31 de julho de 2009

A NOVA ORDEM MUNDIAL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na teoria das relações internacionais, o termo Nova Ordem Mundial tem sido utilizado para se referir a um novo período no pensamento político e no equilíbrio mundial de poder. Apesar das diversas interpretações deste termo, ele é principalmente associado com o conceito de governança global. [1] [2]
Foi o presidente norte-americano Woodrow Wilson que pela primeira vez desenvolveu um programa de reforma progressiva nas relações internacionais e liderou a construção daquilo que se convencionou denominar de "uma Nova Ordem Mundial" através da Liga das Nações. [3] [4] Nos Estados Unidos a expressão foi usada literalmente pela primeira vez pelo presidente Franklin Delano Roosevelt em 1941, durante a II Guerra Mundial. [5]
A Nova Ordem Mundial também é um conceito sócio-econômico-político que faz referência ao contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria. Foi utilizada pelo presidente norte-americano Ronald Reagan na década de 1980, referindo-se ao processo de queda da União Soviética e ao rearranjo geopolítico das potências mundiais.[carece de fontes?]
Conforme essa nova ordem, os países são classificados em três grupos:
Países Centrais
São países com economia pós-industrial, maior grau de desenvolvimento e população urbana. Estão localizados na Europa e em alguns territórios asiáticos.
O maior lucro destes países está em actividades de bancos ou outras instituições financeiras.
Países Periféricos
São países com economia primitiva, baseada na agropecuária e na exportação de matérias primas. Tem o menor grau de desenvolvimento e estão localizados na África, América Central e Oriente Médio.
Países Semiperiféricos
Também chamados e Países em desenvolvimento ou Países Emergentes, se encontram em fase de desenvolvimento industrial, com maioria da população concentrada nas cidades. São menos desenvolvidos do que os Países Centrais e mais desenvolvidos do que os Países Periféricos.
O maior exemplo de Países Semiperiféricos está representado pela BRIC (Brasil, Russia, India e China), mas ainda podemos citar a África do Sul, a Argentina, o Chile, o México e a Turquia.
Causas da Designação
A Nova Ordem Mundial foi o que o presidente Bush chamou de ordem multipolar, onde novos pólos econômicos estavam surgindo, entre eles, Japão, China, Rússia e União Européia. Quando deu início a nova ordem mundial, a rivalidade entre os sistemas econômicos opostos, a classificação dos países em 1º, 2º e 3º mundo e a ordem bipolar, EUA e URSS, deixaram de existir.
O termo Nova Ordem Mundial tem sido aplicado de forma abrangente, dependendo do contexto histórico, mas de um modo geral, pode ser definido como a designação que pretende compreender uma radical alteração, e o surgimento de um novo equilíbrio, nas relações de poder entre os estados na cena internacional.
Num contexto mais moderno, percebe-se muitas vezes esta referência ser feita a respeito das novas formas de controle tecnológico das populações, num mundo progressivamente globalizado, descrevendo assim um cenário que aponta para uma evolução no sentido da perda de liberdades e um maior controle por entidades distantes, com o quebramento da autonomia de países, grupos menores em geral, e indivíduos.
Esta descrição ganha por vezes traços de natureza conspirativa, mas pode também não ser necessariamente esse o caso. Este conceito é muitas vezes usado em trabalhos acadêmicos, notavelmente no domínio das Relações Internacionais, onde se procura traçar cenários realistas, com base em fatos, acerca do impacto de novos elementos da sociedade moderna e de como esta evolui. Um exemplo de um tema nesta disciplina é a chamada revolução dos assuntos militares, em que se procura discutir o impacto das novas tecnologias na forma de se fazer a guerra.

Referências
Conferir: Global Governance - Our Global Neighborhood: The Report of the Commission on Global Governance - http://www.gdrc.org/u-gov/global-neighbourhood/index.htm
Conferir: Our Global Neighborhood: A Summary Analysis by Henry Lamb - http://sovereignty.net/p/gov/gganalysis.htm
Conferir: Biography of Woodrow Wilson - http://www.whitehouse.gov/about/presidents/woodrowwilson/
Knock, Thomas J. To end all wars : Woodrow Wilson and the quest for a new world order (1992). Subject: Wilson, Woodrow, 1856-1924; League of Nations;
Conferir: Address for Navy and Total Defense Day. October 27, 1941. http://www.presidency.ucsb.edu/ws/index.php?pid=16030

30 de julho de 2009

BENTO XVI PROPÕE NOVA ORDEM MUNDIAL

Bento XVI propõe nova ordem mundial
2009-07-08
Na encíclica "Caritas in veritate" (A caridade na verdade), Bento XVI defende uma nova ordem política e financeira a nível mundial. Mas a carta destina-se a "promover o desenvolvimento humano integral" e não apenas responder à crise.
Face à crise internacional o Papa reclama a instauração de uma "autoridade" para a globalização que poderia ser confiada à Organização das Nações Unidas - que para isso teria de ser "reformada", defende Bento XVI.
Publicada na véspera da reunião em Áquila, Itália, do G-8 (Grupo dos oito países mais industrializados), a encíclica "A Caridade na Verdade", a terceira do pontificado de Bento XVI, considerou a actual crise económica e financeira como uma "ocasião de discernimento e elaboração de nova planificação", defendendo a reavaliação do papel e poder do Estado na economia e apelando a uma "ética amiga da pessoa".
Denunciando o lucro a todo o custo, mas sublinhando que em si o lucro "é útil, se for um meio para atingir um fim", Bento XVI sublinhou que "não é suficiente progredir do ponto de vista económico e tecnológico", pois é necessário que o desenvolvimento seja "verdadeiro e integral", assinalando que em termos absolutos a riqueza mundial cresceu, "mas aumentam as desigualdades".
Por isso, o Papa Bento XVI defendeu para a economia uma ética "amiga da pessoa", que não esqueça a "dignidade inviolável da pessoa humana e também o valor transcendente das normas morais naturais".
"Uma ética económica que prescinda destes dois pilares arrisca-se inevitavelmente a perder o seu cunho específico e a prestar-se a instrumentalizações; mais concretamente, arrisca-se a aparecer em função dos sistemas económico-financeiros existentes, em vez de servir de correcção às disfunções dos mesmos", alertou.
Bento XVI rejeitou a ideia de que a globalização seja má, mas acentuou que "é preciso corrigir as suas disfunções, tantas vezes graves, que introduzem novas divisões entre os povos e no interior dos mesmos". (CLIQUE)

LER MAIS

SANDRA ANNENBERG JORNALISTA DA GLOBO CONTAGIADA COM H1N1

A Rede Globo confirmou que a jornalista Sandra Annenberg, apresentadora do noticiário Jornal Hoje, está mesmo com gripe H1N1 (suína). A jornalista está afastada do trabalho desde o dia 22 deste mês, quando houve a suspeita de contaminação. Ela passa bem e deve voltar ao trabalho em breve, segundo informou a emissora.
Este não é o primeiro caso de gripe H1N1 entre apresentadores da Rede Globo. No mês passado, André Marques, um dos apresentadores do Video Show, também foi acometido pela doença. Ele contraiu o vírus em viagem para a Argentina onde foi gravar um programa ao lado da apresentadora Angélica.
Uma questão fica no ar, quem escapará a este surto mundial da H1N1? Sem preconceitos devemos perguntar: Estaremos no princípio das dores que Jesus apresenta nas profecias escatológicas? Será este o tempo em que devemos levantar a nossa cabeça para o Céu porque a nossa redenção está próxima? Será que a preocupação principal deve ser o encontro com Jesus nos ares em vez de andar como as galinhas buscando as coisas que estão na Terra?
Sandra Annenberg é uma pessoa que cuida da sua saúde, ela tem toda uma equipa de especialistas que cuidam do seu bem estar. Como é com pessoas comuns como você e eu? Será que temos que caminhar metros longe uns dos outros? Já viu algum período da História da Humanidade como este? Creio que NÃO!
PESTES,
FOMES,
CONFLITOS,
GUERRAS,
ACIDENTES NA TERRA, MAR E AR,
Isto é o que a Bíblia anuncia há dois mil anos! Se a minha casa entra em colapso eu saio para a rua de forma a proteger a minha vida. Se este mundo entrou em colapso devo buscar orientações dadas por Deus para ter em Jesus a Vida Eterna. Sim, Deus já deu tantas oportunidades, agora, é a hora de decidir?
Busque uma Bíblia, estude a Palavra de Deus, seja coerente, se não perceber busque "analisai tudo e retende o bem". Não se deixe prender pela Tradição ou pela primeira Religião que lhe aparece só porque apresenta uma coisa nova. Deve analizar, buscar, questionar. Sabe, trata-se da Vida ou da Morte, Vida eterna ou Morte eterna. Os braços de Deus estão abertos para receber, Deus chama, mas não obriga a ir. Escute bem, tome atenção, Deus enviará a Verdade ao seu encontro. Quem sabe se já o está a fazer!
DEUS É AMOR.

21 de julho de 2009

ACIDENTES AÉREOS - 2009

15 de Julho: Um avião iraniano com 168 pessoas a bordo cai quando fazia a rota entre Teerão e Yerevan, capital da Arménia. O acidente ocorreu quando o avião, um Tupolev da companhia Caspian Airlines, sobrevoava a província de Qazvin, no noroeste do Irão.
30 de Junho: Um Airbus da companhia aérea Yemenia cai próximo à Ilha de Comores, no Oceano Índico, com 153 pessoas a bordo, depois de enfrentar mau tempo. A adolescente Baya Bakari foi a única sobrevivente do acidente. Ela foi encontrada agarrada a um pedaço do avião, depois de boiar no mar por duas horas.
31 de Maio: Um Airbus da companhia Air France que fazia o voo AF 447, do Rio de Janeiro para Paris, cai no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo após ter descolado do Rio de Janeiro. As operações de busca conseguiram recuperar 51 corpos, destroços e bagagens.
20 de Maio: Um Hércules C-130 do Exército da Indonésia cai em um vilarejo da Ilha de Java, deixando ao menos 97 mortos.
6 de Abril: Um Fokker-27 do Exército da Indonésia cai no pouso em Bandung, no oeste da ilha de Java, matando 24 pessoas.
25 de Fevereiro: Um voo da Turkish Airlines que partiu de Istanbul cai pouco antes da aterrissagem perto da pista do aeroporto de Schipol, em Amsterdã. Das 135 pessoas a bordo, nove morrem e pelo menos 50 ficam feridas.
12 de Fevereiro: Um avião de passageiros cai sobre uma casa em Buffalo, Estado de Nova York, matando todas as 49 pessoas a bordo e pelo menos uma pessoa no solo.
8 de Fevereiro: Um avião de passageiros cai em um rio no Amazonas, causando a morte de 24 pessoas, a maioria delas da mesma família.
15 de Janeiro: Um avião da US Airways, em um voo doméstico, faz um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York. Todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados e ninguém morreu.

ACIDENTES AÉREOS - 2008

14 de Setembro: Um Boeing 737 sofre um acidente perto da cidade de Perm, no centro da Rússia, matando todos os 88 passageiros e tripulantes a bordo.
24 de Agosto: Um avião de passageiros cai pouco depois da descolagem na capital do Quirguistão, Bishkek, causando a morte de 68 pessoas.
20 de Agosto: Um avião da Spainair sai da pista durante a descolagem, no aeroporto de Barajas, em Madrid, causando a morte de 154 pessoas e deixando 18 feridas.
2 de Maio: O ministro da Defesa do Sudão está entre os 22 mortos no acidente de um avião que transportava uma delegação militar a oeste de Juba.
15 de Abril: Cerca de 40 pessoas morrem quando um DC-9 sai da pista quando tentava decolar na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, em meio ao mau tempo.
24 de Janeiro: Dezanove pessoas morreram em um acidente com um avião de transporte militar polaco Casa C-295M no noroeste do país. A aeronave transportava oficiais que participaram de uma conferência sobre segurança aérea.

ACIDENTES AÉREOS - 2007

30 de Novembro: Todas as 56 pessoas a bordo de um avião da Atlasjet morrem num acidente perto da cidade de Keciborlu, na província montanhosa de Isparta, na Turquia, a cerca de 12 km do aeroporto.
16 de Setembro: Pelo menos 87 pessoas morrem de pois que um avião da companhia One-Two-Go derrapa na pista ao pousar, bate e parte-se, devido ao mau tempo na região balnear tailandesa de Phuket.
17 de Julho: Avião da TAM não consegue parar na hora do pouso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e choca com casas do lado de fora do aeroporto. Foi o pior desastre aéreo já registado no Brasil. Ao todo, 199 pessoas morreram - todas as 186 a bordo e outras 13 no solo.
5 de Maio: Um Boeing 737-800 da Kenya Airways cai em um pântano na República dos Camarões, causando a morte de todas as 114 pessoas a bordo.
1 de Janeiro: Um Boeing 737-400 da Adam Air sofre um acidente nas montanhas da ilha de Sulawesi, na Indonésia, durante um voo doméstico. Havia 102 pessoas a bordo.

20 de julho de 2009

O TERROR PEGOU DE ESTACA

“JACARTA - Nove pessoas morreram e pelo menos 50 ficaram feridas em duas fortes explosões ocorridas nos hotéis Ritz-Carlton e Marriott, na manhã desta sexta-feira, 17 (horário local), no centro da cidade de Jacarta, na Indonésia, afirmou a polícia local.” http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,explosoes-em-2-hoteis-de-jacarta-matam-9-e-ferem-50,403947,0.htm
O ataque terrorista ocorrido em Jacarta, matando um número significativo de cidadãos, é o facto mais significativo da semana que agora findou.
Pouco importa quem o cometeu, as motivações, a quantidade mais ou menos impressionante de mortos.
A verdade é que este facto é revelador de que o recurso ao terrorismo de larga escala pegou de estaca, tornou-se no instrumento de acção de grupos com várias determinações quer de índole religiosa quer de natureza política. Cada vez mais vulgar. Cada vez mais apocalíptico.
Aliás, não é a primeira vez, desde os atentados de 11 de Setembro, que a Indonésia é alvo desta violência com objectivo indeterminado, que mata por matar sem olhar a quem morre. Ainda são recentes as imagens aterradoras de Bali em chamas com dezenas de cadáveres de inocentes.
É um ciclo que parece não ter fim, pejado de horror e morte, e a mais cruel das verdades é que, pese o facto de o terrorismo tornar de vez em quando à ordem do dia, rapidamente é esquecido.
E o pior é que ninguém, nenhum país, pode proclamar que está imune a esta fúria assassina anónima. Nem Portugal.
Dito isto, pondo de parte o conjunto de disparates que no passado marcaram a luta contra o terrorismo, as motivações económicas e de apropriação de territórios de petróleo que muitas vezes se sobrepuseram a estratégias consequentes e sérias de combate ao crime, também se deve dizer que estamos perante uma epidemia com mais graves efeitos do que a gripe A.
Se somarmos as vítimas de ataques terroristas ocorridos em várias partes do mundo, chegamos à conclusão de que matam muito mais. E não têm seguramente a mesma adesão informativa.
Não é possível deixar este problema em lume brando. Não é possível ignorá-lo. Já matou em Espanha, muito perto, agora na Indonésia, na Inglaterra. Um pouco por todo o lado, os mortos somam-se.
Que temos feito para prevenir uma tragédia destas? Pouca coisa, para além de vários pares de discursos.
Que podemos fazer?
Para onde caminhamos?
Não serão todas estas coisas rumores do fim?
Eu sei que cruzar os braços não resolve. Eu sei que humanamente não posso resolver o problema da humanidade, ninguém pode! Eu só posso e isso creio ir ao encontro da solução que Deus oferece. Qual é?
JOÃO 14
1 Não se turve o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

18 de julho de 2009

O PRESIDENTE RUSSO E A NOVA ERA

Moscovo, 15 Jul (EFE).- O presidente russo, Dmitri Medvedev, disse hoje que "o Movimento dos Países Não-Alinhados (Noal) é um dos elementos-chave da nova ordem mundial multicêntrica actual" e que está disposto a aumentar a sua interação com o grupo, em prol da estabilidade internacional.
Em mensagem de saudação aos participantes da XV Conferência do Noal, que começou hoje na zona balnear de Sharm el-Sheikh no Egípto, o presidente da Rússia acrescentou que o aumento dessa interação tem como objectivo "o bem dos nossos povos e de toda a comunidade mundial", informou o Kremlin.

17 de julho de 2009

ACIDENTES AÉREOS - 2006

29 de Setembro: Um Boeing 737 da Gol cai no norte do Estado do Mato Grosso, depois de se chocar no ar com um jacto Legacy durante o voo, causando a morte das 154 pessoas a bordo. Foi o segundo acidente aéreo mais grave da história do Brasil, em número de vítimas.
27 de Agosto: Um jacto da Comair CRJ-100 sofre acidente depois de descolar de Lexington, nos Estados Unidos, causando a morte de 49 pessoas.
22 de Agosto: Um Tupolev 154 russo acidente no leste da Ucrânia com 170 pessoas a bordo.
9 de Julho: Um Airbus A-310 da empresa russa S7 derrapa na pista durante o pouso no aeroporto de Irkutsk, na Sibéria. Cento e vinte e quatro das pessoas a bordo morreram, mas mais de 50 sobreviveram ao acidente.
3 de Maio: Um Airbus A-320 da Armavia sofre acidente no Mar Negro perto de Sochi, morrem as 113 pessoas a bordo.

ACIDENTES AÉREOS - 2005

10 de Dezembro: Um DC-9 da Sosoliso se acidenta na cidade de Port Harcourt, no sul da Nigéria, matando as 103 pessoas a bordo.
6 de Dezembro: Um avião militar C-130 cai nos arredores de Teerão, capital do Irão, matando 110 pessoas, algumas delas no solo.
22 de Outubro: Um Boeing 737 da Bellview airlines, transportando 117 pessoas, cai pouco depois de descolar da cidade de Lagos, na Nigéria, matando todos a bordo.
5 de Setembro: Um avião da empresa Mandala, com 112 passageiros e cinco tripulantes a bordo se acidenta na cidade indonésia de Medan, matando quase todos a bordo e dezenas no solo.
23 de Agosto: Um Boeing 737-200 da empresa aérea Tans sofre acidente num voo interno no Peru, perto da cidade de Pucallpa. As informações são de que 40 pessoas morreram e 58 sobreviveram.
16 de Agosto: Um avião colombiano operado pela West Caribbean Airways cai em uma remota região da Venezuela, matando todas as 160 pessoas a bordo. O avião, que havia partido do Panamá, seguia para a Martinica.
14 de Agosto: Um avião da empresa Helios que voava do Chipre para Praga com 121 pessoas a bordo sofre um acidente ao norte de Atenas, a capital grega, aparentemente depois de uma queda de pressão na cabine.
16 de Julho: Um avião da Equatair se acidenta pouco depois de descolar de Malabo, capital da Guiné Equatorial, causando a morte de todas as 60 pessoas a bordo.
3 de Fevereiro: Os restos do Boeing 737 da Kam Air são encontrados nas altas montanhas perto da capital afegã, Cabul, dois dias depois de o avião ter desaparecido dos radares em meio a fortes tempestades de neve. Havia 104 pessoas a bordo.

ACIDENTES AÉREOS - 2004

21 de Novembro: Um avião de passageiros cai num lago congelado perto da cidade de Baotou, no norte da China, matando as 53 pessoas a bordo e duas no solo.
3 de Janeiro: Um voo charter egípcio da empresa Flash cai no Mar Vermelho, morrem as 141 pessoas a bordo. Acredita-se que a maioria dos passageiros eram turistas franceses.

ACIDENTES AÉREOS - 2003

25 de Dezembro: Um Boeing 727 cai pouco depois de descolar no Benin, morrem as 135 pessoas a bordo. O voo seguia para o Líbano.
8 de Julho: Um Boeing 737 sofre um acidente no Sudão pouco depois de levantar voo, causando a morte de 115 pessoas a bordo. Só um passageiro, uma criança, sobreviveu.
26 de Maio: Um Yak-42 ucraniano caiu no balneário de Trabzon, no Mar Negro, noroeste da Turquia, morrem as 74 pessoas a bordo. A maioria dos passageiros eram soldados espanhóis de uma força de paz que voltava do Afeganistão.
8 de Maio: Cerca de 170 pessoas morreram na República Democrática do Congo, depois que a rampa traseira de um antigo avião soviético, um Ilyushin 76, aparentemente caiu, sugando todas as pessoas a bordo para fora.
6 de Março: Um Boeing 737 argelino cai depois de descolar do remoto aeroporto de Tamanrasset, no sul da Argélia, causando a morte de 102 pessoas.
19 de Fevereiro: Um avião militar iraniano cai no sul do país perdem a vida as 276 pessoas a bordo.
8 de Janeiro: Um avião da Turkish Airlines com 76 passageiros mais a tripulação cai enquanto tentava pousar em Diyarbakir.

ACIDENTES AÉREOS - 2002

23 de Dezembro: Um Antonov 140 que transportava especialistas em ciências aeroespaciais cai no centro do Irão, morrem todas as 46 pessoas a bordo.
27 de Julho: Um avião de guerra cai no meio a uma multidão de espectadores na cidade de Lviv, oeste da Ucrânia, mata 77 pessoas no pior desastre já ocorrido num show aéreo.
1 de Julho: Setenta e uma pessoas, muitas delas crianças, morrem quando um Tupolev 154 russo, que transportava alunos de uma escola para a Espanha, choca contra um Boeing 757 durante o voo, sobre o sul da Alemanha.
25 de Maio: Um Boeing 747 da companhia aérea nacional de Taiwan - a China Airlines - cai no mar perto da ilha de Penghu, com 225 pessoas a bordo.
7 de Maio: Um avião da China Northern Airlines com 112 pessoas caiu no mar perto de Dalian, no nordeste da China.
4 de Maio: Um avião BAC1-11-500 ao serviço da companhia aérea EAS cai na cidade de Kano, na Nigéria, morrem 148 pessoas - metade delas no solo.
15 de Abril: O voo 129 da Air China sofre acidente ao aproximar-se de Pusan, na Coreia do Norte, com mais de 160 pessoas a bordo.
12 de Fevereiro: Um Tupolev 154 operado pela Iran Air cai nas montanhas do oeste do Irão, causando a morte das 117 pessoas a bordo.
29 de Janeiro: Um Boeing 727 da empresa equatoriana TAME embate contra as montanhas na Colômbia, causando a morte de 92 pessoas.

ACIDENTES AÉREOS - 2001

12 de Novembro: Um A-300 da American Airlines que seguia para a República Dominicana cai pouco depois de descolar numa área residencial do bairro do Queens, em Nova York, matando todas as 260 pessoas a bordo e pelo menos cinco pessoas no solo.
8 de Outubro: Um avião da SAS choca contra um pequeno avião devido a forte neblina na pista do aeroporto Linate, em Milão, causando a morte de 118 pessoas.
4 de Outubro: Um Tupolev 154 da empresa aérea russa Sibir, que seguia de Tel Aviv para Novosibirsk, na Sibéria, explode durante o voo e cai no Mar Negro, as 78 pessoas a bordo morreram.
3 de Julho: Um Tupolev 154 russo, que seguia de Yakaterinburgo para Vladivostok sofre um acidenta próximo da cidade de Irkutsk, morrem 133 passageiros e 10 tripulantes.

16 de julho de 2009

ACIDENTES AÉREOS: ANO 2000

30 de Outubro: Um Boeing 747 da Singapore Airlines, que seguia para Los Angeles, sofre acidente pouco depois da decolagem no aeroporto de Taipei, em Taiwan, matando 78 das 179 pessoas a bordo.
23 de Agosto: Um Airbus da Gulf Air caiu no mar pouco antes da hora do pouso, em Barein, causando a morte das 143 pessoas a bordo.
25 de Julho: Um Concorde da Air France que seguia para Nova York se incendeia logo depois de descolar choca contra um hotel nos arredores de Paris, matando 113 pessoas, entre elas, quatro no solo.
17 de Julho: o Boeing 737-200 da Alliance Air sofre acidente tentava pousar em Patna, na Índia, causando a morte das 51 pessoas a bordo e de quatro pessoas no solo.
19 de Abril: O Boeing 737-200 da Air Phillippines que seguia de Manila para Davao se acidenta quando se preparava para pousar, matando as 131 pessoas a bordo.
31 de Janeiro: O MD-83 da Alaska Airlines, que voava do México para San Francisco, cai no mar, perto da costa sul da Califórnia, morreram todas as 88 pessoas a bordo.
30 de Janeiro: O A-130 da Kenyan Airways cai no Oceano Atlântico pouco depois de descolar de Abidjan, na Costa do Marfim, a caminho de Lagos, na Nigéria. Só 10 das 179 pessoas a bordo sobreviveram.

14 de julho de 2009

SERÃO ESTAS COISAS RUMORES DO FIM?


1. PRONÚNCIO DA DESTRUIÇÃO DO TEMPLO E DE JERUSALÉM.
Será exagerado dizer que se multiplicam os rumores do fim? Obviamente, não sabemos nem o dia nem a hora do fim de todas as coisas, Deus não o revelou, no entanto, em São Mateus 24: 1-3 lemos: 1 - Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo. 2 - Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. A Escatologia - Doutrina Teológica que trata acerca dos eventos finais, tem nos mostrado na vida do homem e no meio ambiente essa passagem lida há pouco tempo. Mateus 24:1-2 “1 – Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo. 2 - Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. No ano 70 da nossa era (D. C) Depois de Cristo – o General (Império Romano) Tito conquistou Jerusalém e até as pedras do alicerce do Templo que JESUS se referia no versículo anterior, foram removidas e levadas para outras construções, restando apenas algumas no chamado “Muro das Lamentações”. Isto cumpriu-se? Sim!
2. Mateus 24:3-5. “3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo. 4 - Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. 5 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. A partir daquele dia foi um tormento para os judeus que passam a ter uma grande perseguição. Prosseguindo com a sequência observamos que JESUS estando no Monte das Oliveira, os seus apóstolos perguntaram quando seria esses acontecimentos. E Ele respondeu da seguinte forma: Mateus 24 4 - Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. 5 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. Após a morte de Cristo até data actual, apareceram 132 homens que chamou a atenção do mundo. Todos eles diziam ser o Cristo. Começando com Bar Koch-bá a o actual Ingrid. E quantos charlatães extras oficiais têm aparecido por todo o mundo com a mesma farsa! Cumpriu-se e continua!
3. Mateus 24 6. “6 E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim.” Quem não se lembra da terça-feira, 11 de Setembro de 2001, nos Estado Unidos, o triste ataque terrorista que a televisão repetiu a mesma cena durante todo o dia, reiterando, O colapso das duas torres do World Trade Center de 110 andares, que ocorreu de forma trágica ceifando muitas vidas naquele momento e dando inicio a uma chacina que todos os dias têm levados muitos soldados tantos iraquianos como americanos, bem como de outros países que se envolvem numa guerra sem fim à vista. Afeganistão, Paquistão, Iraque, Irão, Somália, …
4. Mateus 24:7 – “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terramotos em vários lugares. Dezembro de 2004 – O terrível Tsunami O número de mortos em razão dos maremotos que devastaram as costas de vários países do Oceano Índico no dia 26 de Dezembro ultrapassou a marca de 280 mil, depois da divulgação de um novo balanço da Indonésia. Na Índia, o número chega a 16.413. Já na Tailândia, o número de mortos é de 5.384. Vários países do Oceano Índico no dia 26 de Dezembro ultrapassaram a marca de 280 mil, depois da divulgação de um novo balanço da Indonésia. Pelo menos 228.429 pessoas morreram ou foram declaradas desaparecidas no norte da ilha Indonésia de Sumatra, segundo novos números do ministério da Saúde. Naquele país, as autoridades afirmaram que cerca de mil corpos foram encontrados por dia entre os escombros. No Sri Lanka, o balanço foi de mais de 30.000. Nas Maldivas 82 pessoas morreram; Na Malásia 68 pessoas morreram; E em Mianmar 62 pessoas morreram; Na Somália, 298 pessoas morreram. Não podemos esquecer a data que inquietou a muitas pessoas na face da terra.
5. Evangelho de Lucas – 21:11 “ E haverá em vários lugares grandes terramotos, e pestes e fomes…” Uma nova epidemia ameaça a humanidade – um horror com 100 milhões de mortos? Completamente ignorada pela opinião pública [até recentemente], uma grande epidemia ameaça a humanidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu a respeito de uma catastrófica epidemia de influenza (gripe). Segundo o jargão dos especialistas em epidemias, há 37 anos a humanidade encontra-se numa “fase interpandémica”, ou seja no intervalo entre duas ondas de gripe de extensão mundial. As últimas duas – em 1957 e 1968 – causaram um milhão de mortos cada uma! A maioria das pessoas já não se lembra delas, o que não é de admirar. Apesar de terem provocado tantas mortes. Será que a pandemia prevista pelos especialistas já chegou, e chama-se H1N1? OS especialistas alemães várias vezes preveniram que se não for atacada a tempo pode provocar mais de 100 milhões de mortos no mundo inteiro. Em Portugal, várias vezes a ministra da Saúde – médica e pessoa de bom senso – não hesita em confirmar estes números. Hoje (Julho de 2009) podemos afirmar que esta febre já matou muitas centenas de pessoas e que se faz sentir em dezenas de países, mais de 157.
6. serão estas coisas RUMORES DO FIM? Responda você! Eu creio que sim, e creio que estes sinais são precursores da Volta gloriosa de Jesus. Jesus disse que era necessário preparar-se para a Sua vinda, o que está a fazer para O receber?

10 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA É JÁ CONSIDERADA PANDEMIA

Segundo a Organização mundial de Saúde, a Gripe Suína já atingiu um numero grande demais em todos os paises infectados, o que leva então a organização afirmar que a gripe suína já é considerada pandemia, ou seja, uma epidemia em escalas continentais, que pode ameaçar vidas e pede esforços dos governos.
O governo brasileiro já disse que tem como evitar propagação da doença, e que pode também cuidar de seus pacientes infectados. Hoje também foi anunciado que uma empresa confirmou que já tem a vacina contra a gripe sendo produzida. A noticia é boa, só que o custo pode sair muito caro, e daí que vem o dilema, pagar pela vacina ou esperar isso passar?

2 de julho de 2009

A HIPÓTESE DA INSTABILIDADE FINANCEIRA E CRISE ACTUAL

Toda avaliação posterior ao irrompimento estatelante da crise financeira mundial, dificilmente se desvencilha daquela máxima de que os agentes económicos agem dadas expectativas de um rumo racional da economia. E de que sua ação agregada em certas direções leva à formação de bolhas, que serão maiores ou menores de acordo com a percepção de sinalização da aproximação de um ponto de inflexão. A sublimação de capital, resultante do desmantelamento deflacionário do valor de mercado dos ativos, cujo epicentro é o sistema financeiro e bancário, evidenciam que a estabilidade aparente camuflava a iminência de fissura desse sistema. Todos perderam e perderão ainda mais, não se sabe quanto, mas o fato inegável é que há muito vinha se colhendo em uma seara não razoável, o que faz com que as perdas venham a se configurar até certo ponto como ajustes dos ciclos económicos.
A sofisticação do sistema financeiro se já é por um lado, há algum tempo, medida do grau de desenvolvimento da economia de um país, por outro, foi justamente a medida também de quanto seria afetado pela crise. Não deixa de ser irônico que, muito talvez como resquício do temor imposto por um passado de descontrole inflacionário, o descompasso brasileiro no cenário mundial quanto à concessão de crédito e especialmente a fortificação de regulamentações que cerceia as operações financeiras por aqui, tenha resguardado o país de um baque de maiores proporções. Nos EUA, a quebra tanto de bancos quanto de fundos de hedge desencadeou pânico dado quão intrincadas eram suas operações de alavancagem e suas múltiplas relações com o lado real da economia. O mercado financeiro anabolizou a economia até uma situação insustentável, pois muito distante da realidade.
Ph.D. pela Universidade de Harvard, o economista americano Hyman Minsky, contribuiu ao longo de sua carreira acadêmica substancialmente para a discussão sobre o mercado financeiro e a teoria monetária. A partir da década de 60 do século passado, Minsky formulou e aperfeiçoou sua “hipótese da instabilidade financeira”. Desde o Financial Times e a The Economist até mesmo a The New Yorker, bem como as publicações nacionais, têm trazido em suas páginas centrais e seus artigos de destaque explanações sobre como a tese de Minsky é aplicável à tentativa de explicação da crise. Durante o ciclo virtuoso de crescimento ancorado nas formulações de um mainstream do pensamento econômico, que defendia o equilíbrio e a eficiência do mercado como verdades técnicas resguardadas sob uma aura de hermética abstração, sua perspectiva analítica foi negligenciada mais do que deveria, como hoje se percebe. No afã de garantir crédito, optou-se pela securitização desenfreada, lançando títulos, muitos deles podres, passados pra frente aumentando a circulação financeira e seu volume, e o que é pior: com uma excelente avaliação de risco.
O endividamento, incluindo os juros, começa factível, mas então insere-se numa espiral que separa diametralmente a capacidade de honrá-lo, do montante distribuído em derivativos. E num dado momento em que a estrutura de tão grande torna-se tão frágil, a contestação da viabilidade de obter liquidez leva ao pânico, ou como vem se usando desde a crise financeira da Rússia em 1998, ao “momento minsky”.

VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)

Acompanhe toda a informação: comunicados, recomendações, plano de contingência, notícias.

Índice
Comunicados da Ministra da Saúde
Comunicados da Direcção-Geral da Saúde
Relatório Diário - Incidência da Gripe
Recomendações aos viajantes
Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)
Plano de Contingência
Perguntas e Respostas
Folhetos
Escolas
Notícias
Links
Telefone

Perante este surto, a Direcção-Geral da Saúde:
Accionou os dispositivos previstos para este tipo de situações em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge;
Informou os médicos sobre medidas a tomar perante eventuais casos de gripe e que passam por confirmar laboratorialmente todas as situações suspeitas;
Deu orientações à Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) no sentido de esclarecer os viajantes com dúvidas sobre estados gripais;
Alerta para os riscos que os viajantes com destino às zonas afectadas correm;
Recomenda aos portugueses que regressaram das zonas atingidas ou que tiveram contacto próximo com qualquer pessoa afectada e que apresentam sintomas gripais que liguem para a Linha de Saúde 24, através do número 808 24 24 24;
Vai disponibilizando mais recomendações, à medida que for recolhendo informação.
Comunicados:
Comunicado n.º 10 – 11/06/2009 - 17h00 - Adobe Acrobat - 89 KbComunicado do Director-Geral da Saúde a propósito do anúncio da Organização Mundial de Saúde da Fase 6 da pandemia da gripe A(H1N1).
Comunicado n.º 9 - 08/05/2009 - 13h00 - Adobe Acrobat - 87 Kb Esclarecimento sobre o consumo de carne de porco e produtos à base de carne de porco.
Comunicado n.º 5A - 08/05/2009 - 13h00 - Adobe Acrobat - 90 KbActualização da informação para viajantes e procedimentos de higiene individual a adoptar
Comunicado n.º 8A - 01/05/2009 - 11h30 - Adobe Acrobat - 87 KbAcesso à documentação através do website da DGS
Comunicado n.º 8 - 30/04/2009 - 20h15 - Adobe Acrobat - 93 KbAcesso à documentação através do website da DGS
Comunicado n.º 7 - 29/04/2009 - 09h15 - Adobe Acrobat - 32 Kb Activação dos os dispositivos regionais previstos para a fase actual do Plano de Contingência da Gripe.
Comunicado n.º 6 dirigido aos profissionais de saúde - 28/04/2009 - 12h30 - Adobe Acrobat - 86 Kb Contactos telefónicos da Equipa de Acompanhamento da Gripe
Comunicado n.º 5 do Director-Geral da Saúde - 27/04/2009 - 10h15 - Adobe Acrobat - 90 KbInformação para viajantes e medidas de higiene pessoal a adoptar
Comunicado n.º 4 do Director-Geral da Saúde - 26/04/2009 - 17h30 - Adobe Acrobat - 90 KbInformação para viajantes e medidas de higiene pessoal a adoptar
Comunicado n.º 3 à Comunicação Social - 25/04/2009 - 18h20 - Adobe Acrobat - 86 KbInformação à comunicação social a propósito da nova estirpe de vírus da gripe A(H1N1) recentemente identificada em surtos no México e nos Estados Unidos da América
Comunicado n.º 2 aos médicos do Director-Geral da Saúde - 25/04/2009 - 17h10 - Adobe Acrobat - 89 KbComunicado aos médicos do Director-Geral da Saúde de 25/04/2009 a propósito da nova estirpe de vírus da gripe A (H1N1)
Comunicado n.º 1 do Director-Geral da Saúde - 24/04/2009 - 17h50 - Adobe Acrobat - 88 KbComunicado do Director-Geral da Saúde, de 24/04/2009 sobre uma nova estirpe de vírus da gripe recentemente identificada em surtos no México e nos Estados Unidos da América
Regressar ao índice
Relatório Diário - Incidência da gripe
02/07/2009 - Adobe Acrobat - 92 Kb
Regressar ao índice
Recomendações aos viajantes
* No contexto do actual alerta pandémico relacionado com a gripe A(H1N1) e de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde e do ECDC (European Centre for Disease
* Prevention and Control), não há restrições oficiais relativamente a deslocações.
Antes de viajar
*Se tiver alguma doença crónica, consulte o seu médico.
*Durante a viagem e estadia
*Adopte as seguintes medidas de prevenção da doença:
*Evite o contacto com pessoas doentes;
*Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou toalhetes com solução de álcool;
*Evite tocar com as mãos nos olhos, nariz e boca;
*Cubra a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel, sempre que possível, e deitando-o no lixo de seguida;
*Limpe as superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas e corrimãos), com um produto de limpeza comum.
*A observação destas indicações é igualmente importante em crianças.
Se ficar doente permaneça no hotel ou em casa e consulte o médico, se necessário.
A utilização de inibidores da neuraminidase (Tamiflu®, Relenza®) é uma decisão médica, baseada na avaliação do risco individual.
A vacina sazonal da gripe não protege contra a nova estirpe do vírus A(H1N1).
Depois de regressar
Se apresentar sintomas de gripe (febre alta de início súbito e tosse, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, dificuldade respiratória ou diarreia), dentro dos 7 dias após o regresso, ou se tiver tido contacto próximo com pessoas apresentando sintomas de gripe, deve permanecer em casa, ligar para Linha Saúde 24: 808 24 24 24 e seguir as instruções que lhes forem dadas.
Regressar ao índice
Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)
Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.
Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.
Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.
Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.
Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.
Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.
Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.
Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.
Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009. Traduzido pela Direcção-Geral da Saúde.
Utilização de máscaras de protecção
O uso de máscaras por pessoas doentes com sintomas de gripe pode ajudar a reduzir o risco de contágio.
A Gripe A(H1N1)v e o uso de máscaras de protecção - Adobe Acrobat - 53 Kb
Regressar ao índice

Plano de Contingência
Pandemia de Gripe - Plano de Contingência Nacional do Sector da Saúde para a Pandemia de Gripe, Direcção-Geral da Saúde, 2.ª edição, 2008 - Adobe Acrobat - 3.057 Kb
Regressar ao índice
Perguntas e Respostas
1. O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)?
O vírus da Gripe A(H1N1) - que apareceu recentemente - é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o mundo. Há evidência de que este novo subtipo é transmissível entre os seres humanos e a doença contraída tem atingido, no México, graus de severidade elevados, num número considerável de casos.
2. Quais os sintomas da infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)?
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1) nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela gripe sazonal:
Febre
Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
Dor de garganta
Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
Dores corporais ou musculares
Dor de cabeça
Arrepios
Fadiga
Vómitos ou diarreia (embora não sendo típicos na gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1).
Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.
3. Como ficam as pessoas infectadas com o vírus da Gripe A(H1N1)?
O método de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1) é idêntico ao da gripe sazonal. O vírus espalha-se de pessoa para pessoa através de partículas em suspensão, quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais íntimos com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada. Por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Uma pessoa saudável pode, inadvertidamente, contaminar as suas mãos e levá-las aos olhos, à boca ou ao nariz.
4. O vírus da Gripe A(H1N1) pode ser transmitido aos humanos mediante o consumo de carne de porco ou derivados?
Não. O vírus da Gripe A(H1N1) não é transmitido pela ingestão de carne de porco ou derivados devidamente confeccionados. Esta nova estirpe não foi, até à data, observada em animais e não há indícios de que o vírus tenha entrado na cadeia de produção. Tanto a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar como o Centro Europeu de Controlo de Doenças desconhecem qualquer evidência científica que sugira a possibilidade de transmissão do vírus por consumo de carne de porco e derivados.
Na possibilidade de que venha a ser observada a presença do vírus na carne de porco, uma correcta confecção - a temperaturas internas superiores a 70ºC - irá eliminá-lo de forma eficaz, tal como acontece com os outros vírus e bactérias habituais. Recorda-se, no entanto, que, independentemente dos gostos gastronómicos individuais, a carne de porco deve ser sempre consumida "bem passada". Recomenda-se, igualmente, que as mãos sejam lavadas abundante e periodicamente, bem como todos os utensílios de cozinha. Estas recomendações são, aliás, as habituais para uma higiene adequada na cozinha.
5. Existe alguma vacina contra o vírus da Gripe A(H1N1)?
De momento, não existe vacina que proteja os humanos do novo vírus da Gripe A(H1N1).
6. A vacina da gripe sazonal é eficaz contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)?
Não há evidência científica, até ao momento, que confirme qualquer protecção conferida por parte da vacina da gripe sazonal.
7. A infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1) pode ser tratada?
O novo vírus da gripe é sensível aos antivirais oseltamivir e zanamivir.
8. Qual é a situação na Europa?
A situação na Europa está em rápida evolução. Para informações mais recentes, consultar o sítio da Direcção-Geral da Saúde, nomeadamente, o Microsite da Gripe.
9. Estamos perante uma nova pandemia de gripe?
A Organização Mundial da Saúde elevou para a fase 5 o grau de alerta quanto ao risco de pandemia. Isto significa que há um risco aumentado de que a pandemia possa acontecer, mas tal não significa, necessariamente, que venha a ocorrer.
É demasiado cedo para saber se a situação actual irá evoluir para uma pandemia. Uma pandemia de gripe é caracterizada por uma epidemia à escala mundial, provocada por um novo vírus da gripe que infecta uma grande parte da população desprotegida. No século XX, houve três pandemias de gripe, em 1918, 1957 e 1968.
Na Europa, e particularmente em Portugal, nos anos recentes, foram desenvolvidos esforços consideráveis de preparação para uma pandemia e todos os Estados-Membros da União Europeia têm planos de contigência nacionais.
10. É seguro viajar para o México?
Nas declarações de 27 de Abril, a Directora-Geral da Organização Mundial da Saúde recomendou que não fossem restringidas as viagens internacionais, apesar de considerar prudente que as pessoas adiassem as viagens não-urgentes. Qualquer indivíduo que apresente sintomas após uma viagem internacional, deve contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24). Pessoas que tencionem viajar para áreas afectadas devem procurar informação junto da Linha Saúde 24 (808 24 24 24). Todos os viajantes deverão seguir as regras gerais de higiene descritas na resposta seguinte.
11. Que devo fazer para me proteger se tiver de viajar para o México?
Os viajantes devem seguir as precauções gerais de higiene relativamente a infecções respiratórias se viajarem para áreas onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da gripe, nomeadamente para o México. Estas regras gerais de higiene incluem:
Evite o contacto próximo com pessoas doentes. Por outro lado, se estiver doente, deverá manter a distância de, pelo menos, um metro em relação aos outros, para evitar a propagação do vírus.
Sempre que possível, mantenha-se no domicílio. Evite multidões ou grandes aglomerados de pessoas.
Lave frequentemente as mãos com água e sabão.
Se tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos, lavando-as com frequência.
Para se assoar, use lenços de papel de utilização única, meta-os num saco de plástico e coloque-o no lixo. lave as mãos com frequência.
12. Que precauções devo tomar se estiver a regressar do México?
Viajantes que regressem do México devem estar particularmente atentos ao seu estado de saúde; devem contactar de imediato a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), durante os 7 dias seguintes ao regresso, se experimentarem algum dos seguintes sintomas:
Febre (>38ºC) e um dos seguintes sintomas:
Sintomas respiratórios, como tosse ou nariz entupido
Dor de garganta
Dores corporais ou musculares
Dor de cabeça
Fadiga
Vómitos ou diarreia