. Por que você imagina que Deus nos deu a oportunidade de ouvir essas maravilhosas boas-novas? Para que pudéssemos “discernir os sinais dos tempos” e estar prontos para receber Jesus com avidez e alegria.
3. Lucas 21:28: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça; porque a vossa redenção está próxima.”



(Mat. 24:37-39). Nos dias de Noé, o avanço e grande conhecimento da civilização foram ofuscados pela violência desenfreada e pela escandalosa imoralidade. O mesmo ocorre hoje. [Mundo torto.](Mt 24:6, 7). O século 20 testemunhou as duas maiores guerras da história (1914-1918; 1939-1945). No total, mais de 70 milhões de pessoas morreram, ficaram feridas ou desapareceram). O século 20 foi o mais sangrento já registrado. [E as guerras continuam...]

VIDEO IMPRESSIONANTE DO TERRAMOTO NO JAPÃO


Vi muitos vídeos mas este é um dos mais estranhos. Trata-se de um fenómeno denominado liquefacção de solos. Ocorre em solos arenosos saturados em água, que devido às vibrações do sismo tornam-se numa massa com comportamento de um líquido dai o aparecimento da água que chega à superfície.

15 de março de 2011

ALERTA GLOBAL

A MAIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA

NÃO SOMOS SENHORES DO MUNDO

Sempre que acontece uma tragédia natural como a que sucedeu agora no Japao, percebemos como é disparatada a sensação de omnipotência que alimentamos durante 365 dias por ano, ano após ano.
Perante uma onda gigante, os barcos, as pontes, os prédios mais resistentes parecem bonecos de um jogo de crianças, arrastados e enrolados num mar de lama, e as pessoas, as pessoas são tão infinitamente pequenas que nem sequer as vemos. De um segundo para o outro, fica claro que não somos os senhores do mundo.
É paradoxal, porque para conseguirmos sobreviver precisamos de sentir que temos controlo sobre a nossa vida. Saber com o que podemos contar em termos de emprego, família, relações amorosas; acreditar que a casa onde moramos é sólida, que a água vai correr na torneira e o candeeiro se acenderá mal toquemos no interruptor. No mundo ocidental vivemos numa sociedade tão segura, sustentada por uma tecnologia cada vez mais sofisticada e previsível, que é fácil a ilusão de que, de facto, temos as rédeas na mão. A crise económica e um novo modelo de trabalho precário abalaram muito desse conforto, deixando-nos enraivecidos e confusos, mas, apesar de tudo, seguros de que dominamos as regras do jogo. O pior é que para manter essa falsa ilusão de poder às vezes somos infantis ou cobardes, procurando razões ´humanas´para o desastre, e portanto aparentemente controláveis, que nos permitam manter a crença de que o mundo é um lugar seguro e previsível. Que uma onda nunca nos levará no sono, que os nossos filhos não irão desaparecer entre escombros. E, sobretudo, que ainda temos tempo para emendar os erros do passado e construir um futuro melhor. Mas durante aquela janela de oportunidade em que ainda temos a cruel consciência de que ´não mandamos nada´, podíamos dar-nos a oportunidade de pensar que não há nenhuma outra maneira de viver, senão a de viver cada ida plenamente. E a de dar graças (a Deus) por cada manhã em que o sol volta a nascer. Como se nada fosse garantido. Porque na verdade não é.
Drª Isabel Stilwell
Destak

13 de março de 2011

QUE FUTURO?

 

Um dia depois dos acontecimentos que atingiram o Japão foi atingido por um golpe duplo - um monstro terramoto seguido de um tsunami assassino - a extensão de mortes e da destruição não podem ser contabilizados. Por volta das oito horas de da manhã em Tóquio no domingo, o número oficial era de 686 mortos, 1.128 feridos e 784 desaparecidos, mas esses números deverão aumentar dramaticamente nos próximos dias. Uma cidade, Minamisanriku, tinha cerca de 10.000 pessoas desaparecidas.


Como um castelo de areia tudo se desmorona, agora foi um reator nuclear que sofreu danos previsivelmente irreparáveis. É tempo de nos questionarmos. Para onde vamos? Quem pode dar uma resposta?

Alguns olham para Deus com dedo acusador e isto já aconteceu quando Jesus foi julgado, o Inocente julgado e acusado pelos culpados. A Bíblia contém informações que poucos dão valor. Não será o tempo de ouvir?

11 de março de 2011

RUMORES DO FINAL DOS TEMPOS

"E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?
Disse então ele: Vede, não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo; não vades, portanto, após eles.
E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.
Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;
E haverá em vários lugares grandes terramotos, e fomes e pestilências; haverá, também, coisas espantosas, e grandes sinais do céu." Lucas 21:7-11


9 de março de 2011

ESTA CRISE CAMINHA PELAS RUAS DO MUNDO

“Os próximos meses serão difíceis”, adiantou o especialista das Nações Unidas, Olivier de Schutter. O investigador fez esta “profecia”, ao apresentar, em Genebra, um relatório ao Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), sobre o direito à alimentação. A crise líbia provocará a subida do preço do petróleo, que terá um impacto inflacionista no custo dos alimentos. O especialista explicou que a crise alimentar não depende só de factores agrícolas, mas também de factores “ambientais e de pobreza”. A solução do problema não passa unicamente por aumentar a produção agro-industrial.
Se vocês querem saber o que é crise, não custa nada, escrevem na barra do Google a palavra crise e a lista é infindável. Não custa mesmo nada. Foi assim que eu fiz para colocar o texto acima. Não custou nada, mas, para ser sincero nem o li todo, para quê? A palavra crise pouco diz a quem vive em crise desde que vive. Há dias passava eu entre um grupo de pessoas que falavam no passeio e pude ouvir “quem é muito pobre quer lá saber da crise!” e ainda me pude aperceber – a gente gosta de ouvir estas coisas – que outra pessoa dizia: “E se, com essa crise, acabam como o rendimento social de inserção (RSI)? De quê que esta gente vai viver?”.
Gosto de entrar nas velhas mercearias do Porto ou de qualquer outro lugar, quando era miúdo era aí que nos abastecíamos, às vezes não tínhamos dinheiro para pagar mas a Dª Maria Caldeira fiava, tinha um livro cheio de nomes. Eu sentia alguma vergonha quando tinha que dizer: “fiado”, sempre que via a lista ficava mais tranquilo. Afinal não era o único! Ao fim do mês lá ia eu todo orgulhoso com uma nota de 20 escudos pagar e ainda trazia troco e pensava “toma lá!” como dizia entrei numa dessas mercearias e perguntei se ainda fiavam. O merceeiro, depois de lhe ter explicado a razão da minha curiosidade, trouxe lá de um canto um velho e surrado livro, dizendo: “Não arranjam trabalho” e logo acrescentou: “outros não querem trabalhar”, abriu o livro e pude ver uma quantidade de nomes, alguns via-se que há muito tempo que ali estavam, outros…muitos eram mais recentes. O homem olhou para mim e disse: “Tenho aqui clientes que antes eram dos clientes mais ricos que entravam na loja, eram eles que me davam o lucro para eu fiar aos pobres, agora, já venderam tudo, até o ouro que herdaram! O senhor nem imagina a crise que aí está!
Saí triste, pela crise mas mais triste pelas pessoas. Que sentirão quando tem que ir a uma Associação pedir alguns géneros alimentares? Que sentirão aqueles que querem um trabalho e o não encontram? Que sentirão os idosos que recebem uma pensão mínima que mal dá para os medicamentos, renda da casa, luz e água?
As notícias sobre a crise chegam pelo televisor incrustado na parede ou pela Internet. E é como se ali estivesse a professora do Charlie Brown a pronunciar frases incompreensíveis. Ou a Dª Maria Caldeira a murmurar umas meias palavras que nunca lhes compreendi o sentido.
O problema é que esta CRISE parece doida, caminha por todas as ruas do mundo e não pára!

3 de março de 2011

RUMO SEM FIM


"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas, e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas,
Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto as virtudes do céu serão abaladas.
E então verão vir o Filho do homem, numa nuvem, com poder e grande glória.
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima, e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." Lucas 21:25-28
A maior explosão solar dos últimos quatro anos está a afectar algumas telecomunicações e emissões de rádio e televisão. Os efeitos destas erupções que afectam o campo electromagnético da Terra deixaram ontem parte da China sem transmissões via rádio. Os efeitos da onda solar vão continuar a ser sentidos até ao final do dia de hoje.
Preço dos alimentos continua a subir a nível mundial
O preço dos alimentos continua em escalada há oito meses consecutivos e agora atingiu máximos históricos. Do cabaz alimentar que é analisado todos os meses pela Organização para a Alimentação das Nações Unidas, só o açúcar escapou aos aumentos mais recentes.


Na Líbia, forças pró Kadhafi voltaram a atacar o centro petrolífero de Brega mas não conseguiram derrotar os rebeldes. Os combates mais violentos são travados agora no eixo que liga as cidades de Benghazi e Brega, controladas pelos rebeldes, e a capital onde o Presidente ainda resiste. Barack Obama ja avisou Kadhafi que tem de abandonar o poder.

CESTO DE PAZ

http://malarranha.net/2009/01/11/cesto-de-paz/
Se eu pudesse!
encheria de paz
um imenso cesto
e se pudesse colhê-la
escolheria com carinho
aquela que fica mais perto de Deus
e faria um ramalhete maravilhoso
que exalasse seu perfume ao mundo.
Depois…o traria até você,
chegaria cantando,
porque sou poeta,
espargiria sua fragrância
em forma de ternura,
em forma de sonho…
que não se apaga,
onde o amor não tem preço.
aquela paz infinda…
do fim….até o começo!
Estava à procura na Internet da fundação J`aime Haiti, encontrei este texto e copiei-o. Gostei e espero que o/a autor/a não leve a mal, no topo está o endereço.
Eu penso que no meio de tanta crise; económica, social, política…deveria escrever algo de positivo e lembrei-me do Ti Gera, não sei se sabem quem é? Então eu conto. A Fundação J`aime Haiti não tinha mais nada para oferecer quando deu os primeiros passes (sic) em 2006. Vinte cestos de basquetebol para instalar em bairros pobres da capital do Haiti, Porto Príncipe. Faltava o cimento para pavimentar os campos. O projecto, meio manco, foi batizado Certo da Paz.
“Aquilo que parecia uma infelicidade, tornou-se uma oportunidade. A comunidade juntou-se, recolheu fundos e tratou da pavimentação”, relembra Ti Gera (Pequeno Gerald). O fundador de J`aime Haiti fala de uma vitória ao primeiro tempo: “a ideia era precisamente usar o desporto para unir e criar oportunidades de desenvolvimento comunitário”.
De cesto em cesto, Ti Gera conseguiu lançar o basquete em diferentes áreas da cidade. Em 2007, nasceu o Torneio Cesto da Paz, com dez equipas e jogado em 4 bairros.
Pontos somados, e a J`aime Haiti já instalou mais de 70 cestos, dezenas de campos e vai na terceira edição do torneio. O sucesso do Cesto da Paz chamou mais patrocinadores ao jogo e, hoje, a fundação fintou um dos maiores adversários: tem agora vários apoios, nomeadamente de uma empresa de cimento.
Dia 12 de Janeiro de 2010. No Haiti todos sabem a data de cor: terramoto de 7.0 na escala de Richter. Sem tempo para intervalo, a fundação decidiu continuar as actividades regulares. Instalou 17 cestos e apostou numa escola destruída pelo sismo. Ergueu estruturas de metal que servem de sala de aula. Desta vez, o cimento é um material que ninguém quer ouvir falar. Na hora do recreio, a bola é lançada ao ar: é tempo de jogar basquetebol.
Apesar de rodeado de desporto, Ti gera, 30 anos, não pode participar nas actividades físicas. Nasceu com distrofia muscular. Aos 5 anos ainda conseguia andar. Hoje, está numa cadeira de rodas, quase sem mobilidade corporal. Nada que o incomode: “Sou sortudo. Devolvo à comunidade aquilo que ganhei pessoalmente”. E não é bem verdade que não participe nas ações desportivas. Ti Gera oferece-se sempre para ser o árbitro.
Afinal, porquê J`aime Haiti? “Podia ter ido para fora. Mas há um laço que me prende aqui, um lado sentimental, confessa. “Devo isto ao país, não posso partir”. Por outras palavras, ele aime o Haiti.
Se escrevemos sobre situações menos agradáveis é só para testificar que J`aimerais que todas as pessoas se preparassem espiritualmente para ir para a Pátria que Jesus foi preparar. Compreende?