31 de julho de 2010

EM QUEM CONFIAR?

"Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" Jeremias 17:5 - O profeta dá-se ocnta que as desgraças da sua nação eram consequencia das alianças com a Assíria e o Egipto - o que indicava que a nação não confiava no Senhor para ter paz e segurança e dependia "da força do braço do homem" - sim, o nosso tempo é em tudo semelhante ao tempo de Jeremias. É tempo do povo que tem Deus como Senhor confiar não nas debilidades da raça humana. A mensagem do profeta é importante para nós hoje. Com que facilidade procuramos ajuda e direção em fontes humnas e, não confiamos nas promessas de Deus. Leia o relato a seguir e seguramente perceberá que só há Um que não atraiçoa a confiança, antes, é refúgio e segurança em todo o tempo. 
A Casa Branca "implorou" nesta sexta-feira (30) à organização Wikileaks, que no domingo publicou mais de 90 mil documentos secretos sobre a guerra do Afeganistão, que não vaze o resto dos relatórios em seu poder.
As vidas dos afegãos que colaboraram com as tropas americanas e a segurança nacional dos Estados Unidos ficam em perigo com o vazamento dessas informações, afirmou o porta-voz do governo de Barack Obama, Robert Gibbs, em entrevista concedida ao programa "Today", da cadeia "NBC". Segundo Gibbs, o vazamento do domingo já colocou em perigo as vidas de afegãos que trabalham com as forças americanas nesse país.
Segundo a revista "Newsweek", os talibãs asseguraram que irão procurar as pessoas nomeadas nesses documentos para retaliação. A Casa Branca Alega que a publicação dos cerca de 15 mil documentos adicionais que o criador do Wikileaks, Julian Assange, assegura ter, só agravaria a situação.
A Casa Branca, declarou Gibbs, "só pode implorar à pessoa que tem os documentos que não os coloque mais na internet". Desde a publicação dos documentos, em sua maior parte relatórios de campo dos soldados americanos, o Governo americano reiterou que as consequências do vazamento podem ser muito perigosas, já que se revelam nomes de fontes, identidades de soldados e métodos operacionais aos que os talibãs podem ter acesso com facilidade.
O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen, assegurou na quarta-feira que Assange poderia "já ter as mãos manchadas de sangue" de soldados americanos e de pessoal afegão.
O secretário de Defesa, Robert Gates declarou: "as consequências no campo de batalha destes documentos é potencialmente grave e perigosa para nossas tropas, nossos aliados, e parceiros afegãos e poderiam danificar nossas relações e reputação nessa parte chave do mundo".
O Pentágono abriu uma investigação junto ao FBI (polícia federal americana) para identificar a pessoa que passou os documentos para Assange.
Segundo o Pentágono, o principal suspeito é o analista de inteligência do Exército Bradley Manning, de 22 anos, que já se encontrava preso em uma base militar no Kuwait após outro vazamento em maio e que foi levado a outra prisão na Virgínia.
O Wikileaks publicou os documentos, que denunciam desde mortes de civis não divulgadas até a possível colaboração dos serviços secretos do Paquistão com os talibãs, sob o título "Diário da Guerra Afegã". Estes relatórios abrangem de janeiro de 2004 até 2010.
Ao mesmo tempo em que Gibbs efetuava hoje suas declarações, no Afeganistão se informava da morte de três soldados americanos, que eleva o número de baixas destas forças no país asiático para 66 este mês, o número mensal mais alto desde que a guerra começou em outubro de 2001.

NOS ÚLTIMOS DIAS...TRAIDOSRES, GANANCIOSOS...

"Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder." 2ª Timóteo 3:1-6
Creio que ao longo da história os atos de traição  e infelidade tem sido uma constante. No entanto, nunca como nos nossos dias esta profecia do apóstolo Paulo - acima citada - teve maior acutilância que nos nossos dias; pela dimensão e consequencias. De fato os Rumores do Fim intensificam-se dia a dia.
 Enquanto os serviços secretos afirmam que perderam as pistas de Osama Bin Laden há anos, o terrorista aparece nos relatórios secretos divulgados pelo WikiLeaks como um agente ativo, presente e venerado por seus homens na fronteira entre Afeganistão e Paquistão.
Em vários desses informes, concluídos entre 2004 e 2008, reunidos e publicados na internet pelo jornal britânico The Guardian, o nome do fundador da Al-Qaeda aparece, seja como inspirador e guia, ou diretamente como chefe militar, que dá ordens, recompensas e participa das reuniões do Estado-Maior.
Com isso, o informe N°20060816155041SPV6092076699, de 16 de agosto de 2006, indica que "reuniões de alto nível com cerca de vinte pessoas são realizadas uma vez por mês na cidade de Quetta (Paquistão) ou em povoados da zona fronteiriça entre Paquistão e Afeganistão".
"As quatro pessoas mais importantes que assistem a estas reuniões são o mulá Omar, Osama Bin Laden, o mulá Dadullah e o mulá Barader", indicou o documento.
O relatório acrescenta que durante uma destas reuniões, alguns dias antes de 16 de agosto, seis terroristas suicidas (dos quais um pelo menos seria chinês) foram encarregados de organizar uma série de ataques suicidas no Afeganistão. Por isto, teriam recebido 50.000 dólares cada um e a garantia de que suas famílias teriam assistência.
O informe N°200409011000031NAA6600800000, de 1º de setembro de 2004, indica que "três terroristas receberam de Bin Laden a missão de organizar atentados suicidas contra (o presidente afegão Hamid) Karzai."
"Segundo uma fonte, os três terroristas deverão entrar no Afeganistão nos dez dias seguintes, com passaportes falsos de jornalistas obtidos em um país árabe ou no Paquistão", acrescentou o texto. "Pretendem atacar durante uma entrevista coletiva à imprensa ou em uma reunião da qual Karzai participa, escondendo uma bomba em uma câmera ou um gravador".
Segundo o relatório N°200607144000042SVF7746377769 de 14 de julho de 2006, Bin Laden ofereceu uma mulher como esposa a um tal Kari Najimulah, de 28 anos, para premiá-lo por sua excelência na fabricação de bombas, adquirida durante "três anos de treinamento com especialistas árabes em uma madrassa" (escola corânica).
Vários relatórios descrevem o chefe da Al-Qaeda como a referência moral e ideológica dos combatentes anti-ocidentais no Afeganistão.
Com isso, o documento N°20080501000042SXD26006400 de 1º de maio de 2008 indica que o fabricante de um veneno destinado a matar membros da coalizão quando bebessem água nas aldeias durante suas patrulhas teria batizado o veneno de "Osama Kapa", em homenagem a Osama Bin Laden".
Em abril de 2004, informa o documento N°2007-033-010809-0859 de 9 de abril de 2004, "duas bandeiras brancas foram encontradas durante operações ao longo da fronteira".
Em uma delas estava escrito "Viva o xeque Osama" e na outra, escrito à mão: "Deus abençoe aqueles que nos dão informações sobre as forças da coalizão. Atuaremos contra aqueles retirarem estas bandeiras islâmicas".

29 de julho de 2010

MÃE CONFESSA TER MORTO OITO RECÉM-NASCIDOS - FRANÇA

Bom, às vezes ouvimos e lemos noticias que dá para ficar maluco. Se se trata de um cataclismo, uma guerra, enfim, uma catástrofe natural, a gente pensa a mão do homem alterou e poluiu tudo. Agora, uma mãe mata oito crianças sem dó nem piedade “gente atenciosa, educada e gentil”, ainda se fosse gente meio perturbada, esquizofrénica ou outra coisa qualquer a gente aceitava. Se fosse os filhos do vizinho, podia-se pensar que era criança insuportável, agora filho da gente, filho que nasce e é morto! Sabe, eu digo: isto é mais que maluquice, isto é do demónio! É gente sem afeto natural, sem amor, possessa. Lê a noticia e depois fala!
As autoridades francesas encontraram os cadáveres de oito recém-nascidos numa casa e no jardim de outra no norte de França, e um casal suspeito de envolvimento no caso foi interrogado pela polícia, informaram fontes judiciais nesta quarta-feira.
A gendarmeria interroga atualmente os supostos pais, de 45 anos, detidos na terça-feira, que viviam na povoação de Villers-au-Tertre, norte de França, explicaram as fontes.
Segundo elas, a promotoria de Douai poderá processá-los na manhã de quinta-feira, e dará uma entrevista coletiva.
Segundo um político local, os novos donos de uma casa – pertencente antes aos pais da mulher – alertaram no sábado a polícia após encontrarem ossos de recém-nascidos no jardim da residência.
Dois cadáveres foram encontrados no jardim pelos policiais, segundo o vereador, acrescentando que outros seis cadáveres foram encontrados na quarta-feira na casa do casal, a um quilómetro de distância.
Descritos como gente "atenciosa, educada e gentil" por um vizinho que preferiu não se identificar, os dois detidos seriam pais de duas jovens na casa dos vinte anos, que também teriam filhos.
"São gente que não causa problemas, que é respeitada na vizinhança", disse o político, destacando que o homem era integrante da câmara de vereadores da cidade. eu não tenho dúvida isto é RUMORES DO FIM.
“Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.
Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, ...levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.” Lucas 21:26,28

27 de julho de 2010

O ATOLEIRO (CHIQUEIRO) DOS NEGÓCIOS

De 1990 a 1995, todos os anos ia a Angola, estava autorizado unicamente a realizar o trabalho de formação dos pastores da Igreja Adventista em Luanda e no Huambo. No Huambo a Igreja Adventista tinha instalações próprias o que não acontecia em Luanda, deste modo tinha que ficar num Hotel (não digo nomes). Não há melhor lugar para ver um Atoleiro! Generais riem abraçados a donzelas pelos corredores, a sala de jantar do Hotel come-se do bom e do melhor (ninguém paga), lá estavam eles gordos à mesa com as suas concubinas.
São assim as ditaduras. No filme ´Bananas´, Woody Allen narra a história de uma golpe de Estado num país da América Latina (uma paródia de Cuba). E no momento em que o ditador chega ao poder, decreta: a partir de agora, a língua oficial será o sueco.
Passa-se o mesmo com a Guiné Equatorial, um país onde se fala espanhol e onde a elite já anda a praticar o português. A Guiné, uma ditadura torcionária, quer entrar na CPLP. A CPLP, por enquanto, não deixa: quer ver ´reformas democráticas`; mas, cedo ou tarde, com a Guiné a falar uma espécie de português, a CPLP começará a aplicar critérios humanitários que já usa com Angola. O que se entende: a Guiné, tal como Angola, tem riquezas para oferecer e um batalhão de “lusófonos”, muito amantes de Camões e da conta bancária, dispostos a investir nesses atoleiros de barbaridade.
Só se lamenta que, no meio do festim, se continue a usar a língua e a cultura como tapumes para os negócios, perdão, para a pocilga. Continuarão os pobres diante dos hotéis a procurar juntamente com porcos algum resto que tenha saído da mesa dos “generais”, continuarão esses investidores sentados cada um à sua mesa com as cadeiras todas ocupadas por jovens de corpo esbelto e bem vestido vindas sabe-se lá donde…que interessa? O importante é as contas bancárias e a aplicação em lugares mais seguros…vendeu-se a alma ao Diabo. Sim e depois! É um rumor do fim, sabem porquê? É assim na América Central e do Sul, em África e na Ásia.

Angola from Nacho Salgado on Vimeo.

20 de julho de 2010

O EFEITO RICOCHETE

Utilizar mais energia significa mais actividade económica – mais condução, construção, actividade industrial e inevitavelmente mais compras. Portanto, se uma economia eficiente pode consumir mais energia pelo mesmo preço, também obtém mais crescimento económico pelo mesmo preço – e isso significa ainda mais estímulo à procura de energia, por uma economia mais forte e em crescimento. Isto aconteceu à economia inglesa ao investir fortemente no Golfo do México, tornou-se tão forte ou mais que os Estados Unidos em busca – com guerras pelo meio e perda de milhares de vidas – de petróleo em solo do Oriente. Agora estão os dois num sarilho dos diabos; os Estados Unidos estão engolidos até ao pescoço, a Inglaterra traiu o gigante americano e agora? Que terá causado este grave acidente? Eu sei mas não digo, leia esta notícia que vem em todos os periódicos do Mundo e pode ser que você comece a compreender porque razão eu digo “rumores do fim”.
“Enquanto a BP mantém os testes no poço danificado no Golfo do México, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu nesta terça-feira a petrolífera sobre o papel que a empresa teria desempenhado na libertação de um terrorista líbio preso pela explosão de um avião americano em 1988.
Além das críticas que têm sofrido por conta do vazamento no Golfo do México, a BP também está sendo investigada pelo papel que teria desempenhado na libertação do líbio Abdel Basset al-Megrahi, condenado pelo atentado a bordo de um avião da Pan Am sobre a cidade escocesa de Lockerbie.” Reuters

19 de julho de 2010

PALAVRA FINAL

HAVERÁ FIM PARA OS ATENTADOS ISLAMISTAS?

Mais um atentado em Bagadad, isto não surpreende ninguém e praticamente já não é notícia e se noticia é, deve-se ao facto de estar ligado a Al-Qaeda ou a Bin—Ladem, este quando era jovem via a americanização da sua família como sinal de decadência cultural e reagiu, aderindo à forma mais austera do islão. Quando era aluno da Universidade Jedda`s King Abdulaziz, na década de 1970, adriu à Irmandade Muçulmana. Leu os antiamericanos Milestones e In the Shade of the Koran de Qutb e até assistiu conferências do irmão mais novo de Qutb, Muhammad. Osama queixava-se, cada vez mais energicamente, do “projecto de alienação americana”destinado a alienar da sua religião os seus irmãos sauditas. Tornou-se também cada vez mais obcecado com a ligação entre a americanização e a decadência do islão disse: “Se cada muçulmano perguntar a si próprio porque é que a nossa nação atingiu este estado de humilhação e derrota, a resposta é óbvia é porque perseguiu loucamente as comodidades da vida e deitou para trás das costas o Livro de Alá, embora seja este o único que possui a sua cura…” O resultado aí está “Pelo menos 48 pessoas morreram ontem e 40 ficaram feridas, vítimas de um atentado suicida contra uma base do Exército iraquiano perto de Bagdad, onde membros de uma milícia que tem lutado contra a Al-Qaeda iam receber o seu salário.
O ataque aconteceu na cidade de Radwaniya, antigo bastião de combatentes ligados à rede terrorista Al-Qaeda, a 25 quilómetros da capital. "Estavam mais de 85 pessoas nas filas de espera, no portão principal da base militar para receber os seus salários quando uma pessoa se aproximou", contou Tayseer Mehsen, um sobrevivente do ataque, com 20 anos, à Reuters, no hospital Mahmudiya. "Um dos soldados tentou detê-lo, mas ele fez-se explodir."
O ódio pelo Ocidente e o zelo pela religião, que é encarada, simultaneamente, como uma fonte de significado e uma vítima de uma ameaça existencial, são sentimentos comuns em círculos radicais do islão.
Porque matam os islamistas a seus próprios irmãos? Estes são considerados traidores, amigos do Ocidente. Como resolver este problema? Eu sei, mas deixo ao estimado leitor a reflexão da resposta.

15 de julho de 2010

QUEM VENCERÁ, A BP, A SHELL OU CRISTO?

A companhia petrolífera BP anunciou hoje que conseguiu estancar a fuga de crude no Golfo do México, pela primeira vez desde a explosão na plataforma a 20 de Abril. No entanto, é apenas temporariamente.
Kent Wells, da BP, anunciou que a fuga foi estancada às 14h25 locais (19h25 em Lisboa). “É muito bom não ver nenhum crude a ser libertado para o Golfo do México”, comentou, citado pela BBC online.
O Presidente norte-americano, Barack Obama, comentou o sucedido referindo que se trata de um “sinal positivo”.
A companhia conseguiu estancar completamente a fuga, a 1500 metros de profundidade, depois de ter fechado todas as válvulas de uma nova cúpula, colocada sobre o poço danificado esta segunda-feira.
Os meus estimados leitores/as já repararam que coloco o crude/óleo como um “rumor do fim”, assim é de facto. Para a generalidade dos observadores, esta grave crise é explicada por uns ordenados exagerados de alguns gestores, empréstimos imprudentes e uns especuladores de mercados petrolíferos.
Obviamente que se trata de uma leitura, no mínimo, folclórica, caricata! Os especuladores fazem parte dos agentes de mercado e têm um papel importante. A ideia vulgarizada de que o especulador é um vigarista está profundamente errada. Mais, os chamados especuladores não são parvos!
Se arriscam fechar contratos de barris de petróleo, para entrega a determinado preço em determinada data, é porque identificaram alta probabilidade de tais cotações virem a ocorrer. Eles arriscam muito dinheiro e esforço. Eles sabem que o petróleo, para além de ser uma commodity estratégica, motora da economia no último século, tornou-se uma reserva de valor e em extinção. Nos últimos cinco anos, o dinheiro envolvido no mercado energético aumentou 30 vezes?
Pela primeira vez, com propriedade, podemos falar em “ouro negro”! A designação havia-se generalizado pelo “elevado” valor do petróleo, fácil fonte de enriquecimento dos países exportadores. No entanto, era, até hoje, empírica e abusiva.
A comparação ao ouro só é legítima se se verificarem as duas carateristicas do metal amarelo:
* Um elevado valor por unidade física;
* Ser unanimemente reconhecido como reserva de valor, particularmente em situações de crise. Ser refúgio na tormenta.
Então quem governa o mundo?
De que necessitam os aviões, os navios, os carros? E isto para não estender a lista! Somos prisioneiros, somos um rebanho manipulado e condicionado por uns quantos. Até quando? Não sei! Só sei que o crude é um mineral e que tem um fim. E por este mineral digladiam-se as nações, quem vencerá?
A BP, a SHELL, ou Cristo?

13 de julho de 2010

A ESPIA RUSSA QUE ABALOU PARIS

Quem já se tinha esquecido dos “folhetins de espionagem” foi acometido de uma súbita recuperação da memória erótica ao saber que os EUA prenderam 11 espiões da Rússia. Entre eles uma jovem russa de cabelos ruivos flamejantes e olhos verdes. Seria ela bisneta de Giselle Montfort, a espiã nua que abalou Paris?

Giselle Montfort era uma estonteante agente russa que permitia que entrassem na sua cama a mais poderosa das armas para aniquilar oficiais nazis tarados e com algum tipo de perversão sexual. Não se sabe ainda se as escabrosas aventuras da espia nua que abalou Paris se assemelham com os métodos de espionagem da beldade que agora está a abalar Washington. Segundo o FBI, a jovem russa Anna Chapman desembarcou em Nova York com a missão de “se inserir nas esferas de tomada de decisão, recrutar fontes e enviar informações para Moscovo”.

A acusação contra a rede de espionagem russa parece ter sido escrita por algum argumentista sem grande imaginação, pois reproduz o velho sistema dos filmes de espionagem da Guerra Fria: troca de mochilas em estações de trem, recados em tinta invisível e transmissões codificadas.

Saudades de Giselle Montfort, a agente secreta nua que abalou Paris. A sua técnica de espionagem era bem mais imaginativa: champanhe e caminha! Caminha é modo de dizer, porque na alcova de Giselle cabiam Himmler, Goering e até o próprio Hitler, conforme a capa de uma das revistas onde o genial ilustrador Benício retratou a bela e a fera.

11 de julho de 2010

O DERRAME NO GOLFO DO MÉXICO: É A PONTA DO ICEBERG DA POLUIÇÃO NO NOSSO MUNDO

A companhia britânica BP PLC informou que engenheiros começaram, ontem, a instalar um novo equipamento para conter o derrame de óleo no golfo do México. Com esse sistema, a empresa acredita que pode conter todo o crude que até agora se tem derramado, porém, isto não será antes de pelo menos três semanas.

Robôs que atuam em áreas submersas realizaram ontem a delicada tarefa de remover a vedação atualmente usada, para preparar a instalação de um novo sistema nos próximos quatro a sete dias, informou a BP. Com a retirada do atual sistema, mais crude passará a livremente e consequentemente mais perda e poluição. Para compensar esse aumento, uma terceira embarcação utilizada para armazenar o produto, a Helix Producer, deve começar a operar no local nos próximos dias.

A BP, com a aprovação do governo do presidente dos EUA, está a avançar com o trabalho de instalar o novo sistema para conter o problema, mesmo que a Helix Producer não esteja totalmente em operação. A ideia da companhia é aproveitar a previsão de tempo calmo na região atingida, que pode mais adiante ser afetada por temporais de furacões.
"Nos próximos quatro a sete dias, dependendo de como as coisas saiam, nós devemos ter a nova cápsula para conter o vazamento em operação", afirmou o vice-presidente sénior da BP, Kent Well.

Dentro das próximas duas ou três semanas, "conforme começarmos a aumentar a nossa capacidade de contenção, nós devemos ver menos e menos fluxo... a intenção é ter a capacidade de conter todo o fluxo".

Wells disse que os engenheiros devem elevar nas próximas semanas a capacidade total de se recolher o óleo para entre 60 mil e 80 mil barris por dia.
Cientistas estimam que vaze diariamente entre 35 mil e 60 mil barris de óleo. O problema começou no fim de Abril, quando a plataforma Deepwater Horizon explodiu e em seguida afundou. O vazamento é o pior da história dos Estados Unidos e o óleo já chegou à costas de quatro Estados do país.

Wells não quis estimar quanto óleo está vazando no Golfo do México, mas ele notou que a BP está coletando nas últimas semanas entre 24 mil e 25 mil barris diariamente. Imagine só como estará o oceano com todo este produto a ser derramado há tanto tempo! Estou em crer, que mar, ar e terra foram e são altamente atingidos com este e tantos outros acidentes provocados diretamente pela mão do homem. Eu pergunto, não são isto rumores do fim?

O FANTÁSTICO MUNDO!

A sonda europeia Rosetta tirou mais de 400 fotos do asteróide Lutetia neste sábado, revelando um "novo mundo", informou a Agência Espacial Europeia (ESA), qualificando o resultado de "dia histórico".
Rosetta passou hoje, por volta das 16H00 GMT (12H00 de Brasília), a 3.200 km do asteróide Lutetia, um objecto maciço de mais de 100 km de diâmetro, situado entre as órbitas de Marte e de Júpiter.
São "imagens fantásticas", que revelam crateras e numerosos detalhes, disse Holger Sierks, do Instituto Max Planck, responsável pela câmara Osiris (Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System) que equipa a sonda.
O "novo mundo" descoberto por Rosetta "ocupará os cientistas durante anos", acrescentou Sierks do Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt (Alemanha), precisando que a sonda fez "mais de 400 imagens".
Gerhard Schwehm, responsável pela missão Rosetta, disse que hoje foi "um dia histórico".
Os cientistas acreditam que o asteróide poderá dar informações importantes sobre o passado do nosso sistema solar.
Rosetta, lançada em 2004 na encalço de um cometa com o qual deverá se encontrar em 2014, já havia feito uma primeira incursão em 2008 no principal cinturão de asteróides, que reúne milhares de rochas de formas e tamanhos diferentes.
O asteróide Lutetia foi descoberto em 1852 em Paris e foi batizado com o nome latino da capital francesa.

9 de julho de 2010

OS DIAS DE NOÉ E OS NOSSOS

Este será o título do meu sermão para este Sábado. Não, não tem nada a ver com uma noticia que li relacionada com uma homenagem ao escritor José Saramago feita pela edição deste mês da revista “Playboy” e que está a causar grande polémica. Segundo parece a capa faz referência ao livro “O evangelho segundo Jesus Cristo” e mostra um homem vestido como Jesus Cristo junto a uma mulher nua.
Também a vice-presidente a senhora Theresa Hennessy, da Playboy Entertainment, garante que a publicação das fotografias é “uma violação chocante das normas” e não teriam sido publicadas se a Playboy tivesse conhecimento antecipado. Em declarações ao site norte-americano Gawker, a responsável garante: “Devido a esta e a outras questões com os editores portugueses, estamos prestes a rescindir o nosso acordo.”
Como é chocante que um país que ainda há poucos anos atrás, era considerado como de princípios e valores cristãos se tenha subvertido de tal maneira? Sim, parece que este país se tornou com os casamentos gays e lésbicas numa autêntica Sodoma e Gomorra. Ultrapassou-se as fronteiras do respeito, da honra e da dignidade. Como serão os jovens de amanhã? Que tipo de gente serão os habitantes deste Planeta?
Na época da Renascença, um mote animava os estudiosos em toda a Europa. Voltar às fontes. Durante séculos, tinham dependido de algumas citações e de referências obscuras aos grandes autores da Grécia e de Roma. A febre agora era redescobrir os manuscritos mais antigos e conhecer aqueles autores não mais de segunda mão, mas, por assim dizer, pessoalmente.
O mesmo sentimento animava os Reformadores. Já não se contentavam em ler a Bíblia em traduções frequentemente defeituosas. Desejavam lê-la e estudá-la nas línguas originais. Além disso, aspiravam, se possível fosse, a recorrer aos manuscritos mais antigos, mais próximos do original, para se certificarem de que tinham diante dos olhos as palavras autênticas dos profetas e apóstolos.
Hoje em dia, a maioria e em especial os jovens, perderam as referências e caíram na permissividade, na ausência de exigência. As referências são pessoas de segunda-mão, autores de segunda-mão, gente sem princípios e valores. Profetas da imoralidade. Como pode este homem, como podem os editores destas revistas alimentarem-se, lucrarem desfigurando a Pessoa que disse e viveu: “Portanto sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:48). A única explicação que me ocorre é que vivemos no meio de gente que são filhos de “Padrastos”!

6 de julho de 2010

Pelicanos tal como o ser humano salvos...

Foram vítimas da maré negra de petróleo do Golfo do México, em Abril, mas já foram libertadas na nova casa, depois de um período de reabilitação em que foram tratadas por especialistas. Depois de uma longa viagem, mais de seis dezenas de aves - em que mais de metade são os famosos pelicanos da Louisiana - foram as protagonistas da maior libertação de aves até à data. Chegaram de avião à Reserva Natural da Vida Selvagem de Aransas, no sul de Houston, no Texas. Para já, os biólogos podem respirar fundo: conseguiram evitar a extinção da espécie.
Então não querem saber que esta experiência é em tudo semelhante à experiência humana, em consequência do pecado o homem ficou poluído: "Porque o salário do pecado é a morte,". A raça humana ficou sujeita à extinção. Alguém, sim Jesus veio limpar-nos com o Seu sangue "mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23, não é isto extraordinário?

10 MULHERES VÍTIMAS DE HOMICÍDIO POR DIA NO BRASIL

Entre 1997 e 2007, foram assassinadas em média 10 mulheres por dia, num total superior a 41.500 vítimas, de acordo com o Mapa da Violência no Brasil 2010, divulgado pelo Instituto Zangari. Os números mostram ainda que as taxas de homicídios femininos no Brasil, com um índice de 4,2 mortes por 100 mil habitantes, são mais altas do que as da maioria dos países europeus, cujos índices não ultrapassam os 0,5 por cada 100 mil pessoas.
Mesmo assim, e apesar de serem números alarmantes, ficam abaixo de nações como a África do Sul (25 por 100 mil) e da Colômbia (7,8 por 100 mil).
Algumas cidades brasileiras, como Alto Alegre, em Roraima, e Silva Jardim, no Estado do Rio de Janeiro, registam índices de homicídios de mulheres perto dos mais altos do Mundo. No total, são mais de 50 os municípios com índices de homicídios superiores a 10 por cada 100 mil habitantes. Em compensação, mais da metade das cidades brasileiras não registou uma única mulher assassinada durante cinco anos.
Outro contraste ocorre quando são comparados os estados brasileiros. Espírito Santo, o primeiro lugar no ranking, tem índices de 10,3 homicídios de mulheres por 100 mil. Já no Maranhão é de 1,9 por 100 mil “Os resultados mostram que a concentração de homicídios no Brasil é heterogénea, sendo difícil encontrar um padrão que permita explicar as causas”, afirma o pesquisador Júlio Jacobo Wiaselfisz, autor do estudo.

4 de julho de 2010

IGREJA CATÓLICA CONTRA O ECUMENISMO OU A FAVOR DA GUERRA?

Estão muito enganados os que pensam (Adventistas zelosos) que a Igreja Católica é apologista do Ecumenismo, representa muito bem esse papel, mas a sua alma não é de paz mas de guerra. Esse espírito está na sua genética como Igreja Romana, assim conquistou o mundo e assim terminará. Deixamos o artigo para os que se preocupam de forma discernida sobre este assunto. Este artigo está identificado.
“O adeus da Igreja ao espírito de Cruzada” é um refrão que corre há ao menos quarenta anos e que resume a concepção do mundo de um cristianismo que fez do diálogo “ecumenista” seu Evangelho. Esta visão repousa sobre uma distorção histórica e sobre uma deformação igualmente grave da doutrina da Igreja. No caso de um artigo de Giancarlo Zizola, publicado com este título no diário italiano La Repubblica de 7 de junho, acrescenta-se um impossível tentativa de atribuir ao próprio Papa reinante essa recusa histórica e doutrinária.

Bento XVI, como disse ele mesmo por ocasião de sua primeira audiência em 27 de abril de 2005, tomou esse nome não somente em honra de Bento XV, mas também e sobretudo para evocar a figura extraordinária do grande “Patriarca do monaquismo ocidental”, São Bento de Núrsia, que “constitui um ponto de referência fundamental para a unidade da Europa e uma lembrança poderosa das incontornáveis raízes cristãs de sua cultura e de sua civilização”. Mas quais são essas raízes cristãs que, para Bento XVI, assim como para seu predecessor João Paulo II, não somente os católicos mas os laicos também, tem o direito e o dever de defender? Estas raízes, ou se se prefere, os frutos dessas raízes, estão sob nossos olhos: são catedrais, monumentos, palácios, praças, ruas, mas também música, literatura, poesia, ciência, arte. Este mapa visível da memória está impresso no código genético de nossa civilização. Ora, as Cruzadas fazem parte, como as catedrais, da paisagem espiritual européia e exprimem a mesma concepção do mundo.

O historiador da arte Erwin Panofsky estudou a relação entre os vitrais góticos e a filosofia escolástica, notando que a luminosidade das catedrais medievais corresponde à transparência do pensamento de obras como a Suma Teológica de São Tomás de Aquino. Poder-se-ia mesmo acrescentar que da epopéia das Cruzadas transparecem a mesma luminosidade, a mesma beleza diáfana, o mesmo impulso em direção ao alto, a mesma força criadora das obras de São Tomás de Aquino e de Dante. As Cruzadas também fazem parte desse patrimônio de valores que, como escrevia João Paulo II, vem do Evangelho e se desenvolveram em coerência com ele (Memória e identidade) [e são totalmente opostas ao “espírito ecumênico” de Assis].

“Não se pode compreender as obras primas da arte nascidas na Europa nos séculos passados, se não se leva em conta a alma religiosa que as inspirou” afirmou Bento XVI em 18 de novembro de 2009. Poder-se-ia dizer a mesma coisa para as Cruzadas, que gravaram nos campos de batalha da Palestina essa mesma escala de valores que os arquitetos davam nessa época à pedra das catedrais. Nem as Cruzadas nem as catedrais podem ser compreendidas por aqueles que ignoram a maneira de pensar e, sobretudo, a fé vivida que animavam seus autores. Na catedral, o povo cristão se reunia em torno de um padre que, celebrando a Missa sobre um altar voltado para o Oriente, renovava sem efusão de sangue o mistério do Cristianismo: a Encarnação, a Paixão e a Morte de Jesus Cristo. Nas Cruzadas, esse mesmo povo tomava as armas para libertar a Cidade Sagrada de Jerusalém, sob o poder dos maometanos. O túmulo vazio do Santo Sepulcro era, assim como o Sudário, o testemunho vivo da Ressurreição e a relíquia mais preciosa da Cristandade.

A Primeira Cruzada foi pregada como meditação do apelo de Cristo que diz: “Se alguém quiser vir após mim, que negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt. 16, 24). Essa mesma Cruz, em torno da qual o povo das catedrais se reunia, era impressa sobre o uniforme dos cruzados e exprimia o ato pelo qual o cristão de dizia disposto a oferecer sua própria vida, pelo bem sobrenatural de seu próximo, empunhando as armas. O espírito das Cruzadas era, e permanece, o espírito do Cristianismo: o amor pelo mistério incompreensível da Cruz. Esse espírito e esse estado de alma, largamente documentados pelas fontes, não surgiam como um rio ameaçador do inconsciente coletivo do Ocidente, mas do ato livre dos simples indivíduos que, no decorrer dos séculos luminosos da Idade Média, respondem a um apelo que se dirige a seu conhecimento. A resposta a esse apelo pode ser considerada como uma “categoria do espírito” que não declina.

A história das Cruzadas não é um apêndice insignificante da história da Igreja, mas é estritamente ligada à história do Papado. As Cruzadas não são ligadas a um só Papa, mas a uma história ininterrupta de Pontífices, a maior parte deles santos, do Beato Urbano II, que promulgou a Primeira Cruzada, a São Pio V e o Beato Inocêncio XI, que promoveram “Ligas Santas” contra os turcos em Lepanto, Budapeste e Viena, entre os séculos XVI e XVII.

A Igreja nunca professou o pacifismo. O combate cristão, que é antes de mais nada, uma atitude espiritual, mas que inclui a possibilidade da legítima defesa, da guerra justa, até mesmo da “guerra santa”, pertence a tradição católica mais pura. Os que professam o ecumenismo e o pacifismo extremados esquecem que existem males mais profundos que os físicos e materiais e confundem as consequências ruinosas da guerra, no plano físico, com suas causas. Essas últimas são morais e remontam à violação da ordem, em uma palavra, ao pecado, que não pode ser vencido a não ser pela Cruz.

A Igreja tem inimigos, o que nós tendemos a esquecer pois nós perdemos essa concepção militante da vida cristã, fundada sobre a Cruz, que sempre caracterizou o Cristianismo. A perda desse espírito militante é a consequência do hedonismo e do relativismo em que numerosos homens da Igreja estão infelizmente mergulhados.

Bento XVI falou frequentemente de minorias “criativas”, poderíamos acrescentar “militantes”, pois a guerra atual é cultural e moral, e a confrontação se produz em termos de princípios de concepção do mundo. Pode-se militar pelo bem ou pelo mal, em um campo ou em outro, mas são apenas aqueles que militam que deixam seu traço nos acontecimentos históricos.

Zizola não deve se iludir: pode-se e deve-se escapar, na medida do possível, ao enfrentamento das armas, mas não se pode escapar ao enfrentamento das idéias. Aliás, as idéias que não se enfrentam, não se “encontram”, se fundem, formando, por sua vez, novas idéias sob o signo do indiferentismo e do sincretismo.

A Igreja é uma sociedade sobrenatural que tem a missão de anunciar uma Verdade que salva e liberta. Sendo uma instituição mergulhada no mundo, ela se serva, como é preciso, também de instrumentos políticos e diplomáticos, as a política é para ela um meio, jamais um fim. Na homilia de Nicósia, em 5 de junho, Bento XVI sublinhou também que o madeiro da Cruz é um sinal de esperança, de amos, de vitória. “Um mundo sem Cruz”– disse ele – seria um mundo sem esperança”. Da mesma forma, um mundo sem espírito de cruzada seria um mundo sem esperança, pois isso significaria a renúncia à luta para fazer da Cruz a salvação de um mundo em ruínas. (R.d.M.)

Para citar este texto:
Correspondance Européenne - "Adeus ao Espírito de Cruzada?"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=cronicas&artigo=espirito-cruzada〈=bra

PADRE AUSTRALIANO CONDENADO A QUASE 20 ANOS POR ABUSO SEXUAL

Um padre australiano foi hoje condenado a 19 anos e dez meses de prisão por ter abusado sexualmente de 25 menores entre 1968 e 1986, crimes considerados "sádicos" pela juíza.

Denham, de 67 anos, foi detido em 2008 devido a uma denúncia recebida em Abril de abusos sexuais contra rapazes, com idades entre os seis e os 17 anos, em várias escolas religiosas na capital australiana e em Nova Gales do Sul.
"Os indecentes assaltos aos rapazes foram persistentes e sádicos, o que supõe uma conduta criminal séria. As acções do acusado contribuíram para criar uma cultura de medo que tornou possível a ocorrência dos crimes e que ficassem impunes durante anos", indicou a juíza Helen Syme.
O padre - que pediu perdão - não soube explicar porque motivos abusou dos menores, apesar de ter afirmado que na altura sentia que ninguém podia resistir aos seus encantos.
"Tudo o que posso dizer é que sinto muito. Vejo-me como um pedófilo repugnante que se aproveitou do seu poder para abusar dos jovens", afirmou Denham durante o julgamento.
No entanto, a juíza não acreditou no arrependimento de Denham, que terá de cumprir um mínimo de 13 anos e dez meses de prisão.
Uma das mães das vítimas afirmou que a actuação do padre "arruinou famílias inteiras" e criticou a Igreja católica por não ter actuado antes

PAPA PEDE AOS FIEIS QUE AMEM PADRES APESAR DAS SUAS FRAQUEZAS

O Papa Bento XVI pediu neste domingo, na localidade italiana de Sulmona (centro), que os fieis amem os padres apesar de suas fraquezas, em uma referência implícita aos escândalos de pedofilia que abalam a Igreja católica.
"Amem seus bispos, amem seus padres: apesar de suas fraquezas, são uma presença apreciada na vida", afirmou Bento XVI, que acrescentou a palavra "fraquezas" no discurso escrito com antecedência.
Durante um encontro com 200 jovens, o Papa também denunciou a sociedade de consumo.
"A atual cultura de consumo tende a apegar o homem ao presente, a fazê-lo perder o sentido do passado, da história", afirmou. "Isso priva os homens da capacidade de se compreenderem, de perceber os problemas e de construir o futuro".
Também denunciou os "falsos valores e modelos ilusórios que são propostos aos jovens e que prometem encher suas vidas quando, na realidade, a esvaziam".
O Sumo Pontífice viajou a Sulmona, na região dos Abruzos, para comemorar o 800º aniversário do nascimento de um de seus predecessores, Celestino V (1209-1296), um dos poucos Papas que se demitiu depois de cinco meses de pontificado.

D. JANUÁRIO TORGAL FERREIRA, BISPO DAS FORÇAS ARMADAS DEFENDE OS DIREITOS DE GAYS E LÉSBICAS

Defensor de causas sociais D. Januário Torgal Ferreira defende não só os direitos civis de gays e lésbicas em entrevista ao Jornal i como também uma nova visão da Igreja sobre a homossexualidade.

Embora não concorde com o casamento porque o "entende como união", o ainda Bispo das Forças Armadas e de Segurança é demolidor em relação aos argumentos do Presidente da República, classificando a justificação da promulgação de "inadequada, inconveniente, injustificada e incoerente". Esclarecendo que "a sério que não vejo como é que uma situação crítica do ponto de vista económico-financeiro pode ser agravada com a legalização de um homem casar com um homem ou de uma mulher com uma mulher."
Mas também explica que não concorda com o casamento entre pessoas do mesmo sexo mas aceita que duas pessoas do mesmo sexo vivam juntas. E que tal situação não o choca de todo e que a única atitude que ele tem de ter nessa situação é de "respeitabilidade".

Na entrevista a situação dos gays católicos também é abordada por D. Januário Torgal Ferreira indicando que "São pessoas que põem problemas". E descreve o seu encontro com uma pessoa homossexual: "Uma pessoa que sofria loucamente, porque não era entendida, porque tinha uma orientação sexual que não é aceite socialmente. Alguém que se sentia só, escorraçado. Alguém que se escondia."

Embora com esta visão algo dramática, o Bispo é muito pragmático: não faz sentido falar de aceitar homossexualidade e não aceitar a sua prática. "Com certeza que um casal homossexual não é um teórico, não é? E os afectos traduzem-se por essa prática, por essa fusão psíquico-afectiva da unidade misteriosa que é o ser humano" conclui.

E vai mais longe: a Igreja tem de "entender" esta situação mas não a deve "sacralizar" com o matrimónio.

1 de julho de 2010

ANTÁRCTIDA: DEGELO SOBE NÍVEL DO MAR.

A redução do gelo na Antárctida Ocidental causa um aumento de 10% do nível do mar, segundo especialistas britânicos.

O SELECCIONADOR CARLOS QUEIROZ GANHA BEM. TANTAS CANSEIRAS!!!

O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva recebe num ano aquilo que o seleccionador nacional recebe num mês. O ordenado de Carlos Queiroz corresponde a nada mais, nada menos do que 1,6 milhões de euros por ano. Ou seja cerca de 114 mil euros por mês (14 meses por ano), avança o "Correio da Manhã". Já o Presidente da República tem um vencimento anual pouco acima dos 106 mil euros, de cerca 7630 euros por mês.

Também José Sócrates recebe muito menos do que Carlos Queiroz. O primeiro-ministro português tem um vencimento anual que ultrapassa os 75 mil euros.